quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Assim se elegem os melhores na liga portuguesa

in abola.pt

Não duvido que o puto tenha um enorme potencial, mas vamos lá a ver o que terá contribuído para a atribuição desta distinção: 




Estive a verificar os jogos disputados, e a participação do jogador foi a seguinte:

Benfica B 1 - Santa Clara - 1 (jogou 90 minutos, 0 golos, 0 assistências)
Feirense 2 - Benfica B 2 (jogou 70 minutos, 0 golos, 0 assistências)
Benfica B 2 - Farense 0 (não jogou)
Portimonense 2 - Benfica B 2 (jogou 90 minutos, 0 golos, 0 assistências)

Resumo: três jogos, três empates, 0 golos marcados, 0 assistências, jogador do mês. Um avançado. Está certo...

Tozé Marreco, o 2º classificado, marcou 4 golos em outubro.

Nada de estranho, portanto. Também já sabemos como vai acabar esta história: no final, o jogador do ano da II Liga será Enzo Pérez.

15 comentários :

  1. Estás a ser mauzinho. O gajo quando aquece dá mais de 10 toques na bola sem a deixar cair no chão (e não desmancha o penteado).

    O Enzo será naturalmente considerado o melhor jogador. Esse dá 11 toques na bola (e muda o penteado, para melhor).

    ResponderEliminar
  2. Parece-me claro que foi a percentagem de votos dos adeptos que definiu esta votação, algo que não me espanta. O que me deixa estupefacto é o motivo que levou a liga a colocar o jogador como um dos elegíveis para o prémio (julgo que o fará e confesso que não tenho a certeza se é assim que funciona).

    grandeartistaegoleador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torres, exato, acharem que o jogador fez o suficiente para ser um dos "finalistas" é estranho. É muito boa vontade, mesmo. Os votos dos adeptos no ano passado pesavam 30%, treinadores 50% e sindicato dos jogadores 20%.

      Eliminar
  3. Ridículo.

    Mais uma campanha que vai terminar num Cavaleiro da vida... Triste sina, a lampiã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste vida a de campeão nacional, Vocês há muitos anos que vivem numa alegria enorme... to be continued

      Eliminar
  4. Porque é que ele não havia de ganhar se foi o jogador com mais destaque na capas de jornais lampiónicos e ainda por cima o homem resolve...0 golos e 0 assistências,com tanta eficiência o rapaz até faz corar um Cristiano Ronaldo ou um Messi !...

    Temos jogador para grandes capas de jornais durante esta época,depois vem o director adjunto do Record dizer que afinal o rapaz devia era ganhar juízo pois o que escreveram sobre ele não era bem assim !...lol

    Já agora parece que o Bayern de Munique pagou com 16 anos de antecedência o seu novo estádio...eu quero ver o que o orelhas vai fazer...coitado do Júlio César parece que em vez de ir para a baliza vai ser contratado para cheerleader do Benfica !...é só rir com os tristes.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. É isso Pedro, comparar o rendimento em golos e assistências de um avançado com um médio de características defensivas é... inteligente...

      Como haveria de perceber o post?

      Eliminar
    2. Em Outubro do ano passado, jogou-se um Porto vs Sporting, ganho pelo Porto por 3 a 1.

      O Golo do Sporting foi marcado por ... ninguém... sim porque o William Carvalho foi o jogador do mês com ZERO golos e ZERO assistências.

      E no outro jogo de Outubro... ao menos ganhámos... e por 4-0, num jogo que nos dava a liderança à condição!

      Eliminar
    3. Peço desculpa por o lapso, a fonte que vi não fazia referência a golos do jogador, esse jogo, que foi no dia 27-10-2013, onde de facto William, marcou um golo, para não criar falsas afirmações, vou retirar o post

      Eliminar
  6. Os jogadores comparados no post, também não jogam na mesma posição, ou também não percebeu? o Post refere "O jovem médio de 17 anos..." não viu? Se quem devia ganhar seria o tozé mareco , se quiser eu digo-lhe um jogador na mesma posição que fez os mesmos golos e mais assistências, em Outubro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, não vi ainda nenhum jogo do Gonçalo Guedes, mas acho que ele é avançado. Pelo menos é assim classificado na Wikipedia e no zerozero. Não será ponta-de-lança, mas joga lá na frente. Usei o Tozé Marreco como referência porque ficou em segundo. Admito no entanto que existam outros que mereçam mais, como o próprio Rui Fonte.

      Em relação ao comentário que retirou (mas que tive oportunidade de ler - não pude responder na altura), o facto de escrever tanto sobre o Benfica (e também sobre o Porto) não é nenhum complexo. São rivais e, na minha opinião, não são escrutinados de forma tão crítica pela generalidade da comunicação social. Por isso escrevo tanto sobre ambos os clubes.

      No entanto, quando o faço tenho um motivo sincero para o fazer. Não invento coisas só para falar mal. Por exemplo, Talisca foi eleito o melhor jogador da I Liga e não escrevi nada. Foi merecido, como teria sido merecido se fosse ganho por Brahimi. Nada a dizer, acho muito bem e só tenho pena que o Sporting não tivesse jogadores em melhor forma para conseguir o prémio.

      Agora, neste caso em concreto, não tenho dúvidas que foi injusto. 0 vitórias, 0 golos marcados e 0 assistências para um avançado são indicadores fortes de que o jogador não foi decisivo nas partidas em que participou. Num guarda-redes, defesa ou médio defensivo (não foi pelo golo marcado ao Porto que William ganhou o prémio) isso não seria tão evidente, pois os seus papéis dentro de campo são essencialmente outros.

      E mais uma vez, não coloco em causa o valor e potencial do jovem. Aliás, desejo sinceramente (e sem qualquer ponta de hipocrisia) que Jesus lhe dê oportunidades para jogar e para se desenvolver.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Esqueci-me de esclarecer outra coisa, Pedro: a referência a Enzo foi uma brincadeira, por causa do que aconteceu nos prémios da Liga no ano passado. William foi 3 vezes o jogador do mês e 1 vez o 2º, enquanto Enzo foi 1 vez 2º e 1 vez 3º, e o jogador do ano acabou por ser Enzo. Um abraço.

      Eliminar
  7. MDC, sim na minha opinião o melhor não se baseia só em golos, a qualidade de jogo e influência na equipa, são para mim, factores fundamentais, independente da posição. O Guedes é medio/ala embora, apareça como avançado em alguns sites, e tenha jogado a avançado nos juniores. Por norma o melhor do campeonato, é um jogador da equipa campeã. Eu acho bem que escreva, sobre todos os clubes em especial o Benfica...foi só uma Picardia. Acho o blogue interresante, e bem melhor que a maioria de cariz clubistico, que seguem linhas de fanatismo, e do meu clube, existem alguns, que nem leio. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, de acordo em relação à questão da qualidade de jogo e da influência na equipa. Nem tudo se deve medir em golos e assistências (e se calhar a marcação de um golo é geralmente sobreavaliada - ver a reação da imprensa ao golo de Raphael Guerreiro que, sem querer desvalorizá-lo, não diz nada da sua qualidade como defesa esquerdo).

      Mas neste caso (e não discuto a questão da posição de Guedes, porque como o referi nunca o vi jogar) nem sequer os resultados (3 empates) ajudam a entender esta escolha - porque, como o Pedro disse e bem, normalmente o galardoado é um jogador da equipa que mais vence.

      E mais uma vez que fique claro que não estou a pôr em causa a qualidade do jovem.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar