domingo, 4 de janeiro de 2015

A defesa foi o melhor ataque

Este foi provavelmente o jogo mais sólido que o Sporting conseguiu realizar esta época. O Estoril vale mais do que a atual classificação deixa transparecer, causou imensos problemas a Benfica e Porto, mas hoje em Alvalade simplesmente não existiu graças sobretudo à forma como o Sporting impediu que construísse jogo. 

Do ponto de vista da nota artística as coisas andaram frouxas durante a primeira parte, mas o Sporting controlou sempre o jogo, teve algumas oportunidades para marcar, e justificava perfeitamente a vantagem que tinha ao intervalo. Na segunda parte a produção ofensiva foi bastante mais evidente (João Mário entrou bem no jogo e o Estoril começou a arriscar mais), tendo como consequência mais dois golos e uma mão cheia de oportunidades de golo iminente. Vamos aos destaques:



Positivo

Defender em 80 metros de terreno - serão poucos os segredos sobre este Estoril que Marco Silva não conhecerá, e isso pode ter sido importante na forma como o Sporting começou a ganhar o jogo através da forma como defendeu desde a entrada da área adversária. O Sporting impediu que o Estoril construísse jogo através de uma pressão intensa em todo o campo, que foi incapaz de contornar esta malha que foi colocada à sua volta. Os visitantes não criaram qualquer lance de perigo enquanto o resultado não estava decidido, e ainda cometeu vários erros forçados que geraram situações de golo para o Sporting.

Bis de Adrien - que Adrien costuma ser o pulmão da equipa não é novidade para ninguém, mas hoje foi absolutamente decisivo. Um enorme golo a desbloquear a partida e outro de penálti a fechar a contagem, que surgiu de uma jogada que foi o próprio Adrien a criar ao recuperar a bola e entregando-a em bandeja de ouro a Carrillo, que sofreria de seguida a falta. Inevitavelmente a figura do jogo.  

Jefferson de volta - um regresso que se saúda de um perigo ambulante para o centro da defesa dos adversários, apesar de ser um lateral. A verdade é que lhe bastam três palmos de espaço para sacar um cruzamento teleguiado para as costas da defesa que põe em pânico os centrais adversários. Boas iniciativas ofensivas, cruzou para Carrillo na jogada do primeiro golo, e fez uma excelente combinação com Slimani no lance do segundo.

Fonte: Twitter do Sporting CP

Até já, Slimani - mais um jogo de grande qualidade, sobretudo pelo excelente trabalho e intensidade na pressão sobre os defesas adversários. Teve duas oportunidades de golo: numa a bola bate no braço de um defesa do Estoril (pareceu penálti) e no outro marcou com grande oportunismo. Esperemos que não faça muita falta nos próximos jogos.

A genialidade de Nani e Carrillo - Nani acabou por não estar envolvido diretamente em nenhum golo, mas teve pormenores absolutamente deliciosos. Seja na condução da bola, nos incríveis passes a desmarcar companheiros ou naquela dança no interior da área do Estoril que só por um enorme acaso não acabou em golo, já nos habituámos a esperar que aconteça magia quando toca na bola. Carrillo foi absolutamente explosivo: esteve em dois golos (criando o lance do primeiro - com a colaboração de Anderson Esiti - e sofrendo o penálti que deu origem ao terceiro), teve uma jogada fabulosa no princípio do jogo que terminou com uma bomba de fora-da-área defendida muito a custo por Kieszek, e mais uma mão cheia de boas iniciativas. Está a crescer a olhos vistos, e isso reflete-se na consistência do seu futebol.

A expulsão de Nani - não é bonito ver coisas destas acontecerem, mas era inevitável. Esteve bem a estrutura de futebol ao dar o recado a Nani para forçar o segundo amarelo. Entre estar ausente contra o Famalicão ou contra o Braga, a escolha era óbvia. O problema está nos regulamentos: não se percebe porque é que não obrigam que as suspensões sejam cumpridas todas na própria competição.


