sábado, 20 de dezembro de 2014

O problema das mensagens criptícas

Fazer declarações fortes sem destinatários perfeitamente claros é um erro que os nossos responsáveis deveriam evitar cometer, atendendo à "boa vontade" que a nossa Comunicação Social costuma reservar para temas polémicos que envolvem o nosso clube.

Escrevo isto na noite de sexta-feira, e ainda não sei o que aparecerá nas primeiras páginas do Correio da Manhã, do Diário de Notícias ou de qualquer um dos jornais desportivos nas edições de sábado, mas para abrir as hostilidades a RTP não foi nada meiga:


Não acredito que o destinatário fosse Marco Silva, mas o mote está dado: vai ser este o ângulo mais explorado porque é por aqui que os danos podem ser superiores.

Nada a que não estejamos já habituados. O problema é que, não matando, estas coisas não deixam de nos moer o juízo - e vão acumulando. Vai ser preciso muita resistência para superar todas estas provações.

19 comentários :

  1. No Rascord já aparece o mesmo tipo de interpretação! Enfim ... ao menos que desportivamente o fds comece hoje com a vitória na Supertaça de Andebol face ao FCP e que termine no Domingo com uma Vitória em casa do Ex-Serviçal do Rei Bufas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que os resultados dentro de campo nos ajudem, Sérgio... Um abraço.

      Eliminar
  2. Também há uma outra forma de olhar para isto. No discurso, BdC refere-se aos rumores maldosos que vão aparecendo nos media. E, a seguir, o que se faz nesses mesmos media é precisamente aquilo a que BdC se refere.
    Claro que há sempre o "contraargumento" de que BdC é que abre o flanco. Mas que isto não deixa de provar esse ponto particular do discurso, não deixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, Ricardo. Era bom que BdC tivesse sido mais claro. Um abraço.

      Eliminar
  3. “É necessário deixarmos de ter medo de dar a cara e de justificar cada mau resultado ou má exibição com chavões ou filosofias românticas.”

    "Não tenho quaisquer pruridos em dizer quais serão os reforços de inverno: Podence, Gelson, Francisco Geraldes, Wallyson, Slavchev, Ryan Gauld, Rabia, Sacko, André Geraldes... Este é o caminho definido"


    Então se isto não é para o treinador, então é para quem? Para o roupeiro?

    Poupa-te a esse seguidismo cego, só te fica mal. É óbvio que os media (e toda a gente, incluindo sportinguistas, basta dar uma olhadela pelos blogs e respectivas caixas de comentários) vão interpretar como recados para o balneário, porque de facto foi isso que se passou! É óbvio! Ele devia era ter mais cuidado com o que diz, porque na maior parte do tempo só diz asneiras.

    Bocas constantes aos outros clubes e demagogias bacocas são para as conversas de café, não para um presidente dum clube!

    Eu percebo a estratégia, já deu frutos 30 anos antes. Mas ele esquece-se que os anos 90 já foram, hoje em dia há muito mais informação e os tempos mudaram. Além disso não tem a muleta do regionalismo nem da luta contra a Capital, para além do sporting ter uma massa adepta muito grande e não se poder aplicar a teoria do coitadinho contra os poderosos.


    Para mim a declaração mais infeliz é sobre os "reforços". Está claramente a querer meter o dedo na equipa, a interferir com o trabalho do treinador. Porque está visto que o Marco Silva não vê utilidade na camioneta de jogadores que o presidente despejou no clube no início da época.


    Aviso já que escusam de vir com tretas do género que no meu Clube é igual ou pior, que também são camiões de jogadores que não servem para nada e porcarias do género, porque penso exactamente o mesmo das duas situações. Como achei que a entrevista do Vieira acerca de para o ano ter de haver jogadores da formação obrigatoriamente no plantel uma completa estupidez e desautorização do treinador actual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas voçês ainda não repararam quem é que vende jornais e dá pageviews a essa impressa nojenta.
      Bruno de Carvalho foi a melhor coisa que lhes aconteceu. Aposto que muitos jornalistas têm o site do Sporting, forums e alguns blogs abertos e estão sempre a fazer F5, para noticias frescas.
      Era só que mais faltava era o presidente do meu clube deixar de colocar comunicados no nosso site porque outros acham que falam demais.
      Ele não fala demais, a impressa é que anda sempre atrás dele e muitas das vezes distorcem ou tiram do contexto o que ele diz.

