segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Muito a ganhar, pouco a perder

Ao contrário do que muitos querem fazer crer, não faz sentido que o jogo de logo seja decisivo para a continuidade de Marco Silva. A Taça da Liga não é um objetivo para o Sporting, que há muito anunciou que não utilizará os seus principais jogadores, pelo que nenhum indicador negativo que sobressaia do jogo de logo poderá ser um indicador importante sobre o trabalho do treinador.

Ao contrário do que muitos querem fazer crer, não será o Sporting de Bruno de Carvalho que estará em teste mais logo. Em primeiro lugar, porque o Sporting não é de Bruno de Carvalho. Em segundo lugar, porque os jogadores contratados pela estrutura do Sporting (encabeçada por Bruno de Carvalho) - mesmo que à revelia dos desejos de Marco Silva - não vieram para fazerem uma equipa sozinhos. Ou seja, Slavchev, Tanaka, Rabia, Gauld, Geraldes e outros foram contratados para somar aos jogadores que já cá estavam.

Curioso no entanto que aqueles que consideram as contratações que ainda nada provaram e os jogadores da equipa B como o Sporting de Bruno de Carvalho acabem por ser os mesmos que dizem que o futebol de Nani, Montero, Slimani, Jefferson, Jonathan, William, Mané, João Mário e Paulo Oliveira já serão do Sporting de Marco Silva. É caso para perguntar se todas estas contratações e promoções que foram bem sucedidas durante a presidência de Bruno de Carvalho serão só obra do acaso ou mérito exclusivo do treinador.

Anda na moda dizer-se que a direção do Sporting está a haver um assassinato de carácter de Marco Silva, mas não é nada que não esteja a acontecer a Bruno de Carvalho desde que tomou posse. Mas isso daria pano para mangas, pelo que abordarei o tema noutra oportunidade.

Para logo, a meu ver, há pouco a perder: competição secundária, entrada em campo com jogadores pouco utilizados e que não estão habituados a jogar juntos (e muito menos a serem treinados por Marco Silva), num jogo fora contra uma das melhores equipas do campeonato. Mas há muito a ganhar: o treinador poderá descobrir jogadores que possam ser soluções, e quem sabe até se não poderemos fazer uma gracinha.

Da minha parte vou encarar esta partida como se um jogo de pré-época se tratasse. Sem grande sofrimento, mas com enorme curiosidade.


54 comentários :

  1. Caro mestre,

    Ninguém pode esperar muito deste jogo e, honestamente, há poucos sportinguistas com ânimo para desfrutarem verdadeiramente de um jogo onde a pressão é mínima. Agora, os títulos d'a bola são um nojo. E ainda há quem tenha dúvidas sobre a sua agenda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férenc, o título de A Bola é mau, a manchete de O Jogo é absolutamente nojento... Um abraço.

      Eliminar
  2. Eu substituiría o Sacko pelo Viola. Ah espera, ele ainda não voltou do empréstimo? Então não dá para meter a Viola no Sacko? lol. Pronto, foi a piada parva do dia.

    Agora a sério, Eu experimentava o Chaby em vez do Sacko e o Gauld em vez do Slavchev.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, esqueci-me de dizer que não coloquei o Gauld porque penso que está castigado. Caso contrário gostaria de o ver a titular. Um abraço.

      Eliminar
  3. Eu só espero é quem quer vá lá para dentro, dê tudo o que tenha para defender o Sporting Clube de Portugal, o resultado do jogo neste momento é acessório.
    Os jogadores estão com o treinador segundo consta nos nossos pasquins, à expeção do Mané, esse está com o presidente até à morte, confio então no treinador para lhes dar essa motivação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Yazalde, e acredito que não será por falta de motivação que as coisas deixarão de correr bem. Um abraço.

      Eliminar
  4. Mestre,

    Não comparemos o incomparável: já algum comentador/colunista escreveu um artigo de opinião a acusar o BdC de não estar no Sporting para servir mas para se servir? Que recebe dinheiro de comissões de vendas ou compras? Que só compra jogadores de empresários amigos?

    Não me lembro. Naturalmente não vamos comparar o que se diz na blogosfera - onde se diz tudo e o seu contrário de qualquer figura pública - com artigos de opinião de gajos... vá, conhecidos.

    Acresce que BdC desde o minuto 1 que entendeu atacar em todas as frentes - e por ora não me pronuncio se bem se mal - pelo que é natural, até mesmo expetável que vá colecionando inimigos.

    Em suma, não se faça de BdC um coitadinho, que é coisa que ele não é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ««já algum comentador/colunista escreveu um artigo de opinião a acusar o BdC de não estar no Sporting para servir mas para se servir?»»

      Eu já li vários desses estarolas a chamar-lhe de Vale e Azevedo para baixo. Há quase dois anos que andam a malhar nisso...
      Claro que se considerarem que V&A serviu o benfica (julgo que há poucos que pensem assim), para alguns desses estarolas até pode ser considerado um elogio... Nunca se sabe...

      ««Acresce que BdC desde o minuto 1 que entendeu atacar em todas as frentes - e por ora não me pronuncio se bem se mal - pelo que é natural, até mesmo expetável que vá coleccionando inimigos. »»

      Sim, é expectável que os corruptos e demais status quo do sistema bacoco vigente estrebuche. Também é expectável, mas não admissível, que uma suposta imprensa livre e imparcial (incluindo a vergonha da RTP paga com os nossos impostos) actue como um bando de necrófagos famintos quando o assunto é o SCP e BdC. Em sentido contrário, quando são os forcings do Enzo para sair, os 600M€ desparecidos, as transferências do corrupto para a Suiça, os Rolandos e Izmailovs, os 30 M€ que cada nádega tem a aquecer o banco ou na equipa B, se empurre estes assuntos incómodos para notas de rodapé.

      Não é nenhum coitadinho mas é inegável que tem sido um alvo a abater, não só pelos inimigos do SCP, mas também por uma imprensa que afinal não deve ser tão imparcial e independente como eu julgava que devia ser.

      Eliminar
    2. Duarte, ataques de carácter têm sido mais que frequentes, desde que tomou posse. Qualquer atitude mais polémica que tome é imediatamente criticada. E quando não sabem o que dizer, vem sempre a absurda comparação a Vale e Azevedo. Ainda ontem no programa Contragolpe isso aconteceu.

      BdC não é nenhum coitadinho mas nunca vi qualquer outro presidente ter de perto o mesmo tipo de tratamento. Nem sequer Vale e Azevedo enquanto esteve em funções.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Ainda agora, no programa Tribuna de Honra, no canal A Bola, voltaram a comparar Bruno de Carvalho a Vale e Azevedo! É uma campanha non-stop!!! Incomoda mta gente... mas infelizmente, para nós, ele é capaz de se cansar rapidamente desta situação... e lá voltam os (c)Roquettes ao poder...

      Eliminar
  5. Uma coisa eu sei: um dos ângulos pelo qual se tenta "defender Marco Silva" (leia-se: atacar BdC) é completamente falacioso. Qual? O da (suposta) falta de autoridade do treinador na constituição do plantel, da equipa, do Diabo a quatro.
    Vamos lá a ver uma coisa: mas de que clube é que Marco Silva veio? Do Estoril. E quem é que, efetivamente, manda no Estoril, na pessoa do seu presidente, Tiago Ribeiro? A Traffic. E o que é a Traffic? Um fundo de jogadores.
    Ora, digam-me agora: desde quando é que, num contexto destes, um treinador tem rédea assim tão longa para pôr e dispôr do plantel? Exatamente. Portanto, senhores analistas e C.ª Lda: deixem lá de achar que comemos todos gelados com a testa, boa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o plantel do Estoril não é todo da traffic, os jogadores que não são , serão escolha do treinador

      Eliminar
    2. Oficialmente, pode não ser todo da Traffic. Mas não é segredo para ninguém que há muito agente FIFA envolvido nesses fundos. Portanto, é difícil que nenhum dos jogadores do plantel do Estoril não tenha ligações à Traffic, mesmo que indiretas.

      Eliminar
    3. a traffic é um fundo exclusivamente brasileiros e com jogadores brasileiros

      Eliminar
    4. Acreditas mesmo nisso? Para além disso, o ponto original mantém-se: a margem de manobra de Marco Silva para formar um plantel no Estoril era limitadíssimo. Se não era a Traffic, seria a Proeleven e suas já conhecidas ligações com a Doyen.
      O que leva ao outro cavalo de batalha dos pseudoanalistas: de que essas ligações já existiam à data de contratação de Marco Silva. Essa será, porventura, uma das pouquíssimas coisas em que têm razão. E, mesmo assim, estão a deixar algo de fora muito convenientemente: é que o conflito com a Doyen só ocorre depois de Marco Silva já estar no Sporting. Não antes ou durante a celebração do contrato.