Negativo

Amarelos escusados - Nani vê o primeiro amarelo por protestos. Tinha razão no objeto do protesto (sofreu uma falta à entrada da área que Artur Soares Dias não assinalou), mas já devia saber que não pode esperar grande tolerância dos homens do apito. O outro amarelo foi para Maurício, por causa de uma falta dura perto da linha do meio-campo (!), num lance que não trazia qualquer perigo para a nossa baliza... mais palavras para quê?


Exibição de muito bom nível contra um adversário complicado. Terceira vitória consecutiva para o campeonato no meio de um ciclo complicado (Nacional, Estoril, Braga e Rio Ave). Regresso de dois jogadores importantes que estavam ausentes por lesão. E, acima de tudo, pacificação entre presidente e treinador. Nada mau para começar o ano.


14 comentários :

  1. Aos destaques só acrescentava mesmo o posicionamento defensivo do Carrillo e a exibição seguríssima do Cédric. Em relação ao Carrillo, está-se a tornar um jogador muito mais completo e foi um dos principais recuperadores de bolas na nossa defesa. Sempre acreditei no seu potencial, apesar de me ter irritado várias vezes, mas esta época está a dar muito daquilo que prometia e sei que ainda consegue dar mais. Em relação ao Cédric, apesar de não ter estado em evidência em termos ofensivos, esteve muito seguro e secou completamente aquele que eu considero ser, um dos melhores jogadores do Estoril (não sendo nada de extraordinário), o Kuka.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A exibição de Cédric também se deve ao trabalho defensivo de Carrillo que foi simplesmente extraórdinário ! Defensivamente, gostava de salientar a exibição de Paulo Oliveira que em cada jogo está a provar o porquê de o Marco Silva ter apostado nele.

      SL

      Eliminar
    2. É verdade, falhou-me referir o esforço defensivo de Carrillo. Esteve de facto muito bem a apoiar a defesa. Cédric e Paulo Oliveira também estiveram muito sólidos, como já começa a ser costume. Um abraço.

      Eliminar
  2. como foi dito, o nani foi burro no primeiro amarelo e inteligente no segundo

    o Slimani na primeira parte andou a tentar ser expulso( teve 2 entradas a varrer sobre gajos do Estoril, a primeira delas já com a bola fora do campo)

    e temos de voltar a chamar o gémeo bom do William para os jogos, é que constantemente andar a jogar com o gémeo mau não é nada bom

    no lance do penalty tenho a impressão que o carrillo se trocou todo e com isso enganou o defesa.

    de resto tenho a impressão que existem 2 penaltys por marcar( um na primeira parte por mao do defesa e a seguir ao penalty assinalado fiquei com a ideia que existe outro mais nítido do que o que foi marcado)

    de resto interessante a reacçao da bancada ao nome do treinador durante o anuncio da constituição das equipas, interessante também o recado dado pela juve leo ao ze Eduardo e o facto de terem estado a cantar durante 10 minutos a musica dedicada ao treinador.

    quanto ao suposto baile que o jose Eduardo deu na sic noticias, epah ele passou o tempo todo a dizer que não disse nada, que foram manipuladas as suas declarações, quando ao que ele disse ao paulo farinha alves, mesmo não simpatizando com o homem, o que o José Eduardo fez foi uma falta de respeito e oportunismo, tentando sempre cortar a palavra e o dizer que certas pessoas não podem dar a sua opinião por terem feito parte de certas direcçoes, ou que as suas opiniões valem menos do que as outras é uma falta de respeito, porque o Sporting não existe desde 2013 como muitos por ai querem fazer parecer, existe desde 1906 e todos têm o direito a opinião da mesma forma, ninguém é proscrito , nem todos os que apoiam esta direcçao são os verdadeiros Sportinguistas e únicos donos da verdade.

    e oportunismo porque o mesmo jose Eduardo que agora até lanbe o chao por onde esta direcçao passa, desde 2003 que o faz o mesmo a todas as direcçoes de forma a manter o seu negocio( que acaba em 2016, mas já o conseguiu renovar ate 2020)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “de resto interessante a reacçao da bancada ao nome do treinador durante o anuncio da constituição das equipas”

      Presumo que se chamassem o nome do presidente, iriam haver apupos, todos iriam assobiar, é isso?

      interessante também o recado dado pela juve leo ao ze Eduardo e o facto de terem estado a cantar durante 10 minutos a musica dedicada ao treinador.”

