quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sentir o amor a descer das bancadas

                                                                                                                                      
Se há alguma coisa que qualquer pessoa pode esperar quando vai assistir a um jogo do Sporting em Alvalade, é um apoio incondicional das bancadas à equipa do primeiro ao último minuto. Esteja a equipa a golear, a segurar uma vantagem tremida, ou a procurar virar um resultado, não há um momento de silêncio nas bancadas - muito graças ao extraordinário trabalho das claques na curva sul, como é evidente. 

Por vezes há situações em que se ouvem alguns assobios, é certo, mas são exceções que normalmente se explicam pela pressão do momento. A verdade é que o apoio aos jogadores é uma constante, estendendo-se quase sempre aos 90 minutos da partida.

De qualquer forma, isso não implica que não existam alguns jogos especiais, em que o das bancadas apoio sobe um patamar em relação ao que é normal. Por exemplo, com o Porto, o estádio apoiou a equipa ainda com mais entusiasmo, em virtude da rivalidade existente entre os dois clubes. Mas com o Chelsea o estádio transformou-se efetivamente num vulcão: quem marcou presença no estádio soube estar à altura da ocasião, os cânticos ouviam-se de todas as direções, e foram inúmeros os momentos em que o apoio das bancadas era absolutamente ensurdecedor.


Foi um apoio que inclusivamente não passou despercebido aos jornalistas estrangeiros que acompanharam a partida:

in espnfc.com

"À medida que se andava pelo fosso debaixo do relvado no Estádio José Alvalade, durante os minutos finais da partida, o barulho espalhava-se à volta do recinto. Quando o apito final soou, confirmando a vitória do Chelsea sobre  o Sporting Clube de Portugal, o barulho ensurdecedor continuou sem parar. O famoso cântico ouviu-se. "O Sporting é o nosso grande amor!". Talvez pareça um lugar comum, mas conseguia-se mesmo sentir o amor a descer das bancadas. Enquanto José Mourinho seguia pelo túnel no final, teve direito também a um generoso aplauso. Foi uma "daquelas" noites."

in telegraph.co.uk
"Os adeptos do Sporting estão a cantar uma versão do Fields of Athenry, com letras em português, que uma pesquisa rápida no Google sugere que pode ser traduzido assim: ------ O que é um pouquinho mais poético que os cânticos personalizados que se ouvem em muitos dos estádios ingleses."

É sem dúvida um elogio simpático, e justo, pois a diversidade de cânticos que podemos ouvir em Alvalade é de facto extraordinário - já agora, o meu preferido é O Mundo Sabe Que, normalmente cantado ao intervalo - e que no jogo com o Porto foi provavelmente o momento alto de apoio das bancadas, uma vez que foi cantado em uníssono por todo o estádio.

Mas, na minha opinião, é tremendamente injusto para com os nossos rivais existirem observações destas apenas para o Sporting. Em Portugal há muito mais para conhecer no âmbito do apoio dado a um clube no estádio.

Por exemplo, devia haver um maior reconhecimento internacional para o esforço que as claques do Porto fazem na clonagem dos cânticos do Sporting. Copiar é mais difícil do que parece. Neste momento estão com algumas dificuldades para adaptar a letra do "Vão a Alvalade e metem o REC", mas não tenham dúvidas que conseguirão lá chegar.

Ou os belíssimos cânticos de apoio do Benfica, que são em si uma espécie de literatura erudita na forma cantada, carregados de significado e simbolismo, e que enriquecem o espírito de qualquer um que consiga aprender essas complexas e profundas letras.

Na investigação que fiz sobre os cânticos benfiquistas, tive a felicidade de encontrar no Youtube um vídeo que inclui as letras - o que me facilitou enormemente a pesquisa. Melhor, mesmo, só se fosse uma edição anotada.

Sim, o vídeo chama-se mesmo "Canticos do grande benfica" (com minúscula)


"Oh Sport Lisboa, e o Benfica, o Campeão" - isto é ópera


O e o e o, la la la la la la la la la

Percebe-se no entanto que os jornalistas estrangeiros ainda não tenham tomado ainda contacto com toda esta riqueza, apesar das boas carreiras internacionais que o Benfica tem tido nos últimos anos. É que nos jogos internacionais o speaker não pode puxar pelo público em pleno jogo...


