segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Vai passar a procissão


Lamento, mas não acompanho a interpretação generalizada que corre por aí sobre a faixa exibida pelos adeptos do Porto no jogo com o Belenenses. Isto é tudo menos uma mensagem de protesto.

É um daqueles casos em que a vontade de metaforizar acabou por desvirtuar o significado "literal" da faixa. A verdadeira explicação é simples e está aos olhos de toda a gente: trata-se de uma faixa que retrata uma procissão, em que o objeto de culto é carregado num andor (Vieira, Jesus e Eusébio, ou seja, o Benfica), com os fiéis a caminharem de forma ordeira logo atrás



Lá está: "seguir uma procissão é seguir Jesus". Não sou eu que o digo, é a Wikipedia.

Falava-se muito numa Santa Aliança entre os dois clubes, mas pelos vistos o que estamos a assistir é um processo de conversão em massa. Os santos padroeiros portistas deixaram de fazer milagres e os fiéis começam agora a olhar com admiração e reverência para o poder demonstrado pelo novo messias. Neste departamento temos que dar o devido crédito aos portistas: não há ninguém melhor que eles para conseguirem identificar as verdadeiras manifestações de poder divino no futebol português.

Se o processo de conversão decorrer de forma eficiente pode ser que o Benfica se aproxime em breve dos tais 6 milhões de adeptos que tanto gostam de apregoar.

25 comentários :

  1. Fossem todos assim e não teríamos guerras "religiosas" :)

    Muito bom MdC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Sérgio, benfiquistas e portistas são um exemplo para os fanáticos religiosos que por aí andam. :)

      Eliminar
  2. Desta x já viu o pontapé na cabeça e desta x já era para vermelho... Quando foi na cabeça do talisca não viu!
    O fcp que aos 5m já via o herrera pontapear o rosa na cabeça tem moral? O fcp que jogou contra uma equipa sem gr tem moral?
    Ha um comentário num post anterior que diz que c os adversários devem estar com azia... Porque? Por ir 6 a frt do 2o e 10 a frt do 3o? Sim...que azia.
    Outro que diz que o golo do chinoca foi das maiores alegrias que teve como Sportinguista.. Realmente quem não ganharitítulos não sabe o sabor.
    Para os que dizem que este golo mostra que afinal o chinoca não é flop imaginem de tivesse 10golos como o talisca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Martins, pá, azia, sim. Tenho de dar razão, é realmente estúpido quando se está tão adiantado na classificação, mas o que mais vejo é benfiquistas chateados com as alegrias do Sporting.
      Fazendo uma psicanálise fajuta diria que a o 'vosso' problema é que apesar da liderança doi-lhes a consciência, aos verdadeiros benfiquistas apenas (que tenho o prazer de os conhecer).
      O resto, é retórica que já há muitos anos oiço na boca dos portistas, e isso é o sintoma do quanto este benfica de Vieira vale em termos éticos.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. O que os leva a conspurcar este e outros blogs é a insegurança que têm e a falta de confiança na APAF. Sabem que sem ajudas, os 10 pontos não são suficientes e por isso andam mortinhos por mais escorregadelas do Sporting.

      Mas não temais! Os amigos da APAF amparam-vos!!

      Agora que estamos esclarecidos, os digníssimos lampiões podem fazer o favor de ir todos para o caralho? Não gosto de ambientes sujos. Obrigado!

      Eliminar
    4. O que me leva a "conspurcar" este blog é estarem sempre a falar em nós... Mais um post sobre nós.. se começarem a falar apenas no vosso clube pelo menos eu não "conspurco" mais!
      Grande azia a nossa...
      Cafageste os 10 pts são para o 3º, para nós o 2º é o 1º dos últimos (embora melhor que o 3º, 4º e ai por diante), por isso importante é a vantagem para o 2º. Estás a ver num campeonato com as equipas fracas que temos no nosso o benfica a perder 10pts? 3 derrotas (porto, sporting e braga) não chega... mas na vossa realidade distorcida tudo é possível!

      Eliminar
    5. Ahahahah.

      Se não fossem os amigos da APAF já tinhas perdido bem mais de 5 pontos. Pois, porque mesmo para ganhar a "equipas fracas" como o Gil Vicente, o Arouca, o Moreirense, o Estoril, o Nacional, o Rio Ave, foi precisa a ajuda amiga. E só estamos a falar dos mais escandalosos.

      Podes ser estúpido, mas não queiras fazer os outros passar por tal.

      Eliminar
    6. Azia a começar por ti, ò Martins.

      Pensas que tens 6 pontos de vantagem sobre o Porto? Pensa outra vez. O que tens mesmo é o teu namorado a tentar tirar-te o colinho. E tu, sem colinho não és nada. Há 3 ou 4 jogos que se vê que eles ainda têm os Olegários deles no bolso e não hesitam em os pôr em acção.

      A ti, nem precisam prejudicar, basta que os árbitros marquem o que devem marcar e não inventem foras de jogo contra os teus adversários. O resto fazes tu sozinho...

      Eliminar
    7. Cafajeste desses 6 só me lembro de casos em 3, sendo o Benfica beneficiado de um golo precedido de fora de jogo contra o Gil, contra o Rio ave houve um caso bem decidido e contra o Nacional um caso bem decidido... Ou seja tanta areia que tentam atirar para o ar e resume -se a um golo fora de jogo contra o último aos 30m (como se fosse impossível o Benfica marcar nos restantes 60m, lembrar que o Benfica marca na Luz a imensos jogos consecutivos logo seria mais provável marcar do que ficar a 0).
      Para contrapor como prejuízo aponto o jogo de Braga com 3pênaltis não assinalados a favor do Benfica (1 a favor do Braga, o outro começou em fora de jogo por isso se para o Benfica conta como benefício contra tem de contar como prejuízo)... E 3 expulsões (2 na 1a parte).

      Eliminar
    8. Já que não te lembras, eu faço o favor de te lembrar:

      Arouca - Enzo por expulsar com jogo em 0-0.
      Moreirense - Enzo por expulsar com jogo em 0-1
      - Ataxia do Lima dá direito a penalty
      Rio Ave - Golo do Talisca precedido de falta do Maxi Pereira
      Estoril - Penalty do Jardel sobre o Kléber
      - Simulação do Enzo dá expulsão do jogador do Estoril
      - Expulsão perdoada a...Enzo
      Gil Vicente - Golo precedido de fora-de jogo escandaloso
      "Ah e tal, acreditas que não ganhávamos ao último?" P´ró caralhinho com essa argumentação de atrasado mental! Foste ajudado. Sabes lá o que acontecia?
      Nacional - Golo em fora-de-jogo
      - Fora de jogo mal assinalado a um jogador do Nacional que fez golo.


      Não sei se tens falta de memória ou és só desonesto, mas já que andas por cá a conspurcar o ambiente, sempre aprendes alguma coisa...se é que consegues?

      Eliminar
    9. Ah.. É a expulsões do enzo... Mas isso é todos os jogos... Acho que mesmo no sábado devia ter sido expulso...
      Pensei que eram casos a sério e não para fazer rir.
      Golo contra o Nacional fora de jogo? Jogador do Nacional que fez golo? Com o jogo parado antes de ele receber a bola... Se é por aí um fora de jogo no meio campo e que o jogador siga o jogo sozinho é golo anulado :)
      Se eu visse od jogos do seu clube de certeza que sabia de casos..assim indico lhe só o pênalti do mauricio com o Porto, o do slimani contra não sei quem, cotoveladas do mauricio (todos os jogos).
      Penalti com o Vizela? Não sabe o que acontecia... Foi ajudado. É esta a lógica?

      Eliminar
    10. Então não vê os jogos do Sporting e aparece aqui a falar do jogo de ontem? Anda um bocado confuso...

      Casos para fazer rir...sei! Durante anos andámos a levar com a histeria lampiónica habitual quando diziam que eram prejudicados. Inventavam vários penalties e expulsões por jogo. Era o 31. Este ano...no para nada! Tudo normalíssimo!

      Penalty contra o Vizela? Foi mal assinalado. Primeiro golo contra o Setúbal é irregular. Aqui está a diferença. Você ri-se quando é beneficiado e muito. Outros há que assumem quando têm uma ou outra decisão a favor.

