sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Faz-se boa arqueologia em Portugal

Está profundamente enganado quem ache que a arqueologia é um ramo da ciência que em Portugal tem pouca expressão. Esta ideia talvez se tenha generalizado porque no século XXI ainda não houve nenhum acontecimento significativo comparável, por exemplo, à descoberta das gravuras de Foz Coa em 1994, nem têm havido adições de relevo ao património megalítico nacional. 

Nem tudo é mau, na realidade. Se é verdade que em termos de gravuras rupestres, cromeleques e menires as coisas andam mais ou menos mortas, o mesmo já não se pode dizer no departamento dos dolméns e antas, muito graças ao meritório trabalho realizado pelo programa Bola Branca da Rádio Renascença.

A última anta descoberta por esta equipa de especialistas foi um ex-jogador do Porto chamado Laureta. Lembro-me mais ou menos dele enquanto jogador, mas admito que estava completamente morto e enterrado na minha memória. Há décadas que não me lembrava da sua existência.

De qualquer forma, parece que há antas que falam, e esta em particular lembrou-se de dizer o seguinte:


Imagino que qualquer sócio sportinguista, perante estas palavras tão contundentes, irá fazer de tudo para convocar uma AG extraordinária para destituir a direção liderada por Bruno de Carvalho. A autoridade desta anta era a faísca de que os sportinguistas precisavam para finalmente se revoltarem e tomarem passos concretos para derrubar um presidente que tudo tem feito para colocar o Sporting de rastos, desmanchando tudo o que de bom foi feito pelas direções anteriores. 

O que nos vale é termos antas destas (nos quais se inserem também uma legião de jornalistas esclarecidos e comentadores ligados aos nossos rivais) que revelam uma genuína e comovente preocupação com o rumo que o Sporting tem dado no sentido da sua extinção ao longo dos últimos 18 meses. Antes disso tudo estava bem.

Mas a anta Laureta tem de facto um poder ancestral que não pode ser ignorado. No dia 11 de maio de 2000, 5 dias depois de o Sporting ter desperdiçado em casa contra o Benfica a oportunidade de se sagrar campeão, e 3 dias antes de se deslocar a Vidal Pinheiro para defrontar o Salgueiros (com o Porto a apenas 1 ponto de distância), a anta fez uma aparição em que revelou notáveis dotes de oráculo, ao pronunciar as seguintes palavras:


Perante isto, resta-me desejar a Laureta que continue a revelar o mesmo nível de acerto, e pelo caminho sugiro-lhe que se dedique mais aos monumentos megalíticos e menos aos comentários sobre futebol. Há para aí muitos pares de menires que com um calhau por cima poderiam dar boas antas.

A cadeira de sonho de Laureta

12 comentários :

  1. Respostas
    1. É o tipo que falhou redondamente a previsão de que o Porto iria ser campeão em 1999/2000! Ah, e parece que também foi jogador. :)

      Eliminar
    2. É um tipo que fez... 37 jogos oficiais pelo porto. Uma velha glória portanto. Um vizinho meu jogou nos infantis do Sporting durante 3 anos e gosta do BdC. Porque não o entrevistam a ele?

      Eliminar
    3. A RR tem este hábito de falar com ex-jogadores que nunca mais ninguém ouviu falar. Enchem uns minutos de programação só ao custo de uma chamada telefónica. Depois espremem o que se diz para parecer uma notícia que seja relevante.

      É financeiramente compensador mas não tem qualquer interesse para o público...

      Um abraço.

      Eliminar
  2. O Laureta fazia parte do plantel do Porto que foi campeão europeu em 87! Se fizesse parte dos encarnados dos anos 60 toda a gente saberia quem era, assim...

    Em todo o caso, é esquesito os gajos da bola branca o entrevistarem! E nota-se claramente que tem jeito para fazer previsões!

    Um aparte, apesar de ser Portista, sou um leitor assíduo do vosso blog! Considero-o de longe o melhor blog de um clube rival! Abraço e continuação do bom trabalho que fazem por aqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OAutor, lembrava-me que o Laureta tinha sido jogador do Porto, mas por acaso não o situava na equipa que foi campeã europeia.

      Lembro-me perfeitamente de ver o jogo (ainda era miúdo, e na altura vibrei com a vitória do Porto - ingenuidade de criança, o que se há-de fazer? :) ) e como tal lembro-me da maior parte dos jogadores que jogou na final - mas curiosamente não tinha memória de quem eram os centrais na final. Entretanto já fui ver quem eram (Eduardo Luís e Celso), e como é evidente lembro-me deles. O defesa suplente que esteve na final é que não me diz nada - João Festas.

      Obrigado pelo comentário e um abraço!

      Eliminar
  3. O ataque cerrado ao presidente do SCP está a atingir níveis ridículos. Ontem ao fazer zapping pelos programas de paineleiros parei num em que (ainda) estavam a discutir se o presidente estava no banco ou não. Perante imagens dos festejos do banco num dos golos do SCP em que é possível ver BdC e Inácio, vira-se o moderador e diz: "Reparem que Marco Silva festeja mas nem olha para trás!"... Isto é digno dos malucos do riso! Será que o ódio (ou a avença) é tão grande que nem reparam nas figurinhas que fazem?

    Uma coisa é certa, graças a BdC nunca foi tão fácil identificar os avençados, os antis, os ressabiados e os respectivos órgãos de "cumunicação" onde levam avante a sua agenda.

    Andam loucos de raiva, até se babam:
    https://www.youtube.com/watch?v=xbLBOlxabZ0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, é um post que planeio fazer em breve. Esta semana então não houve quem não atacasse Bruno de Carvalho. Só encontram defeitos no que o homem faz - é o comunicado do facebook, é dizer que o Sporting é candidato ao título, é a confusão na equipa B, é os jogadores contratados que não rendem, serve tudo para criticar. Curiosamente, as coisas boas que acontecem devem-se apenas a outras pessoas.

      Em que canal (programa) foi isso?

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Caro MdC, acho que foi na RTPi, sem certezas que o sono já estava a atacar :)

      Abraço.

      Eliminar
    3. Programa 443. Inclusive disseram com todas as letras que o que o Nani disse no final do jogo foi uma resposta direta ao Bruno.

      Isto é de loucos!

      Eliminar
  4. Lembro-me perfeitamente do Laureta por começar a sua carreira no Vitória de Guimarães,aliás em Guimarães a sua família era muito conheçida mas não pelas melhores razões !...Depois foi para o Porto e senão me engano ainda chegou a jogar no Braga.

    Era um lateral esquerdo moderno,tinha boa técnica e era raçudo.Foi um bom jogador mas como se pode constatar na vida só teve jeito para a bola !..é dos tais que calado é um poeta.

    ResponderEliminar