P.S.: agora mais a sério, que coisa foi aquela de porem, no sistema de som de Alvalade durante o Sporting - Porto, um rugido de um leão após as jogadas de perigo do Sporting? É uma ideia de si já estúpida, mas o facto de o fazerem com vários segundos de atraso torna-a completamente ridícula. A ver se não voltam a repetir a brincadeira, se faz favor.

34 comentários :

  1. Caro MdC, então não é que os super copiões já estão a preparar o gravador?!

    Rico "sorteio"... para eles claro!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O marketing é uma pirilada, o que importa é o merchandising.

    ResponderEliminar
  3. A parte final era um bocadito desnecessária. Porque é, como em quase tudo na internet, completamente parcial e usa o material que "dá jeito" (como se o SCP não tivesse esses cânticos elementares - mas agregadores - também).

    A ironia (ohh a ironia) é a forma como este tema é tratado aqui face ao que foi o pós SLB-Zenit.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que era desnecessária, já que se trata de uma provocação aos rivais. E sim, só usa o material que dá jeito. :)

      Eliminar
  4. Também vão ganhar o campeonato das canções?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se houvesse, ganhávamos. Podes ter a certeza.
      António Anónimo

      Eliminar
    2. E o das "gajas mais melhores boas" e o dos "melhores cachorros nos bares do estádio" e o do "presidente que emite mais comunicados" ou o da "equipa que não é a Naval mas tem o equipamento mais parecido com a Naval".

      O problema é que isso é totalmente de Pirro. E nem sequer é nada objectivo.
      Como argumentar contra algo deste tipo?!

      Saudações e espero que percebam que o texto é mais irónico que outra coisa.

      Eliminar
  5. O Sporting sempre se orgulhou de ter os melhores adeptos do país. É verdade, eu confirmo.
    Já fui aos 3 estádios e meus amigos...eles ficam a léguas do nosso grande amor. Os lamps são bocado mecânicos, parece que são produzidos em massa. E não gostam muito de puxar pela equipa. Os trips já se mexem mais e copiam muito, mas falta-lhes algo. Classe talvez...
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "os melhores adeptos do país"

      E é isto. Diz-se uma generalidade destas, não tem contrafactual possível e vive-se feliz com isso.

      Caro Miguel, eu vou muitas vezes a Alvalade pois gosto de futebol. A percepção que tenho é que em 80% do tempo até as moscas se ouvem.
      A diferença não está certamente entre SLB/FCP/SCP.
      Já tive oportunidade de ver jogos da liga local em Liverpool, Atenas, Istanbul ou Dortmund...

      É que não tem nada a ver...

      Eliminar
    2. Caro anónimo, de certeza que é ao estádio do Sporting que tem ido? "80% do tempo até as moscas se ouvem"? Olhe que há aparelhos que fazem maravilhas para quem tem problemas de audição... ;) Um abraço.

      Eliminar
  6. Ou já se estarão a concentrar na Taça das canções? Contratem o Leandro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Taça das Canções ganha o Porto porque tem o Helton. :)

      Eliminar
  7. Os bifes saíram impressionados... Foi pena não terem sido presenteados com os festejos de um golo do SCP! Aí, sim, é que iam ver (e sentir) amor a escorrer bancadas abaixo! :D

    Bom post, SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vírgilo, faltaram uns golitos nossos, de facto... Um abraço.

      Eliminar
  8. MdC

    Ontem na assembleia geral da SAD entre outras decisões foi aprovada a possibilidade de um empréstimo obrigacionista no valor de 30 milhões de euros .Para que serve mais um empréstimo ?.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, espero que seja um dos esclarecimentos que Bruno de Carvalho vá dar no programa de logo. Um abraço.

      Eliminar
  9. Mestre, hoje, nós, os benfiquistas, merecíamos realmente um Post a envergonar-nos da nossa atuação de ontem. Está com pena? Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá sido um jogo muito conseguido, mas não vejo que seja uma vergonha perder na Alemanha por 3-1.

      Eliminar
  10. foi isto que os adeptos do chelsea ouviram

    http://www.youtube.com/watch?v=pB-3s0YxlWA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi de facto um grande momento, Ricardo. Um abraço.

      Eliminar
  11. Gosto especialmente daquela frase de fino recorte literário, quase poética e premonitória "...tu nunca vais acabar..."
    Vou-te poupar à vergonha de te pedir que reproduzas a letra dos dois hinos...O vosso fazia corar de vergonha um Fernando Pessoa.
    Já agora "Rapaziada" é mistura de rapaz com aziada, não é? Só pode...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A papoila ficou com a passarinha aos saltos. Deve ser o Harold Bloom dos cânticos de futebol.