      Eliminar
    5. Há uns tempos (ainda o Marco Silva estava no Estoril) o presidente do Estoril disse numa entrevista que quando pegaram na SAD adoptaram essa estratégia, com jogadores e treinador da Traffic (vinicius eutropico), mas a coisa correu muito mal. Então resolveram promover MS a treinador e contratar jogadores habituados à realidade nacional (com o aval do treinador) com os resultados a alterarem-se de tal forma que subiram de divisão e conseguiram ir à liga europa.

      Outra "estória" que tem sido propangadeada pelos avençados da woldcomm, relativa à escassa utilização do Rojo num troféu particular em Espanha, proponho que se ponham no lugar do treinador que a menos de uma semana do início da liga vê que vai ficar sem a dupla de centrais que andou a preparar durante toda a pré-temporada, vai insistir numa dupla que sabe que vai perder ou vai aproveitar a oportunidade para começar a rotinar aqueles com que vai contar durante a época?

      Eliminar
    6. youngnetworks( ou algo do género), os responsáveis pela comunicação do Sporting

      e o que o tugarao do Estoril é verdade, o projecto inicial da traffic era jogadores brasileiros e treinador brasileiro, só que aquilo correu tao bem que estavam na zona de descida, depois mudaram, passaram a ter treinadores portugueses e numa primeira fase( quando deixou de jogar)foi o marco silva o diretor desportivo da equipa.

      so depois , como o tugarao diz, passou a treinador com os resultados conhecidos e a politica da traffic tem sido meia dúzia de jogadores brasileiros deles e jogadores de divisões inferiores ou de equipas medias baixas do campeonato

      Eliminar
    7. Continua a não pôr em causa o cerne da questão: a rédea que Marco Silva tem na constituição do plantel. Se havia regras bem definidas, não é como se ele tivesse total liberdade para fazer o que bem entendia. E isso é o que os pseudoanalistas andam a querer deixar subentendido: que BdC devia dar a MS carta branca e que devia deixar de se portar como um déspota.
      Ora, na segunda parte, ainda hoje Leonardo Jardim veio desmistificar isso, e só mesmo alguém mal intencionado é que pode interpretar algum tipo de ingerência total de BdC nas questões do plantel. Mais para mais, acho que nem mesmo Jorge Jesus (para me ficar por cá) terá total liberdade para fazer o que bem entende. Sendo certo que ele É o futebol do Benfica, ele também diretivas orçamentais a cumprir. Senão, era a rebaldaria total, não? De resto, restrições em termos económicos é coisa que todo e qualquer prospetivo treinador do Sporting sabe de antemão que terá.

      Por isso, por muito que se tente, a questão de Marco Silva estar preso na sua autonomia continua a ser falaciosa. Por completo.

      Eliminar
    8. E quem é o dono dos passes dos jogadores portugueses que chegam ao Estoril? O clube ou a Traffic? E de certeza que foi Marco Silva a escolhê-los?

      Eliminar
    9. Segundo diz o Riga, a Traffic só tem jogadores brasileiros. Custa-me imenso a acreditar nisso. Para além de todas as ligações perigosas entre fundos e agentes, que eu já explanei em cima e que não constituem segredo para (quase) ninguém.

      Eliminar
    10. mestre, vou dizer jogadores do Estoril e respectivos empresários:

      vagner- traffic
      kieszek-footinvest-gaspar freire
      Anderson luis-traffic
      mano-proeleven- Carlos gonçalves( veio para o Estoril em 12/13, ex internacional sub 21 português)
      ruben fernandes- proeleven Carlos gonçalves
      yohan tavares- ulisses santos(us11)
      diego Carlos- talento sports- paulo pitobeira( atualmente já esta no porto b)
      bruno Miguel- paco moreno
      alex kakuba- pedro cordeiro
      emidio rafael-ulisses santos
      filipe gonçalves- ulisses santos
      diogo amado- sports entataiment group
      Anderson esiti-tiago calisto
      afonso taira- paulo barbosa
      babanco- team of future- bruno carvalho
      Leandro- paulo barbosa
      diogo baltasar- ex junior
      toze
      kuka- francisco carvalho
      balboa- ulisses santos
      fernandinho -traffic
      joao pedro galvao-daniel paiva( já foi vendido)
      ricardo vaz- traffic( é um ex junior que a traffic lançou e ficou com ele)
      luiz phellipe- traffic
      bruno lopes- traffic
      seba- traffic

      pelos vistos o todo poderoso empresário do marco silva também so tem 2 jogadores ali

