sábado, 3 de janeiro de 2015

Esta tarde é o Sporting que joga

Mais 90 minutos de alta pressão é aquilo que nos espera no jogo desta tarde. Um clube transformado num barril de pólvora defronta um adversário incómodo e moralizado pelos resultados que recentemente tem obtido e que - é preciso não esquecer - roubou pontos ao Porto e teria roubado pontos ao Benfica caso o inenarrável Vasco Santos não tivesse feito a 2ª pior arbitragem que esta época já teve a oportunidade de nos mostrar.

Escrevo isto numa altura em que ainda não se conhecem os convocados para o jogo com o Estoril (e provavelmente nem se irão conhecer devido ao blackout), mas aparentemente as notícias deverão ser boas em relação ao onze que mais logo subirá ao relvado de Alvalade: Adrien estará ausente por castigo, mas em contrapartida parece que Nani estará de regresso e Jefferson, que já tinha sido convocado para o jogo do Nacional, teve mais uma semana para consolidar a sua recuperação. Se isso se confirmar, serão dois excelentes "reforços", já que falamos de duas das mais importantes armas ofensivas de que temos disposto esta época.

Adrien e André Martins estão indisponíveis, pelo que as portas da titularidade estão abertas para João Mário. Resta saber quem será o terceiro médio / segundo avançado: não estou a ver Marco Silva a apostar noutro jogador que não Montero ou Mané, e eu apostaria no colombiano.

No centro da defesa é provável que regresse a dupla Paulo Oliveira / Maurício. Tenho no entanto a expetativa de que Tobias Figueiredo seja promovido a 3º central do plantel. Apesar da excelente exibição em Guimarães, não é expectável (nem prudente) que Marco Silva lhe dê a titularidade tão rapidamente, mas seria bom que fosse trabalhando a dupla Oliveira / Tobias para lançar em jogos menos complicados que este e, quem sabe, ir rodando uns minutos caso haja oportunidade para tal.


Não quero ouvir falar em 15 pontos de atraso e nas portas que abrirão à "resolução" da questão do treinador. 10 já é demasiado em qualquer circunstância, e temos é que fazer o nosso trabalho para recuperar aquilo que os nossos rivais nos deixarem. Esta tarde, entre as 18h e as 20h, não é Marco Silva contra Bruno de Carvalho, não é Bruno de Carvalho contra José Couceiro, e nem José Eduardo nem Carlos Gonçalves estarão em campo. Esta tarde é o Sporting que vai jogar e a postura de todos os que contribuem direta ou indiretamente para a equipa é só uma: dar tudo para ganhar.