sábado, 1 de novembro de 2014

Sem espinhas

Pela primeira vez esta época o Sporting não soube pelo menos igualar a força de vontade que o adversário colocou em campo. O Guimarães encarou cada lance com garra e inteligência, desmultiplicando-se na disputa de cada bola, impedindo que o Sporting conseguisse sequer chegar perto da sua baliza. Verdade seja dita, oportunidades foram poucas nas duas balizas. Duas jogadas de bola parada, uma dos quais irregular, ditaram uma desvantagem demasiado penalizadora ao intervalo.

Marco Silva arriscou e a segunda parte ficou completamente partida. Em vez de futebol apoiado assistimos bolas despejadas para a frente à procura de Slimani. Nada contra essa abordagem, porque era de facto o que o jogo pedia, mas não resultou. Pelo meio o Vitória dispôs de várias oportunidades de matar o jogo ainda antes do penálti. Fez o seu jogo de forma muito competente e acabou por ser sempre a equipa mais perigosa.

Primeira derrota, com números esclarecedores e com um vencedor que não merece discussão. Não é um jogo que nos deve fazer perder a confiança numa equipa que já demonstrou variadíssimas vezes que vale muito mais do que mostrou hoje, mas deve servir de aviso: se não entrarmos com a mesma determinação e humildade que o adversário estaremos sempre mais longe de conseguir atingir os nossos objetivos.



61 comentários :

  1. vitoria sem espinhas, da única equipa que teve oportunidades a serio e que rematou a baliza

    tenho lido por ai muitas cenas que a culpa foi do arbitro e falam em 2 golos ilegais: o segundo golo é ilegal, mas é daqueles foras de jogo de televisão, o auxiliar está bem colocado e é uma jogada difícil de analisar devido á quantidade de jogadores que estão juntos. e quanto ao penalty para mim é penalty e não acho que exista jogo perigoso.

    de resto apesar de não existir um jogador que possa ter uma nota positiva, acho que o mauricio continua a ser mau de mais, é que não disputou nenhuma bola aérea sem cometer falta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verdade, o Maurício no golo que marcou de cabeça não cometeu nenhuma falta.

      Eliminar
    2. (comentário do Anónimo das 22:30) Grande LOL!

      Eliminar
    3. Quando é que abandonas a nave e vens uns dias à terra?

      Eliminar
  2. Pior exibição da época, até ver. Meio campo sem ligação e, uma vez mais, os centrais a comprometerem e, verdade se diga, nenhum lance de perigo da nossa parte.
    No entanto, não se podem escamotear dois momentos que, a meu ver, também acabram por ter o se quê de decisivo nos acontecimentos. Primeiro, como é óbvio, um fora de jogo a anteceder o segundo golo do Vitória. Não é só a questão de o fiscal estar bem colocado, é também o facto de o lance não ter sido assim tão rápido que ele não tenha tido tempo para poder decidir levantar a bandeira no momento.
    O segundo é mesmo a não expulsão do Bouba Saré na segunda parte. A verdade é que, nessa altura, já se sentia alguma exaustão em alguns jogadores do Vitória. Com menos um, não só essa exaustão se acentuaria, como muito provavelmente se iria pegar a outros jogadores - como é óbvio, estar com menos um em campo obriga sempre a trabalho redobrado.

    Enfim, para usar a velha frase feita: há que levantar a cabeça e tirar as devidas ilações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O árbitro...sempre o árbitro...não jogaram a ponta dum corno, mas a "influência" do árbitro é sempre "decisiva".
      Os calimeros em todo o seu esplendor! Sporting CHORÕES de Portugal!

      Eliminar
    2. Troll, vai-te embora, que já está na hora da caminha!

      Eliminar
  3. Depois do jogo do Benfica na Sexta, houve uns quantos que gritaram e espernearam, queriam que um golo em fora-de-jogo tivesse sido validado. Pois tiveram o que tanto pediram! O Karma é uma coisa tramada! INCHEM!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10290173_921700894526516_340147938461265154_n.jpg?oh=431d4720cebd5ecc382d7a79403f3785&oe=54E34784&__gda__=1425344973_2293b0017179211c0f8497d5ca1e0698

      ICHA!

