terça-feira, 6 de janeiro de 2015

11 contra 11

Quando se fala no colo que a classe da arbitragem está a dar ao Benfica é normal que se abordem sobretudo a questão dos golos marcados em fora-de-jogo, dos golos dos adversários mal anulados por foras-de-jogo inexistentes (ou, no caso do jogo com o Rio Ave, um fiscal-de-linha que acertou mas que em função da sua posição só podia decidir a favor do atacante), dos penáltis contra o Benfica que ficam por assinalar ou dos penáltis a favor do Benfica que são assinalados com alguma generosidade.

No entanto, há um outro fator que não costuma ser tão mencionado e onde tem havido uma incrível disparidade entre Benfica e os seus rivais: a frequência com que os cartões são mostrados. No passado já fiz um post (LINK) que mostra a forma como os amarelos aos adversários do Benfica começam saem do bolso dos árbitros muito mais cedo do que os amarelos aos adversários do Sporting (com tudo o que significa em termos de condicionamento para o resto da partida), para não falar na enorme facilidade com que os árbitros mostram cartões a jogadores do Sporting.

No entanto, essa análise que fiz não distingue cartões amarelos de cartões vermelhos. Considerando apenas para os cartões vermelhos mostrados na liga até ao momento, vemos que:

  • Jogadores do Benfica - 0 expulsões
  • Jogadores do Porto - 2 expulsões
  • Jogadores do Sporting - 4 expulsões (inclui a expulsão de Nani contra o Estoril, que foi forçada pelo próprio)

Mesmo sem fazer um grande esforço de memória, é evidente que o facto de os jogadores do Benfica não terem visto qualquer cartão vermelho não faz justiça à agressividade que colocam em campo. Por exemplo, Enzo devia ter sido expulso contra o Moreirense e Estoril, e Samaris fez duas faltas para amarelo claríssimo contra o Arouca (vendo apenas 1) - e nestes três jogos o resultado ainda estava em aberto. Ainda ontem Maxi fez uma falta duríssima na primeira parte e foi poupado de qualquer cartão, tendo acabado por ver um amarelo mais tarde por outra falta.

É indiscutível que existe uma tolerância bastante maior para a dureza com que os jogadores do Benfica abordam lances divididos.

Fazendo o mesmo exercício aos adversários dos grandes, as conclusões apontam no mesmo sentido:
  • Adversários do Benfica - 7 expulsões
  • Adversários do Porto - 2 expulsões
  • Adversários do Sporting - 2 expulsões

Em praticamente metade dos jogos deste campeonato, o Benfica chegou ao final dos 90 minutos em superioridade numérica em relação ao adversário. Mesmo considerando que algumas dessas 7 expulsões aconteceram perto do final (o que também se passou em jogos de Porto e Sporting) e acabaram por não ter influência no resultado, a disparidade não deixa de ser enorme.

Fiz um pequeno exercício de como estaria a classificação se congelássemos os resultados no momento em que o primeiro cartão vermelho da partida é mostrado, ou seja, uma espécie de tabela classificativa enquanto ambas as equipas em campo têm 11 jogadores. Eis o que aconteceria aos 10 pontos que o Benfica tem de avanço:



Não estou a dizer que as expulsões aos adversários do Benfica sejam todas injustas, mas o que é facto é comparando as expulsões a favor e contra dos 3 clubes vemos que:
  • o Benfica tem um saldo de +7 
  • o Porto tem um saldo de 0
  • o Sporting tem um saldo de -2 (ou -1, se omitirmos a expulsão de Nani)

Se ao menos o futebol do Benfica se caracterizasse por uma avalanche ofensiva de tal forma superior a Porto e Sporting, até se compreenderia que os adversários se vissem obrigados a cometer bastante mais faltas merecedoras de duplos amarelos e expulsões - mas definitivamente não é esse o caso.

E se comparássemos a disciplina das três equipas nas competições europeias ficaria tudo ainda mais estranho, já que o Benfica foi a equipa mais indisciplinada das 32 em prova...

65 comentários :

  1. KO! Mestre wins :)

    É que é tão descarado... Não podemos sequer dividir o nani que os amarelos que já levou neste campeonato são mais que os que levou em 4 épocas de premier league!!!!!! E o Enzo vai acabar o campeonato espanhol está época com média de 1 amarelo por jogo, vai uma aposta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é certa: o Enzo vai ter que reduzir a agressividade que se habituou a usar por cá...

