quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Matar dois coelhos de uma cajadada

Ao quarto jogo, finalmente temos a oportunidade para ver o Sporting jogar em casa para a Taça. Conhecendo já em traços largos o caminho que o resto da competição nos reserva, é indiscutível que o panorama nos é bastante favorável, a ponto de Marco Silva ter oportunidade mais logo de apontar para dois objetivos distintos.

O primeiro (e mais importante) é, como não poderá deixar de ser, o apuramento para as meias-finais. Tratando-se de um adversário do CNS a obrigação de vencer é total, mas é fundamental respeitar o Famalicão, que curiosamente está a disputar com o Vizela o apuramento para a fase seguinte - e não nos podemos esquecer a forma atribulada como decorreu a partida o Vizela. Não devemos menosprezar a motivação de jogadores dispostos a fazerem história, pelo que se impõe uma abordagem 100% séria dos nossos jogadores.

O segundo objetivo (secundário), a meu ver, passaria por aproveitar a partida de logo para testar algumas soluções a que poderemos ter de recorrer a curto prazo...

  • Voltar a dar minutos a Montero a jogar sozinho na frente
  • Testar Tobias Figueiredo ao lado de Paulo Oliveira
  • Dar mais minutos a João Mário, Carlos Mané e Cédric

... ao mesmo tempo que se pode aproveitar para dar descanso aos jogadores mais desgastados / utilizados...
  • William por Rosell
  • Adrien, que perante a lesão de André Martins, poderia ser substituído por Wallyson (ou quem sabe Gauld) - não utilizaria um 4-4-2 com Rosell e João Mário no meio-campo e Montero e Tanaka no ataque precisamente para dar a oportunidade a Montero para ganhar ritmo de jogo no sistema em que será utilizado nas próximas semanas, ou seja, sozinho na frente
  • Carrillo por Capel
  • Jefferson por Jonathan
  • Rui Patrício por Marcelo Boeck


Resumindo: assegurar o apuramento acima de tudo, e se possível resolvendo cedo para que se possa gerir da melhor possível o esforço. Não é pedir muito, pois não?

26 comentários :

  1. Só não consigo entender bem a lógica de dar minutos ao Capel, numa altura em que se tornou evidente que é um activo que irá sair (assim haja alguém interessado) o quanto antes.

    Por mim, e sem grandes medos, Mané na esquerda, Iuri na direita. E gosto muitíssimo mais do Iuri como 10...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VeDrlx, concordo. Também gostaria mais de ver o Iuri, mas não só jogou há 2 dias (pode não ter pernas para 90 minutos e penso que segundo os regulamentos não pode jogar) como o Capel tem que ganhar ritmo - enquanto não for vendido é preciso contar com ele. Um abraço.

      Eliminar
    2. O Capel tem que jogar para merecer o ordenado que tem todos os meses.
      É um activo muito caro neste momento. Se o Sporting o conseguir vender, será bom para todos.

      Eliminar
    3. Xusso, também acho que o Capel já está em fim de ciclo no Sporting. É muito caro para o que produz. Um abraço.

      Eliminar
  2. Penso que o Ryan Gauld deverá ser titular e não o Wallyson. Ainda por cima o Gauld não jogou no último jogo dos B. Também preferia o Heldón no lugar do Capel. O Héldon merece mais uma oportunidade depois do jogo de Guimarães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (correcção: o Héldon já está em estágio para o CAN)

      Eliminar
    2. HR, seria de facto interessante ver Gauld ao lado de João Mário. Um abraço.

      Eliminar
  3. Mestre, as minhas exigências para o jogo de mais logo são exactamente as mesmas que refere.
    Não concordo com algumas escolhas para o 11, mas em cada um de nós há um treinador com a sua própria visão.

    Gostei do Geraldes na Taça da Liga, por isso, dava-lhe minutos antes do jogo da próxima semana. O Cėdric não só podia descansar, como guardar energias para Braga.

    Não abdicava de Adrien, pelo menos até ao intevalo (quando espero que o apuramento esteja já alinhavado). Depois, já pode dar lugar a Wallyson ou Gauld.

    Fazia o mesmo com Carrillo. 45 minutos para deitar por terra as aspirações famalicenses e depois, Esgaio lá para dentro.

    No resto, totalmente de acordo.

    Vitória por 4-0 e até arrisco nos marcadores: Montero, Carrillo, Esgaio e Tanaka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera ser assim optimista !...

