sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O empréstimo de Iuri e Fokobo ao Arouca

Sem estar a fazer futurologia, o empréstimo de Iuri e Fokobo parece-me à partida uma medida positiva, apesar de ter que reconhecer que o Arouca de Pedro Emanuel - pelo tipo de futebol que pratica - nunca seria a minha primeira escolha para colocar jogadores para desenvolver.


No entanto, nestas coisas, mais importante do que a vontade do clube que empresta é a vontade do clube que recebe os jogadores. O ponto essencial nestas operações é colocar jogadores em equipas onde tenham grandes probabilidades de serem utilizados com enorme frequência, e isso só acontece em clubes cuja classificação não oferece conforto em relação à manutenção. 

Ora, num campeonato tão fraco como o de 2014/15, estar a lutar pela manutenção é automaticamente sinónimo de falta de qualidade.

Na época passada emprestámos João Mário ao Setúbal, numa altura em que a equipa estava em 12º lugar, com apenas 4 pontos de vantagem sobre o penúltimo classificado. João Mário foi um jogador importante na recuperação do Setúbal na tabela classificativa, acabando em 7º com 15 pontos de avanço sobre os lugares de despromoção e a apenas a 6 da qualificação para a Europa. O empréstimo do médio foi um sucesso. Mas por outro lado, Betinho mal jogou, já que o Setúbal tinha outras boas soluções para a posição.

O que quero dizer ao trazer o Setúbal à discussão é o seguinte: se no caso de Fokobo parece evidente que não terá dificuldades de adaptação de ao estilo de jogo da equipa, a adição de Iuri, correndo pelo melhor, fortalecerá o Arouca e o nível de futebol que pratica - tenha o clube a paciência necessária, o treinador o trabalho de integração que se exige, e o jogador a cabeça no sítio.

Para além disso, é preciso também considerar que não podemos esperar que outros clubes com futebol de melhor qualidade e que estão a salvo da despromoção, como o Estoril, Paços, Belenenses ou Rio Ave, arrisquem zangar os "donos" por causa de um jogador do Sporting de quem não estão assim tão necessitados.


P.S.: promoção para o Sporting - Rio Ave: na compra de 2 bilhetes, oferta de 1 bilhete para o Sporting - Benfica. Mais pormenores AQUI.


15 comentários :

  1. A verdade é que vamos pensando em clubes e sobram muito poucos.
    Setubal é Domingos, Gil é José Mota, Boavista é Petit e sintético- logo á partida não interessam!
    Estoril e Rio Ave- não tem por politica utilizar jogadores emprestados, estão mais interessados em negociatas.
    Belenenses - já todos conhecemos a agenda de Rui Pedro Soares.
    Académica - o seu presidente ja foi criticado publicamente por BdC e está por lá aquele Paulo Sérgio
    Guimarães - tivemos a a historia das facadas á pouco tempo
    Clubes da Madeira - serão sempre brasileiros aos molhos.

    Sobrariam Moreirense, Penafiel, Arouca ou Paços de Ferreira.
    Talvez com Paulo Fonseca pudesse ser diferente,mas pelo menos foi com Pedro Emanuel que Cédric e Adrien cresceram como jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, J, não me lembrava que o Pedro Emanuel tinha sido o treinador do Cédric e do Adrien.

      O Estoril e Rio Ave só aceitam emprestados do Porto (sendo que o Rio Ave é repositório também para jogadores do Jorge Mendes) :)

      Mas de resto é mesmo isso, está tudo muito limitado para colocarmos jogadores nossos.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Mestre, deposito imensas esperanças em Iuri! É um jogador com muita classe, visão de jogo e magia naquele pé esquerdo. Precisa de ser acarinhado...vem de uma família com muitos problemas e foi o Sporting que o salvou. Se foi bem acompanhado não tenho a mínima dúvida que será uma mais valia para a equipa A.