      Eliminar
  2. Gosto da "estranheza" do último parágrafo.
    Coincidências!

    ResponderEliminar
  3. Era nisto também que eu gostaria de ver nas "paineleirices" das televisões...
    Conjuntamente com a "novela" em torno dos problemas do Sporting...haver pelo menos um dos "paineleiros" a abordar esta problemática "da cadeirinha"...para levar o benfica ao título...

    Mas isso chama-se decência e é demais pedi-la a quem a não tem...

    ResponderEliminar
  4. MdC

    Discordo da sua análise acerca da dualidade de critérios constante quando é para o Benfica e quando é para os adversários !...

    Aliás desde já lhe digo que o árbitro Paulo Baptista errou ao mostrar o cartão amarelo ao jogador Tony do Penafiel.O árbitro Paulo Baptista foi demasiado brando para a gravidade da infracção.O árbitro Paulo Baptista deveria aplicar as leis da corrupção desportiva e como tal deveria ter mostrado o cartão vermelho.Não se compreende como só mostrou o cartão amarelo e como tal deverá ir directo para a jarra.

    Esse árbitro meio corrupto deveria pôr os olhos no Capela,deveria pôr os olhos no Mota,deveria pôr os olhos nos fiscal de linha do Benfica-Rio Ave,deveria pôr olhos no árbitro do Boavista-Benfica,no fiscal de linha do Setúbal-Benfica,deveria pôr os olhos no árbitro do Moreirense-Benfica,deveria pôr os olhos no Vasquinho do Estoril-Benfica.

    Enfim só pode ser burro esse Paulo Baptista pois com tantos corruptos à sua volta e ainda não aprendeu.

    Eu lembro-me quando tinha 10 ou 11 anos de idade e um lance de futebol daqueles provocava logo uma guerra entre as equipas.Agarrar a camisola a um adversário da forma que o Tony fez era de uma gravidade tal que o jogo ficava parado uns 15 minutos.Mas aquilo era coisa de moçarada,tempos de escola.

    Mais uma vez digo aquele jogador do Benfica com ar de paneleiro de nome Jonas a partir do momento que levanta a mão o Sr Paulo Baptista só tem de seguir as leis da corrupção desportiva da época 2014-2015 e expulsar o infractor.Jarra com o homem.Uma coisa é certa o Jonas Paneleiro já sabe pra que lado é que a merda vai.

    ResponderEliminar
  5. Só não vê quem não quer.
    É continuar a assobiar para o lado e, diariamente, ver e ouvir as odes ao JJ e Vieira porque são "muita fortes" e mesmo a vender os melhores jogadores vão à frente destacadíssimos. E, no fim, lá virá a lenga lenga de "quem vence é sempre justo" ou os "erros de arbitragem acabam por ficar distruibuidos pelos 3 grandes".

    Siga.
    Só quem não viveu nos últimos 30 anos é que nunca viu isto.

    (mais um bom trabalho, Mestre)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, o que seria do Benfica se em vez de estar destacado na liderança, estivesse mais ou menos a par com Benfica e Porto, fora da europa e fora da taça? A contestação apareceria, e a pressão seria bastante superior. Estas coisas alimentam-se umas às outras. Não é só os pontos que têm a mais, mas a carga psicológica de que estão dispensados de terem que correr atrás dos outros. Um abraço.

      Eliminar
  6. Bom post. Pena nao se verem este tipo de analises na imprensa

    ResponderEliminar
  7. Tem sido tão óbvio, mas ao mesmo tempo tão subtil. É nos amarelos, nos vermelhos, nos fora-de-jogo, nos golos anulados, nos jogadores impedidos de jogar. Alguém se lembra de um erro de arbitragem que tenha penalizado (com pontos) o carnide em 17 jornadas? Eu não.

    ResponderEliminar
  8. Excelente análise, Mestre.

    Esta é uma demonstração de que os árbitros portugueses são, sem ponta de ironia, muito bons. Filhos da puta e ladrões, mas bons. E o Proença, sem dúvida, o melhor de todos. Porque sabem condicionar um jogo sem dar tanto nas vistas nem, na maioria das vezes, ter que recorrer ao desespero de inventar penálties no ultimo minuto. Isso era para os Martins dos Santos, Soares Dias (pai), Isodoro Rodrigues, Elmano Santos e outros. Há uma evolução e uma sofisticação nos métodos. A pouca vergonha, no entanto, é a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que são muito bons, Férenc. O próprio Enzo chegou lá fora e disse na cara do árbitro do Valência - Real que "és muy malo"...

