terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O síndrome do jogador guineense volta a atacar

É frequente haver dúvidas em relação à idade dos jogadores guineenses ou originários de outros países africanos. A causa é conhecida: nestes países, o registo das crianças é muitas vezes feito com bastante atraso em relação ao seu nascimento. Isto faz com que a afirmação destes "jovens" nas camadas jovens seja facilitada, mas normalmente as suas carreiras acabam por estagnar a partir do momento em que ascendem ao escalão sénior.

Joseph Minala, com 17 anos de idade

No entanto, a Organização Mundial de Saúde deveria tomar medidas para conter este fenómeno, pois trata-se de algo que está a começar a alastrar para uma dimensão completamente diferente e improvável: os clubes de futebol portugueses.

Depois de Benfica e Porto cortarem alguns anos (ou décadas) à sua data de fundação, ficámos ontem a saber que há um terceiro clube em Portugal que poderá padecer da mesma enfermidade (obrigado, @nunovalinhas). Vejam lá se adivinham qual é:

 

É realmente extraordinário que alguém admita a hipótese de alterar a data de fundação do clube que lidera sem que tenha conhecimento da existência de qualquer provas nesse sentido. Algo que deveria ser um motivo de orgulho para o clube é renegado porque esta malta acha que a antiguidade é um posto e que o clube fica automaticamente maior ao acrescentar-lhe mais um punhado de anos de vida completamente ocos de história.

Mas não é nada que espante vindo de quem vem. Se o mentor fez isso, era mais ou menos óbvio que se tratava de uma questão de tempo até que o presidente do Braga replicasse a brincadeira.

De qualquer forma está aberto o debate, e logo com várias hipóteses em cima da mesa: 1921, 1919 e 1914. Em última análise, é possível que alguém encontre evidências que encontram provas que o clube já existia no tempo dos romanos. Fico com curiosidade em saber qual o método que será seguido para escolher a nova data de fundação. Como os tempos são de crise uma investigação rigorosa ainda pode ficar dispendiosa, aqui ficam algumas sugestões para fecharem o tema o mais rapidamente possível:

  • Referendo aos sócios do Braga
  • Escolha por televoto num programa qualquer do Porto Canal
  • Pedra, tesoura e papel
  • Lançar 1 dado (se o resultado for 1 ou 2 - 1914; 3 ou 4 - 1919; 5 ou 6 - 1921)

22 comentários :

  1. LOL já tinha colocado um post no facebook com esta noticia :)!

    "+1 um que perdeu o BI"

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de não se conhecer ou ignorar os "país" é normalíssimo para essas "grandes" instituições desportivas!

      Eliminar
  2. Ainda por cima já existem testes científicos que conseguem provar a idade física muito aproximada de uma pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Mdc uma das grandes críticas que era feita pelos seus camaradas aos fundos era não se conhecer a estrutura acionista devido a cláusulas de confidencialidade... Qual é a opinião sobre um investidor de 18milhões do seu clube não ser conhecido devido a uma cláusula de confidencialidade? Os fundos são maus porque não se sabe de quem é o dinheiro, mas se não se souber de quem é o dinheiro de um investimento direto já não há problema? Ou só os fundos é que querem ganhar dinheiro e o investidor está a colocar dinheiro a fundo perdido?
    Ainda não viu a entrada do herrera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dormes a pensar no investidor do Sporting?? Eu que sou sócio estou descansado, este adepto de Carnide está preocupado... Obrigado pela preocupação, mas não necessitas de continuar a não dormir... Negocios são negocios e pelo que o meu presidente disse na Assembleia entre quatro paredes , fiquei como sócio e adepto descasado e tranquilo. Apenas de digo uma coisa, para dormires mais descansado, os parceiros(bancos e não só) sabem da origem dos 18 milhões.. Vou ser teu amigo e dizer outra coisa...já pensaste que para o ano vai deixar de ter a MEO nas camisolas??? Não digo mais nada!

      Eliminar
    2. Oh Nuno Martins apesar de toda a compreensão que mereces sendo benfiquista logo sendo filho de pai incógnito não pode desculpabilizar tudo!

      Registo a tentativa imbecil de tentar mudar de assunto (não deves ter vergonha do passado do teu clube), no entanto vou me dar ao trabalho de fazer o desenho ...

      O SCP sabe quem é o acionista tanto que com ele negociou, os sportinguistas é que desconhecem o nome do acionista percebes a diferença !? é que nos fundos o SCP não sabe de quem é o dinheiro apenas conhece muitas vezes apenas o seu "testa de ferro".

      No fim do dia nós como Sportinguistas estaremos sempre mais informados sobre o que se passa no nosso clube.



