quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Parece anedota

Apreciação aos lances polémicos no Record a jogos do Sporting separados por 3 dias:

via @TheRocker_

Note-se que:

1. Na minha opinião os dois lances são falta

2. Estas opiniões foram dadas por jornalistas diferentes

3. Sem qualquer ironia, o Record é para mim neste momento o único jornal que revela equidistância dos três clubes, e o único que tem revelado coragem para tocar em assuntos que são tabu para A Bola e O Jogo. 

O Record fez capa sobre a ausência de Deyverson e Miguel Rosa do jogo com o Benfica, fez referência aos ecos que vêm da Roménia sobre um caso de corrupção que envolve o nome do Benfica, e foi o único jornal que não deu o despedimento de Marco Silva como iminente durante dias a fio. 

Depois de todas as críticas que fiz ao Record de Manha, Tadeia e Varela, parece-me justo reconhecer que há um esforço da atual direção em recuperar a credibilidade do jornal. Sim, é verdade que se continua a escrever muita trampa - mas isso são inevitabilidades de ter que preencher 40 páginas diárias com alguma coisa. E, claro, não impede que um ou outro jornalista pouco perspicaz ou com más intenções vá escrevendo aberrações como a análise da falta sobre Rabia.

Para mim o Record é hoje o único jornal desportivo que se pode considerar isento.

26 comentários :

  1. Entretanto a estranha ausência do quinones no penafiel-porto passou por entre os pingos da chuva. Dualidades.

    http://www.futebol365.pt/noticia/126406/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso até falei na ausência de Quiñones num post, mas na realidade já cansa falar sempre nisto, Benfiquista Tripeiro. Entretanto o Rúben Pinto lesionou-se e não pode jogar contra o Benfica, e também não estou a pensar em fazer um post sobre o assunto. Prefiro fazer um balanço no final. Um abraço.

      Eliminar
    2. o quinones lesionou-se no jogo com o benfica e até nem jogou no jogo seguinte

      mestre o ruben pinto lesionou-se e o urreta levou o 5º amarelo

      Eliminar
    3. Ah, pois Riga, parece que o Urreta se envolveu num sururu com o Marçal. Tinha-me esquecido desse... :)

      Eliminar
    4. Sou contra as "lesões" e as "gripes", já o tinha dito aqui aquando do jogo com o Belenenses.

      Estava a falar da amnésia da comunicação social, reparei que o "resfriado penafidelense" foi referido aqui.

      Eliminar
    5. Ah sim, praticamente que não se falou na CS, de facto.

      Eliminar
    6. Eu também sou contra as "lesões" e as "gripes", como qualquer pessoa que aprecie futebol e queira um campeonato nacional competitivo. Mas é esta a realidade, somos todos mutio anjinhos para deixar passar isso..

      Se em vez de andarmos às guerras com os direitos televisivos em termos de região e o raio que o parta, era dar prémios por golo marcado e por vitória às equipas, principalemnte as mais fracas. Mas dá jeito ao porto fingir que tem competição no Norte e que tais...

      Eliminar
  2. Não concordo MdC, por incrível que pareça acho este jornal o mais asqueroso dos 3, pelo menos os outros 2 são assumidos de 2 certos clubes, portanto compreende-se, já este, considero-o o correio da manha do desporto.
    Em relação à polémica Marco Silva / BdC, deixo-te esta capa, um verdadeiro mimo de profissionalismo:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/549fdac90cf249004f8bcc71/750

    O mais escandaloso é mesmo a filtragem de comentários nas noticias, se reparares em quase todas as noticias estão apenas comentários de meia duzia de adeptos dos corruptos vermelhos e sempre com comentários do mesmo nível dos orcs que por aqui muito comentam. A estes comentários estão votos associados, que claramente também estão aldrabados, se melhorou nos últimos tempos não sei, visto que raramente vou a esse site.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yazalde, é verdade, esqueci-me dessa capa. Mas mesmo assim mantenho que o Record foi dos três jornais o que especulou menos. É uma opinião minha, e até posso estar enganado.

      Em relação aos comentários nos jornais, por uma questão de sanidade mental não costumo ler! :)

      De qualquer forma, aquilo que O Jogo e A Bola fazem não é jornalismo. Não se assumem como veículos de propaganda, mas é isso que são. O facto de já sabermos com o que podemos contar não desculpa a vergonhosa promiscuidade com os clubes que "representam".

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Yazalde está correta a sua análise acerca do Record.Tenho a impressão que o jogo do dia 8 já está a ser preparado e acho que não me engano muito. De resto basta ver que só os comentários dos atrasadinhos são publicados.

      Eliminar
    3. Ainda assim não consigo perceber o que eles ganham em não ser isentos, principalmente depois de Bruno de Carvalho ter sido eleito, penso que a partir dai ficou mais vincada a preferência destes jornais e a bandalheira que é o record.
      Temos claramente mais massa adepta do que os corruptos do norte e a diferença para os corruptos do sul também não é a que apregoam.
      Não sei se há algum estudo ou não sobre isto, mas no caso do record lembro-me de ler que as suas receitas diminuíram quando foi para lá o manha? porque será?
      Em suma, ser anti-sporting, não os tem beneficiado nem os vai beneficiar, portanto não percebo porque continuam.