      Mas concordo, hoje em dia sabem condicionar o jogo de outras formas mais discretas que não os penalizam na classificação. Só os burros como o Capela é que ainda usam os métodos antigos.

      Eliminar
  9. E ainda deviam ser mais... Pelo menos o Santos, o Micael e o Central do Penafiel deviam ter sido expulsos com vermelhos diretos e não foram.
    Mdc você mesmo diz que não avalia se são corretos... Ou seja só conta os números e nessa perspectiva deve se poder bater nos jogadores do Benfica pois se levarem vermelho é mais um a aumentar os números.
    Já agora registar a coerência de afirmarem que o samaris faz 2faltas para amarelo e devia ser expulso quando para os tonys da praça a desculpa é que só fez 3 faltas (o que é só mais uma das vossas mentiras a ver se pega) e para os Santos e Rubens da praça a desculpa é que foi a 1a (e por isso pode decapitar o jogador).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao final do campeonato ainda vou ler alguém a dizer que o nani ser expulso é a prova de que o Benfica é beneficiado... Deixem passar mais umas jornadas e esquecem -se de como foi a expulsão e só vêem o nr 1 nos vermelhos e lá vem s teoria da conspiração.

      Eliminar
    2. Não é teoria da conspiração, Nuno. É um facto. O vosso clube não sofre erros graves de arbitragem como TODOS os outros. Beneficia de mais expulsões do que TODOS os outros. Em caso de dúvida, é sempre beneficiado. Diz-me um erro que tenha retirado pontos ao teu clube?
      Eu não sei se é premeditado ou não. O que eu sei é que esta nova geração de árbitros tem medo de prejudicar o benfica e por isso vai apitando feliz da vida.

      Eliminar
    3. Isto vindo de quem tem um caceteiro ultra protegido como o Maxi so pode ser para rir.
      Mas pensando bem, nao e admirar quando o seu treinador vem-se queixar das faltas do Braga depois da sua equipa ter feito 28 faltas no Dragao

      Eliminar
    4. https://www.youtube.com/watch?v=1bIQIlcCdAA

      até lá dentro há a noção do proteccionismo (e do ridículo dessa situação)

      Eliminar
    5. Coitados ainda se sentem prejudicados !...o lampião é mesmo ridículo.

      Eliminar
    6. Miguel acho que o jogo dos 3 pênaltis e das 2 expulsões em Braga chega para exemplo.
      Hugo podíamos falar do Maurício das cotoveladas que dá cada x que disputa uma bola no ar. Já agora se o maxi é assim tão mau pq é que lá fora também não leva mais vermelhos (pelo Benfica e pelo Uruguai) do que cá. A vossa teoria é que este ano levamos mts cartões lá fora mas esquecem -se que isso aconteceu apenas este ano e esquecem -se que a qualidade das equipas do nosso grupo da Champions não era a mesma que temos na liga. E é isso que vocês não percebem...que quando perdem é porque os outros são melhores (tal como nos) mas quando ganham (ou pseudo ganham) querem loas de grandeza. Como diz o nani..quem não sabe perder tb não sabe ganhar.

      Eliminar
    7. LOL dos 3 penaltis quantos foram a favor do Braga !? 2 !?

      "Como diz o nani..quem não sabe perder tb não sabe ganhar."

      Quando perceberes o significado do que Nani disse escreve ... é que pelos vistos não fazes a mínima.


      Eliminar
    8. Queres cotovelos, ò Martins? Toma lá cotovelos e mais.

      https://www.youtube.com/watch?v=2TUXgx78vqk
      https://www.youtube.com/watch?v=pc3KGCo-CdU
      https://www.youtube.com/watch?v=kiCUnBqMEwE
      https://www.youtube.com/watch?v=n958BaKBj2I
      https://www.youtube.com/watch?v=Mq8QLsfcdNg
      https://www.youtube.com/watch?v=ghu_rc4_4SM
      https://www.youtube.com/watch?v=mgON1s8mnzg
      https://www.youtube.com/watch?v=_8hkv7gf4zw

      Diz-me lá destas quantas mereceram expulsão. Devías estar mas é caladinho...

