sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Peço compreensão para Rui Pedro Braz

Contra mim falo. Já fiz vários posts no passado a criticar declarações polémicas de Rui Pedro Braz, mas só agora me apercebi que o comentador tem afinal um triste motivo para as cometer.

E esse motivo esteve sempre bem à frente dos nossos olhos, mas nós simplesmente não quisemos ver.

Rui Pedro Braz é conhecido por aquelas tiradas do tipo "Rúben Amorim merece mais ir ao mundial do que Adrien Silva porque é o suplente de Enzo", capazes de rasgar um sorriso nos lábios do mais sisudo dos adeptos de futebol, mas quem o costuma ouvir sabe que algumas vezes até diz coisas com sentido. Ou seja, é possível vermos Rui Pedro Braz argumentar com alguma lógica, mas infelizmente todos sabemos que mais cedo ou mais tarde o fluxo de palavras acaba por descambar nas teorias mais ridículas que se possam imaginar - como ser permitido pelas leis de jogo que um jogador agarre um adversário pela camisola ou qualquer parte do corpo sem estar a cometer falta.

A explicação acaba por ser tremendamente simples: Rui Pedro Braz sofre de um distúrbio neuropsiquiátrico bastante comum que os especialistas designam por Tourette Lampiónica.

Trata-se de uma variante pouco conhecida da Síndrome de Tourette, uma condição que se manifesta sobretudo pela pronunciação involuntária de palavrões ou outras expressões socialmente impróprias.


Felizmente a variante de Tourette de que Rui Pedro Braz padece é socialmente mais aceitável que a Tourette tradicional, mas no entanto não deixa de ser capaz de produzir a qualquer altura momentos igualmente embaraçosos.

Como este, na passada quarta-feira, quando discutia com José Manuel Freitas qual o melhor médio ofensivo do campeonato. José Manuel Freitas defendia ser Nani, Rui Pedro Braz defendia ser Gaitan. E durante o debate de ideias, depois de alguns minutos a argumentar de forma razoável e respeitável, lá sofreu mais um ataque de Tourette Lampiónica. O melhor é verem com os vossos olhos (aviso-vos já que não vai ser bonito).


35 comentários :

  1. Vindo de quem vem, parece-me normal.

    Recordo que isto já disse (além das pérolas Ruben Amorim acima citadas):
    - se Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Man City já têm treinador, então não há nada maior que o Benfica para JJ treinar (o sentido é este, as palavras não são exactamente isto);
    - durante o jogo da final da Youth League entre Barcelona e Benfica, onde fez os comentários ao jogo transmitido pela TVI: "estão aqui em confronto as duas melhores formações do Mundo" (o sentido é este, as palavras podem não estar no sítio exacto);


    Mas outra nota:
    - não há nada para discutir futebol com quem acha que Salvio é melhor que Gaitan, logo isto é conversa de gente que tem de parar e pernoitar da Avenida do Brasil, 53.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso sou da mesma opinião. Se me dessem a escolher um jogador do pré-fabricado era Salvio, sem pestanejar.

      Eliminar
    2. Não conhecia essas, Cantinho! :)

      Também disse que a Argentina muito provavelmente teria ganho o mundial se o Enzo jogasse no meio.

      Eliminar
    3. A da Youth League fiquei parvo quando ele disse aquilo.
      Como o jogo deu a meio da semana e a meio da tarde, 90% da audiencia devia ser do slb, logo ninguém fez caso daquilo. Enfim...

      Do slb, não me importava (mesmo nada) de:
      - Luisão, Gaitan, Jonas, Ola John e Lima;

      Eliminar
    4. Estava em conversas de família, portanto... :)

      Eliminar
  2. Eheheheheh.

    Este gajo não tem a noção do ridículo. O Gaitan é tão bom, mas tão bom, que anda cá há 5 anos.

    Tem classe, é um óptimo executante, mas que se apaga nos grandes jogos. Tem uma muito boa imprensa. Se por acaso ele fosse assim tão extraordinário pelo menos tinha decidido uma das duas finais da II Liga da Europa do Futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, é muito bom jogador mas de facto ainda tem muito para provar em jogos contra equipas de maior nível. Na Liga dos Campeões, por exemplo, não se fez notar...

      Eliminar
    2. Na Liga dos Campeões, por exemplo"..
      Então pega lá, para aprenderes a observar jogadores de forma correta.

      Eliminar
  3. Atenção às pérolas do Record ! "Jonas supera Neymar".Enfim os lacaios estão de volta.É o jogo do dia 8 que já anda a ser preparado !...o do Paços já está mais que preparado,a APAF já resolveu o problema.