      Eliminar
    2. Sou de opinião que as linhas só atrapalham. No jogo Benfica-Rio Ave, a seguir a mostrar a repetição com uma linha, a realização mostrou outra repetição sem linhas. Nesta segunda repetição é óbvio que a perna do jogador está mais de 10 cm à frente da bola. Não é muito, mas é factualmente fora de jogo. Convém também saber-se que esta jogada do golo em fora de jogo começa numa falta de um jogador do Rio Ave que o árbitro não assinalou. Mas desse erro ninguém fala. Só se fala da posição do fiscal de linha esquecendo-se que esta colocação resulta de uma corrida que o fiscal de linha e os jogadores das 2 equipas fizeram desde a zona do meio campo no sentido da área do Benfica. Há quem corresse mais que outros; é natural. Eu prefiro um fiscal de linha que mesmo mal colocado acerta do que um fiscal de linha bem colocado que erra. Acrescento que, independentemente de ser a favor ou contra o Benfica, em lances deste género eu aceitaria qualquer decisão do fiscal de linha.

      Em Novembro o Sporting começa a ter uma distância grande em relação ao topo da classificação, tal como eu previa. O Patrício e o Nani não chegam.

      Eliminar
    3. 10 cm ?!
      Dasssseeeee.... Muda de lentes !

      Eliminar
    4. Os lamps são mesmo estupidos e ignorantes. Ainda não perceberam porque deveria ter sido golo do rio ave: o jogador que marcou estava atrás da bola, logo NUNCA poderia ser fora de jogo.
      Miguel dAlvalade

      Eliminar
    5. O jogador não pode ter nenhuma parte do seu corpo à frente da linha da bola com exclusão dos braços. Sim o jogador do Rio Ave tem grande parte do seu corpo atrás da linha da bola, mas uma das pernas está à frente da linha da bola em mais de 10 cm.

      Eliminar
    6. Os lagartos são mesmo estúpidos e ignorantes. Ainda não perceberam porque o golo do rio ave foi bem anulado, o jogador que marcou estava, no momento do passe, à frente da linha da bola e apenas com um jogador adversário entre a mesma linha da bola e a linha de fundo.
      Até as gajas percebem melhor as leis do fora de jogo que estes lagartos estupidos e ignorantes.
      Miguel Sem Palas nos Olhos

      Eliminar
    7. Eis aqui um exemplo de estupidez lampionica. Que parte de o jogador do rio ave está ATRÀS da bola que não percebeste?

      Eliminar
    8. É fora de jogo do jogador do Rio Ave. Parem de circular essa foto com a linha preta que só envergonha quem fez aquilo. A da Btv não merece comentários, mas qualquer estudante de Geometria saberá explicar a quem quiser ouvir que aquela linha preta é um aberração.

      Queriam muito golos irregulares validados?
      Ontem levaram um.
      Siga que devem ter ficado felizes com isso.

      Eliminar
    9. O que tem em comum o boavista, rio ave e setubal? Todos marcaram golos mal anulados ao teu clube!!! Coincidencia do caralho!!!!

      Eliminar
    10. O que tem em comum o boavista, rio ave e setubal? Todos marcaram golos mal anulados ao teu clube!!! Coincidencia do caralho!!!!

      Eliminar
    11. O que tem em comum o boavista, rio ave e setubal? Todos marcaram golos mal anulados ao teu clube!!! Coincidencia do caralho!!!!

      Eliminar
    12. Muito bom..
      Fez 3 comentários iguais seguidos. Deve ser alguma homenagem ao banho de ontem.

      Eliminar
  4. Desta vez o auxiliar estava bem colocado! Parece que agora é isso que interessa...

    ResponderEliminar
  5. Dois golos ilegais, Mais 50% de faltas marcadas apesar de termos 60% de posse de bola e do adversário ser MUITO mais agressivo. Jogámos ZERO, claro, nem para um chuto à baliza deu, mas isto foi uma encomenda, Tudo bem, continuemos a ser os mesmos anjinhos, a dizer coisas como "sem espinhas" e "parece mal falar do árbitro quando não se joga nada". SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A encomenda tem a ver com o Maurício, que não foi expulso (2) vezes ?