      Eliminar
    9. Eu de repente lembro-me do Maxi a ser expulso em Stamford Bridge e a ser expulso no Mundial.

      Eliminar
    10. Ou seja numa carreira internacional lembras -te de 2 vermelhos... Realmente é um caceteiro.

      Eliminar
    11. Sérgio 3 pênaltis e 2 expulsoes (1 aos 10m).
      Explica -me lá pf o significado das palavras do nani? Desde que não digas que foi a cs que as inventou...

      Eliminar
    12. O Samaris esta a aprender bem com ele

      Eliminar
    13. O Nuno esquece-se de dizer que desses 3 penaltis, 2 sao a favor do Braga.
      Nao vou alimentar mais o troll para nao estragar este bom blogue

      Eliminar
    14. Ontem à noite andava um gajo na minha rua a gritar: "Apanhei-te Bruno de Carvalho!". Passado alguns minutos acho que a Polícia também o apanhou. Acho que era este Nuno Martins! O homem que vive mais o Sporting que o seu próprio clube é gajo para andar à meia-noite a gritar no meio da rua pelo nosso Presidente!

      Ps: A história do gajo a gritar no meio da rua é verídica. O BdC afecta mesmo os carnidenses.

      Eliminar
    15. 'Já agora se o maxi é assim tão mau pq é que lá fora também não leva mais vermelhos (pelo Benfica e pelo Uruguai) do que cá.'
      Por acaso leva, ò Martins. E bem mais:

      Selecção: 97 jogos - 2 vermelhos directos
      Benfica (internacionais) - 39 jogos - 1 vermelho por acumulação
      Benfica (nacionais) - 275 jogos - 1 vermelho por acumulação

      Ou seja, o Maxi fez mais do dobro dos jogos em competições portuguesas do que em competições internacionais e viu 3 vezes menos vermelhos. Agora, vais inventar o quê?

      Eliminar
    16. Dash se me viste deve ter sido a sair do quarto da tua mãe.
      Meszsros mais1x tenho de vos explicar que a qualidade das equipas que de enfrenta lá fora Não é igual a dss equipas que se enfrentam na liga. Para vocês um cartão é um cartão...não percebem que ha cartões por coisas diferentes e que é mais provável levar cartões a enfrentar uma oposição mais forte do que uma mais fraca... Como para vocês são todos fracos e vocês não ganham nada devido a uma conspiração contra o vosso clube não conseguem reconhecer porque uns ganham mais xs...

      Eliminar
    17. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    18. Falaste à toa e continuas a falar à toa.

      "Já agora se o maxi é assim tão mau pq é que lá fora também não leva mais vermelhos (pelo Benfica e pelo Uruguai) do que cá." Já te demonstrei que é mentira: Leva 3 x mais vermelhos lá fora do que em Portugal.

      Agora arranjaste outra desculpa: "É mais provável levar cartões a enfrentar uma oposição mais forte do que uma mais fraca". Isso é tão válido para competições nacionais como para jogos internacionais (na selecção e até para vários jogos da Liga Europa e Liga dos Campeões). Na selecção, por exemplo, achas que o teu Maxi só joga contra os tubarões e em campeonatos do Mundo? O teu Maxi, dos 97 jogos pela selecção, 41 foram particulares e muitos contra potencias do futebol mundial como a Arábia Saudita, a Irlanda do Norte, a Eslovénia, a Austria ou o Omã... Continua a mandar postais, ò Martins.

      Já agora, para a próxima jornada 'pode ser' o João Ferreira? É que assim, realmente, reconheço 'porque uns ganham mais vezes...'

      Eliminar
    19. Acho extraordinário como tentam fazer passar que o facto de o Maxi ter sido expulso apenas 1 vez em Portugal (e foi aos 89') é algo de normal...

      Eliminar
    20. Que piadola tão inteligente, sofisticada e elaborada, Nuno Martins! Já percebi que estamos a falar com alguém muito "especial". O que é que eu estou a dizer... claro que tens de ser "especial"! Um gajo cuja a maior satisfação é vir dizer umas idiotices para o blog de um clube adversário é mesmo "especial". Mas ainda bem que ele cá vem. Todas as aldeias têm o seu idiota.