      Eliminar
    2. Torres, coloquei o Cédric porque não tem sido demasiado utilizado, e está a precisar de praticar os cruzamentos... :)

      Por mim pode ser esse o resultado, mas marcando Montero (2), Mané e Wallyson.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Mestre, a minha equipa para hoje era:

    Marcelo
    Geraldes, Tobias, PO, Jonathan
    Rosell, Wallyson e João Mário
    Esgaio, Montero e Mané

    Para entrar: Tanaka, Gauld e Sarr por Montero, João Mário e PO

    ResponderEliminar
  5. Depois de uma visita a África, os resultados da visita de Bruno Paspalho estão já á vista: http://youtu.be/vsLt9jxJjRo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pera aí oh Ricardo. Vemos amanhã, que hoje há taça.

      Eliminar
    2. Cuidado com os de Vila Nova!! Tenho dito..

      Eliminar
    3. Tens uma sorte mais uma vez a tua equipa fica a descansar mas na próxima eliminatória já entra !...

      Eliminar
    4. Ricardo, o Vieira passa a vida a viajar pelos PALOPs, era só o que faltava se não tivesse já convertido a população toda... e faz bem, se querem chegar aos 14 milhões em todo o mundo é bom que alguém trabalhe para isso.

      (isto deu-me uma ideia para um post)

      Eliminar
  6. Quando fala que em Vizela foi atribulado está a incluir o pênalti? Aí já não foi caso para protesto ou para repetição do jogo?
    Antes de mostrarem a vossa azia com insultos ao mensageiro lembrem -se quem é o vencedor em título desse troféu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vencedor da época passaa é a equipa da APAF que só entra na próxima eliminatória.De resto diz-me lá uma coisa então a única coisa que o famoso Chiclas fez pelo Bebé foi mudar-lhe o nome para Tiago !...Mais de 3 milhões de euros deitados fora !...são os pagamentos de favores ao Mendes !...hahahahahaha

      Eliminar
    2. Se protestássemos o jogo por cada decisão errada dos árbitros contra nós, os processos do CD e do CJ estariam mais atrasados que os da justiça civil e criminal.

      Eliminar
    3. King nao te preocupes com o bebé... O bebé vai 10pts a frente do nani e já ganhou a Supertaça. 3M deitados fora mas ainda estamos mais perto de ter capitais positivos que vocês e sem ser investigados pelo fair play financeiro da UEFA, sem aumentar o capital da sad para pagar dívidas. Já agora quanto custou o slavchev (p. Ex.)?

      Eliminar
    4. Um dia destes vais visitar o teu Querido Lider no Brasil !...hahahahaha

      Eliminar
    5. Com a reestruturação o Sporting vai passar a ter capitais próprios positivos. Será uma das novidades a serem apresentadas na AG.

      O Slavchev custou €2,5M por 100% do passe. Até agora não está a justificar o investimento, mas tem apenas 20 anos.

      Bebé custou €3M por 50% do passe. Ao que parece foi para pagar um favor ao Mendes - segundo uns rumores que ouvi por aí.

      Eliminar
  7. Sei que o Famalicão neste momento é um clube bem organizado, tem uma boa equipa,e não eliminou o Paços por acaso.

    Também sei que se o Sporting actuar da mesma forma que o fez contra o Vizela poderá ter o mesmo destino do Paços.

    Do outro lado vai estar uma equipa motivada e portanto o Sporting tem de fazer um bom jogo para os eliminar.O treinador do Famalicão está a fazer bluff por causa do jogo com o Varzim e vai meter os melhores jogadores.

    Eu pessoalmente gosto dos treinadores que primeiro fazem o resultado e depois rodam os jogadores.Espero que as mudanças não sejam tão grandes de modo a pôr em causa o fio de jogo da equipa.

    Bem como sei que tranquilo nunca estou ao menos o Sporting que faça um bom resultado !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, King Lion, a atitude com que entrarmos em campo terá importância na facilidade (ou falta dela) para garantir o apuramento cedo (ou tarde, se tudo correr muito mal)...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. MdC

      Pois MdC a atitude ou a falta dela pode sempre definir o desenrolar de um jogo.Esperamos logo que os jogadores queiram aproveitar a oportunidade dada pelo Marco e como tal façam um bom jogo.

      Abraço

      Abraço

      Eliminar
  8. O Nunca Fiquei em Sétimo está neste momento a caminho da farmácia na procura de medicamentos para as dores de cabeça !...enxaqueca é dureza.

    ResponderEliminar