sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Só pode vir aí uma grande desgraça...

... porque honestamente perante o que é conhecido não vejo motivos para que Bruno de Carvalho tivesse necessidade de fazer este comunicado.

É certo e sabido que a sua presidência (mais o homem do que o trabalho realizado) está longe de gerar consenso no universo sportinguista, mas também não parece haver dúvidas que a esmagadora maioria dos sócios está com ele e reconhece o excelente trabalho que tem sido feito. 

Estar a dramatizar desta forma não é dar demasiado peso e relevo a quem não concorda com ele?

Assumir responsabilidades pelos resultados desportivos? Atendendo à diferença de condições que temos para os nossos rivais, vejo muito mais motivos para elogiar do que para criticar - mesmo considerando que as nossas chances para vencer o campeonato são neste momento muito reduzidas.

Aliás, fico mais com a impressão (bater na madeira) de que a todo o momento estará para rebentar uma notícia terrível para o clube que coloque em causa essa boa imagem que a generalidade dos sportinguistas tem do seu trabalho.

Não gosto nada de um comunicado desta natureza, que acaba por levanta muito mais questões do que aquelas a que responde. Será um pesado foco de instabilidade na mente dos sportinguistas nas próximas semanas. Falando por mim, gostaria de ser clarificado sobre o que estará realmente em causa o mais rapidamente possível.

22 comentários :

  1. eu n sei, concordo com o que dizes, mas fico com a sensação que é um abanão aqueles "Sportinguistas" (e todos conhecemos ou temos um no nosso grupo) que se encolhe perante as adversidades.

    Ainda assim, estou atento e um pouco preocupado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que esses Sportinguistas sejam em número e projecção suficientes para justificar isto. Tal como diz o MdC, cheira-me que se prepara borrasca, e cheira-me a mudanças na estrutura do futebol profissional.

      Eliminar
    2. ou então é um stunt para deixarem o marco trabalhar a equipa em paz enquanto o pessoal brinca às adivinhas sobre o que se passa na direcção.

      Eliminar
    3. "É necessário que os demais envolvidos assumam com a mesma frontalidade a sua quota-parte." --> isto é claramente um recado interno. Não me parece que seja para Marco Silva ou para os jogadores. Inácio ou Virgílio?

      Eliminar
  2. Não gosto. E não quero pensar que possa ser porque vem aí bomba que possa colocar os sócios contra a direcção e por isso é tratar de se re-legitimizar antes. Pode ser apenas a vontade de dar um abanão, para dentro e para fora, ou uma necessidade de se re-legitimizar num momentro desportivo menos feliz o que, a meu ver, não se justifica.

    Ainda assim o que me incomoda mais no comunicado é sentir um lider demasiado preocupado com o que dizem e pensam os seus opositores. Se há uma campanha na CS e de algumas facções de sportinguista contra o Bruno de Carvalho, devem estar neste momento a pensar que afinal está a dar resultado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férenc, racionalmente parece-me que o pior que pode acontecer será um não acordo de renovação com Cédric e Carrillo (que de qualquer forma têm contrato até 2016).

      A reestruturação financeira está fechada e a situação do clube ficará aproximada ao que se esperava no início.

      Não me parece que seja ainda uma decisão do caso Rojo. A campanha na CS é antiga e já sabemos com o que temos que contar. E parece-me que os focos de contestação de sportinguistas, não sendo de ignorar, não têm peso significativo quando confrontado com o apoio que o presidente tem.

      Se é só mesmo o lançamento da AG (sem más notícias por detrás) parece-me demasiada dramatização...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. nao me parece que seja essa a bomba.. e se for algo entre a direcção e a equipa tecnica? uma vez que é sabido que ha divergencias e no proprio comunicado ha alguns recados sobre chavoes romanticos quando se perde.....

      Eliminar
    3. T1, mas o Marco Silva tem sido bastante pragmático nas análises que faz. Foi sempre o primeiro a reconhecer quando as coisas correram mal. Um abraço.

      Eliminar
    4. Não fico nada com a sensação que o 'chavões românticos' seja para o Marco Silva, antes para os jogadores. E parece-me demasiado fogo de artifício apenas para marcar uma AG, mesmo que se pretenda a maior mobilização possível de sócios. Agora que abriu as portas a todo o tipo de especulação, isso não há dúvida.

