domingo, 21 de dezembro de 2014

Pressão máxima

Há três dias atrás a situação não era simpática: atraso considerável para a liderança, quatro pontos de atraso para o 2º lugar e uma sequência de dois jogos com exibições pobres e resultados descoloridos que foram uma desilução para todo o universo sportinguista. Mesmo assim, ainda ia havendo alguma coisa a que nos podíamos agarrar: uma participação honrosa na Liga dos Campeões que nos permite continuar nas andanças europeias, continuidade numa Taça de Portugal cada vez com menos povoada com ameaças fortes à nossa progressão até ao tão desejado troféu, e a ideia de que se trata apenas de um ciclo menos positivo que em breve poderá ser quebrado com o regresso da equipa às boas exibições que caracterizaram os meses anteriores.

No entanto, após as declarações de Bruno de Carvalho, é inevitável que o jogo de logo seja disputado sobre um barril de pólvora com um fuso bem curto já ateado. As consequências de um mau resultado poderão ser devastadoras, e tornarão a semana dos sportinguistas num autêntico inferno, adivinhando-se uma semana de rejubilo para os Pratas, os Daniéis, os Goberns e os Rodolfos, entre tantos outros, e em que a especulação e a maledicência atingirão níveis absolutamente insuportáveis - e sempre atacando o lado mais sensacionalista possível, ou seja, uma eventual frágil posição do treinador.

Eu gosto de Marco Silva. É um treinador que não tem medo de assumir o risco, que procurou implementar um sistema de jogo mais arrojado e positivo que o de Leonardo Jardim - que já estava esgotado -, e acredito que é o homem certo no lugar certo. Como tal, será muito duro para mim (e creio que para a maioria dos sportinguistas) estar a ler e a ouvir repetidamente em como o seu lugar estará em causa ou em como já não há entendimento possível com o presidente - não sejamos ingénuos, quer seja ou não verdade, é isso que nos esperará ao longo da próxima semana.

Só há uma forma de atenuar o bombardeamento que nos espera, e isso será ganhando. Não ajuda ser num dos campos mais chatos que existem no nosso campeonato. O Nacional pode não estar a fazer uma carreira ao nível do que é habitual, mas Manuel Machado é um treinador que já nos causou vários amargos de boca no passado e que certamente procurará explorar as nossas debilidades sempre que tiver oportunidade.

Mas o resultado dependerá sobretudo da atitude com que os jogadores do Sporting entrarão em campo. Dando 45 minutos de avanço ao adversário, conforme tem sido demasiado comum, dificilmente a história acabará bem. O Nacional não nos vai deixar jogar à bola (adivinha-se uma arbitragem bastante permissiva do inenarrável Duarte Gomes), pelo que será fundamental compensarmos com uma concentração e espírito de sacrifício permanentes.

Qual dos Sportings entrará logo em campo? O macio e desinteressado, ou o aguerrido e motivado? Será inaceitável se não for o segundo.


27 comentários :

  1. Nesse 11 eu trocava o Adrien pelo Montero, de resto, tudo igual.

    ResponderEliminar
  2. Numa semana em que o Benfica é eliminado da taça...conseguimos colocar uma pressão estupida no jogo de hoje. Estamos sempre a arranjar lenha para nós queimar, é impressionante!

    Para mim é uma pena BC ter este lado comunicacional - completamente exagerado - e estar permanentemente em conflito com quase toda a gente.

    Temos de ganhar hoje! E acredito que o vamos fazer! A minha equipa seria essa com Montero em vez de Slimani. Para mim é como o Nani...tem de jogar sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver como responde a equipa, PM. Se estão assim tão ao lado do treinador como diz a imprensa não se compreenderá se não entrarem em campo para resolver o jogo logo desde cedo. Um abraço.

      Eliminar
  3. Já tinha pensado no que hoje a Madeira está a fazer ao Ronaldo.Espero um dia ir visitar a estátua do Ronaldo não na Madeira mas sim em Alvalade.Será uma jogada de Marketing de valor incalculável para a afirmação do Sporting em Portugal e no mundo.Basta olhar o que os outros fizeram.Conto um dia com a inteligência da direcção do Sporting para este grande golpe de marketing.Aliás será uma homenagem mais do que justa.

