domingo, 11 de janeiro de 2015

Preparem as canelas: é dia de visita a Braga

Não creio que exista algum sportinguista que esteja iludido quanto ao grau de dificuldade da deslocação de logo: o Sporting vai encontrar em Braga um adversário tremendamente complicado. Quem apresenta como cartão de visita duas vitórias ao Benfica (e que por pouco não saiu do Dragão com um ponto) merece ser encarado com todas as cautelas e respeito. É que falamos de uma equipa que, à imagem do seu treinador, tem talento q.b. e doses industriais de agressividade que a tornam um osso efetivamente difícil de roer.

O facto de o árbitro escolhido ser Hugo Miguel, um juiz pouco dado a mostrar cartões, é um forte indício de que será um daqueles jogos em que valerá tudo menos arrancar olhos - a não ser, claro, que o agressor equipe de verde e branco. Esta nomeação traz também outras memórias pouco agradáveis: foi o árbitro do Guimarães - Sporting - que resultou na nossa única derrota nas competições nacionais até ao momento - em que o árbitro foi um complemento importante à nossa falta de garra nesse jogo ao validar um 2º golo irregular ao Guimarães e ao assinalar um penálti inexistente que fecharia o resultado em 3-0.

Todos os cuidados serão poucos, portanto. A nosso favor está a classe superior dos nossos jogadores e o facto de o Braga ser tradicionalmente um adversário com quem nos damos bem: nas últimas 4 temporadas temos 8 vitórias (incluindo um jogo para a Taça de Portugal) e apenas 1 derrota. Mesmo na nossa pior temporada de sempre ganhámos os 2 jogos, incluindo uma vitória por 3-2 na pedreira com 3 golos de Van Wolfswinkel, o último dos quais marcado nos descontos quando jogávamos apenas com 10 elementos.

Em relação ao onze, parece-me que assistiremos ao regresso de Maurício ao centro da defesa - apostar em Tobias num jogo destes envolve alguns riscos, apesar dos excelentes indicadores dados até ao momento (o banco será no entanto obrigatório para o jovem da academia) - e a aposta no 4x3x3 com Montero na frente e João Mário no meio-campo. Nas alas, claro, Nani e Carrillo.


Estou moderadamente otimista: a equipa atravessa um bom momento anímico e o equilíbrio entre Sporting e Braga não é aquilo que muitos jornalistas andam a tentar vender (com vantagem para nós, como é evidente), mas o ponto fulcral estará ao nível do sangue frio e estabilidade emocional que este confronto exigirá. A equipa terá que ser tremendamente inteligente e empenhada - e se o conseguir, temos talento de sobra para conseguir assegurar os três pontos.

37 comentários :

  1. não esquecer que o braga em casa esta época se não me engano ainda não perdeu e so tem 1 empate

    ResponderEliminar
  2. Jogo complicado. Tambem nao me parece que Tobias seja lançado.
    Vamos ver como será sem o Slimani a fazer pressao na defesa adversaria.

    ResponderEliminar
  3. Ai agora o Braga já dá porrada? E eu a pensar que tinha sido tudo imaginação. Em que jogo viu o Braga a dar porrada? Porque na análise d árbitro do jogo do Benfica contra o Braga nada refere, o jogo dos 3 pênaltis roubados ao Benfica e 3 expulsões perdoadas ao Braga! Arrancar olhos? Mas então o Santos nada fez, o Danilo e o Micael são 2 anjinhos... Agora já se queixam e ainda nem entraram em campo... Pensei que era só o jj (vai dizer que o jj é treinador mas respondo já que o seu está em blackout).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá porrada mas menos que vocês, ò Martins. E vê mais cartões. E joga melhor.

      Eliminar
    2. E vai a 15... Que é o fundamental.
      Mais uma vez sem argumentos para contrariar o que eu disse...

      Eliminar
    3. Vocês dão tanto ou mais pau do qualquer outra equipa e com uma impunidade infinitamente superior, não jogam nada e são carregados ao colo. Com um pingo de vergonha, andavas calado. Até porque nem tens noção de metade do que dizes...

      Eliminar
  4. Mais uma vez pergunto... A Sporting tv já transmitiu alguma Vitória em derbies (não vale gravações do 7-1 quando fomos campeões).
    Como vocês ligam tanto às modalidades será que os 7 de ontem se equiparam aos 7-1 (com a diferença que vocês não serão campeões) ou as modalidades só servem quando da jeito para contar uma título pelo 6o lugar no torneio da escola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem serve para dizer que levaram 5 nos juniores em futsal. Ou a formacao so conta no futebol, e quando ganham?

      Eliminar
    2. Boa... 1Vitória para vocês, mas isso foi num campeonato Nacional ou num torneio? Não acompanho muito a formação das modalidades porque senão ainda mais vitórias para celebrar tons.
      No chinquilho tb ganham...2! Mas ter de recorrer à formação numa modalidade para apresentar uma Vitória..

      Eliminar
    3. Chiça... E ainda não tinha visto o comentário do riga logo abaixo... Atletismo! Nacionais! Ainda bem que não acompanho tudo... Mas não te preocupes que vão ganhar uma são Silvestre qq.
      Parabéns pela bola de Ouro do Ronaldo (que é o melhor porque passou pouco tempo aí)... Mais um título.

      Eliminar
    4. Certamente acabou-se-te a medicacao, tens que a renovar...