      Música do treinador, por acaso não te estás a referir à musica que os OCS deram nestas ultimas 2 semanas a vários adeptos que emprenham pelos ouvidos?
      Ou será antes esta? https://www.youtube.com/watch?v=QRg9G7Fy340

      “quanto ao suposto baile que o jose Eduardo deu na sic noticias, epah ele passou o tempo todo a dizer que não disse nada, que foram manipuladas as suas declarações, quando ao que ele disse ao paulo farinha alves, mesmo não simpatizando com o homem, o que o José Eduardo fez foi uma falta de respeito e oportunismo, tentando sempre cortar a palavra e o dizer que certas pessoas não podem dar a sua opinião por terem feito parte de certas direcçoes, ou que as suas opiniões valem menos do que as outras é uma falta de respeito, porque o Sporting não existe desde 2013 como muitos por ai querem fazer parecer, existe desde 1906 e todos têm o direito a opinião da mesma forma, ninguém é proscrito , nem todos os que apoiam esta direcçao são os verdadeiros Sportinguistas e únicos donos da verdade.”

      Não vimos o mesmo debate então. O que eu vi foi um gajo a tentar por um ponto final nesta porcaria toda, após as palavras do presidente e treinador e depois, 4 amélias a tentar a tentar atear o lume(sendo que 2 delas se dizem sportinguistas), no entanto tiveram que engolir umas em seco, especialmente o joaquim rita(que anedota) e o teu querido paulo farinha alves.
      Todos os sportinguistas sabem que o Sporting existe desde 1906, mas felizmente também a maior parte deles sabe o que as anteriores direções fizeram. Felizmente isso não está esquecido.

      “e oportunismo porque o mesmo jose Eduardo que agora até lanbe o chao por onde esta direcçao passa, desde 2003 que o faz o mesmo a todas as direcçoes de forma a manter o seu negocio( que acaba em 2016, mas já o conseguiu renovar ate 2020)”

      ai sim? Uma pesquisa de 5 segundos no Google deu-me logo 2 links assim do nada…
      http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2839682
      https://www.facebook.com/AteMorrerSportingAllez/posts/400154023395961

      Todas as opiniões são válidas, principalmente em relação ao jogo, teu problema Riga, é quando tentas defender godinhos e companhias. Por mais que ponhas “floreados” nos teus posts, quando se vai comparar factos/números, os teus posts não são mais que uma mão cheia de nada tal como são os de todos os croquetistas/roquetistas/chupistas que saíram toca após ano e meio para se tentarem aprorveitar desta situação.

      Eliminar
    2. Riga, pareceu-me claro que José Eduardo tentou salvar a face de alguma forma. Como é evidente fez uma triste figura porque é impossível dar a volta à forma como foi dizendo as coisas ao longo dos últimos dias. De qualquer forma não atirou mais achas para a fogueira, e tentou ajudar a fechar o tema.

      Este no entanto muito bem quando mandou a boca de "sair da toca" a Farinha Alves. Aí tem toda a razão no que disse.

      Quanto ao contrato que ele tem com o Sporting, tanto quanto ouvi por aí acaba em 2018 e - surpresa - não foi Bruno de Carvalho que o renovou.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. E não acho que o William tenha estado assim tão mal. Teve alguns lapsos mas fez um jogo genericamente positivo, na minha opinião...

      Eliminar
    4. na primeira parte esteve um bocado complicativo, tal como em algumas partes da segunda

      quanto ao sair da toca, não se pode querer aceitar todas as opiniões e depois umas valerem mais do que outras , por estas ultimas serem de outras direções

      e não acho que tenha toda a razão em relação ao farinha alves, este não pode ter opinião? ou por ter pertencido a anterior direcçao tem de ficar caladinho?

      pelo que sei este contrato acaba em 2016 e já existe renovação acertada ate 2020

      Eliminar
  3. O José Eduardo mamou a bucha, engoliu e calou. O processo chegou ao fim a contento de todos e mais importante, a contento do Sporting. Pode ser que TODOS tenham aprendido algo com isso.