      Eliminar
    3. Negócios são negócios...mas com os fundos não era assim. É só para registar a coerência.
      Sai o meo entra a Emirates! Até já está na formação.
      Sérgio felizmente não sou filho da tua mãe... Que roda mais do que pneu de autocarro.
      A história do meu clube está documentada no Museu... E todos os benfiquistas têm orgulho nela. O nosso passado é feito de títulos e luta democrática... Vocês no fim do dia não passam de pseudo grandes falidos e sem títulos (4 em 40 anos). São muito fortes.

      Eliminar
    4. LOL sim a tua coerência está mais do que registada. A mesma coerência que te leva a todos os dias comentares num blog do SCP por diversas vezes ... mas lá está é tudo uma questão de berço ... ou falta dele!

      Eliminar
    5. Nuno, quando for feito o aumento de capital a identidade desse investidor será obrigatoriamente conhecida. Mas como é evidente gostaria de saber já de quem se trata.

      Eliminar
    6. Obrigado pela resposta... Mais uma x mostra que não é como alguns apaniguados seus que dizem sempre que sim a tudo, mesmo que seja algo e o seu contrário.
      Registar também que continua a haver comentadores que não conseguem rebater q mensagem e atacam o mensageiro.

      Eliminar
    7. Olha lá Nuno Martins, tens que ter juizo.... não me importa nada que tenhas para o ano a Emirates... estou completamente nas tintas....até podes enfiar um Boing 747 pelo XX acima...Tens que saber umas verdades sobre o teu clube, mas não vou ser eu a dizer, sabes porque ? Porque o teu clube para mim não é nada, nadinhaaaaa estás a perceber ????? Mas, eu sei que o meu clube é muito importante para o Nuno, senão não passava aqui o dia inteiro. Continua lá com os fundos com os Imirates e deixa o Sporting em paz, poque senão ês infeliz o resto da tua vida.

      Eliminar
  4. Enquanto isso existem outros clubes que deviam fazer o mesmo... querem ser os mais antigos mas são os mais parvos.

    ResponderEliminar
  5. São importantes a ganhar campeonatos nas calados jovens, mas depois, qundo chegam aos seniores a maior parte não serve. A idade de muitos clubes são muitas vezes alteradas conforme o interesse dos homens e todos sabemos o que importa muitas vezes é o que o homem diz e não os factos históricos. Já dizia o outro..... E está hein?



    ResponderEliminar
  6. Acho, sinceramente, que conseguem recuar, um pouco mais, essas datas sugeridas:

    http://www.portugalromano.com/site/anfiteatro-romano-de-bracara-augusta-braga/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Cantinho, ainda hão-de descobrir um emblema do Braga perdido numa ruína romana para dizerem que já têm 2000 anos de história... :)

      Eliminar
  7. Há de tudo por aí !!!! Jogadores a quererem ser "novinhos", clubes a quererem ser mais "velhinhos" ( a idade será um posto ??) e depois à trolls (TROLS = gente parva ) que aparecem no nosso blog com questões que não teem nada a ver com o tema , só para avacalhar o sistema....é uma tristeza ...
    PS: Li num blog à uns dias que afinal este "jovem" parece ter mesmo a idade do BI (mesmo sem teste de ADN........o que é mesmo estranho....como em Portugal, em Itália também acontecem coisas muito estranhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, QT, em Itália nunca aconteceu nada de condenável no futebol... :)

      Eliminar
  8. Mestre, como era bom que os outros dois clubes fossem como o grande Sporting! Fazer uma Assembleia e deixar os sócios falar sobre todos os temas e com possibilidade de criticar na cara o presidente do Sporting.....realmente somos diferentes. Como me ORGULHO DE SER DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, é deixá-los estar. Se vivem satisfeitos com sistemas em que as reeleições são factos consumados, em que é virtualmente impossível aparecerem alternativas, é lá com eles... a democracia verdadeira já existiu nesses clubes no passado, mas agora é uma miragem. Um abraço.

      Eliminar
  9. Verdade seja dita, todos os clubes foram fundados há cerca de 16 mil milhões de anos, mais ou menos pela altura do big bang.

    ResponderEliminar
  10. Em relação à data de fundação do FCPorto...podem sempre verificar neste jornal da capital Portuguesa!

    http://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1893-09-28/j-1244-g_1893-09-28_item2/j-1244-g_1893-09-28_PDF/j-1244-g_1893-09-28_PDF_24-C-R0150/j-1244-g_1893-09-28_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

    Caso não acreditem nesse link podem sempre fazer uma pesquisa na Biblioteca Nacional, eles têm uma pagina de Internet bastante boa!

    ResponderEliminar