domingo, 14 de dezembro de 2014

Hora de tomar decisões difíceis

O desfecho da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões foi um enorme balde de água fria para o Sporting, mas como em tudo na vida existe um lado positivo: Marco Silva terá certamente tido a oportunidade para clarificar as suas ideias sobre quais os jogadores com que poderá contar para o futuro imediato do Sporting.

Capel parece ser um jogador claramente em fim de ciclo. Tem sido incapaz de aproveitar as variadíssimas oportunidades que o treinador lhe tem dado, podendo contar-se pelos dedos de uma mão os bons momentos que nos proporcionou esta época. E não foi decisivo em nenhum jogo. Nani e Carrillo são as duas primeiras opções para as alas, e Mané claramente o 3º homem à frente do espanhol e de Héldon. Aliás, depois de ter visto o que Iuri fez ontem contra o Porto B, acho que estamos claramente a perder tempo, dinheiro e outros talentos se continuarmos a dar minutos de jogo ao espanhol e ao cabo-verdiano. Adoro a atitude de Capel ao longo dos anos de leão ao peito, Héldon tem sido de um profissionalismo irrepreensível, mas creio que chegou a altura de dar oportunidades a outros.

William tem oscilado bastante em termos exibicionais e é nítido que está longe do jogador seguro e consistente da época passada. Esta irregularidade pode ser parcialmente explicada pelas funções que Marco Silva lhe exige (que contrastam com a missão mais posicional que Leonardo Jardim lhe confiava), mas não é só isso - o jogador vale bem mais do que o que nos tem mostrado ultimamente. Qualquer outro jogador nas mesmas condições já teria deixado de ser titular há algum tempo, e creio que não fará mal nenhum a William se passar alguns jogos no banco.

Há ainda a incógnita do defesa direito. Fiquei muito intrigado pela opção de Marco Silva ter utilizado Miguel Lopes no jogo com o Boavista. Parecia-me mais natural que usasse Esgaio (de forma a rotiná-lo para o jogo com o Chelsea) ou Cédric (habitual titular, que nos últimos jogos tinha vindo a subir de produção). Miguel Lopes estava, portanto, longe de ser para mim a primeira opção: tinha entrado bem contra o Marítimo nos últimos minutos como defesa esquerdo, mas fez um jogo sofrível como lateral direito contra o Espinho. Mas a verdade é que esteve muito bem contra o Boavista. De qualquer forma, se Cédric não jogar hoje não será descabido pensar que a sua ausência possa estar relacionada com uma eventual estagnação do processo de renovação do contrato. Espero que isso não se verifique e que Cédric seja titular (e que renove brevemente).

Finalmente, penso que Marco Silva deveria voltar a apostar em Montero e Slimani desde início. Funcionou bem contra Setúbal e Boavista, e a habilidade do colombiano em criar jogo em espaços interiores é uma arma que não pode deixar de ser explorada - principalmente numa altura em que Nani não está disponível.

Vencer é imprescindível. Não serve de nada estarmos a pensar nos pontos que os nossos rivais irão perder se não fizermos primeiro o nosso trabalho. Rapazes, façam-nos lá o favor de assegurem os três pontitos de forma expedita e tranquila para podermos assistir à segunda parte do Porto - Benfica refastelados no sofá com um balde de pipocas ao colo.