      Já percebi tudo. De estúpido não tem nada. É só desonesto e acha que os outros é que são estúpidos...

      Eliminar
    11. Veja lá se eu falo algo do jogo de ontem... Leia novamente ou aprenda a ler.
      O Setúbal é aquele em que o livre é marcado a 2 toques? Pela sua lógica são 2 jogos em que não se sabe o que podia acontecer...
      Nós admitimos quando somos beneficiados, ex Gil Vicente... Não podemos admitir algo que não existe, ex benefício contra Rio ave, Nacional etc...

      Eliminar
  3. Parabéns ao Sporting, pois venceu num campo difícil, mas concordo com o Nuno, parece que a memória é selectiva sobre as entradas duras dos jogadores do Braga, mas pronto, mais vale tarde do que nunca, pois no jogo com o Benfica foram só uns mimos, depois do que foi escrito neste blogue, sobre a permissividade dos jogadores adversários do Benfica.
    Sobre esta faixa, é curioso que ela surja na mesma altura, em que todos os programas desportivos deste fim de semana, o tema das arbitragens surgiu, como agenda generalizada. O objectivo é claro, fazer pressão, o Benfica têm uma série de jogos de dificuldade. Ainda sobre a faixa, aprecio a originalidade, mas podiam ter deixado o Eusébio à margem disto e respeitar a sua memória. Sobre o Jesus, é uma pena, espalhar a sua doutrina em casa alheia, mas tal como o Ronaldo jogou no Sporting e isso é certamente um motivo de orgulho, para todos os Sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, essa é uma carapuça que a mim não me serve: quando A Bola fez a capa na véspera do jogo para a taça com Jesus a dizer "Deixem jogar o Benfica" escrevi o seguinte:

      "Sim, é verdade que o Braga usou e abusou das faltas duras no jogo com o Benfica para o campeonato - Rúben Micael devia ter sido expulso, há uma fotografia de um pé levantado sobre a cara de Talisca que arrepia só de olhar -, mas não se pode dizer propriamente que o Benfica se caracterize por ser uma equipa macia que costuma fugir aterrorizada do contacto físico.".

      Um abraço.

      Eliminar
    2. É preciso não ter vergonha nenhuma...

      Memória selectiva a vossa, que se fartam de dar pau em total impunidade. Parecem os putos da escola que se fartam de dar mocada, mas fogem a chorar e a fazer queixinhas à mãe quando alguém lhes dá o troco. Vocês estão é mal habituados...

      Eliminar
  4. Não consigo identificar os árbitros que estão na tarja mas sem ver, deve ser: bruno paixão, capela, manuel mota e duarte gomes. Ainda assim ficaram uns quantos de fora, não me parece justo...
    Os "super cagões" nem para estas me*das têm jeito... enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses merdas nem para isto têm jeito é verdade! O vosso lider da claque não ensinou bem o Madureira quando o recebeu com apreço e amizade no vosso estádio!

      Eliminar
    2. Faltam lá o Vasco Santos, o Luís Ferreira e o Bruno Esteves. Podiam meter o Barbas e o Máximo, haveria gente suficiente para carregar o andor. :)

      Eliminar
  5. Por acaso, eu devo ser dos poucos Sportinguistas que defende que a entrada do GR do Braga não era para vermelho. Foi imprudente? Sim. Foi para impedir que o jogador continuasse o lance? Sim. Mas não considero agressão e ainda lá mais 2 jogadores do Braga, logo, para mim, o amarelo ajusta-se bem.

    Em relação ao comentário do Pedro Almeida,

    Claro que querem fazer pressão sobre o SLB. Eles estão a ver que não conseguem chegar ao 1º lugar, pois 6 pontos ainda é "muita fruta" (he he he). E eles, pelos vistos, concordam connosco quando dizem que vocês têm pontos a mais do que deveriam ter, logo estão a "pedir" aos árbitros para vos roubar uns pontos em troca.

    Eu faria o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Ó Nuno Martins a noite correu-te mal se o Rennie não ajuda mete uma batata japonesa no cú.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu mal pq? Ganhei no sábado e eu preocupo com a minha equipa... Quero ganhar os meus jogos... Assim é que se fazem os campeões.. Não s olhar para os outros.

      Eliminar