      Eliminar
    21. Dssh tu é que vens comecar com as piadas por isso levas na mesma medida...eu venho aqui falar de futebol... Tu disso ainda não disseste nada. A minha satisfação a nível desportivo é ganhar e ser campeão...
      Meszaros se não percebes a diferença de valor da oposição e o que isso implica fica difícil...para vocês são todos fracos... Este ano continuam sem ganhar nada aos fracos. Quer comparar quantas expulsões tem o mauricio em Portugal comparando com os jogos no Brasil e na Europa? Para lhe demonstrar que só olhar para os nrs não explica nada.
      Mdc vocês têm sempre de ter um alvo predileto classificado como o caceteiro... Ja foi o javi, o matic, o enzo, agora o samsris...faz parte da teoria do choro.

      Eliminar
    22. Não discuto futebol com o idiota da aldeia. Falar de futebol com lampiões acima de um determinado calibre de idiotice é como tentar explicar física quântica a um macaco.

      PS: e não te iludas, o que tu fazes não tem nada a ver com discutir futebol.

      PPS: e se voltares a comentar o que escrevi não contes com resposta, falar com o idiota da aldeia só tem piada até um certo ponto. Passando esse ponto é apenas aborrecido.

      Eliminar
    23. Tu é que apareceste armado em parvo com as vossas estórias e meteste o meu nome ao barulho... E o idiota sou eu? 3Comentários e só mandas bocas para o ar... Queres ver como até nisso te ganho... Vais a 10! Pum... Rebentaste! Comenta de novo quando ganhares um dérbi...

      Eliminar
  10. O Enzo em espanha já se queixa :) ... estou para ver quando tempo vai demorar até ser expulso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Enzo no 1º jogo que fez levou um amarelo logo aos 30m de jogo. looooool

      Eliminar
    2. O facto de o amarelo ter resultado de reclamar junto do árbitro por este lhe ter assinalado uma falta inexistente sobre o Marcelo não conta para a sua análise? Nem o facto de o Enzo ter sido titular no primeiro jogo que fez pelo Valência e, só por acaso, ter ganho 2-1 ao campeão e atual líder do campeonato?

      Eliminar
  11. Ontem os Bs, hoje os juniores, Benfica 2 - Sporting 0.
    http://www.record.xl.pt/emdireto/?id_game=78498&id_post=2218637

    19 pontos de diferença, o treinador já pode ser despedido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho interessante ver o delírio pelos 19 pontos de diferença. No ano passado, a vossa equipa de juniores terminou a 1ª fase a 15 pontos do Sporting. Significa que eram maus, é?

      Eliminar
    2. "Delírio"? Parece-me que são reais os 19 pontos.
      "Maus"? Alguém se referiu à qualidade de algum ou alguns jogadores? Ah, ok! Foi esse o delírio!
      Oh Mestre, trate dessa gripe. No Sábado parece que o impediu de ir ao estádio e parece que não está a melhorar! Hoje, Terça, parece estar a entrar em Delirium Tremens. As melhoras!

      Eliminar
    3. A boca não era para a qualidade dos jogadores, meu caro? É que sinceramente para mim é a única coisa que interessa. Se aproveitarmos 2 ou 3 desta fornada para mim é uma aposta ganha. Fique lá com os 19 pontos de avanço, então. Parabéns pelo 1º lugar na 1ª fase.

      Eliminar
    4. "Boca"? Não mandei "boca" nenhuma, fiz apenas constatações de factos e levantei uma questão legítima na sequência da seguinte notícia: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=922703

      Só queria relembrar que a Holdimo é proprietára de 30% da SAD do Sporting e, por sua vez a Holdimo é detida por vários empresários angolanos, entre eles Álvaro Sobrinho, dono da Newshold, acionista da Cofina - grupo que detém o Record. Depois deste breve parêntesis podem começar a desmentir a notícia e a apelidar o Record de pasquim.

      Ver na pura realidade dos factos uma "boca" apenas confirma o que o sportinguista Riga referiu, a habitual "mania da perseguição ao Sporting".

      Porra, que a realidade incomoda muita gente!

      Mas eu não tenho culpa que a vocês custe aceitar a realidade. Vocês preferem viver na negação, constroem a toda a hora um universo paralelo onde é tudo cor-de-rosa em Alvalade, e quando confrontados com a realidade voltam a re-escrever a magnífica ficção da "maior potência desportiva nacional", agora também disponível em Banda Desenhada!