      Eliminar
    11. ainda posso acrescentar dados na época passada( com o marco silva como treinador lá)

      vagner- igual
      ricardo ribeiro(saiu)football agentes group
      Anderson luis- igual
      mano- igual
      ruben- igual
      luis Gustavo( saiu)- traffic
      joao pedro(saiu)-sportis- ulisses santos
      bruno Miguel- igual
      yohan tavares- igual( a sportis, agora chama-se us11)
      tiago gomes (saiu para braga)- proeleven Carlos gonçalves
      babanco- igual
      diogo amado- mudo, era da rolo sports- nuno rolo
      Gonçalo santos( saiu= rolo sports- nuno rolo
      joao coimbra( saiu) pro eleven Carlos gonçalves
      filipe gonçalves- igual
      joao pedro galvao- era da fair play sports(passou para a traffic e foi vendido)
      Evandro- traffic
      gladstony- traffic
      Leandro- igual
      balboa- mudou, era da consulting planesa
      gerso- ( saiu) rolo sports- nuno rolo
      Carlitos( saiu)sports total gmbh
      ricardo vaz- não tinha agente, passou para a traffic
      bruno lopes -igual
      luis leal( saiu) traffic
      seba- igual

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Da forma como isto foi cozinhado é o Sporting que perde sempre. Se o sacko dizer o jogo da vida dele aparecem os críticos do MS (que eu nem sabia existirem) a questionar o porque de não fazer parte da equipa A. O contrário e aparecerá alguém a criticar o dinheiro gasto no sacko quando se tem iuri e podence.

    Foi este caldinho que se arranjou. Assustador é ouvir a explicação do presidente como se nada se passasse.

    E não mestre, os "assassinatos" que fala não são comparáveis. O do MS está a ser à queima roupa e pelas costas. Lamentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com o que está a ser feito com Marco Silva, que fique bem claro. O assassinato de carácter de Bruno de Carvalho está a ser feito desde o dia 1 da sua presidência por muitos sportinguistas - o que também não é propriamente agradável de ver...

      Eliminar
    2. Em relação a Marco Silva, ele está a ser, acima de tudo, um instrumento muito conveniente para ambos os lados da barricada. Os anti-BdC vêem no Marco uma vítima indefesa; os pró-BdC encaram-no como o Diabo encarnado. O que, vendo bem, até acaba por ir de encontro ao que José Eduardo disse e que foi muito convenientemente sonegado pelo barulho do "Diabo em pele de anjo": que Marco Silva anda a ser mal aconselhado.

      Eliminar
  8. Claro que não é agradável.
    Como não foi o entrevista do BdC ao jornal record no dia do Guimarães x Sporting com o Domingos a treinador (penso que à 10a jornada). Foi muito feio.

    A diferença é que o MS está a ser atacado por quem o escolheu. Num ato que para além de nao fazer jus ao sportinguismo é muito idiota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa entrevista até foi publicada numa altura em que o Sporting estava com dinâmica de vitória. E o Sporting até ganhou esse jogo. Muito diferente do que está agora a acontecer, em que tudo opina numa altura em que o Sporting está sob brasas.
      De resto, quanto a Marco Silva, é ler o que escrevi acima.

      Eliminar
  9. O sporting está sob brasas? A 4 pontos do 2o lugar, na taça sem os outros grandes, na liga Europa a merecer ter ficado na champions,..

    O que fez na altura (e em outras, uso esta como exemplo pois lembro -me da importância atribuída na altura a esse jogo para provarmos que tínhamos estofo - a importância era tal que arrumaram o rinaudo) foi tão criticável como o é agora.

    Quanto ao MS estar a ser usado vou mais longe... é o Sporting que está a ser usado!! E isso é muito triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel já deu para perceber nestes teus 2 ultimos posts que o teu problema com o atual Sporting está longe de ser esta novela BdC/MS.