    Disse-o no principio da época, podia ter perfeitamente subido à A este ano e estar a crescer com Nani e Carrillo, juntamente com Mané.

    Vou seguir este Arouca! Que sejam aposta Iuri e Fokobo e que cresçam como jogadores!

    ResponderEliminar
  3. O futebol é mesmo engraçado. Tanta gente (diria que 95% dos sportinguistas) têm uma fé desmedida no Iuri. Pois eu não tenho nenhuma. Não por falta de qualidade mas por outras coisas. E o facto de podence o ter "ultrapassado" nas chamadas à A pode estar, infelizmente, a dar-lhe razão.

    Dito isto, este é, para mim, o cenário idealissimo para ele. Gostava que ele me calasse. E se ele conseguir jogar em Arouca já é um bom princípio.

    Quanto a Fokobo veremos. Não espero que melhore qualitativamente mas em.intensidade de jogo porque aqueles pés não dão para muito. Mas com o jesualdo não me lembro de ele ter feito muitos maus jogos. Acredito que será titular, facilmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso tenho de lhe dar razão: o futebol é mesmo engraçado. No ano passado o Magrão ou o Vitor ficaram no plantel da equipa principal e o João Mário não...este ano o Sackho "ultrapassou" o Iuri! O futebol é de facto engraçado!

      Eliminar
    2. Coitado do Sacko que é só o melhor marcador da equipa B.

      Eliminar
    3. Se o Saar tiver mais golos que o Tobias é melhor jogador certo?

      Eliminar
    4. Não é ter mais golos, é ser o melhor marcador da equipa.

      Eliminar
    5. J. estamos a falar de uma equipa que tem como ponta de lanças Enoh e Cissé. Sinceramente ser o melhor marcador nesta equipa, não me diz nada de especial. Mas é apenas a minha opinião.

      Eliminar
    6. Então compara o Iuri com o Enoh ou Cissé.

      O certo é que na B Iuri tem 1183 min jogados na II liga, contra 929 do Sacko, por exemplo, sendo o oitavo jogador mais utilizado na B, tendo apenas á sua frente Luís Ribeiro, Wallyson Mallman, Mica Pinto, Tobias Figueiredo, Ryan Gauld, Mauro Riquicho, Daniel Podence

      Bad example!!!

      Eliminar
    7. Não vou argumentar mais ctg. Como se o Iuri e o Sackho pisassem os mesmos terrenos na equipa B. E depois comparar o número de golos.

      Deves ser daquela malta que achava o Capel melhor que Carrillo quando o espanhol marcava mais golos que o peruano.

      Eliminar
    8. Ninguém enalteceu as valências e a qualidade do Iuri. Bem me pareceu.

      Se ele não é aposta na A por algo será, ou foi porque o sacko chegou? Tenham paciência, já ouço falar no Iuri há 4 anos e onde é que ele está? Também ouvi falar muito do Paim, durante muito tempo...

      Eliminar
    9. A afirmação "Sakho ultrapassou Iuri" foi tua, não minha.
      Apenas te fiz ver que Iuri já jogou mais esta época que Sakho (tendo este até sido o melhor marcador da equipa), logo a tua afirmação está incorrecta.

      Eliminar
  4. Não acreditava que o Sporting conseguisse emprestar jogadores a equipas da primeira liga.... Penso que com a tomada de posição do Sporting em relação a está liga de clubes, onde existe 2 clubes que praticamente mandam nos outros todos, para mim foi com agrado e satisfação que vejo estes empréstimos. Não vejo muitos clubes a querer jogadores emprestados do nosso clube, mas pode haver surpresas o que também era uma boa solução para criar amizades e por ai arranjar apoio para mudar o futebol português. Vamos ver é se os 2 vão jogar dentro de pouco tempo contra o Sporting. Parece que o Penafiel não convocou um jogador emprestado pelo porto, para o jogo do próximo fim de semana.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o Iuri e o Fokobo joguem contra nós e percam, mas que façam um jogão...

      Eliminar