sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sistemas de numeração

Foi interessante registar o escárnio com que alguns benfiquistas se referiram aos 11600 espectadores que marcaram presença na quarta-feira passada para o jogo Sporting - Famalicão. 

É indiscutível que se tratou de uma assistência muito reduzida, e não serve de desculpa o facto de ter sido às 21h de um dia de semana e de ter calhado ser o dia mais frio deste inverno. Para além disso, este número ainda contou com a ajuda preciosa de 1500 entusiásticos adeptos famalicenses. 

Mas de imediato me ocorreu que esses benfiquistas estavam a esquecer-se de algo relevante: as 11600 pessoas que estiveram em Alvalade são reais, estavam mesmo lá, coisa que já não se pode dizer das assistências imaginárias que são oficialmente registadas com cada vez mais frequência nos jogos realizados no Estádio da Luz.

Mas como gosto sempre de tentar compreender o raciocínio das outras pessoas, fiz um esforço e cheguei a uma conclusão bastante interessante. 

É sabido que existe um relacionamento difícil de muitos benfiquistas (não todos, felizmente) com a ciência dos números. Há muitos benfiquistas inteligentes que teimam em atirar números para o ar que, para o comum dos mortais, não faz qualquer sentido. "Somos o clube do mundo com mais sócios, 235.000" - dizem eles. E no entanto, vamos ao R&C do Benfica e as receitas das quotizações são demasiado reduzidas para poderem confirmar esse número de associados. Nem de perto nem de longe.

A explicação é na realidade imensamente simples: da mesma forma que a maior parte de nós interpreta 10 como "uma dezena", muitos sistemas informáticos interpretam 10 como "2", pois baseiam-se no sistema binário.

Foi a partir desse princípio que cheguei à brilhante conclusão de que muitas mentes benfiquistas estão formatadas para utilizarem um sistema de numeração até agora desconhecido: o sistema lampional. Ou seja, no exemplo dos sócios, a disparidade explica-se porque o R&C utiliza o sistema de numeração decimal (uma obrigação imposta pela CMVM) enquanto que os discursos dos dirigentes benfiquistas sobre esse assunto utilizam invariavelmente o tal sistema lampional.

É um sistema efetivamente complicado de acompanhar: ao contrário do carácter linear e progressivo da generalidade dos sistemas de numeração, o sistema lampional é irregular e tortuoso, dando alguns nós que tornam quase impossível a sua compreensão por pessoas que não cresceram a venerar figuras como Eusébio, Chalana, Rui Costa, Vieira ou o Adepto Possuído.

Apesar de ser um sistema desconhecido, o mundo vai gradualmente começando a descobri-lo. Por exemplo, muitos alemães que residem na região da Baviera já se aperceberam que a relação do Benfica com os números não é a mesma que por lá existe. Será uma questão de tempo até descobrirem este novo sistema de numeração - é sabido que os alemães estão sempre na vanguarda da tecnologia.

Depois de uma investigação bastante aprofundada, produzi um quadro que - espero - ajudará adeptos de outros clubes a compreender os mistérios insondáveis do sistema de numeração lampional - algo que é fundamental para preservar a nossa sanidade mental quando sofremos de sobre-exposição a discursos de Luís Filipe Vieira. 



54 comentários :

  1. Bom dia Mestre

    Sinceramente nem me apercebi do tom jocoso da lampionagem no que à assistência em Alvalade diz respeito. No entanto, acompanhando esses dados que refere.

    Segundo o sistema lampional, quantos terão estado na Luz nos jogos com o Leverkusen (para a Champions) e o Nacional (para a Taça da Liga)? Eu digo!... 17564 e 15542, respectivamente. Nem foram assim tantos para uma nação de 6 milhões (ou serão 10?!).

    Enfim...!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa de ir tão longe. Cheira-me que mesmo estes 11mil e tal foram mais do que os adeptos que estiveram na luz para esta eliminatória da taça.

      Eliminar
  2. Mestre, se ouviu essas bocas então anda mal rodeado!
    Ou então sou eu q consigo estar junto de pessoas com, no mínimo, dois dedos de testa!