      Eliminar
    2. "Tudo bem, continuemos a ser os mesmos anjinhos, a dizer coisas como "sem espinhas" e "parece mal falar do árbitro quando não se joga nada""

      Exigir dos outros quando não exigem nada dos próprios? Eu gosto dessa filosofia, os outros que trabalhem por mim que eu não vou fazer nada.
      Agora mais a sério, é mesmo filosofia de subsídio dependente sem vergonha na cara. Não percas mais tempo na net, vai preencher os formulários do RSI.

      Eliminar
  6. Jogo muito fraco perante uma equipa muito complicada. Jogadores fortes, rápidos, com bons recursos técnicos, dispostos a darem tudo em cada jogo por uma vida melhor. Três ou quatro potenciais muito bons jogadores. Vitória claramente demais para um Sporting que aceitou jogar toda a primeira parte com jogadores a menos: Carrilho não jogou, João Mário passou vagamente pelo Afonso Henriques. O Sporting como se diz no post não adoptou a atitude competitiva necessária para um jogo como este. Isso foi-lhe fatal. Marco Silva -com todss as suas qualidades- mostro dificuldades de leitura e de resposta. Parece que apenas faz as substituições do costume. Porque razão não terá sentido necessidade de reforçar o meio-campo quando era evidente a supeemacia das gazelas do Vitória?

    ResponderEliminar
  7. Jogo com bases iguais às do ano passado em que o adversário entrou pressionante para nos impedir de jogar e depois logo se via o que conseguiam fazer. Ao contrário do ano passado, apanharam-se a ganhar com dois golos idênticos (um deles irregular) e depois é sempre a mesma história. Cair facilmente quando lhes sopram em cima e quando têm a bola, correr que nem gazelas com bolas lançadas para as costas da defesa. Depois lá veio o penalty, cometido pelo Cédric, que fez um jogo inacreditavelmente mau, mas o defesa do Sporting que cortou a bola antes pode dar-se por afortunado por ainda ter a cabeça no sítio, já que correu o risco de ser arrancada... Jogo perigoso claro!

    Não fomos a jogo e perdemos 0-3, quando o resultado legal seria 0-1.

    Esperemos que esta falta de atitude não se repita. Não podemos perder com um Guimarães, muito menos assim!

    ResponderEliminar
  8. Braga, Paços de Ferreira e Belenenses estão na cola para ultrapassar o Sporting na tabela classificativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E? Ainda não te mataste?

      Eliminar
    2. Nunca fiquei em sétimo.

      Eliminar
    3. E o Marítimo pode aproximar-se e ficar na cola.

      Eliminar
    4. Ó verme, quando é que ganhaste ao Sporting esta época? Há duas semanas, depois de levares três na peida e dizeres adeus à Taça de Portugal não apareceste tu cá. És um triste.

      Eliminar
  9. Vinha aqui dizer que até a equipa B está a levar a chapa 3 mas isso foi ao intervalo.
    Agora, na segunda parte, já estão a levar 4.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou o jogo, o Atlético aplicou 5 golos sem resposta ao Sporting B.
      Um bom fim de semana para todos os sportinguistas! INCHEM!!!

      Eliminar
  10. https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10290173_921700894526516_340147938461265154_n.jpg?oh=431d4720cebd5ecc382d7a79403f3785&oe=54E34784&__gda__=1425344973_2293b0017179211c0f8497d5ca1e0698

    INCHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "INCHA"? Sim, "inchamos" 3 pontos na classificação, vocês... bem... vocês também incharam 3, mas foram 3 na própria baliza. Sporting, a inchar o melão desde a época 2001/2002. 12 anos sem ser campeão...

      Eish! As crianças sabem brincar com o Photoshop? Os meus sinceros parabéns! Acho muito bem que enquanto recebem o subsídio de desemprego vão aproveitando o tempo para fazer umas acções de formação.