      Se o Sporting está onde está hoje, não é graças a Leonardo Jardim, Marco Silva, Augusto Inácio, jogador a ou b, é sim graças a Bruno de Carvalho e aos melhores ADEPTOS DO MUNDO. Podemos estar décadas sem ganhar nada que nunca chegaremos ao ridiculo de cortar cartões de sócio.

      Já agora, luis filipe vieria dá 10 - 0 em demagogia e aldrabice, o pessoal é que tem memória curta.

      Eliminar
    2. Consegues constatar isso tudo no comunicado?
      Estás pronto para ir trabalhar para o Record, Bola ou Jogo, pois lá têm a mesma visão "segundo conseguiram apurar".

      Já agora, por que te preocupas tanto com o Sporting e com BdC, não tens já merda suficiente com que te preocupar no teu clube, como por exemplo a eliminação das competições europeias, a eliminação da taça, a necessidade de vender jogadores em janeiro para pagar os ordenados milionários de outros que nada jogam mas que muito ganham?

      Seriam só algumas coisas que me preocupariam enquanto benfiquista antes de ir a blogues sportinguistas mandar bitaites com óculos vermelhos...

      Eliminar
    3. Eu leio e vejo o que me bem apetecer, meu caro. E comento o que me der na gana. Dei a minha opinião sobre o assunto do post, sou muito crítico em relação a muitas situações que se passam no meu clube, mas que eu saiba não vejo nada disso no post em questão. Se quiserem discutir o post, tudo bem. Se quiserem vir com esse paleio da treta cheio de clubite, então falem para a parede, por mim dá igual.

      E sim, consegui ter essa leitura toda pelo comunicado. Basta ouvir bem as palavras dele e a forma como foram proferidas.

      Eliminar
    4. Então vai lá ando de volta para o local de onde não devias ter saído pois lições de moral de lampiões amigalhaços de tripeiros e da APAF é coisa que por aqui se dá pouco valor.

      Eliminar
    5. Tens a capacidade argumentativa de uma criança de 10 anos. Ou dum bêbado de tasca. Como preferires.

      Em vez de discutires o tema, ou explicares por que não concordas, preferes só não dizer nada de jeito. São opções.

      Olha que este blog não me parece ser nada do que estás habituado. Pelo que costumo ler aqui, o autor preza todas as opiniões.

      Eliminar
    6. Benfiquista Tripeiro, é possível que a frase dos reforços fosse dirigida aos adeptos. Não há dia que não se discuta qual o central que há-de vir no inverno, o ponta de lança para substituir Slimani, etc... Um abraço.

      Eliminar
    7. Tascas e bêbedos é algo muito comum aos lampiões, prefiro manter-me longe da merda.

      Como não tenho a paciência que o MdC tem para merda lampiã, quero é que vás para o caralhinho.

      Eliminar
    8. Mestre, sim, também pode ter sido para os adeptos. Mesmo assim, acho que fez mal.

      Eliminar
    9. Felizmente que o Marco Silva tem mais perspicácia do que a maioria da gentalha que tenta constantemente inflamar e deturpar o que vem nos comunicados (do Sporting) e não só.

      Ainda hoje vi o MS mandar aos jornalistas que muitas vezes vem muita coisa que não é verdade na CS.

      Eliminar
  4. Era escusado. Já teve tempo suficiente para aprender que o Sporting não ganha nada com estes comportamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, Daniel. Fica tudo na dúvida e os rivais tentam aproveitar-se disso. Um abraço.

      Eliminar
  5. apoiei e tento apoiar (cada vez com mais dificuldade) esta direção e este presidente lunático, acho que muita comunicação social defende interesses contrários aos do nosso clube e por isso especula e ataca muitas vezes sem razão mas...

    DESTA VEZ O UNICO CULPADO É O INFELIZ QUE REDIGIU E PUBLICOU MAIS ESTE COMUNICADO RIDICULO. É COMPELTAMENTE CONVIDATIVO Á ESPECULAÇAO E DESTROI O NOSSO TREINADOR COM INDIRECTAS.

    não culpemos a imprensa quando o único responsável por mais esta trapalhada absurda foi eleito por nós presidente do SCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SportingSempre, se tivesse sido LFV ou PdC a dizer algo deste género, será que daria direito a duas capas de jornais? Duvido... Um abraço.

      Eliminar
    2. São estas reações e este nivel de exigência que não compreendo.
      Como tinha referido no post atrás, há os melhores ADEPTOS DO MUNDO e depois há os sportinguenses.
      O que tu queres sei eu. Se fores realmente do Sporting, então é graças a adeptos como tu que passámos os ultimos 30 anos na me*da.

      Eliminar