      Eliminar
  10. Que Vitória mas que grande Vitória.Mais um fiscal de linha com grandes dificuldades em termos de acerto no fora de jogo.Enfim temos sempre de levar com esses FdP...

    ResponderEliminar
  11. Agora vamos ter 156 mil e 700 análises às reacções de Marco Silva e Bruno de Carvalho !..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, pelo pouco que ouvi dos comentadores, aquilo foi uma comédia autentica.
      Grandes pérolas de fazer corar Gabriel Alves.
      "Marco Silva e o presidente não têm interação, não se nota interação entrel eles", não sei os gajos queriam que eles tivessem relações sexuais ou algo do género...
      Ser jornalista/comentadeiro neste momento está quase a um nivel de stand-up comedy...

      Eliminar
    2. Como se BdC fosse conhecido por estar a interagir constantemente com os treinadores. Quando, na maior parte do tempo, ele está quieto no seu canto e, quando interage, é mais com o Inácio.
      Mas siga a farsa!

      Eliminar
    3. E pôrra, a stand-up comedy é uma arte nobre!

      Eliminar
    4. E com isto perde-se o essencial: suplentes e miúdos da B, muitos deles os tais 'contratados pelo Bruno de Carvalho', foram a Guimarães vulgarizar o actual 4º classificado da Liga. Mas isso não interessa nada...

      Eliminar
    5. Enfim como todos sabemos o Carnaval vai continuar...basta ouvir a RTP Desinformação ;TVI 24 e o Dia Seguinte.Haja paciência para tanta estupidez.

      Eliminar
  12. um deus:

    http://www.tvi.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13237329/




    ResponderEliminar
  13. Alguém que me consiga explicar porque é que o Sarr continua a ser aposta na equipa principal e o Tobias na b?
    Uma pergunta inocente, este Sarr também é contratação exclusiva do presidente ou foi aconselhado por mais alguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas hoje o Sarr esteve assim tão mal ?.Não estaremos a exagerar?,será preciso tempo.

      Eliminar
    2. Acho que neste caso não, o gajo é mesmo mau e sinceramente já teve muitas oportunidades.
      São estas merdas é que me fazem uma confusão dos diabos. Mauricio e Sarr a titulares desde praticamente o inicio do campeonato e agora percebmos quem é que tem qualidade. Relembro que paulo Oliveira só entrou porque o mauricio se lesionou.
      Isto não vos faz confusão?

      Eliminar
    3. Honestamente, não vejo aí razões para teorias da conspiração. Há 2 anos tínhamos uma equipa cheia de internacionais pagos a preço de ouro e foram os putos da B que conseguiram um mal menor. E não quer dizer que houvesse um complôt dos treinadores antes do Jesualdo contra os interesses do Sporting.

      Eliminar
    4. Não se trata de conspiração nenhuma. Não sou eu que trabalho com eles todos os dias, apenas vejo os jogos e o que me parece é que a dupla Paulo Oliveira / Tobias tem mais qualidade que a outra Mauricio / Sarr. É a minha opnião, vale o que vale, mas não parece a ser a opinião de quem trabalha com eles diariamente. Relembro que a nossa defesa foi o sector mais criticado desde o inicio da época.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Veremos a evolução do Sarr.Lembro-me do Bruno Alves quando jogava no Vitória de Guimarães emprestado pelo F.C.Porto !...era pior que o Sarr.

    ResponderEliminar
  16. Nap me parece que alguem que vem chamar os outros de senis usando o proprio pai se possa queixar dos ataques que sofre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me parece que alguém que não saiba interpretar declarações alheias se possa queixar de o acusarem de desonestidade intelectual.

      Eliminar
    2. Ele não se queixa, ele diz que já estava preparado para isso quando assumiu a presidencia e já o disse mais que uma vez. Não entedeu é como alguns coninhas se deixam levar na conversa da CS e tomam partido de um "funcionário" do clube sem saber mais detalhes.
      Boa sorte para o apaf - nacional amanhã.

      Eliminar
  17. Claro agora os outros nao sabem interpretar. Tambem vao dizer que nao foi ele que escreveu o comunicado da passada semana e que a cs inventou tudo

    ResponderEliminar