      Não foi fora-de-jogo? Perguntemos então aos intervenientes, aos eventuais lesados:
      Presidente do Rio Ave:"Por acaso, acertou, porque dá-me a ideia de que o Esmael está um pouco adiantado." (http://record.pt/912583)
      Treinador do Rio Ave "Aí posso considerar que há fora-de-jogo" (http://record.pt/912525)

      Sporting CHORÕES de Portugal, a chorar por decisões de arbitragem bem tomadas.
      Por coisas dessas são também conhecidos pelo Sporting COMÉDIA de Portugal!
      Saia mais um comunicado! #BASTA! Não chega só os golos do Montero em fora-de-jogo serem validados, os golos em fora-de-jogo dos adversários do Benfica também têm de valer! Viva o Sporting COMUNICADOS de Portugal!

      Eliminar
    2. A negação e a projeção são recursos psicológicos deveras fascinantes, não são?

      Eliminar
    3. Eu já o disse por aqui, são, de facto, mecanismos do foro psiquiátrico já bastante documentados. São mecanismos de auto-defesa mentais, alienações, fugas à realidade apenas para aliviar a frustração que a realidade se lhes apresenta, assim podem continuar a viver num Mundo só deles, num Mundo que eles idealizam, num Mundo em que o Sporting é uma equipa que só não vence porque há factores exógenos que o condicionam.
      É preciso ter algum cuidado porque em casos limite podem levar a um total alheamento da realidade, a distúrbios cognitivos e socio comportamentais como a paranoia (a vulgar "mania da perseguição").

      Eliminar
    4. Obrigado por me dar razão.

      Eliminar
  11. O jogo da equipa B foi apenas péssimo. Alguns milhões a arrastarem-se pelo campo sem rei nem roque. Slavtchev é uma nulidade. O escocês quer ser como o Nani, mas deve ser apenas numa próxima reencarnação. Jogadores péssimos, como os avançados estrangeiros, como o Dramé -um cepo - ou como o Sacko que é um jogador de distrital. O central egípcio parecia que tinha acabado de comer uma sardinhada. Uma anedota. Ainda bem que vai para a selecção. Não se vislumbra a mais pequena ideia de um modelo de jogo ou qualquer resquício de qualidade. Uma equipa ao Deus Dará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O central egípcio parecia que tinha acabado de comer uma sardinhada."
      Deve ter ido ao mesmo casamento a que o Shikabala foi.

      Eliminar
  12. E MdC, há que começar a fazer algo de MUITO sério em relação aos anónimos que por aqui andam a trollar tudo isto. URGENTEMENTE! Começa a ser uma praga demasiado contagiosa para ser ignorada. Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva a censura!
      Vamos lá rasurar as realidades que incomodam o universo sportinguista!
      Temos de continuar a viver no nosso universo paralelo sem interferências! Temos de continuar a construir a "nossa" narrativa!

      LOLOL

      Como as verdades incomodam!

      Eliminar
    2. Não, é mesmo a (consciente) desonestidade intelectual de trolls como você.

      Eliminar
    3. Estes também são intelectualmente desonestos?
      Presidente do Rio Ave:"Por acaso, acertou, porque dá-me a ideia de que o Esmael está um pouco adiantado." (http://record.pt/912583)
      Treinador do Rio Ave "Aí posso considerar que há fora-de-jogo" (http://record.pt/912525)

      Eliminar
  13. Não, apenas se basearam nas únicas imagens (leia-se: linha manipulada) que havia disponíveis na altura. Até eu fui enganado em primeira instância. A diferença é ser homenzinho para admiti-lo. Percebe? Ou é preciso um desenho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Linha manipulada"? Porquê? Por à distância as linhas (virtual e da grande área) parecerem estar mais próximas?
      Coloque-se entre as duas vigas de uma linha de caminho de ferro, porque é que à distância parecem estar mais próximas quando na verdade são paralelas?
      Porque é que quando entra num túnel ele parece afunilar e saída parece bem mais pequena que a entrada?
      Ignorar um conceito tão básico da física óptica e assumir logo como uma manipulação da linha é, isso sim, desonestidade intelectual.
      Ou se calhar você é tão só um...ignorante.

      Eliminar
    2. Ignorante és tu que não conheces as lei do jogo: não há fora de jogo quando o jogador está atras da bola.

      Eliminar
    3. LOOOOOOOOOOOOL

      A diferença é que a linha da grande área, se a prolongarmos, efetivamente faz um angulo de 90º com a lateral...