      Se isto era necessário ou não, espero que o venhamos a saber em breve...

      Eliminar
    5. Inside information caro Mestre quanto ao post e quanto a Cedric e Carrillo?
      Será para desviar atenções do comunicado relativo à equipa B, que não teve, no conteúdo e na forma, grande apego da parte dos sócios e adeptos? Ou terá a ver com a permanência de Nani?

      Eliminar
    6. Tugarão, não tenho nenhuma inside Information, é mesmo só suposição minha em função do que se tem falado. Que comunicado relativo à equipa B é esse? Um abraço.

      Eliminar
    7. Ah, a notícia de que o Sporting impôs condições para continuar com a equipa B... Não me parece, seria o mesmo que usar uma bazuca para matar uma mosca... :)

      Eliminar
  3. Eu vejo isto mais como uma forma dele querer que as pessoas que estão contra ele se manifestem no local mais apropriado, que é a AG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, isso raramente acontece. E a verdade é que as AGs acabam por ser sítios pouco simpáticos para quem contesta... Um abraço.

      Eliminar
  4. Tive a oportunidade de ouvir parte do discurso do Bruno de Carvalho en directo na RTP Informação.Quando ele falou em determinado tipo de sportinguistas deu o exemplo de quem ?,do Luís Duque claro.

    Do Luís Duque porque é o responsável da Liga a qual não deu razão ao protesto apresentado pelo Sporting no caso Benfica- Belenenses.

    Acho que o Bruno de Carvalho está a aperceber-se das dificuldades que vai ter pela frente para gerir o clube com sucesso.É uma mensagem para todos nós apoiarmos o clube pois só assim virão as vitórias.

    Também falou da comunicação social,a merda que todos nós sabemos que é,e também falou da valorização que esses jornaleiros dão a factos sem importância do Benfica e do Porto.No fundo no fundo ele referiu-se à máquina de propaganda que esses clubes tem montada e tão bem recebida e difundida pela comunicação social.

    Não virá tempestade.Bruno de Carvalho vai ficar muitos anos no Sporting !...

    ResponderEliminar
  5. A vida ensinou-me que não devemos sofrer por antecipação, como tal ficarei aguardar calmamente sendo que o SCP terá sempre o meu apoio ... e isso é que é importante os adeptos & sócios estejam com o clube (o que por vezes até pode passar por não estar com o CD).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para não ser mal interpretado ...ex: o caso que levou à saída de GL do SCP!

      Eliminar
  6. A mim parece-me que é apenas para, neste momento em que estamos abaixo das expectativas da direcção, os sócios serem chamados a dar um voto de confiança neste projecto e com isso reforçar a estratégia delineada.

    Por um lado pode parecer que não é nada demais, por outro é importantíssimo a direcção saber que tem apoio dos sócios e dar seguimento a esta cruzada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, o problema está no facto de ter deixado uma série de recados que vão para além do simples pedido de legitimação. E para todos os efeitos a percepção dos sócios é bastante positiva, não vejo grande necessidade disso... Um abraço.

      Eliminar
    2. Sim é verdade que os sportinguistas com que falo, globalmente, estão satisfeitos. Ou pelo menos têm consciência da realidade do clube. Já na blogosfera nem sempre é isso que se vê. E quem se cingir ao que vem na C.S. também não fica com essa ideia.

      Concordo que pode ser um "preparar" para o que ai vem, algumas saídas da estrutura do Sporting ( e quem sai geralmente tenta inflamar). Alguns jogadores que vamos perder, porque simplesmente não temos capacidade financeira para mais e temos de ser intransigíveis em algumas exigências e nem toda a gente compreende isso.

      Quanto ao haver ou não necessidade disso, da minha parte também não acho. Da parte da direcção, uma vez que o principal objectivo da equipa de futebol para esta época está muito complicado se calhar até há.

      Eliminar
    3. Pedro, era bosque BdC tivesse sido mais claro... Agora só nos resta aguentar com toda esta especulação... Um abraço.

      Eliminar