sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Template VieiraNoBalneárioApósFracasso.dotx

Na edição de ontem do Record, foi noticiado que Luís Filipe Vieira se deslocou ao balneário logo após a derrota com o Zenit:


A primeira coisa que reparei é que Vieira fez muita questão (mesmo) em estar presente nas horas más, como os bons presidentes fazem: Luís Filipe Vieira "fez questão de se deslocar ao balneário", e que também "fez questão de permanecer junto à saída do balneário a aguardar pela passagem dos jogadores". OK, já percebemos.

Para além disso, a jornalista Vanda Cipriano escreveu que Vieira "dirigiu, certamente, algumas palavras de ânimo aos futebolistas". Isto fez soar algumas campainhas num dos recantos do meu cérebro. É que ainda em fevereiro passado o Record, através do jornalista Nuno Pombo, na sequência do empate do Benfica em Barcelos contra o Gil Vicente, publicou a seguinte notícia:


A curiosa coincidência no uso de expressões idênticas como "ânimo" e o advérbio "certamente", por dois jornalistas diferentes, em circunstâncias em que não sabem ao certo o que se passou e apenas podem especular (daí o certamente), deve ter uma explicação simples: o Record dispõe de uma bateria de templates prontos a usar quando o Benfica tem um resultado menos positivo. É algo perfeitamente compreensível, pois nem sempre uma pessoa consegue criar textos inspiradores e motivacionais no meio da tristeza de uma derrota.

Recorrendo a expedientes menos lícitos conseguimos acesso ao template utilizado nas duas notícias. Aqui fica:




14 comentários :

  1. Isto é que é um líder! Aparece nos maus momentos, sempre positivo, sempre a dar o exemplo, a indicar o caminho e a unir as tropas. Ao contrário do outro, o herege, que até obriga o Marco Silva a ter de fechar a porta do balneário para impedir que destabilize o grupo de trabalho. Certamente.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os argumentos são todos válidos, a especulação aqui também é válida, já pensou que o presidente do Benfica até pode ter insultado os jogadores no balneário, mas não o veio dizer numa rede social. Essa é a grande diferença, agora o que os jornais dizem, pode ser especulativo ou inverdade , mas também as fontes ligadas ao clubes, têm aqui um papel importante no que passam para a comunicação social, e o Sporting não se pode queixar da imprensa, quando o Presidente do Scp, põem a dignidade dos jogadores em causa na sua página social, sendo mais chefe de claque, que Presidente.
    Mas a sua argumentação, é que se trata de pura especulação jornalística, mas esse argumento já não serve na notícia do BES. O Mdc usa a noticia, para fazer um auto de fé e desejo, sobre o Presidente do Benfica e do próprio clube. Ficamos aguardar, novos desenvolvimentos, é legitimo da sua parte fazer a sua propaganda, agora o argumento que se trata de especulação jornalística só servir, quando atacam o nosso clube, é que me parece pouco sério! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que ias falar da vez em que perde a Liga Europa em Turim e nem uma palavrinha do assunto... Para 3 semanas depois aparecer com 3 taças atrás (que faziam 5 contando as orelhas - tudo para aumentar a proeza) como se nada se tivesse passado...

      Eliminar
    2. Quando o seu Presidente aparecer com três taças atrás e for a uma final europeia mesmo que perdida (problema gravíssimo), eu também lhe falo do assunto, assim não consigo comparar!

      Eliminar
    3. Pedro, não estou a criticar a ida de Vieira ao balneário. Estou apenas a registar o tratamento "standard" que o Record pela positiva ao que Vieira faz. Repare que se eles escrevem "certamente" é porque não sabem o que se passou lá dentro, logo não há fontes. Se tivessem fontes diriam o típico "O Record sabe que" ou "Fontes próximas do balnéario".

      Optaram pelo copo meio cheio. No caso do presidente do Sporting, como sabemos, não foi esse o tratamento - apesar de admitir que o facto de BdC ter feito declarações públicas que puseram em causa o comportamento da equipa não dar grandes margens a copos meio cheios (eu também não gostei de ler a mensagem no facebook).

      Quanto à notícia do BES, há uma coisa que não é especulação e que já foi admitido publicamente: o empréstimo obrigacionista de €50M foi subscrito por inteiro pelo BES.

      A parte sobre os negócios de Vieira pode ser especulação, mas os rumores já existem há muito - que a Promovalor está com problemas graves e que a relação privilegiada com a banca ia aguentando o barco. Depois das notícias (assentes em factos) que José Guilherme deu um presente de €14M a Ricardo Salgado e das boas relações de Vieira com Salgado, não me surpreenderia nada.

      Vamos ver que revelações (ou não) se seguirão...

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Pois especulação jornalística....
      Mas uma suposta notícia vem no record, esse exemplo de qualidade e seriedade, a outra resulta de um trabalho publicado na revista do público.
      Há uma diferença, certo?
      Cumprimentos
      Jorge C.

      Eliminar
  4. Nuno Pombo e Vanda Cipriano dois lacaios do Benfica no Record.O resto já todos sabemos do que se trata,a habitual propaganda.Desta vez não escreveram sobre a grande festa que fizeram por terem perdido por 2-0 com o Zenit e consequente baile.Desta vez é El Orelhas cognome o Moralizador vai ao balneário !...hahahaha

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Especulação jornalítica ?,bem ontem à noite na RTP Informação e na sequêncida das buscas ao BES falaram precisamente na prenda de 14 milhões de Euros dada pelo José Guilherme ao Ricardo Salgado.

    Uma prenda de 14 milhões !...alguém neste blog tem a noção exacta do que são 14 milhões de euros numa prenda !...vejam bem o que não deve andar para ali escondido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 14 milhões? Encontro isso debaixo das almofadas do sofá semana sim, semana não. :)

      Eliminar
  7. Lembrei-me de desenterrar este post antigo quando vi isto :)

    http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/benfica/detalhe/vieira-levanta-moral-das-tropas-970846.html

    ResponderEliminar