    Segue algo interessante:

    ESCALÕES DE FORMAÇÃO:

    Juniores A Benfica 0-2 2º Classificado
    Juniores B Sacavenense 1-1 3º Classificado
    Juniores C Almada 3-0 2º Classificado
    Juvenis B: ADCEO 5-1 - 1º Classificado
    Iniciados Sub-14 A - Lourel 6-3 - 1º Classificado
    Iniciados Sub-14 B - CAC 1-3 - 2º Classificado
    Infantis A - Lourel 5-1 - 2º Classificado
    Infantis A D.Honra - Belenenses 3-1 - 1º Classificado
    Infantis B - O. Moscavide 24-0 1º Classificado
    Infantis B - CAC 2-2 1º Classificado
    Benjamins A - O.Moscavide 31-0 1º Classificado
    Benjamins A CD- D1 - Loures 13-0 1º Classificado
    Benjamins B - Belenenses 4-2 1º Classificado
    Benjamins B CD-E1 - Reguengo 13-0 2º Classificado
    Traquinas - Cac 6-1 3º Classificado
    ______

    Como é q é aquela história q a nossa formação não vale nada? Ah já sei, é quando estão na frente e serve para se armarem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting Clube de Portugal nunca teve mais títulos nas camadas jovens. Tem é mais jovens talentosos, formado na sua Academia, a jogar na sua primeira equipa.
      Alguns até são Bola de Ouro, vê lá tu.

      Qual foi o último jogador de top mundial formado no teu clube? Zero.

      Eliminar
  3. Não percebo porque o MdC perde tempo a falar de clube que publicamente faz trafico de bébés!

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Diz que é o clube que mais faturou nos ultimos anos. prá ai dassim 300 ou 400 milhoes em vendas.
    Diz que é para pagar juros + compras de jogadores...

    Os gajos são mesmo os maiores consumidores de areia pelos olhos do mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mais uma conspiração de um site internacional... Tudo para dar a ideia que o Benfica faz bons negócios. No próximo comunicado o bruno tb vai queixar -se do trsnsfermarket.

      Eliminar
    2. Nem os valores das receitas de televisão, num dos melhor anos dos carnide, conseguiram lucros superiores a 7 milhões, estou a falar de receitas e despesas. Se tém tanto dinheiro, porque vender jogadores ??
      Se fosse BDC a dizer isto, já estava morto e enterrado :
      O Benfica será a espinha dorsal da selecção.
      Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabemos que temos um grande técnico(Jesualdo Ferreira). – 28/04/2002
      O Benfica será mais forte que o Real Madrid. – 19/04/2003
      Vamos arrasar pela Europa fora. – 17/04/2005
      Queremos ser campeões europeus. – 16/07/2005
      Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro, demito-me. – 2005
      A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial. – 21/09/2006
      Projecto do Benfica está a assustar muita gente. – 2006
      Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica. – 28/02/2007
      Se cometemos alguns erros foi por andar muito depressa com este projecto. O meu lugar é muito cobiçado e o Benfica é muito apetitoso. – 12/03/2008
      É quase impossível Jorge Jesus falhar no Benfica. – 2009
      Vamos investir no futebol e ganhar não apenas 1 título, mas 2 ou 3 seguidos. E no final, vamos ser todos muito felizes. – 2009
      Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade. 22/09/2012.
      tém vergonha na cara quando falas do Bruno de Carvalho!!!!

      Eliminar
  5. Como não consegue defender Os seus números ataca dois outros... É a velha teoria de atacar Os outros para esquecer Os vossos problemas. Os vossos nrs são sempre mais sérios... A consequência são os 30% da holdimo e as vmoc...de tão sérios que os vossos nrs são têm de vender a sad para pagar dívidas.
    Ainda não percebeu que o nr é de sócios registados e não pagantes? Do seu clube pagam todos? Vai falar em campanhas como se vocês não fizessem...
    Yasalde consumidore de areia e de titulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não estou a defender os meus números: 11600 espectadores é uma assistência fraca., há que reconhecê-lo. Registo apenas o facto de vocês serem incapazes de reconher o quão estranhos são os vossos números.

      Se dos vossos 235.000 sócios só 90.000 é que pagam, então deixe-me congratulá-lo: o vosso clube tem muito futuro, já que 145.000 devem ser crianças abaixo dos 6 anos.

      No Sporting não pagam todos, como é evidente. A lista terá que ser limpa dos desistentes. Mas ninguém anda a usar o número total de sócios para reclamar um estatuto (maior clube do mundo) que muito dificilmente corresponderá à verdade...

      Eliminar
    2. Esse debate já foi tido num post específico sobre isso.... Pode criticar o que quiser na guiness book of records menos mas não os vai acusar de favorecimento ou vai?

      Eliminar
    3. Claro que não. O Guiness Book of Records é capaz de registar com grande rigor este tipo de factos. Por exemplo, graças a eles sabemos que a recordista dos 100 metros barreiras usando barbatanas fez um tempo de 18,523 segundos, ou que a mulher que consegue o maior esbugalhamento do globo ocular consegui a incrível marca de 12mm. É preciso muita precisão para este tipo de avaliações.

      Eliminar
    4. Lá está pode procurar desvalorizar a pertinência de alguns records mas não o record em si.

      Eliminar
  6. Mestre, muito bom! Uma das coisas que por vezes me fazem pensar é o facto de estes jornaleiros dos jornais desportivos, das televisões e não só, lançarem para os jornais e televisões as noticias boas do clube de carnide e as noticias más do grande Sporting clube de Portugal. Então, não é que estiveram mais de um mês a falar da "crise" do nosso clube....era primeiras, segundas, terceiras paginas, abria os noticiarios nas televisões....agora que o presidente almoçou com os treinadores num clima de grande paz, respeito e profissionalismo, já nem aparece nas primeiras, segundas e terceiras paginas.
    E porque não colocar capas dos jornais o flop Bebé ? ou o gasto de milhões do carnide em contratações falhadas ?

    ResponderEliminar
  7. Para mim este post é a partir de agora candidato a um dos melhores do blogue!! Parabéns Mestre. Com argucia e ironia quanto baste....lindo.

    ResponderEliminar
  8. Mestre, ainda faltou aí o valor referente ao passivo da sociedade lampionica! Também nesse há um número avançado pela agremiação e há um número real...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cafageste, isso seria um número demasiado grande para a numeração romana (só sei ir até aos 5 milhões, e ia tornar algumas colunas demasiado largas, fazendo com que o conteúdo do quadro ficasse muito pequeno) :)

      Eliminar
    2. Sim...são sempre falsos os números... Até nem estamos a falar de uma empresa cotada em bolsa, auditada por entidades independentes etc etc... Os vossos números são os únicos sérios. Vocês atiram para o ar a ver se cola e depois ficam na azia quando o Vieira vem dizer que há um passivo maior e depois se demonstra que é verdade... Entretanto vocês lá continuam a inventar números para os outros.

      Eliminar
    3. A CMVM não quer saber das assistências ou do número de sócios que dizem que têm. O Vieira mentiu em relação ao passivo do Sporting - limitou-se a somar números que consolidados se anulavam parcialmente.

      Eliminar
    4. O comentário era sobre o passivo e esse interessa ao mercado e ao regulador.

      Eliminar
    5. Mas vocês realmente estão tão mas tão bem que para pagar precisam de dar parte da sad.... Avaliada em cerca de 80milhões...

      Eliminar
    6. Ahahahahahah!

      Ó Martunis, dizem que o BES também era uma empresa auditada...

      Nos não estamos bem, mas estamos a melhorar. Há outros que estão mal e andam para aí a dizer que estão maravilhosos.

      A ultima grande dúvida é: como é que um clube que, segundo um site de informação de transferências - essa fonte totalmente fidedigna da vida dos clubes - tem o maior volume de vendas dos últimos anos, continua com um passivo galopante? Será que a informação da transferência do Roberto estava nesses valores?

      Há quem tenha vendido 30% da SAD e há quem tenha de sobreviver agora sem a ajuda dos fundos. Com os valores dos negócios a descer, como é que irão pagar o que devem?

      Eliminar
    7. Se vamos por ai desconfiamos de todos... Não só de um...mas aí voltamos ao mesmo... Só as vossas contss é que são sérias. Estás a melhorar? Porque? Se vocês tiveram lucro nos tb...ah..mas as vossas contas é que são sérias. Se procurares no mesmo blog onde isso foi divulgado está a explicação... Galopante? Nos últimos anos pouco aumentou...ah mas é tudo mentira...vocês são os únicos sérios. 30% agora mais as vmoc... Sim as vossas contas é que são boas.
      Qual é a sua dúvida do Roberto? Foi vendido...não foi pago logo voltou a ser jogador do clube que o vendeu (Benfica)... Pense nisso como sendo outra venda qq e exclua o nome Benfica e vê que percebe facilmente.

      Eliminar
    8. Relativamente às nossas contas, saberemos no final da auditoria de gestão se elas estão certas ou erradas. De qualquer modo, ao contrário de outros, as nossas contas estão a ser escrutinadas. E por nossa iniciativa. A mim parece-me muito bem. Acho que todos deveriam fazer o mesmo, mas eram capazes de aparecer para aí umas coisas complicadas de explicar...

      Se ainda por aqui andar em 2025, falaremos das VMOCS. Até lá não tem de se preocupar.

      O Roberto até pode ter sido vendido. A dúvida é: quantas vezes foi creditado o valor da suposta venda?

      Se se preocupasse mais com o seu clube em vez de andar a ver as percentagens das SADs dos outros clubes faria melhor. Mas normalmente olhamos paa os outros quando não dá jeito olhar para nossa casa.

      Mas venha de lá essa proibição dos fundos!

      Eliminar
    9. Concordo que cada um deve olhar mais para o seu clube... E este post é sobre o meu clube! Logo estou a olhar para o meu clube. Sabe quantos jogadores tem o Benfica com fundos? 1... Ola jonh... Esse comentário é apenas mais um a ver se cola e mais um tiro ao lado. O roberto foi creditado quando foi vendido, descontado e foi creditado no negócio com o pizzi.

      Eliminar
    10. Eu sei bem que o seu clube tem poucos jogadores partilhados com fundos.

      Alargue as suas vistas. Não seja imediatista. Sem fundos, o que irá acontecer aos valores das transações dos jogadores...? E como é que se vai baixar o passivo...?

      Eliminar
    11. De tantos temas que atirou para o ar agora os argumentos resumem -se aos fundos e a tentar fazer futurologia... Deixe me mais uma x corrigir o seu raciocínio já que o Benfica não vende a clubes que com fundos mas a clubes com donos ricos. Se os jogadores não são de fundos e se não são vendidos a fundos qual a influência? Enfim...

      Eliminar
    12. Tendo em conta que até agora apenas me respondeu com as suas crenças, não vejo problema em expor as minhas.

      No dia em que vir uma auditoria séria e independente ao seu clube, as minhas dúvidas dissipam-se. Até lá, tendo em conta vários factos é lícito que tenha dúvidas.

      A sério? Donos ricos? E ainda não percebeu que os fundos andavam a inflacionar os preços? Por muito ricos que possam ser, não são estúpidos. Se podem comprar por 15, não vão dar 30. E se não têm os fundos a fazer concorrência...

      Eliminar
    13. Ai eu é que falo em crenças quando você é que se recusa a aceitar os números oficiais. A kpmg não é séria e independente?

      Eliminar
    14. A kpmg é auditora das contas das duas sad (Benfica e Sporting)... Ah mas na vossa auditoria e séria na nossa é tudo falso. Não é fácil argumentar com quem tem o único argumento de que apenas o seu clube é sério... Mas é fácil constatar as contradições.
      Quanto aos fundos você não percebe que os clubes pt os utilizam para comprar e não para vender? E acha que se os clubes com donos ricos arranjaram forma de contornar o fair play financeiro da UEFA, os donos dos fundos não contornam a nova lei a ser criada? Podem não ser donos mas emprestam dinheiro para comprar e garantem a devoluçao desse valor mais juros...e é tudo legal. Vocês queriam ganhar não por ser melhores mas por enfraquecimento dos outros. Nós tb já fomos assim... Quando saia um jogador do Porto e nós pensamos que agora é que era... Mas felizmente os nossos dirigentes concentraram -se em fazer boas equipas em vez de esperar pelo enfraquecimento dos outros.

      Eliminar
  9. Muito bom Mestre,

    A bazófia sempre foi uma das características mais evidentes da nação da lapionagem, exceto claro nos números do passivo que isso ai o maior é o Sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala de bazofia um adepto de um clube que se auto denomina "maior potência desportiva" mas que não ganha em desporto nenhum. É preciso não ter noção da realidade.

      Eliminar
  10. Acho que 11600 espectadores num jogo com uma equipa do CNS, a meio da semana, às 21h, com o frio que estava, é um óptimo número.
    A lampionagem que gozou com esse número estará convencida que, no mesmo cenário, o estádio da luz teria lá mais de 5000 espectadores?

    ResponderEliminar
  11. Realmente o Benfica é um caso de estudo! Mal ou bem o importante é que falem de nós, o departamento de Marketing agradece.
    Sobre o texto, sobre as virtudes e os defeitos dos números eu e muitos benfiquistas, pensamos por a nossa cabeça, muitas pessoas não percebem isso, ou julgam ter alguma superioridade moral no assunto. O Benfica têm eleições democráticas desde sempre, ao contrário do país, em relação a isso, a nossa história ensina-me que, ninguém é eterno e ninguém é superior ao clube, o clube é dos sócios e dos adeptos. Sobre números, existe um que se repete para nós benfiquistas... E pluribus unum - "De muitos, um" Saudações Desportivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica é um caso de estudo é...tu também andas a bajular o Querido Líder ,pode ser que um dia vás ter com ele ao Brasil !...Quanto mais alto se sobe mais alto é o trambolhão.