      Eliminar
    5. E é isto! Os outros têm a mania da perseguição, vivem numa realidade paralela, nós ganhamos a tudo e a todos, e não há conspirações no futebol, só a da Holdimo e do Record. Nem pensar em que o facto de se ter 30% de uma SAD não implica necessariamente ter uma linha editorial favorável. Basta por exemplo querer correr com a administração que lá está. Ah, que ideia parva, lá estou eu na realidade paralela. Devia começar a fazer como o Riga, a falar em síndrome da conspiração antes de falar numa conspiração contra... mim???!!!... Hmmm... Ou então a ir aos blogs dos rivais, que é uma coisa muito inteligente de se fazer, mas para elogiar o caminho percorrido. Nada de ironias, só enaltecer a qualidade do presidente, do treinador, de todo o vasto e rico plantel, nem uma palavra para arbitragens, dívidas, fundos, nada. Só elogios, pontos de diferença para os adversários, pote 1 na Champions, etc, etc, etc. Eh pá, acho que é isso, acho que é isso.

      Eliminar
    6. Mestre, não vale a pena! Diga-lhes que sim, que têm uma grande formação. Assim, temos dois efeitos positivos. Eles vão embora e o ambiente fica desinfestado e pode ser que pressionem os dirigentes a apostar nos marretas que ontem ganharam em Alcochete a jogar à Boavista!

      Eles são mesmo bons. Tão bons, que já vejo o Belenenses, o Arouca e o Marítimo a esfregar as mãos...

      Queria ainda deixar uma palavra de apreço ao Ozébio. Sabemos pelo exemplo do ROC, que não é fácil largar a bebida, mas o Zé do Tremoço há um ano que não toca em álcool. Há que elogiar o sacrifício!

      Eliminar
    7. Nunca...eles vivem as bds que o mestre faz como sendo a realidade..depois quando são confrontados com a realidade dizem que está tudo contra eles..uma conspiração.

      Eliminar
    8. Então tome lá outra constatação de um facto: nos seus acionistas também tem lá uma figura que dá €14M de prenda a amigos. Espero que o meu caro NFES seja qualquer dia abençoado por tamanha vontade.

      A Holdimo via Newshold tem 3% da Cofina. Não é propriamente uma posição que lhe permita orientar linhas editorias. Esta é outra constatação de um facto.

      Tem mais alguma constatação de facto avulsa para comentarmos (de preferência mais colada à realidade do que a última)? Não voltarei a cometer o erro de chamar-lhe de "boca"...

      Eliminar
    9. Aproveito para constatar outros factos:

      Facto: o construtor José Guilherme tem 3,78% da SAD do Benfica. Deu uma prenda de 14 milhões de euros ao Salgado, até ver, com dinheiro seu.

      Facto: o banqueiro Álvaro Sobrinho, suspeito de ter sonegado para si cerca de 750M€ do BESA (que, por conseguinte, lesaram o BES e, como tal, os contribuintes portugueses), detém, através da Holdimo, quase 30% da Sporting SAD. Até Setembro de 2014 tinha 15% da Cofina, tendo vendido a sua posição e ficado com 3,13% (após compra do jornal I, que se juntou à detenção do jornal SOL). Achar que o Sporting não tem influência, mesmo que indireta, na comunicação social portuguesa, é negar a verdade...mas sinceramente não me parece sequer um facto relevante para o caso.

      Eliminar
  12. Sinceramente, não consigo compreender como é que há gente que se considera benfiquista, ou portista, ou seja que merda for e passa a vida em blogs geridos por sportinguistas e claramente afectos ao Sporting. Dedicam mais tempo da vossa vida a saber coisas sobre os rivais, do que a tentarem saber coisas sobre o vosso clube? Isso não é estranho? Não há blogs benfiquistas onde possam discutir a situação do Benfica e gozar com Porto e Sporting em "família"? Se ainda viessem discutir com posturas decentes, mas não, vêm simplesmente meter nojo e estragar conversas/debates que podiam realmente ser pertinentes.

    Gostam de fazer lixo nos blogs e não têm sequer o mínimo de noção do nível de estupidez que atingem. Já visitei links de blogs portistas e benfiquistas, mas nunca me atrevi a comentar, mesmo que dissessem algo negativo sobre o meu clube, porque simplesmente fui educado a não ser ridículo na "casa" dos outros.

    Um conselho para o mestre, era bom que se evitasse isto. Ou estes gajos aprendem a ter uma postura decente e falam sobre futebol dizendo coisas que realmente interessem e até possam ser dignas de debate, ou então ponham-se a monte para os blogs do benfica e do porto, porque são eles que fazem com que muita gente deixe de visitar e se interessar por blogs.

