sábado, 17 de janeiro de 2015

Falamos de coisas diferentes

Desde de terem sido conhecidos os convocados do Penafiel não foi preciso esperar muito para ver os adeptos benfiquistas a reclamarem com a comunicação social (e mais concretamente o Record) por não estar a ser dado o mesmo destaque à exclusão de Quiñones do Penafiel - Porto que foi dedicado à ausência de Deyverson e Miguel Rosa no Benfica - Belenenses.

Na minha opinião não têm razão: sendo ambas as situações lamentáveis e atentatórias às leis da competição, há uma que é mais perversa do que a outra. 

Nas duas situações (ausência de emprestados e caso Deyverson / Miguel Rosa), há um acordo de "cavalheiros" ilegal em que um clube está a aceitar, a troco de dinheiro, abdicar de utilizar jogadores do seu plantel - e como tal jogando enfraquecido - apenas e só contra essa equipa em particular. Ou seja, há um clube que tem direito a defrontar um adversário mais fraco que todas as outras equipas em prova. Vantagem competitiva ilegítima, é disso que falamos.

No entanto, no caso dos empréstimos falamos de um jogador ainda vinculado ao clube, sendo legítimo que se levantem questões sobre um eventual conflito de interesses para o jogador em questão - muitas vezes continua a ser o clube de origem a suportar parte ou a totalidade do seu vencimento.

No caso Deyverson / Miguel Rosa falamos de jogadores que não têm qualquer vínculo com o Benfica, e cujos salários são suportados inteiramente pelo Belenenses. Houve um acordo entre os dois clubes que deu alguns direitos económicos ao Benfica a troco de dinheiro, e que foi estabelecido completamente à margem da vontade ou do interesse dos jogadores. Não se denunciando e repudiando estas práticas, no limite estamos a abrir uma porta para que se repita este esquema com outros clubes da I Liga a troco de umas poucas centenas de milhar de euros, conseguindo-se uma forma bem mais eficiente e barata de aumentar as hipóteses de vitória do que adquirindo um reforço de qualidade duvidosa por um par de milhões de euros, ou do que distribuindo contentores de excedentários do plantel pelos adversários.

Espero que Iuri e Fokobo estejam em campo quando defrontarmos o Arouca daqui a 3 jornadas, como tem sido prática comum no passado com os jogadores que o Sporting cede temporariamente. Ou, como agora é moda nos jogadores que Benfica e Porto emprestam, espero que não se lesionem um ou dois jogos antes de defrontarem o clube de origem - já começam a ser demasiados casos para serem simples coincidências.

É assim tão difícil de perceber?

36 comentários :

  1. Há quem defenda que devam jogar contra a casa mãe, há quem defenda que não.

    Ambos os "lados " tem opiniões válidas e interessantes.

    O problema é o vazio legislativo.
    Que fique claro, se devem jogar contra a casa mãe ou não. Ou mesmo se se pode emprestar ao clube da mesma divisão.

    A bem da verdade desportiva (valor da equipa) se os emprestados são habitualmente titulares devem jogar contra a casa mãe.
    Imaginemos o cenário, o SCP tem a B espalhados pelas equipas da primeira divisão, se acordar que não jogam contra nós (e sendo eles titulares) não estaríamos a desvirtuar o campeonato !??

    Há o argumento de nos estarem a prejudicar jogando contra nós.
    Mas emprestar e ter os jogadores a crescer não é ajudar-nos? Não podemos é ir contra a verdade desportiva.
    Adrien bem nos lixou uma taça ?!? Azar. Não o tivessem emprestado! O SCP contra uma académica mesmo com o Adrien tinha de conseguir ganhar!

    Basicamente o que me que me parece que não deixava dúvidas é NÃO SE EMPRESTA À MESMA DIVISÃO.
    Problema: na segunda divisão já andam eles!!! E é uma competição horrível para "afinar" jogadores.
    Emprestar ao estrangeiro ?! Fica mais longe... podem ser esquecidos?!??


    Basicamente, penso que não há situações ideias neste problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ideias= ideais

      Há também o argumento de que jogando contra a casa mãe podem fazer asneira de propósito.. curiosamente, no caso do SCP tem sido quase sempre o contrário !

      Claro que vai haver sempre espaço para especulação..
      Imaginemos o Fokobo a ser expulso contra o SCP ou o Iuri falhar um golo "cantado"...ambas situações perfeitamente possíveis e normais.... mas ui ui páginas e páginas e horas de paineleirismo televisivo sobre o assunto se seguiriam...

      Especulação sempre existirá... para se proteger o clube e os jogadores era mão jogarem mas, lá está, voltamos à verdade desportiva...

      Eliminar
    2. Concordo, Lourenço, é impossível chegar a uma solução ótima. É bom para os clubes poderem emprestar jogadores a equipas da mesma liga. Infelizmente temos um campeonato recheado de gente podre que aproveita todas as possibilidades para tentar tirar vantagens para si, mesmo que isso seja expressamente proibido pelas regras. Um abraço.

      Eliminar
  2. Hahaha! Ao ridículo que vocês chegam... O processo foi reaberto mas o Belenenses deixou de ser ameaça para vocês na tabela classificativa, não sei o porquê de quererem ver os de Belém serem castigados! Agora a vossa submissão ao clube corrupto continua bastante evidente, proibindo o seu proprio jogador de jogar contra si( é impossivel arriscar perder-se mais pontos) cá vem vocês a terreno fazer o que tem feito durante 30 anos.... "tão ladrão é o que rouba como o que fica ao portão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar a falar do tempo do damasio que colocou o teu amigo pinto da costa na presidência da liga....vais a 10 pontos, mas ainda não ganhaste nada e uma coisa é certa a taça de Portugal já não ganhas e liga europa nem cheiras.

      Eliminar
    2. Prefiro fazer as contas no final! Vê lá não apareça uma Académica desta vida e te leve o vosso grande objectivo agora! Vai lavando esses cachecois que deve ser um cheiro as bolas de Naftalina que não se pode...

      Eliminar
    3. Academica ou Guimarães? Muito bem, agora já faz contas no final...os capelas, paixões, motas , gomes ajudam-vos a fazer as contas.....mesmo assim não acredito que o Carnide vença o campeonato...quanto ao cachecol, não te preocupes, pois como sportinguista que sou com muitooooo orgulho tenho em minha casa a vista de toda gente para todos verem o cachecol da MAIOR POTÊNCIA DESPORTIVA EM PORTUGAL.....já agora, nunca rasgava um cartão de sócio como aconteceu no teu clube......

      Eliminar
    4. Maior potencia desportiva nacional a fazer rir a malta, sem duvidas!! Puro exemplo: http://youtu.be/KkCiMoAWDrA . Campeonato de carabina deitado! Quanto ao presente e vida real, o campeonato estao a 10. Juniores a 19, Hoquei levaram 7, Futsal perderam também estao atrás, Basket? Voleibol? Atletismo já dominamos, aquilo que voces diziam serem melhores! Juvenis, primeira vez na historia que nao se qualificaram para a segunda fase. E é isto, os recordes de Bruno Carvalho! Obrigado por nunca acabarem!

      Eliminar
    5. Na mesma argumentação valorizar e desvalorizar as modalidades consoante dá jeito é típico de benfiquista.

      Quantas dessas modalidades ou jogos de juniores assistiu o meu amigo?

      Sabe o nome de quantos atletas dessas modalidades?

      O clube dá ao adepto, venceu o Sporting, e no entanto sempre essa forma minúscula de ver o desporto.

      Seguem em primeiro, graças a colinho do apito, esses estratagemas que tanto criticaram nos vossos novos amigos.

      O adepto encarnado raramente merece algum respeito.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Olha lá, faz as contas a todos os títulos de todas as modalidades e depois pensa em escrever alguma coisa de feito....fica com os títulos de juniores,etc que ainda não ganhaste que eu fico com jogadores que formados e bem formados....so em atletismo temos tantos títulos de campeão europeu como a tua idade....tens que te informar rapaz...não sabes o que é. Formar jogadores isso é so para a MAIOR POTÊNCIA NACIONAL.

      Eliminar
    7. Ora aqui está o Valdemar, o individuo que mais gosta de ser enxovalhado por essa blogosfera encarnada fora! Todos os dias lá vais levar no corpo! Olha Valdemar as modalidades chegam-me a casa pela BenficaTV, televisão de um clube Pioneiro em tudo em Portugal! Pena não ter mais canais para estar presente em todos os pavilhoes e seixal quando se praticam modalidades em simultaneo. Porque não sei se sabes por aquelas bandas ha pavilhão 1 e 2 , já outros, Zero!!!Há também o já melhor centro de formação do País! O Colo dos arbitros é tão verdade como aquele penalty do carrilo ter sido assinalado a favor do Nacional ha 2 semanas atras!! Em trinta anos nunca saíste da toca, umas tacitas de Portugal e acabar á frente do MAIOR era para vocês o fundamental e suficiente para tamanha submissão aos corruptos, agora acabou-se a mama, é ver-vos a marrar com tudo o que mexe... lindo!

      Eliminar
    8. Caro Carlos tu nem que tivesses 100 anos te lembrarias de uma taça de campeão europeu do teu clube! Sabes quem é o unico Clube Português com um jogador com bola de ouro ganha no clube? Pois vocês sao os campeoes da formação! Figo ainda nos juniores assinaria pelo seu clube do coração SLB... Simão foi Campeão onde?! Quaresmas, Varelas, Moutinho foram campeões onde?! Ronaldo é o expoente maximo do futebol portugues, sendo eu o seu fã numero um, no entanto, além de 15 milhoes de euros, nada mais vos deu, é o socio 100.000, explicando que nem socio era quando saiu do clube, filho de um Grande Benfiquista!

      Eliminar
    9. O AVC que deu à personagem do teu avatar parece ter deixado sequelas em ti...devias comer menos carnes vermelhas

      Eliminar
    10. Os teus argumentos são de lampião e não de um benfiquista. O Sporting a MAIOR POTÊNCIA NACIONAL foi o clube que deu mais a este país. Não vou ser eu a estudar por ti, hoje já tens a Internet para fazeres pesquisas....não. Vale ires a galinha tv, pois ai os números estão inflacionados...até a idade do teu clube é uma mentira....que bem que ficas encaixado no teu clube....o Eusébio, sim aquele que foi corrido ao pontapé pelo teu clube e que depois foi acabar a carreira num outro clube....já não é rei! Agora o rei é o Cristiano Ronaldo, quer tu aceites ou não.....sempre podes engolir uma reni!!!! Falas do podre do simão, quem ganhou o campeonato foi o paraty....deviaa ter vergonha....mas ganhar à porto sabe sempre bem. Podia estar aqu a mencionar tantos jogadores que foram campeões no meu clube e que vieram do teu clube, so vou dar um exemplo João pinto, Mas a muitos....vai estudar...o Figo realmente cometeu uma asneira mas voltou atrás..... Já o Paulo sousa......enfim devias saber que o dinheiro fala mais alto....o Enzo amava o Carnide...pois já sei, foi embora com muita pena....até eu chorei.... O Cristiano, sim o Rei, o melhor jogador português de sempre, vai lá tomar outra pastilha remi que eu espero..realmente em termos desportivos deu pouco ao Sporting, tens razão....podias ter falado num patamar bastante inferior, do Rui bosta parece que também so deu títulos aos outros clubes.....ao teu so tira uns bons milhares por mês..vai lá estudar e pesquisar e depois vêm aqui a blogs de temas do Sporting comentar, coisa que eu não. Tenho a mínimo interesse e curiosidade de vesitar blogs de adeptos do Carnide. Por último, vai lá pagar a tv galinha para ver se chegam a ter receitas(despesas-receitas) superiores a 7 milhões.....realmente é so manias....

      Eliminar
    11. Agora em português, pode ser?

      Eliminar
    12. O que eu não percebo é como é que o Valdemar e o Captomente aguentaram tanto tempo a escrever no Cabelo do Aimar perante uma audiência formada por tanta gente com uma tolerância a opiniões diferentes do tipo do Ricardo... :)

      Eliminar
    13. Porque ambos já sabem o que é ser a nossa puta!!

      E o sporting é a nossa Puta!

      E o sporting é a nossa Puta!

      Eliminar
  3. A questão é muito simples.
    Tira-se o nome do Benfica da questão e acho que encontramos unanimidade nesta questão, para aí em mais de 90% das pessoas consultadas.

    Como neste caso é com o Benfica e já toca directamente a quem antes defendia a verdade desportiva alegadamente em solitario contra o clube do Norte, já é porque o Belenenses é ameaça para nós, ou pq somos amigos dos corruptos, ou pq como não ganhamos nada temos que arranjar desculpas.
    :-)

    ResponderEliminar
  4. Facil de perceber. Só mesmo uns acefalos e que nao percebem

    ResponderEliminar
  5. A propósito do caso Deyverson e Miguel Rosa um jornalista perguntou ao Chiclas o que é que ele pensava sobre a queixa apresentada pelo Sporting. Disse ele que jogadores emprestados pelos clubes não devem jogar contra a própria equipa.

    Disse ele e escrevo novamente jogadores emprestados pelos clubes não devem jogar contra as suas equipas.Este Chiclas só podia estar naquele clube de aldrabões pois ele não consegue distinguir o facto de que esses jogadores não são propriedade dos aldrabões mas sim do Belenenses a não ser que o Belenenses afinal também seja propriedade dos aldrabões.

    O Chiclas é um básico ou melhor um primata com as costas quentes no clube dos aldrabões.

    ResponderEliminar
  6. Chiclas vs Clube que nunca vai acabar:

    10 vitorias
    3 empates
    1 derrota

    Chiclas a mascar bubblicious de sabor a Kiwi desde 28/11/2009!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chiclas&APAF ?,é dessa sociedade esses resultados ?.Por acaso podes-me dizer os resultados esta época na champions ? ou os resultados que vai fazer na Liga Europa ?.

      Eliminar
    2. Lá estas tu a querer mudar o aroma das bubblicious do JJ! Aqui fala-se só do sabor a Kiwi, números bem explicitos! Doi-te as costas?! Pudera...

      Eliminar
    3. De uma coisa tenho a certeza, nunca na vida passava um dia inteiro num blog do Carnide. Alias, nunca tive curiosidade em entrar em nenhum..... Olha lá, ês do Carnide???? Eu sei que nem todos podem pertencer a MAIOR POTÊNCIA NACIONAL , mas passar aqui um dia inteiro.....porra e eu é que sou o burro ?????

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Quem não gosta de se divertir pela net, neste caso com A MAIOR POTÊNCIA DE COMÉDIA de Portugal! Não é todos os dias, mas quando posso, é um fartote...

      Eliminar
    6. Bela desculpa, gostas mais do Sporting do que do Carnide....divertir é outra coisa.....neste caso o dia inteiro é masoquismo!!!!!

      Eliminar
  7. Os cães quanto mais alto ladram, mais perto estão de se calar e meter o rabinho entre as pernas. Aproveitem enquanto é tempo... Já percebemos que o vento está a mudar... E ele há quem se dê mal com as ventanias...

    ResponderEliminar
  8. É difícil de perceber para certos hipócritas acéfalos. Analisando sem clubes qualquer um afirmava a ilegalidade mais q evidente, mas há sempre alguns q cabeça é só para usar boné, pelo q fica mais fácil simplesmente seguir o q o comercial da Promovalor diz
    Melhor mesmo é criticarem o bimbo e o clube da fruta e, actualmente, ainda agirem pior!
    Ah!, mas qq acusação toca de agir como guarda de honra do vaticano e criticar resultados desportivos de outro clube. É q em Portugal (quiçá Mundo) só existem dois clubes: os do clube e os antis!


    Enfim, Mestre, parece q ainda não é desta q somos presenteados com pessoas coerentes e com um mínimo racional de inteligência daquele lado, só nos calha é mesmo 'duques'!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPereira, mas hoje muitos benfiquistas como o Ricardo devem estar mais bem dispostos perante o colinho que os seus novos melhores amigos tiveram. É bom ver que já sabem partilhar as coisas boas da vida. Um abraço.

      Eliminar
  9. Olha o mestre a dar uma de desinteresse por quem foi submisso durante 30 anos! desgraçadinhos sem alma própria..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te vou dizer uma coisa, porque se eu tentar 2 ideias no mesmo post de certeza que não alcanças TU ÉS UM MENTIROSO, de facto houve um clube que esteve durante grande parte do tempo aliado de forma camuflada aos fruteiros, era o clube cujos corpos dirigentes e adeptos gozaram com o Dias da Cunha quando ele falava do sistema, lembras-te? Era o clube que gozava com o Octavio (treinador) quando ele dizia "voçês sabem do que estou a falar".Foi o clube que gozou descaradamente com o "luto pelo futebol" (curiosamente por essa Europa fora ninguém gozou, ficaram preocupados) Foi o clube que há uns 10 anos de repente se lembrou de "lutar pela verdade desportiva", para finalizar é o clube que nunca quis derrubar o sistema quis sempre controla-lo ocupando o lugar dos fruteiros, já sabes qual é o clube? Não? Aqui vai uma ajudinha, no funeral de um ex-presidente desse clube apareceu lá a mumia azul toda chorosa e de flores na mão e garanto-te que não foi no funeral do grande João Rocha porque nesse nem passava a porta de entrada, então já sabes qual é o clube que sempre ajudou á festa da fruta? Ou o teu problema é mais básico e não sabes o que quer dizer submisso e conivente Ó MENTIROSO?

      assinado TenhamVergonha

      Eliminar
    2. Mais uma vez te digo. Quem foi que colocou o Pinto da costa como presidente da liga??? Manuel damasio e que deu o Deco e o Maniche ao Porto???? Filipe Vieira sócio do F.C.Porto...quem anda agora de braço dado com o pintinho.....toma juizo e sei coisas do teu clube que nem imaginas...não é somente 600 milhões que a empresa do orelhas deve a banca....não posso falar agora, mas aquilo so não deu bronca porque os jornaleiros ainda estão aguentar a porcaria nas gavetas.....

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Caro Nuno, ambos muito graves?! Não fales assim do dono dos lagartos, mais conhecido por Papa bufolas!!

      Eliminar
    2. Cala-te lampião desgraçado!!!! Já não tens argumentos!!!!!

      Eliminar