      Eliminar
  5. infelizmente neste momento, nas modalidades não podemos falar muito, é que acabamos de levar uma abada dupla do benfica nos nacionais de estrada de atletismo =/

    ResponderEliminar
  6. Derrota da equipa B com o Benfica, derrota dos juniores com o Benfica...Futebol? O Spor7ing é um clube eclético, não vive só do futebol! É a "maior potência desportiva nacional"!
    "Ponham os olhos no hóquei" Se calhar é melhor não, o Benfica foi ao pavilhão do Spor7ing, perdão, a casa do Spor7ing (a "maior potência desportiva nacional" não tem um pavilhão)...Spor7ing 0 - Benfica 7

    Nos Nacionais de Estrada, vitória do Benfica em femininos, Pimba! Depois em masculinos, Pumba! Mais uma dupla vitória do Benfica! O Spor7ing mais uma vez a ver navios...

    Notícia de última hora, a equipa de juvenis de futebol do Spor7ing, não se apurou para a fase final do campeonato nacional: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/interior.aspx?content_id=924628. Ficou em terceiro atrás do Real (2º) e do...Benfica (1º). Nada de alarmismos, malta! Se se aproveitarem um ou dois jogadores para a equipa principal a aposta está ganha! O mesmo para a equipa de juniores que está em segundo a 19 pontos do primeiro classificado, o Benfica. O que interessa é formar jogadores para que possam abastecer a equipa principal, isso é que é importante! Mesmo que a equipa principal da "maior potência desportiva nacional" continue a nada ganhar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O campeonato de juniores a que se refere é uma fase preliminar em que os pontos contam ZERO para a fase de apuramento do campeão, por acaso a sua equipa o ano passado terminou a 1ª fase a 15 pontos do Sporting, mas a memória deve ser curta. E se é para comparar a valia da formação o melhor marcador dessa equipa de juniores tinha acabado de se transferir do SCP, assim como o "melhor avançado português a jogar em Portugal" recém promovido à equipa A e que traduz a aposta da sua equipa na formação foi afinal formado no SCP.

      Eliminar
    2. Calma nunca que na 2a o Ronaldo ganha a bola de Ouro! Isso é que é um título...

      Eliminar
    3. "O campeonato de juniores a que se refere é uma fase preliminar em que os pontos contam ZERO para a fase de apuramento do campeão"
      A equipa de juvenis do Spor7ing também pensava assim, que esta fase preliminar valia ZERO e que não precisavam de se apurar para a fase de apuramento do campeão...

      "por acaso a sua equipa o ano passado terminou a 1ª fase a 15 pontos do Sporting, mas a memória deve ser curta"
      E na fase final o Spor7ing ficou atrás do Benfica, mas a memória deve ser curta... Como ficou o Spor7ing o ano passado na UEFA Youth League?

      "aposta da sua equipa na formação"?
      Conversa para embalar meninos. O que me interessa são títulos, mas a sua curta memória não lhe deve permitir saber o que é isso de "título", a última vez que foi campeão foi em 2002, não é verdade? Quase a completar 13 aninhos... Por isso vão-se contentando com esses pseudo e auto-proclamados títulos de "melhor Academia do Mundo" e "maior potência desportiva nacional" (LOL) Enfim, não têm mais nada para se regozijarem...

      Spor7ing 0 - Benfica 7

      Eliminar
  7. As papoilas saltitantes não desgrudam do blog do MdC ... só falta aparecer o Ricardo a falar do seu fetiche dos enrabanços :)!

    Cambada de Trols!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz lá amor, comichão? Já te trato disso...

      Eliminar
    2. Já ouvi hoje essa conversa da tua mulher ... com ela cola contigo não ... não partilho da politica de "cu é cu"!

      Eliminar
    3. Hoje para celebrares, aparece que com um empurrãosinho já Tanoku ou Tanapeida!!! Continuas na luta...

      Eliminar
  8. Mestre, temos mais comentários de benfiquistas do que de sportinguistas... Alguém anda incomodado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta vitória, de facto, causa-me muito incómodo. É cá uma sensação de desconforto! LOLOL

      O incómodo de tanta derrota da auto-proclamada "maior potência potência desportiva" às mãos do seu rival tem um rosto, este.

      Como é que essa personagem cheia de bazófia disse mesmo? Ah! Já sei "É importante os nossos adversários começarem a dar mais um bocado de luta". Pfffff... só cagança!

      Eliminar
    2. Epa mas se somos assim tão fracos, porque perdes tempo connosco? Vai para o NGB ou para o cabelo e vai fazer abraços de grupo.

      Eliminar
  9. Eeste ano os de Carnide ja levaram um título. Da champion o de desciplina e em relação as modalidades o Sporting ate hoje não percisou de comprar clubes pra competir como estes o fixeram em relação ao futsal k nem era deles o Sporting. No hóquei começou nos distritais e foi uma das melhores equipas em hóquei patins em Portugal em tempos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já levamos 1 titulo... a supertaça!
      Refaço a questão o BdC já ganhou algum derbi?

      Eliminar
    2. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/Futsal/interior.aspx?content_id=924642
      Sempre a dar motivos para o riso!

      Eliminar
    3. Dérbies no andebol contam?

      E os do futsal no ano passado, também podem contar?

      Eliminar
  10. Parabéns, caros sportinguistas!
    Os três pontos podiam ter caído para qualquer um dos lados, houve ocasiões para isso, mas foi uma boa e merecida vitória num campo muito difícil.
    O Maurício tem de ter mais cuidado com...vocês sabem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL que piadinha... o guarda redes do Braga armado em Schumacher vs. Battiston no Espanha 1982 safou-se de um vermelho. Na verdade, o árbitro nao o expulsou para lhe dar o privilégio de ver o livre do Tanaka no melhor lugar da casa.

      Eliminar
  11. para comparar com os comentários das mumias residentes da sport tb

    https://www.youtube.com/watch?v=y__pKQstGho

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Será possível que vocês não aprendem? Não alimentem os trolls, caramba!

    ResponderEliminar