      Eliminar
    4. As vendas com o Manha continuaram a cair, penso que foi por isso que saiu (apesar de gostar de imaginar que terá sido pela sua falta de escrúpulos que envergonhava a classe dos jornalistas).

      Creio que a falta de isenção se deve a dois fatores que estão interligados: escrevem para um público-alvo preferencial e definem a linha editorial em função disso; e as relações de proximidade que existem entre quem manda e os clubes.

      Mas lá está, eu acho que já não são anti-Sporting. Para serem isentos também têm que noticiar coisas que não são agradáveis para nós.

      Eliminar
    5. Yasalde há um estudo da UEFA, a nível europeu, que indica que o Benfica é o clube com maior % de adeptos no seu país.

      Eliminar
    6. Esse estudo também correlaciona o número de adeptos de cada clube que compram jornais desportivos? É que ter mais X% de adeptos não é sinónimo de que a venda de jornais seja na mesma proporção.

      Eliminar
    7. Fernando vou partir do princípio que não leu o comentário do yasalde ao qual respondi...o comentário pedia um estudo sobre a quantidade de adeptos. Obviamente que % de adeptos pode estar relacionado que adeptos compram jornal e que jornal.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Saudar a sua coerência... Pelo menos reconhece que são alvos falta.
    Depois de no fds já poder ser possível dar 2 amarelos a quem faz 2 faltas ( para amarelo), voltou se a doutrina antiga, se for a favor do Benfica (tony) ou contra o Porto (reyes) 2 faltas para amarelo não devem ser punidas.
    Esse jornal que você elogia consegue escrever: "Parece ser penalty, mas apenas isso"... Adivinhe contra quem era?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, acho que a falta do Reyes é bem mais falta para amarelo que a do Tony.

      Não sei, que lance foi esse?

      Eliminar
    2. Jogo porto x penafiel. Foi um penalti a meio da 1a parte... Mas o comentário é demonstrativo por si proprio. Penalti? Sim! Mas so isso...nada de especial. E nisto tudo esconde -se benefícios claros... Já viu o lance do herrera? Ainda neste jogo com o Braga têm aquele pênalti vergonhoso... Por azar aparece outro no mesmo jogo para a outra equipa que teve de ser marcado para justificar o critério. Queixam se do árbitro... Mas de nada em concreto... Dizem que foram roubados só para ficar essa ideia no ar.
      O tony agarrou ostensivamente (o que nas leis é para amarelo) e foi a 8a falta (ao contrário do peixe que se tentou vender). A do reyes é para amarelo tem de levar... Tal como talisca... Tsl como outro qq... Mas quando um jogador é expulso com 2 amarelos contra o Benfica é sempre escândalo, colinho... Faça ele o que fizer.

      Eliminar
    3. Outro exemplo na ediçao de hj (23/01) do record.
      Descrição pênalti favor Porto: "sasso entra em contacto com Gonçalo".
      Descrição pênalti a favor do Braga: "ze Luís abre os braços e cai na área depois de contacto com indi".
      Dois não pênaltis iguais mas com uma descrição tão diferente e com tendência bem definida!
      Descrição 2o amarelo a reyes: "ja amarelado reyes carrega sobre ze luis"
      Descrição possível 2o amarelo a Tiago Gomes: "já com um amarelo no cadastro".
      Um já foi amarelado o outro tem cadastro!
      Esta manobra numa competição que nem interessa muito tem como único objetivo manter o choradinho em alta após o escândalo que foi Penafiel, em que foi tão evidente o objetivo da manobra que perdeu credibilidade.

      Eliminar
  5. Não coloco aqui links desse pasquim nojento.

    Esse pasquim até podia mostrar uns bons momentos do Ewerton, mas esqueçe lá isso, o que importa é mostrar o ultimo jogo dele onde se nota mesmo que o gajo está motivadissimo a jogar. Destaque ainda no video para uma das contratações das galinhas, fries... qualquer coisa que marcou 2 golos:

    http://i.imgur.com/at9th55.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Malheiro do Record viu esse jogo para avaliar o Friesenbichler (ou lá como se chama o jogador), e acabou por reparar no Ewerton. Tem interesse jornalístico, e parece que as coisas não lhe correram bem, mas é preciso referir que regressou agora de uma lesão. E sim, devia estar desmotivadíssimo. Acredito que as coisas lhe correrão melhor por cá.

      Eliminar
  6. o que o artista do dia faz é serviço público.
    O mestre de cerimónia não deixa escapar nada relativamente às propagandas montadas para diminuir o nosso clube e promover os tripeiros e lampiões.
    O Sporting deveria utilizar todos estes dados e análises para colocar a nú a realidade da informação desportiva neste país.
    obrigado MC e continue o bom trabalho...

    ResponderEliminar
  7. Não consigo perceber se o texto é ironia ou se está a falar a sério.

    Primeiro porque acho que o Record continua a ser ridiculo em relação a vários assuntos do Sporting e segundo porque está sempre a defender o clube da sua cor.

    A parte que me faz querer que tem algo de sério é o ponto 2, onde diz que ambas as análises foram feitas por jornalistas diferentes, que até pode ser verdade e é o único ponto em que "dou" o braço a torcer.

    O melhor jornal de desporto em Portugal é o do Sporting.

    ResponderEliminar