    ResponderEliminar
  4. Oh Mestre, não me diga que não reparou que ele nem conseguiu dizer aquilo sem se rir?

    É mais do que óbvio que não está ali para ser isento. Nem ele, nem o Queiroz. Faça como eu, não veja esses programas de merda e quando a TVI transmitir um jogo do Sporting, tire o som!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cafageste, o Queiroz consegue ser igualmente repugnante. Perdeu totalmente a vergonha... Um abraço.

      Eliminar
  5. Uma amiga minha tinha uma expresão engraçada a propósito de um namorado dela: ele não é mau rapaz, só tem um defeito, relincha!

    Aplica-se a este animal...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Ah e atenção só para lembrar, este foi o mesmo gajo que defendeu a pés juntos e cegamente não as opções como a própria continuidade de Paulo Bento após o Brasil. Pesquisem videos sobre isso, garanto-vos que se vão divertir ainda mais...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Este gajo é um Pedro Guerra II. Um pouco mais bem educado, vá !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francis, há outra diferença que os separa: RPB é uma pessoa.

      Eliminar
  8. Temos que saber viver com estes tristes comentadores de meia tijela. Por mim, não perco tempo a ver estes programas e quando tenho que ver o nosso Sporting, desligo o som. Esta gente estraga o futebol.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me tao fanatico esse cromo a defender o Gaitan, como o gordo a defender o Nani...

    Entao o Nani é o melhor jogador do campeonato ?
    E disse iso sem se rir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui.. Não se diz isso..os deles são sempre sérios e honestos!
      Ainda agora foram buscar um suplente a 2a russa e já só há 3 ou 4 melhores que ele no campeonato (sendo que 1 ou 2 são da própria equipa)...

      Eliminar
  10. Para mim estão ambos errados. Quem tem decidido mais jogos não é nenhum dos 2(Gaitan ou Nani) mas sim a APAF, esse sim devia levar o prémio de melhor jogador visto que foi o que decidiu mais jogos. Lá fora é que parece que já não teve grande influencia.

    ResponderEliminar
  11. Mestre, que me dizes sobre o artigo do Zé Eduardo hoje na Bola ? Quando se pensa que não pode ser mais ridiculo o papel eis que ele nos surpreende ! Pergunto-me, a troco de quê este tipo se sujeita a esta exposição ridicula ? Será que ele não percebeu a mensagem dos sócios\adeptos do Sporting ? Será que ele acredita mesmo que com aquilo que escreveu hoje, e a ser verdade, que recuperou alguma simpatia dos mesmos ? Estou abismado com esta figura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O link do jornal caso não tenhas ainda visto.

      https://drive.google.com/file/d/0BwXwKN_WxOuASUlhQkwzOHVpbVk/view

      Eliminar
    2. Dá vontade de rir, Francis. É uma pena que JE não seja amigo de Passos Coelho: tinha ido falar com a Merkel há uns anos e poupava-nos os sacrifícios todos que o povo português foi obrigado a fazer... :)

      Obrigado pelo link e um abraço.

      Eliminar
  12. Ridiculo é isto:

    http://i.imgur.com/HhCbDXs.png

    Choradeira dos corruptos, castiga-se.

    PQP este conselho de arbitragem e quem manda nele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, Yazalde... gostava de saber se o Bruno Paixão, o Capela, o Vasco Santos, o Olegário e o Artur Soares Dias, que fizeram péssimas arbitragens a beneficiarem Benfica e Porto, foram castigados... Um abraço.

      Eliminar
  13. "Portanto, no Verão passado, Urreta desvinculou-se do benfica e assinou em definitivo pelo Paços de Ferreira.Sim, não foi emprestado foi mesmo em definitivo.
    Ainda em Setembro, o Benfica recompra 20% dos direitos económicos do Urreta aquando do fecho do Benfica Stars Fund.
    Em Janeiro, Benfica empresta Ruben Pinto e depois Fábio Cardoso ao Paços de Ferreira. Rúben Pinto já foi titular no primeiro jogo.
    Ainda em Janeiro Benfica contrata Jonathan Rodriguez e Elvio Albarez ao Penarol.
    Urreta, que tem 24 anos e estava a fazer uma boa época no Paços e tinha contrato até Junho, sai e vai para o...Penarol. Sai da Europa e regressa ao Penarol.

    A juntar á festa: próximo jogo é Paços de Ferreira-Benfica e imagine-se....Rúben Pinto teve uma lesão muscular, pelo que não vai jogar e Fábio Cardoso ainda está a ser integrado e também não deve jogar.

    Assim é impossível haver um campeonato justo com todas as equipas a darem o máximo em todos os jogos.
    Para quando um jornalista com tomates que investigue esta merda?"

    ResponderEliminar