      Já a projeção Virtual, se olharmos com atenção, não...

      Podia-se ter em atenção outros detalhes mas o que é evidente é que:
      O Erro do árbitro pode-se justificar pelo erro de paralaxe. Nada demais, toda a gente erra.
      Agora a linha virtual essa não tem desculpa!!!

      Venha o Einstein que vier... Isso sim é preocupante, com todo o respeito que o benfica tem de ter como instituição eu estaria muito preocupado com as "linhas" :) com que os dirigentes se cozem. E não é só disto que estou a falar.

      Mas enfim isso sou eu que não estou interessado em ganhar de qualquer forma, gosto de ganhar mas ganhar leal porque fui superior, porque tive mais sorte o que seja, dentro das regras de jogo.

      No país das bananas do tinto e do tremoço isto valeu e assim continuará a valer, acho que começa a haver sinais de evolução da justiça, espero que assim continue e que quando for mais difícil ou impossível jogar fora das 4 linhas nós estaremos melhor preparados para usufruirmos de um período de domínio.

      Eliminar
    4. Uppppsss.....Que pena...a SIC Notícias, no Play-Off, mostrou como as linhas da BTV estão correctas.
      1. A projecção das linhas do relvado e da linha da grande área até à sua intersecção definem o ponto de fuga
      2. com o ponto de fuga e com o ponto de localização da bola, traçou-se a linha virtual
      Que pena...a linha virtual coincide com a da BTV...
      Lá se vai a argumentação dos fanáticos e dos intelectualmente desonestos.

      "Agora a linha virtual essa não tem desculpa!!!"
      Deixa lá o tinto e agarra-te às bananas porque estás a 6 da liderança e a 5 da vice-liderança... O Natal chegou mais cedo este ano!

      Começaste com um "LOOOOOOOOOOOOL", depois dos 3-0 de ontem e dos 5-0 de hoje que enfardaste, acabo eu com um....
      LOOOOOOOOOOOOL

      Eliminar
    5. SIC-N = BTV4. Vale o que vale.

      Eliminar
    6. Pois claro, a SIC Notícias é também intelectualmente desonesta! AHHAAHAHHA

      É mais um canal de informação que entrou na cruzada Anti-Sporting! AHAHHAH Tal como escrevi aí está a mania da perseguição!
      ("É preciso ter algum cuidado porque em casos limite podem levar a um total alheamento da realidade, a distúrbios cognitivos e socio comportamentais como a paranoia (a vulgar "mania da perseguição")."

      Continua aí na choradeira, és um adepto típico dos Kalimeros, do Sporting CHORÕES de Portugal!!

      Aqui vão mais uns comentários intelectualmente desonestos:
      A 6 pontos da liderança e a 5 da vice-liderança! Mais um aninho a ver navios!!! O campeonato já não o cheiram desde 2001/02! A "maior potência desportiva nacional" (LOL) prepara-se para bater o próprio record de 18 anos de seca!

      INCHA Ricardinho coração de gatinho!!

      Eliminar
  14. https://www.facebook.com/hugogil07/photos/a.742118632486179.1073741828.742101309154578/845692748795433/?type=1&theater

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo das 16:02, muito obrigado pelo link.
      É evidente que a linha negra que o fanatismo andou aí a circular estava totalmente errada. Numa foto como aquela a linha simplesmente não podia ser paralela. Quem fez aquilo não teve lucidez para saber fazê-lo.

      Isto andava a pique que de facto só faltava andarem aqui a pedir que golos ilegais sejam validados.
      Algo que tanto presidente e treinador do RA trataram de reconhecer.

      Saudações,

      Eliminar
    2. Link engraçado, acho que se meterem o ponto de fuga na Lua conseguem provar que eram 3 km de fora de jogo...

      Simplesmente justificar o injustificável.

      Usem o mesmo critério para marcar os fora de jogo aos avançados do Benfica e podemos discutir...

      Basta ver como o ponto de fuga está mal feito, ou acreditas que o terceiro homem do Ria Ave está a correr ao lado do 4º Homem do benfica?

      depois o chato disto é haver sombras...