    O Farinha Alves foi lá ao cheiro a sangue e a tentar reescrever a história.
    Patética a insinuação que a pior classificação de sempre tem responsabilidades repartidas entre a atual e anterior direção. Patética e manipuladora a sugestão que os excelentes resultados financeiros atuais se devem em exclusivo às guidelines e às pérolas deixadas pelo Godinho...
    Além da fantástica presunção de considerarem jogadores que foram vendidos (Rojo, Dier, Bruma e Ilori) são deles e não do Sporting, ignoram as condições contratuais em que foram deixados, ignoram o esforço de racionalização e redução de custos efetuado, ignoram a valorização dos ativos que esta direção conseguiu, a recuperação fantástica de percentagens de passes conseguida quando no tempo destes gestores se vendiam ao desbarato e a retalho para (não) pagar a água e luz. O croquete tinha muita farinha e embaçou.
    Quanto valem hoje Jefferson, Montero, Slimani, William, João Mário, Jonathan, Paulo Oliveira (que jogador!) e qual a % dos passes que temos?

    Nota para uma informação deixada pelo presidente do conselho fiscal no intervalo do jogo de hóquei. No fim desta época o Sporting Clube de Portugal terá capitais próprios positivos!

    A música "dedicada ao treinador" é esta?

    “Do Presidente, ao Director, ao Treinador, nós queremos união, nós queremos união
    Do mais velho ao mais novo jogador, instinto campeão, instinto campeão
    Com o poder da nossa voz, tu vais vencer, tu vais vencer por nós!”

    https://www.youtube.com/watch?v=QRg9G7Fy340

    Enough said...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, não tinha conhecimento dessa nota do presidente do Conselho Fiscal. Boas notícias, sem dúvida (já tinha ouvido de um amigo que costuma estar bem informado que não havia certezas se os capitais próprios passariam a positivos).

      Em relação a Farinha Alves e à figura que elementos da anterior direção têm andado a fazer, mete-me nojo o descaramento que têm ao falarem sobre o Sporting depois do legado que deixaram.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Sar,

      Obrigado pelo resumo do programa onde JE esteve mais uma vez. Espero que tenha sido a última e se dedique aquilo que faz melhor, catering.

      Sobre Farinha Alves, é imagem fidedigna da gentinha que regressou à net nos últimos dias, aproveitando este episódio do treinador para atacar a Direcção. Esta gente sabe perfeitamente que tem muito a responder perante o Sporting e os sportinguistas, pelos seus actos de "gestão". Estando a divulgação dos resultados das Auditorias para breve, há que começar a mexer-se e alimpar a sua imagem.
      Mas só mesmo os sportinguistas de memória curta se podem esquecer do que era o Sporting em Março de 2011...

      E essa de a pior classificação ser responsabilidade da actual Direcção, até tem uma certa razão.
      Alguém sabe qual teria sido a classificação final se Godinho Lopes tivesse continuado à frente dos destinos do clube nessa época?
      Alguém sabe sequer se existiria Sporting neste momento?

      SL
      José

      Eliminar
  4. Grande jogo, principalmente a segunda parte.
    Belo jogo do Carrillo, Adrien e Jefferson.
    Boa 2a parte do William.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, a 2ª parte em geral foi muito bem conseguida. Mané esteve pouco feliz (tentou mas foi sempre inconsequente) mas o resto da equipa esteve toda bem. Um abraço.

      Eliminar
    2. Exactamente, Mané acabou por ser o menos bom da equipa, começou bem mas foi perdendo fulgor.
      Mauricio fez uma falta burra mas no geral esteve bem.
      No global um bom jogo, com uma excelente troca de bola e um Carrillo em altas, basta ver o lance na 1a parte. Ai se aquela bola entra

      Eliminar