    Relativamente ao post, não há nada de surpreendente. Este ano tem sido às claras, sem qualquer tipo de disfarce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso porque gosto da análise de arbitragem do mdc... Mas os benfiquistas que passam aqui falam de futebol...alguns como tu sobre isso nem argumentam. Atacam o mensageiro não a mensagem.

      Eliminar
    2. No fundo é a necessidade de se expressarem para, no fundo, acreditarem ainda mais que o que afirmam é a realidade.
      Claro que não comentam nos blogs dos clubes, tirando aqueles em que é para injuriar outros. Como a linha de pensamento é limitada - como aqui vemos -, só mesmo em comentários injuriosos.
      De resto é o lema dos pinguins de Madagáscar: "Just smile and wave, boys. Smile and wave..." http://images4.fanpop.com/image/photos/20700000/Just-smile-and-wave-boys-penguins-of-madagascar-20799079-500-240.gif

      Como na obra de George Orwell, Nineteen Eighty-Four: "Se ele diz que dois e dois são cinco - bem, dois e dois são cinco."

      Ignorem essa gente, eles que demonstrem o ridículo que são.
      Pena é não virem os verdadeiros adeptos educados daqueles clubes. Lá está, "Se ainda viessem discutir com posturas decentes, mas não, vêm simplesmente meter nojo e estragar conversas/debates que podiam realmente ser pertinentes.". Implica ser alguém no mundo.

      SL!

      Eliminar
    3. Claro que o homem quer falar de futebol! Se anda a ver os jogos da sua equipa é que deve andar mesmo a ressacar... Falar é mesmo o mais perto que ele tem estado.

      Eliminar
    4. Sim Nuno Martins, a tua análise mais profunda deve ter sido esta:
      "Dash se me viste deve ter sido a sair do quarto da tua mãe."

      Isto e futebol são sinónimos, gémeos, siameses. Foi a última resposta que te dei, porque não estou mesmo para alimentar parvoíce. Se quiseres discutir futebol, diz coisas sérias e não estejas sempre em tom provocatório, com comparações ridículas e com piadas ofensivas.

      Eliminar
    5. Jorge Antunes vai ler o conversa toda e ve quem começou... Para responder a um comentário sem nível tem de se baixar ao mesmo nível.
      André a minha equipa é detentora de todos os títulos nacionais e a tua? Queres mais... Só vais a 10.. Domingo levaram na cabeça nos b, 3a nos juvenis... Futebol? Vocês só falam de arbitragem e conspirações.

      Eliminar
    6. Jpereira a verdade é que vocês não estão fortes... Estão muito fortes. Já agora vão na frente em algum campeonato? O torneio do liceu de xinquilho não conta. Ainda bem que nós é que estamos enganados e vamos em 1o em quase tudo (o que interessa). Vai vendo o Madagascar que sempre é mais próximo da realidade do que vocês de serem campeões.

      Eliminar
  13. MdC, mais um excelente post... nota 10

    Pessoal deixem o "K7 Martins" e o "Nunca fiquei com o disco riscado" em paz, eles também têm direito à opinião deles, no entanto aqui fica um link com informação bastante útil para quem queira argumentar com eles:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29#Combate

    SL

    ResponderEliminar
  14. Meu caro,

    Estes dados têm a meu ver uma consequência mais pesada. Vimos e continuamos a ver jogadores do Benfica a dar pau o jogo todo. Fazem-no porque sabem que não podem levar troco. Se levarem troco, os adversários são expulsos. Não é só injustiça. É cobardia.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rui. Os jogadores não são parvos e percebem quando têm licença para bater. E do outro lado já sabem o que lhes espera se responderem na mesma moeda. Um abraço.

      Eliminar
  15. Tanta Enrabadela deve doer... É nos B, juniores A e B, iniciados, os seniores a 10 pontos. Comecem a usar Vaselina senão estão fodidos, e já agora indo á farmácia tragam o Rennie também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usar "enrabadela" com E maiúsculo?

      Bem, a mim também sempre me ensinaram a tratar com respeito as coisas que mais gostamos...

      Eliminar
    2. Oh Ricardo sai lá do armário ... o facto de andares sempre a falar em "enrabanços" não faz de ti mais ou menos rabeta do que já és!

      SL,

      Eliminar