    De resto hoje quero ver a resposta que os jogadores do Sporting vão dar com o Nacional.Espero bem que os jogadores encarem sempre os jogos da melhor maneira possivel,não é um jogo bom e dois maus.Isso não é defender o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, se os jogadores estão assim tanto com o treinador e contra o presidente, não compreendo a falta de atitude dos últimos jogos. Não gostei de algumas das coisas que Bruno de Carvalho disse, mas esperemos que pelo menos tenha o condão de despertar a equipa do torpor que tomou conta dela contra o Moreirense e Vizela.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. MdC

      Claro que sim MdC se o presidente não está satisfeito nós também não.Agora ele que utilize os meios mais discretos para expressar o seu desagrado e o jogadores que sejam mais profissonais.

      Portam-se como Prima-Donas,mas eles pensam que as pessoas não se apercebem da falta de atitude deles?,estão enganados.De resto há jogadores que disfarçam as suas deficiências técnicas com a sua força de vontade, com a sua garra mas os nossos nem isso fazem.

      Daquilo que vi em Vizela acho que o Sporting está a despediçar muito dinheiro em jogadores com falta de qualidade e de garra.O presidente que aja.A crítica diz que o André Martins foi um dos melhores.Eu digo onde vai parar o Sporting como jogadores como o André Martins.E mais não digo.

      De resto e voltando hoje à homenagem que foi feita ao Ronaldo o Sporting que seja lesto pois pode acontecer que surja uma ave de rapina que diga que afinal o Ronaldo até é lampião.Quem defende a verdade desportiva mas altera datas de fundação dos clubes,quem defende a verdade desportiva e impede os clubes de jogar na sua própria casa,quem defende a verdade desportiva e impede os melhor jogadores das equipas adversárias de jogarem,quem defende a verdade desportiva e rouba taças da liga da maneira mais porca.quem defende a verdade desportiva e vende um jogador 1500 vezes pode muito bem construir uma estátua do Ronaldo ao lado do outro..Que ele é homem para isso e para muito mais ninguém dúvide.

      Eliminar
    3. King Lion, há gente que tenta vender a ideia de que Cristiano Ronaldo não é um produto da formação do Sporting. Não há paciência para tanto descaramento...

      Eliminar
    4. Claro MdC com um jeitinho já sabemos onde ele foi formado !...

      Abraço

      Eliminar
  4. Mestre, estou farto do Maurício. Para mim, com ele em campo jogamos 10 contra 12. Mais vale ele nem jogar, que assim ficamos só 10 contra 11. é demasiado mau. Está bom para ir trabalhar nas obras da CML, já que tem uma facilidade enorme de abrir buracos.

    Para mim, o Sarr não é tão mau. Jogava o miúdo, que só se vai fazer jogador se for jogando. O Maurício já percebemos que não dá. A ver se conseguimos enganar alguém e despacha-lo. Se quiserem eu até o vou levar pessoalmente ao clube comprador.

    De resto, a equipa terá de ser essa. O Nani fará muita falta, mas é jogo para ganhar nem que seja por meio a zero.


    Quanto às críticas do Presidente, a minha opinião é clara. Tem toda a legitimidade para o fazer. Está a ser feito um grande esforço de recuperação do clube e esta não pode ser posta em causa porque um conjunto de meninos ricos e mimados só joga quando o nome do adversário é apelativo. Sim, porque embora o clube não seja apenas de futebol, a performance futebolística é essencial para as contas. Se o clube lhes paga todos os meses, eles têm de se aplicar em todos os jogos. E não é o que se tem visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é a legitimidade para criticar e exigir, apenas a forma: críticas privadas, elogios públicos foi o que sempre aprendi. E atenção que nem me parece que as críticas mais ferozes sejam para os jogadores e muito menos para o treinador. Mas é um comunicado que atira para todo o lado, sem concretizar, e cada um lhe dá a volta que pretende. Os desonestos da CS e comentadores até esfregaram as mãos por lhe poderem dar a interpretação que mais lhes interessa. O comunicado fala de campanha contra o Sporting e acaba por lhe dar munição. Não se entende...

      Eliminar
    2. Cafageste, nem o Maurício nem o Sarr me dão confiança. Infelizmente não fomos bem sucedidos a substituir Rojo e Dier, há que o reconhecer. Entre um e outro, Maurício parece-me melhor porque é menos dado a erros não forçados (o que contra a maioria dos nossos adversários acaba por não ser um problema). Sarr ainda é novo, talvez no futuro venha a dar jogador, mas até lá pode custar-nos muitos pontos...

      Férenc, estou totalmente de acordo. Bruno de Carvalho conhece os abutres que existem na CS, e devia fazer mensagens absolutamente claras.

      O comunicado tem muito tema de interesse, e ainda hei-de escrever sobre isso, mas ao dispersar-se em críticas que não se sabe muito bem a quem se dirigem acaba por torná-lo bem menos eficaz do que certamente desejaria...