      Sendo Portugal um dos países mais pobres da Europa e dos mais pequenos em termos populacionais como poderia ter um clube dos maiores do mundo ?.Sim são os maiores neste quintal mas lá fora são humilhados.Agora em atrasadinhos manipulados pela CS são os primeiros.O problema é que o vosso departamento de Marketing não paga as dívidas colossais do vosso clube.

      É fácil ser lampião neste país,é fácil ser do clube com maior número de adeptos,é fácil viver de glórias passadas,é fácil fazer sonhar os atrasadinho,é fácil bater recordes na Liga Nacional,é tudo fácil quando se joga com 14.

      Amanhã como vai ser ?,coitados dos vitorianos que se vão deslocar aos Orcs,tão iludidos que vão e o resultado já está feito.Vitória da APAF.

      Eliminar
    2. Realmente é preciso subir para cair...a vossa queda é curta.
      Já te expliquei que lá fora somos o 5o do ranking UEFA.
      As nossas dívidas são colossais mas ainda não foi preciso vender a sad para as pagar.
      Glórias passadas? Somos vencedores em título dos 4 títulos nacionais... Passado? Em 40 anos ganhaste 4..queres falar de quem vive do passado?
      Pelo menos tem noção do que dizes...porque é cada tiro cada asneira.

      Eliminar
    3. Mas nós é que temos dificuldade com números?...http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/01/financas-benfica-o-clube-que-mais-e.html?m=1

      Eliminar
    4. Caro Pedro vi o link que refere com atenção e há coisas que não percebi:

      Este estudo com base nos registos da transfermerket levantam as seguintes questões:

      - Nas temporadas de 2010 a 2016 (6 épocas desportivas) o SLB contratou 207 jogadores se fizermos uma média dá 34,5 jogadores contratados por ano, este número está correcto!?

      - Como os valores das transferências têm por base os registos do site transfermarket os mesmos não reflectem a realidade da partilha dos direitos financeiros que envolve e envolveu muitas das transferências efectuadas pelo SLB ... certo!?

      - Para terminar a mais óbvia das questões com um resultado "liquido" (Entradas vs Saidas) nessas transferências que resultam em ~200M€ o Passivo do SLB diminui consideravelmente ou aumentou !?

      SL,



      Eliminar
    5. Caro Sérgio, sobre as suas questões eu faço fé que os números sejam reais, segundo a fonte. E concluo tal como disse que com tanta receita, seja preocupante o passivo não ter sido abatido e aumentado.

      Eliminar
    6. Essa acaba por ser a única ilação 100% segura que se pode tirar.

      Estava a agora a ler um artigo no Record sobre o Braga, em que segundo o jornalista o SCBraga encurtou distancia em relação ao SCP através dos milhões de JM ... a pergunta a ser feita deveria ser "o que vão fazer apartir de agora sem os M€ JM" pelo menos de forma directa! Sem o "Boost" do JM o Braguilha terá de vender as suas poucas "joias", sem o JM os reforços serão mais complicados de conseguir.

      SL,

      Eliminar
  12. Depois há uma coisa falam que o Bruno de Carvalho é isto e aquilo mas parece-me que o seu registo criminal está limpo ao contrário de outros que foram condenados a prisão efectiva por furto ou instigação de furto.

    Depois quando vem o presidente do Bayern de Munique declarar à comunicação social que não acredita no número de sócios do Benfica está tudo dito.Ser chamado na Europa do futebol de aldrabões é grave !...hahahaha

    ResponderEliminar
  13. “Não estou de acordo com tuas idéias, mas defendo teu sagrado direito a expressá-las.” Voltaire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro Almeida

      "J´essuie Charlie,,," Anónimo

      https://www.facebook.com/107730032647853/photos/a.158445244242998.40479.107730032647853/775536725867177/?type=1&theater

      Eliminar
  14. a frase original é ‘I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it,’ é em inglês porque foi escrita por Beatrice Evelyn Hall, sob o pseudónimo S. G. Tallentyre.

    Por favor deixem de usar traduções zucas. (traduttore traditore nunca foi mais bem aplicado...)

    btw: onde é que está o sagrado? (óvije, grássádéus com dedinhos espetados no ar...)

    ResponderEliminar
  15. Simplesmente brilhante caro Mestre, e já está em forma de cartão! Noto apenas que o conversor está ligeiramente desafinado, na quarta linha há um pequeno lapso na numeração romana (não sei se terá a ver com as bd gaulesas), de resto permite uma tradução fiel da faladura de certos animais. Obrigado!

    ResponderEliminar
  16. Uma verdadeira cabazada nos lampiões, este post!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em cabazadas, viste o Hóquei?! Amanha ficas a 13! Obrigado Bruno

      Eliminar