      Enfim estamos no campo dos fanáticos que não tenho paciência para isto.

      Eliminar
    3. Campeonato dos fanáticos? Não, é mesmo o da desonestidade intelectual elevada à potência máxima.

      Eliminar
    4. Uppppsss.....Que pena...a SIC Notícias, no Play-Off, mostrou como as linhas da BTV estão correctas.
      1. A projecção das linhas do relvado e da linha da grande área até à sua intersecção definem o ponto de fuga
      2. com o ponto de fuga e com o ponto de localização da bola, traçou-se a linha virtual
      Que pena...a linha virtual coincide com a da BTV...
      Lá se vai a argumentação dos fanáticos e dos intelectualmente desonestos.

      Se o fiscal de linha estava atrasado? Estava mas tal como Deus escreveu direito por linhas tortas...bem, nem todos os Deus, o João de Deus hoje levou 5 contra o Atlético.

      INCHEM!!!

      Eliminar
  15. MdC, mais uma vez apelo a que se faça alguma coisa em relação à carrada de trolls anónimos que por aqui anda. Isto está infestado de tal forma, que já se torna impossível ignorar.

    ResponderEliminar
  16. Este poste referia a vitória do Guimarães, mas já que o assunto é este.
    Reparem neste link.. https://www.facebook.com/SPORTINGCPFANS/photos/a.491809960861943.112878.488642297845376/794986497210953/?type=1&theater

    .um Blog que refere que o Benfica Manipulou as Linhas, e o que eles fazem...colocam uma linha paralela, sem respeitar o ponto de fuga, é natural em Geometria.
    Mas o grave é que colocam a linha à frente da bola, se ampliarem a imagem, a suposta linha deveria estar em cima da bola, para fazer linha, caso o tivessem feito o jogador continuava fora de jogo. Diz o Roto ao nu! É uma discussão sem conclusão plausível e só cria atritos desnecessários, na minha opinião apesar de achar que o jogador está adiantando, se deveria privilegiar quem ataca.Mas ser sempre o mesmo critério.

    Alexandre

    ResponderEliminar
  17. Esqueçam la essa treta de lances,o que e certo e que os jogadores nao dignificaram a camisola do clube,o porto e pior que este guimaraes? e o schalke tambem? Claro que nao,o que intressa aqui ressalvar e que a equipa jogou pessimamente mal.
    Querem que começe por onde??Entao começo so por este pequeno promenor,conhecem o mauricio o vendedor?Aquele que tem ali uma loja para o lados de alvalade?Pois é,acho que ontem abriu um franchising ali para os lados de guimaraes,e ja tinha aberto na alemanha e assim.
    So que marco é um gajo porreiro,bom treinador mas porreiro,deixou o invalido jogar,nao deixando o mesmo no banco,apostando nele novamente mesmo sabendo que o mauricio é vendedor e nao jogador.Ontem mauricio fechou o negocio de vez no sporting,aquilo que ele foi a epoca passada e esta é um abismo,leva-me a pensar que levaram o mauricio e colocaram ca o seu irmao gemio que é boiadeiro e que joga nas horas vagas no amazonia de recife.
    Para alem de que a atitude foi pessima,todos sabiamos que o guimaraes tem uma boa atitude,é boa equipa,e o que é que o sporting faz?vai la brincar.
    Nem falem de linhas nem vale a pena a equipa do sporting ontem foi uma miseria.

    ResponderEliminar
  18. Essa vossa argumentação, da ilusão de óptica em que se esconde o andor, já deu 1 vez para por uma bola dentro da baliza do Baía sem nunca ela ter entrado, agora pretendem provar que o bandeirinha corrupto até acertou no lance...

    Mas cuidado, que o andor vai formoso, nas não seguro...

    ResponderEliminar
  19. "já deu 1 vez para por uma bola dentro da baliza do Baía"
    ?!?

    Reescrever a história. Uma especialidade nortenha desde...(desde que eles decidiram que tinham um clube fundado no século XIX).

    Seguro vai o Lopes Patego. Vem ai a Can. Não há Brahimi que esconda o óbvio. E depois a culpa é do Calabote outra vez. Como sempre, não sabem mais...

    ResponderEliminar