      Em apoio do publico e claques organizadas, como vós dizeis, "levam quinje a jero, limpinho, limpinho". Pergunta ao Cardozo:

      https://www.youtube.com/watch?v=CV3WnMWOlpU

      Como se viu no exemplo anterior, não é que os números sejam o mais importante, mas verifica aí as assistências fora num ano em que a tua quadrilha limpou tudo a nível interno:

      https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/1234641_521314281307306_7035624520239488863_n.jpg

      E não precisámos de ir jogar a Aveiro... Poupa-te.

      Eliminar
    2. LOL, maior número de adeptos nos jogos...fora! Estes resultados foram apurados como os 16336365362367467 títulos do alvalidl. Fontes fidedignas, estou certo.
      A serem verdadeiros, só demonstra que têm vergonha do próprio estádio (pudera...) e preferem ver o clube em casa alheia. São os chamados "amigos do alheio".

      Eliminar
    3. LOL dados tirados do site da liga LOL

      Eliminar
    4. LOL, fidedigna, a Liga, LOL

      Eliminar
    5. LOL, tendo em conta que publicam os dados fornecidos por oporto e boifica és capaz de ter razão, LOL

      Os factos, em geral, são-te estranhos, não são?

      Eliminar
    6. Que dados, das assistências nos campos adversários?! Como é que tu sabes, para além dos bilhetes que lhes são destinados, quantos adeptos do clube visitante estão num determinado estádio?! LOL

      Eliminar
    7. Não percebo a tua dúvida, o facto é que o SCP teve a maior assistência total nos jogos fora, usando os dados fornecidos à Liga pelos Clubes. Os dados são públicos.

      Mais um doce, se retirarmos as assistências dos jogos entre o SCP e slb como equipas visitantes (jogo da lã e a visita do slb a Alvalade) na respectiva contabilidade de cada Clube, continuamos à frente: 158.179 vs 157.056!

      Insinuas que a maioria dos adeptos nos jogos fora do SCP era lãmpiã? Foi para lá passar tempo ver o SCP enquanto não começava o relato do boifica? O Sporting gera mais procura que o beifica por parte dos adeptos locais? LOL

      Isto na época do triplete e com o melhor plantel dos últimos 30 anos...Mas até é engraçado ver-te a patinar nos números, já que a qualidade, para vós, é uma quimera!
      Pergunta ao Cardozo!

      Eliminar
    8. O anónimo lagarto vê lá se percebes... Os lagartos só podiam ver a equipa ao fds, os do Benfica viam a semana e ao fds por isso a oferta de jogos era menor o que levou a uma maior concentração de adeptos nos poucos jogos do zbording.
      Mas é sempre giro como vocês se centram num ano específico e num pormenor específico... Vai lá ao ano passado verificar os dados totais casa e fora ou os melhores adeptos só vão aos jogos fora? Vai lá a outros anos e vê qual é a regra e qual a excepcao.

      Eliminar
    9. Quantos adeptos do Benfica estavam em Aveiro no jogo contra o Arouca? ès capaz de responder?! Não! Nem tu nem ninguém! Qual é a parte que não percebes?!
      Se queres falar de números razoavelmente fiáveis então fala das assistências no alvalidl e na catedral. Pois...não te convém!

      Eliminar
    10. Caro anónimo, está a referir-se à marcha do Sporting? Adoro. Excelente para a entrada das equipas em campo.

      Eliminar
    11. Tanto tempo para reconhecerem o FACTO que foi enunciado no primeiro comentário. O Sporting Clube de PORTUGAL (numa época em que o boifica do orçamento de 90M€, melhor equipa dos últimos 30 anos que ganhou tudo a nível interno) foi o Clube que mais gente levou aos estádios de TODO O PAÍS nos jogos fora!!!

      SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

      E não precisámos de ir jogar a Aveiro!!!!

      E se querem falar de qualidade dos adeptos vão perguntar como é ao Cardozo! LOL

      Eliminar
  12. Trocava a marcha do zbording com acompanhamento de maracas por um concerto de chopin. Finíssimo recorte musical...

    http://www.youtube.com/watch?v=nt9CHVZ8tg8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este link é um golpe muito baixo, caro anónimo. No boxe dava direito a desqualificação... :)

      Eliminar