terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Reabilitação de Mota?


Mais cedo ou mais tarde lá teria que acontecer. Manuel Mota foi nomeado para o jogo de amanhã para a Taça da Liga, voltando a arbitrar o Sporting mais de um ano depois da inqualificável arbitragem no empate caseiro que tivemos com o Nacional na época de 2013/14.

Sabendo que não é viável manter na jarra todos os árbitros que erraram contra nós - a lista é imensa e até existem alguns nomes que me assustam muito mais que Manuel Mota, como Vasco Santos, João Capela, Bruno Paixão, Bruno Esteves, Duarte Gomes ou Luís Ferreira - parece-me uma medida semi-corajosa e até sensata tentar relançar o árbitro em Alvalade num jogo que acaba por ter pouca importância. Convenhamos: seria bem mais arriscado e polémico se por acaso o nomeassem para o Arouca - Sporting do próximo fim-de-semana.

É justo que se diga que Manuel Mota tem tido prestações razoáveis (não isentas de erros, mas pelo menos sem a tendência para errar sempre para o mesmo lado como outros árbitros) nos jogos de Benfica e Porto. Curiosamente, o único jogo polémico que teve entretanto foi no Benfica - Rio Ave, em que o fiscal-de-linha anulou um golo aos visitantes sem que estivesse em condições de ajuizar devidamente o lance.

Claro que não estou a dizer que devemos esquecer aquilo que aconteceu no Sporting - Nacional e receber o árbitro bracarense com pétalas de rosas e musica de harpas e violinos. Para além de ter visto uma falta inexistente de Slimani no lance que potencialmente nos poderia dar a vitória e a liderança isolada no campeonato, Manuel Mota mudou pontualmente nessa partida o seu estilo disciplinar rígido (é dos árbitros que mais cartões costuma exibir) para uma arbitragem altamente permissiva para com o excesso de dureza usado pelos jogadores do Nacional.

É por isso uma nomeação que me traz sentimentos mistos. Vamos ver como corre amanhã.

15 comentários :

  1. "É justo que se diga que Manuel Mota tem tido prestações razoáveis (não isentas de erros, mas pelo menos sem a tendência para errar sempre para o mesmo lado como outros árbitros) nos jogos de Benfica e Porto. Curiosamente, o único jogo polémico que teve entretanto foi no Benfica - Rio Ave, em que o fiscal-de-linha anulou um golo aos visitantes sem que estivesse em condições de ajuizar devidamente o lance."

    lol, o gajo já tava a ver o talho a ir com os porcos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para compensar o Mota a 4o árbitro marcou um pênalti cheio de condições para ver! Grande parte do pessoal nunca entrou num campo de futebol senão sabia que não é preciso estar em linha com os defesas para ter opinião sobre se está ou não fora de jogo... E mesmo na bancada do dizem que está ou não fora de jogo Se estiverem mesmo alinhados em relação ao defesa? Não! O auxiliar teve de julgar a partir de uma localização que não era a ideal e acertou... Acima de tudo isso... Acertou! O do golo do maicon estava bem posicionado e falhou.. Qual é pior? Acertar ou falhar? ...

      Eliminar
    2. Eu joguei futebol durante muitos anos e nunca tinha visto um arbitro como o Paixão. Devias ter vergonha na cara e estar caladinho Nuno PAIXÃO. Pelo menos respeita as pessoas que gostam de futebol. Nunos espertos está o Mundo cheio e se fosses sério deverias estar a comentar a pouca vergonha do Nuno PAIXÃO que fez uma arbitragem VERGONHOSA, como têm sido este campeonato para o teu carnide. DIGO ISTO COM TODA A CERTEZA. NÃO PERCEBES NADA DE FUTEBOL!

      Eliminar
    3. Nuno Martins, Queres mesmo acreditar que foi o Mota que deu indicações para marcar o penálti?

      Da imagem dá ideia que é o juiz de linha do lado oposto.

      Eliminar
    4. Seja um ou o outro estão bem mais longe para decidir do que o árbitro... Marcar um pênalti contra o Benfica por indicação de alguém a mais de 50m é o cúmulo do benefício ao Benfica.

      Eliminar
    5. Podemos ver noutro sentido: estamos muito mal quando é preciso ser alguém que está a 50m constatar o óbvio...

      Eliminar
  2. Mas julga que isto é inocente? O Capela ou o Duarte Gomes estão guardados para Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acredito que será o Duarte Gomes. Há muito que não arbitra o Benfica...

      Eliminar
  3. Caro mestre,

    Um filha da puta não deixa de ser um filha da puta. Apresenta é, conforme lhe convém, diferentes graus de filhadaputice.

    Pardon my french...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férenc, é verdade. Aquela que nos fez contra o Nacional foi uma de último grau... :) Um abraço.

      Eliminar
  4. Ainda que seja um jogo de pouca importância, é agora, o jogo mais importante que temos, também por ser o próximo mas por ser o mais decisivo dos 4 jogos da taça da cerveja.

    Espero que seja isento ou então terá outro talho vandalizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. afl!, é um desperdício de recursos vandalizar o quer que seja por causa da Taça da Liga... :) Um abraço.

      Eliminar
  5. Se o Mota favorecer o nosso clube eu fico chateado. O Mota, sabe que roubou o nosso clube no último campeonato contra o Nacional, para colocar a sua equipa o carnide, empatado no primeiro lugar com o Sporting. Como este Mota já mostrou a sua incompetencia e cobardia, espero que agora não pague a divida que têm com o nosso clube e favoreça o nosso clube. Já que temos que levar com este Mota, pelo menos que faça uma boa arbitragem. Também uma taça dos ladrões, so pode ser mesmoabitado por um lampião ladrão .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, não quero de maneira alguma que nos favoreça para compensar o que nos tirou. A tal reabilitação só será possível fazendo boas arbitragens. Um abraço.

      Eliminar