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Quanto à posição frágil do treinador...é só lembrar-lhes que ele assinou contrato por 4 anos e o primeiro ainda nem a meio vai. Embora não ache que ele seja alvo das críticas, como a CS que fazer crer, se o fosse, só teria de as encarar como um estímulo para trabalhar mais. Era o que faltava se os nossos patrões não nos chamassem à atenção se e quando fosse preciso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem que essas críticas devem ser feitas em privado, sempre que possível. Vir a público dá uma imagem de instabilidade totalmente dispensável...

      Eliminar
  6. Marco Silva já ameaçou bater com a porta 2 vezes, na segunda vez foi dificil demovê-lo, um amigo verde têm-me dito..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me disseram que há jogadores que queriam ter saído do teu clube e andam amuados.

      A questão é... Quem se interessa pelo que sabes ou deixas de saber?

      Eliminar
    2. E eu com tantos amigos verdes, e nem um que me dê informações desse tipo... :)

      Eliminar
    3. Bater com a porta ?? A mim um amigo contou me ( adepto ferveroso do benfas) que o LFV após a derrota com o Braga, ameaçou J Jesus que este ano se perde mais alguma competição vai corrido para o olho da rua... !!!

      Eliminar
    4. Ricardo...deixa de ser patético.
      Tens um treinador que rumava ao Norte se não lhe pagassem 4M/ano, porque é o maior mais grande de todos os outros, que sabe sempre tudo e tem desculpa para tudo.
      Vai lá bater palminha ao JJ , ao Vieira Dorsal e aos fiscais de linha.
      Poupa-nos e não pares de saltar.

      Eliminar
  7. A mim também me dizem muita coisa do Carnide...dizem-me que levou duas batatas do Braga e foi eliminado da taça.Dizem-me também que afinal o que interessa é o campeonato porque o resto tem pouca importância...quem disse isso foi um assalariado do Carnide que mais parece um traveco !...

    ResponderEliminar
  8. Sporting perde pela diferença mínima com um golo marcado no último minuto com a mão?!?! Um escândalo! Saia já comunicado! #BASTA (http://www.record.xl.pt/Modalidades/Andebol/interior.aspx?content_id=921277)

    Sempre a enfardar! LOLOL


    Espera...já saiu um comunicado! Mas foi do Águas Santas (anfitrião do jogo de ontem), diz o seguinte:
    "Apesar da dimensão do clube em causa, que não está em questão, não lhes reconhecemos autoridade para homologação de pavilhões, matéria em que para já até não têm grande experiência"
    (http://www.record.xl.pt/Modalidades/Andebol/interior.aspx?content_id=921383)

    Um clube que se diz grande e eclético e nem um pavilhãozito tem para amostra! Vocês são uma COMÉDIA!!!! AHAHAHA

    Força aí na Missão, Parvalhão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ler isto só me vem a cabeça a felicidade e a sorte que tenho em fazer parte da grande família Sportinguista!

      Obrigado Maça podre por me alegrares o dia .... volta sempre!

      Eliminar
    2. JM, convém reduzir a dose dos gases hilariantes que aparentemente anda a consumir... isso não deve fazer bem à saúde...

      Eliminar
    3. Monte de esterco dos lados da VCI

      Entendo que a excitação de ganhar algo de forma limpa e o gosto estranho que isto lhe está a provocar provoquem este tipo de confusão mental.

      Quanto ao pavilhão, deveriam era estar bem calados.

      Uns porque Dragão CAIXA, não se refere à forma do pavilhão, mas sim ao sítio de onde veio o pastel para o construir. Uma empresa pública... Os do Águas Santas, porque as condições eram tantas que cheguei a ver vários caramelos que entraram no recinto de jogo provenientes das bancadas durante a confusão que se gerou porque no último lance do jogo, um jogador dos tripas confundiu andebol com MMA.

      Eliminar
  9. Caro Mestre,
    Discordo da interpretação que tem sido dada às últimas palavras do nosso Presidente. Na minha opinião o que elas põem em causa é o trabalho de Inácio, em primeiro lugar porque João Mário já cá estava o ano passado e ainda assim preferiram apostar em craques como Magrão, Shikabala entre outros para o meio campo. Em segundo lugar porque de todas as contratações que foram feitas esta época apenas Nani, de acordo com as palavras do Presidente) faz a diferença e esta foi uma contratação de oportunidade e não fruto do trabalho de prospecção de Inácio e sus muchachos.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar