terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cervejas, charlies e cinismo

Há duas formas de se olhar para o vídeo que a Sagres fez com o resumo do Belenenses - Sporting: a análise isolada e a análise abrangente.

Isoladamente, é evidente que o vídeo tem a sua piada, até porque também brincam com a perspetiva do adepto do Belenenses que viu a vitória fugir no último minuto - uma sensação angustiante bem presente na mente de qualquer sportinguista. Também é verdade que foi uma piada algo forçada: um "frango", na gíria futebolística, é um golo que surge por uma falha grosseira de um guarda-redes ao tentar defender a bola. Ora, não foi nada isso que aconteceu neste caso, já que Patrício chuta a bola mas atira-a contra um companheiro. De qualquer forma, é uma tecnicalidade sem importância que não invalida a oportunidade humorística da situação.

De um ponto de vista mais abrangente, o que também pode ser levado em consideração?
  • Trata-se de uma empresa patrocinadora de um clube com quem acabámos de cortar relações.
  • Trata-se uma empresa concorrente de um dos nossos principais patrocinadores - a Super Bock.
  • Trata-se de uma empresa que já fez vídeos no passado utilizando guarda-redes do Benfica, fazendo sempre sobressair as suas qualidades e não ridicularizando-os.

  • Trata-se de uma empresa que, sendo patrocinadora da Liga, deveria manter uma política de neutralidade em relação a todos os clubes.
  • Trata-se de uma empresa que, apesar de ser patrocinadora da Liga, patrocina em simultâneo alguns clubes e que utiliza apenas imagens de Benfica e Braga nos seus spots publicitários atuais.

Mas para mim, a questão mais discutível é que decidiram fazer um vídeo destes precisamente num jogo em que um jogador do Sporting cometeu um erro grave que comprometeu um dos objetivos principais da época. Podiam ter feito o mesmo com o erro de Artur no Benfica - Sporting, mas não o fizeram. Porquê agora e precisamente neste jogo?

Mas o mais nojento no meio disto tudo é ter que ver pseudo-defensores da liberdade de expressão a acenarem com as bandeiras dos charlies para a frente e para trás. Da mesma forma que a Sagres tem a liberdade de fazer a publicidade que bem entende, também há quem tenha direito a não gostar do que viu e insurgir-se contra a empresa - e tanto quanto sei ninguém ameaçou ou agrediu os autores da ideia, nem ninguém impediu de alguma forma que voltem a repetir a experiência numa oportunidade futura. Se não conseguem ou não querem perceber a diferença entre este episódio e o que se passou em Paris, e que a liberdade de expressão funciona para os dois lados de uma discussão, então ou são palermas ou são hipócritas.

82 comentários :

  1. Ou então são ambas as coisas, palermas e hipócritas.

    Eu ainda pensei que tivesse sido uma brincadeira de alguém, que utilizou a marca Sagres para mandar piadas cá para fora.
    Quando vi que não, pensei logo, está tudo doido!
    Da empresa que patrociona a Liga e a Selecção Nacional!!!!

    ResponderEliminar
  2. eu só vejo o lado positivo da coisa ... nós somos patrocionados pela melhor cerveja nacional a Super Bock, no entanto reconheço que ainda há muitos sportinguistas adeptos desse (desculpem a expressão) mijo de cerveja, neste momento esses sportinguistas têm a sua janela de oportunidade de mudarem de vez para a melhor cerveja nacional! Win - Win situation :).

    ResponderEliminar
  3. # Jesuissagres
    Onde está a vossa capacidade de encaixe?! Falta de sentido de humor é sinal de falta de inteligência. Quanto á Sagres? Conseguiu o que queria... there is no such thing as bad publicity!!! Vou pôr umas minis no frio para a semana Europeia, não do meu clube infelizmente, mas hão-de haver bons espetaculos por essa Europa fora. Só espero é que o director de marketing da Erdinger não saia com umas piadas farsolas também!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. E só te fica bem reconhecer as tuas próprias limitações...

      http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/12/as-aventuras-de-maxi-santa-alianca_9.html

      A tua capacidade de encaixe, sentido de humor e nível de inteligência aparecem logo no primeiro comentário.

      Eliminar
    2. Ricardo, claro que há má publicidade. Se a Sagres achasse isso teria feito outro vídeo igual logo a seguir, para aumentar o buzz.

      Eliminar
    3. Os teus comentários estão ao nível dos "chutes" do Eusébio...
      O Pior Chuto da Carreira de Eusébio:
      http://1.bp.blogspot.com/-EPYA69ygklk/UY_bi6NlvnI/AAAAAAAAOMk/cAq1NUEBBZU/s1600/Flama+12+Maio+67+eus%C3%A9bio.JPG

      Eliminar
    4. Ricardo, sempre podes ver o grande jogo europeu no seixal Carnide contra o Carnide B. Se ainda tiveres bilhetes diz. O resto é para quem não ficou com uma VERGONHOSA 4a e última posição na europa. O jornal ABOLHA já está na miséria, o jornal rascof mudou a tempo e mandou embora o lampião manhã e agora temos a Sagres a perder e muito com está brincadeira.

      Eliminar
    5. Ricardo, aprenda a escrever português antes de se aventurar a escrever noutra língua. Não existe "á Sagres", é "à Sagres". Estávamos a falar de falta de inteligência?

      Eliminar
    6. Peço desculpa Fernando! Mais uma fresquinha... SAGRES!

      Eliminar
  4. Ricardo,

    Todos nós admiramos a tua capacidade de "encaixe" é um facto ... mas dai a fazer o mesmo vai uma grande distância!

    Agora mais a sério a Sagres ofereceu de bandeja uns bons milhares de clientes à Super Bock!

    +1 uma coisa o "JeSuisCharlie" não significa "eu sou um toto e gosto de ser enxovalhado que não me dou ao respeito e até gosto de ser gozado!" ... pensei que o MdC tivesse sido claro qd escreve:

    "Mas o mais nojento no meio disto tudo é ter que ver pseudo-defensores da liberdade de expressão a acenarem com as bandeiras dos charlies para a frente e para trás. Da mesma forma que a Sagres tem a liberdade de fazer a publicidade que bem entende, também há quem tenha direito a não gostar do que viu e insurgir-se contra a empresa - e tanto quanto sei ninguém ameaçou ou agrediu os autores da ideia, nem ninguém impediu de alguma forma que voltem a repetir a experiência numa oportunidade futura. Se não conseguem ou não querem perceber a diferença entre este episódio e o que se passou em Paris, e que a liberdade de expressão funciona para os dois lados de uma discussão, então ou são palermas ou são hipócritas."

    Não quero dizer com isto que sejas palerma ou hipócrita ... porque nesse aspecto diria que tu personificas "ambas as 2" características de um lampião :) ... não te esqueças somos todos Charlie!

    Um bom dia de carnaval!

    ResponderEliminar
  5. Que se foda a Sagres, mas so de vos ver neste estado e priceless hahahahaha, Fragicio o assador de frangos acompanhados com umas minis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pediste desculpas ao Álamo do Leoninamente?

      http://leoninamente.blogspot.pt/2015/02/pirataria-terceiro-mundo-no-negocio-de.html#comment-form

      Eliminar
    2. Em vez de colocares uma sagres na boca, podes colocar um dos very Light que tens em casa.

      Eliminar
    3. nonameslb,
      "Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras"

      Eliminar
    4. Carlos o nonameslb prefere frango à patrício. Sabe onde é servido?

      Eliminar
    5. Então não sei ? Não é o teu clube que tem como símbolo uma galinha ? Aquilo era para ser uma águia, mas desculpa é uma galinha...... Não podes ter como símbolo uma águia e jogares a defesa como uns cobardes cheio de medo de u.a equipa maioritariamente composta por miúdos portugueses.

      Eliminar
    6. Carlos Sousa, isso é ofensivo para os miúdos portugueses. Os miúdos portugueses inspiram menos medo do que os outros? Exijo que retires esse comentário.

      Eliminar
  6. Perfeitamente escusado e forçado este anúncio. O Rui patrício é um símbolo nacional e este é um dos principiais patrocinadores da selecção, estiveram muito mal. Se fosse o vídeo de um particular, sem ligações ou interesses comerciais diria que...Para alguns guarda-redes é mais fácil abrir caricas, do que dar pontapés na bola..:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrício símbolo nacional? É tão fácil fazer piadas sobre o Sporting que até os benfiquistas caem.

      Eliminar
    2. Pedro, eu até acho que o anúncio seria engraçado se anunciassem à partida que iriam fazê-lo com todos os clubes. E começando no princípio da época, numa altura em que os erros não têm consequências tão graves para os clubes. Assim, de uma forma isolada, e nas circunstâncias em que foi feito, já achei de mau gosto. Um abraço.

      Eliminar
    3. Mdc para ser engraçado tem de ser com todos? Até as piadas tem de ser comunistas?

      Eliminar
    4. Nuno, má escolha de palavras: é trocar "engraçado" por "não ofensivo".

      Eliminar
    5. Todas as piadas são ofensivas para alguém... Loiras, pretos, alentejanos... Ofensivo foi o da pepsi com o cr7.
      Mas pelo menos você pede vídeos de todos... O seu presidente só pede sobre o Benfica...afinal é o que lhe passa na cabeça todos os dias.

      Eliminar
    6. A Sagres patrocina o SLB! percebes a relação ou queres uma BD dedicada ao tema?!

      Eliminar
    7. Só patrocina o Benfica? Acho que também patrocina o braga que está mais perto de vocês que vocês do Benfica... Mas enquanto alguns tipo o mdc pelo menos pedem piadas para todos o bdc só se preocupa com o Benfica.

      Eliminar
    8. Patrício símbolo da selecção nacional, a marca Sagres é patrocinador da mesma, logo não é estratégia para a própria marca, rebaixar um activo da sua promoção.

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Haja algum lampião com bom senso. Concordo contigo Pedro.
      Em relação a esta estratégia da Sagres, faço a mesma pergunta que fiz para os pasquins... Estas atitudes traduzem-se em que? Sendo que um dos fatores principais de uma empresa é aumentar a facturação da mesma. Acham que isto vai aumentar ou vai ter o efeito inverso? Quem está na chefia do departamento de marketing não tem 2 dedos de testa?

      Eliminar
  7. No fundo, é aquilo que já disse noutros lados. O que isto acaba por ser, acima de tudo, é a utilização de uma rivalidade futebolística (e do patrocínio em particular de dois clubes) para tentar deitar abaixo a concorrência. Como também aqui se diz, vamos ver é se isto não acabou por fazer ricochete. Não só na clientela potencial que se irá perder, como também no facto de o próprio Luís Duque já ter admitido poder rever a posição da Sagres na Liga. O que, a acontecer, até me deixaria parvo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, essa do Duque rever a posição da Liga só pode ser piada... vindo da pessoa que interpôs um protesto na Comissão Europeia contra o fim das TPO em nome de todos os clubes... :) Um abraço.

      Eliminar
    2. Não percebi bem qual é o problema do Duque interpor um protesto em nome da liga... Ele não é presidente? O bdc consultou todos os sportinguistas para ir para tribunal com a doyen? É presidente logo tem de gerir (bem ou mal dependendo das opiniões).

      Eliminar
    3. Depende do tipo de mandato que os clubes lhe deram... quando foi escolhido não se ouviu uma palavra que fosse em relação a esse assunto.

      Eliminar
    4. Dsc voltar a fazer a comparação mas o bdc disse alguma coisa sobre ir para tribunal com a doyen em campanha? Em campanha não se pode prever tudo o que vai acontecer no futuro e falar de tudo. Mas como mete ao barulho um tema e uma pessoa que não são do vosso agrado têm de falar mal.

      Eliminar
    5. auscultar 40 associados deve ser bem mais simples do que 40.000 concordas certo!?
      desses 40 clubes quantos "beneficiam" de fundos de investimento!?
      sabendo Luís Duque do processo que um seu ASSOCIADO tem com um fundo de investimento auscultou esse seu associado sobre o impacto da sua acção!?

      Eliminar
    6. Esse associado está de relações cortadas com a liga e tem em tribunal um processo contra o seu presidente. Não se pode dizer que esse tema tenha sido ou não debatido. Mas eu nem estava a falar de um caso em concreto mas da legitimidade que um presidente eleito tem para gerir.

      Eliminar
    7. Mas onde é que o SCP está de relações cortadas com a Liga !?
      Sim é verdade temos um processo em tribunal com o Luís Duque mas ele foi eleito para presidente da Liga de todos os seus associados (clubes da 1ª e 2ª ligas) não me recordo de nenhuma clausula de excepção para os associados com processo em tribunal.

      O presidente da liga tem o direito de agir da forma que mais acha adequado no sentido de defender os interesses dos seus associados.
      A questão é onde está essa preocupação nesta acção!? isso é que muitos não percebem! se me dissessem que os clubes decidiram na sua maioria avançar com a acção tudo bem é a democracia a funcionar agora esse não foi o caso, esta situação só demonstra aquilo que nós defendemos desde a eleição deste presidente ... a sua eleição serviu para confrontar o SCP.

      Já reparas-te que sem quereres apontas-te a razão pela qual Luís Duque nunca poderia ser presidente da liga! ... eu sei que foi sem querer, mas olha acontece!

      Eliminar
    8. Começando pelo fim.. Eu acho que não deveria ser presidente da liga mas não pelo motivo que indicas (até podia ter processos de 10 clubes se 11 votassem a favor... Chama se democracia).
      só vi o Sporting a queixar se de não ser defendido nesta ação... Por isso presumo que os restantes se tentam identificado com a ação logo é uma ação quase unânime... Os clubes avançaram através da liga.

      Eliminar
    9. Mestre: por essa mesma razão é que disse que, a acontecer, até me deixaria parvo. :)

      Eliminar
    10. Nuno passas a vida a reclamar que só te insultam e ninguém argumenta, eu dei me a esse trabalho mas vi que foi inglório as barbaridades que escreves são de alguém com problemas de falta de ética e de bom senso sob a capa de "maiorias" (O partido nazi foi eleito democraticamente!) ou presunçosos (tuas) não foste capaz de responder a nenhuma das minhas questões.

      Contra isso nada posso fazer vou me limitar a deixar de dar para esse teu peditório!

      Mas no entanto como sou um homem de fé aqui vai a última tentativa :).

      "até podia ter processos de 10 clubes se 11 votassem a favor"

      Achas normal alguém concorrer à presidência de uma qq instituição tendo processos em tribunal com vários associados (1 já é grave tu deste o exemplo de 10), não sei se já ouviste falar em conflito de interesses ou até no mais simples principio de todos ... o bom senso!?

      Eliminar
    11. Sérgio eu respondi aos teus argumentos... Não concordas e estás no teu direito. O objetivo não é chegarmos a uma opinião comum é debater com educação. Quanto ao ex final... Não é por ter processos em tribunal que quer dizer que seja culpado... Em democracia a situação que descrevo é possível.

      Eliminar
    12. LOL Nuno és um postal :) agora já entramos na culpabilidade ou inocência ... no entanto continuas sem responder.

      Em democracia acontece isso e muito mais ... infelizmente acrescento, mas não era isso que estava em causa, mas sim a moral já que a legitimidade o Luís Duque teria sempre para avançar com um processo contra a FIFA na CE, apesar de todas as condicionantes acima já referidas!

      Eliminar
  8. Se fosse com o Artur e o Benfica a protestar era o colinho, a apaf, a liga e tudo e mais alguma coisa... Assim é um atentado ao Rui.
    A diferença disto para a vossa bd é que aquele erro aconteceu e as vossas bd são invenções nas quais vocês tendem a acreditar como realidade.
    Um clube que anda sempre às bocas no twitter realmente tem muita moral para se queixar de uma publicidade (ainda se fosse tipo a da pepsi com o cr7 na linha do comboio) que tenta ser engraçada.. Apenas faz com vocês aquilo que os alunos da preparatória que dirigem o vosso twitter tentam fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse o Artur, os sportinguistas tinham achado imensa piada e uma parte dos benfiquistas tinha ficado insultada. O pior é que os que agora são defensores da liberdade da expressão seriam os primeiros a insurgir-se se tivesse sido o Artur :)

      Eliminar
    2. Pessoalmente, gosto muito do trabalho que é feito pela equipa das redes sociais do Sporting. Interage com os adeptos, promove a ligação ao clube, e nota-se que é feito por sportinguistas, para sportinguistas.

      A vossa gestão de redes sociais é precisamente o oposto. O Facebook do Benfica trata-vos essencialmente como clientes (aquilo é metade publicidade, metade relato de acontecimentos). O Twitter tem 0 de interação. Aliás, o diretor de marketing do Benfica já reconheceu que não interagem por opção própria: "Correu mal uma vez e aprendemos a lição", disse ele.

      Eliminar
    3. Miguel, e teriam todo o direito em protestar contra isso... agora, virem com as conversas do "Somos todos Charlie" é uma hipocrisia. Um abraço.

      Eliminar
    4. Nuno,

      Sou obrigado a concordar em parte contigo ... o caso Sagres RP é identico ao caso CR7 com a Pepsi mas não o é por tentar ser uma tentativa falhada de ser engraçado é isso sim por questões de rivalidade, como decerto deves saber a Pepsi patrocina não o CR7 mas sim o Messi certo!? lembras-te de na altura o pessoal fartou-se de reclamar !? já sei que para alguns o CR7 só é português quando convém assim como o RP.

      Sendo o RP um símbolo do SCP nada de mais seria de esperar do que uma defesa por parte do clube e dos seus adeptos ... o inverso é que seria uma imbecilidade!

      O bom senso deveria ter imperado ainda para mais numa marca que patrocina a selecção nacional, dai a intervenção tb legitima da FPF ao ter questionado a sagres.

      Eliminar
    5. O cr7 numa linha de comboio e um lance que na realidade ocorreu não são bem a mesma coisa.
      Vocês fazem em defender mas com um pouco mais de civilidade conforme é exemplo o seu comentário... A marca é que não devia retirar, assumem que é uma piada que como todas toca sempre alguém. Entendo que a parte de ser patrocinador da seleção condicionou a decisão da marca, mas deviam ter pensado nisso antes.
      Mdc são conceitos diferentes mas quando o vosso conceito envolve as piadas aos adversários deviam ter mais abertura para o humor dos outros... Como a resposta da PlayStation que levaram do Belenenses e este anúncio de uma marca concorrente a que vos patrocina.

      Eliminar
    6. Nuno Martins,

      Se o anuncio acontecesse com o Artur vocês estariam todos indignados e a fazer o mesmo que nós estamos agora, portanto não sejas hipócrita.

      Eliminar
    7. Provavelmente alguns adeptos sim... A instituição não.

      Eliminar
    8. Ainda bem que consegues ver o futuro e saber o que Vieira iría fazer ou não. Pois então eu também faço uma previsão: o vosso fantastico diretor de comunicação do folclore iria fazer um comunicado à Sagres para exigir que retirassem o video. A diferença seria que não falaria no SCP e aí concordo quando dizem que BdC não deveria ter falado do SLB.

      Eliminar
    9. O Orelhas e os lugares na Liga...

      Em 2003, a propósito da contratação de Jankauskas pelo FC Porto, Luís Filipe Vieira afirmou que não estava preocupado, porque "são mais importantes os lugares na Liga do que contratar bons jogadores".

      Eliminar
  9. Eu já mandei um email para o provedor da Central do Mijo de Vialonga, que coincidência já foi director de comunicação da mesma !!! Mas de qualquer modo à muitos anos que não bebo Sagres, porque gosto pouco de cervejas, e só das mais leves como a SuperBock . Sobre o triste video...nada neste meio é inocente, e o que me parece , querem fazer uma graçola para agradar a quem nós sabemos....é mais um episódio de imparcialidade no nosso futebol de um patrocinador da liga....muito incomoda o Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Eu diria que sao palermasd e hipocritas. Aqui nos EUA diz-se: The fredoom of speech comes with consequences ( a liberdade de expressao acarreta consequencias). A sagres fez essa porcaria para achincalhar o Sporting e, ao mesmo tempo, agradar os mentecaptos vermelhos. Foi algo pensado. Continuarei a beber Superbock, assim como faz a maioria da populacao Caboverdiano em Cabo Verde e aqui em Boston. SL.

    ResponderEliminar
  11. Para o Nuno Martins se rir à brava, e poder depois vir comentar aqui,recomendo~lhe interiorizar ao espreitar o que Rui Cerdeira hoje publica no Amor Sporting.Já que é assíduo a comentar nos nossos blogues,espreite,espreite mais este de que lhe falo.

    ResponderEliminar
  12. Para o Nuno Martins se rir à brava, e poder depois vir comentar aqui,recomendo~lhe interiorizar ao espreitar o que Rui Cerdeira hoje publica no Amor Sporting.Já que é assíduo a comentar nos nossos blogues,espreite,espreite mais este de que lhe falo.

    ResponderEliminar
  13. O Nuno não vive sem pensar no Sporting. Bem que gostaria de ser sócio do Sporting, mas chumba sempre nos testes psicotécnicos.

    ResponderEliminar
  14. http://sociologiactual.blogspot.pt/2012/02/publicidade-da-banif-menoriza-o.html

    ResponderEliminar
  15. Como sportinguista desde pequenino, nascido sobre o signo do leão como canta o hino do meu clube, não posso deixar de analisar uma campanha publicitária de um banco, procurando ser isento e objectivo. Se falhar, peço que me apontem os erros. Com criatividade assinada pela BAR, reproduz a estratégia continuada de menorização do Sporting Clube de Portugal pelos orgãos de comunicação e média em geral, sejam eles de que quadrante forem. Se repararem, o texto de César Brito e Jorge Couto, culmina no “fomos campeões”, após terem dito que o jogo em questão se tratava de "um jogo em que estava em causa o título". Quanto ao texto de Paulo Alves, esse era "um jogo contra o meu Gil Vicente" e em que o Sporting vence apenas por 3 a 0. Se virmos bem, nenhum dos três foi um craque irrepreensível nem figura como símbolo do clube, pelo que a ambição da BAR é modesta na escolha dos artistas. De outra forma, as pronúncias dos três situam o Benfica numa terra de ninguém, apesar de César Brito ser da Beira e se esforçar para dizer "ganhamos 2 a 0" sem vincar o "jero", o que denota um trabalho de polimento deliberado, o Sporting algures no Minho, apesar de Paulo Alves ser de Vila Real, e os azuis e brancos na zona do Douro Litoral. A geografia é uma grande confusão na cabeça da BAR. Contudo, o factor distintivo "ser campeão" não se aplica ao Sporting, dando a subentender que este nunca foi campeão, não entra nas lutas do título e possui um capital simbólico que a BAR e o Banif não aproveitam e até tratam com pinças, menosprezando esse legado e colocando os jogos do Sporting como se fossem para "cumprir calendário". Pior que isso, transmite a ideia que os jogadores não se identificam com o clube nem têm ambição alguma. Enquanto "terceiro grande", anda às sobras. Observamos nitidamente que estas opções não são inocentes, pois não faltariam jogadores que foram campeões em 2000 e 2002 e dariam a sua versão de "como a sua saída do banco foi a solução" e os treinadores encontram a "solução no banco". Cito alguns, como Nélson, Beto, Rui Jorge, Vidigal, Pedro Barbosa, Paulo Bento, isto só para falar de portugueses. Se fossemos aos estrangeiros, Scheimchel, Acosta, Jardel, e tantos outros. A campanha não é inocente, pois é nos conceitos e no seu factor de construção de realidade que se trava a luta epistemológica de visão e divisão e isso é preponderante no processo comunicativo. Aconselho os dirigentes do meu clube a mostrarem-se mais atentos em relação a este assunto, para que não se destrua um património que não se compara ao dos outros dois ditos grandes. O Sporting é dos clubes mais titulados do mundo, para que não se esqueça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o teu post mas não me identifico com o que escreves. Não vejo nenhum mal nesse anuncio nem nenhuma tentativa de menorizar o SCP. O que vejo é um low budget para o anuncio e a incapacidade financeira de trazer alguém mais significativo.

      Eliminar
    2. Desculpa lá, mas dentro desses critérios, o Vidigal poderia muito bem enquadrar-se. Nenhum deles especialmente extraordinário na sua posição, todos lembrados como figuras incontornáveis de certos momentos dos seus clubes. Para lá de que, ao contrário de César Brito e Jorge Couto, Vidigal até era titular habitual.

      Eliminar
    3. Será que me fiz entender? Será que me expliquei bem? Será que fui apenas eu que vi o Banif a glorificar o Foz e o Assiobê e a colocar o SPORTING num patamar inferior? Será que a Sagres não tem culpa?

      Eliminar
  16. "Da mesma forma que a Sagres tem a liberdade de fazer a publicidade que bem entende, também há quem tenha direito a não gostar do que viu e insurgir-se contra a empresa - e tanto quanto sei ninguém ameaçou ou agrediu os autores da ideia, nem ninguém impediu de alguma forma que voltem a repetir a experiência numa oportunidade futura."

    Concordo que uma marca tem direito de fazer a publicidade que entende e as pessoas têm direito a não gostar e a manifestar essa opinião. No entanto, segundo Bruno Carvalho, "o Sporting Clube de Portugal exigiu que a Sagres retirasse de imediato o filme". Portanto, não foi só ter direito a não gostar. Foi exigir que se calassem.

    ResponderEliminar
  17. O dia do Nuno Martins. Acorda a pensar no Sporting...liga a Internet e antes de Tomar o pequeno almoço vai ao blog do artista do dia onde deixa alguns comentários de grande amor ao Sporting. Depois e ainda antes de comer alguma coisa, vai ver nos jornais as notícias do Sporting. Segue novamente para a internet e acede ao blog artista do dia o de descarrega mais umas mensagens de grande dedicação e amor ao Sporting. É meio dia e ai da não comeu nada...começa a aquecer a comida, claro que comprou já feita é so mesmo aquecer...antes de comer vai ao site do Sporting ler as novidades do seu amor Sporting. Aproveita e faz o seu piriquito de estimação sócio do Sporting. São 14 horas e encontra o almoço agarrado ao tacho...deixa de comer para voltar ao blog artista do dia e deixar mais umas mensagens de grande amor pelo Sporting...não evita que as torradas do lanche vão para para o lixo....o mais importante é o Sporting. São 19 horas e apenas comeu uma bolacha que encontrou na cozinha eque tem mais de 5 meses. Volta ao site do Sporting e segue para o blog do artista do dia...deixa mais 5 comentários.... São 22 horas e pensa que deveria ter jantado as 20 horas... Come outra bolacha, daquele pacote comprado a mais de 5 meses...claro que não tira o bolor, pois está. Na hora de voltar ao blog artista do dia...são horas de deitar para qualquer pessoa normal, mas para o Nuno Martins são horas de voltar ao blog artista do dia para comentar mais noticias do seu grande amor...telefona ao ricardo que também está acordado e lhe diz que a mensagem do Ricardo está perfeita...ambos falam do seu grande amor....claro que é do Sporting estavam a pensar o que ???? No amor entre os dois ???? Nunca tinha pensado nisso. Será???? Hummm pode muito bem ser verdade...arrumam o carro de marcha atrás???? Relação ativo e passivo ??? Bem, continuamos com a descrição do dia do Nuno Martins e já agora, porque também faz parte, da vida do Ricardo...Nuno. Martins convida ricardo para se vir dormir em casa dele....mal desliga o telefone toca a campainha, é o Ricardo que também trás o portátil.....ambos no quentinho da caminha acedem ao blog o artista do dia e com a mão direita de ambos agarradinhas ao rato escrevem uma última mensagem de grande dedicação e amor ao seu clube do coração, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Não perca o próximo episódio.....primeira cena de ciúmes entre o casalinho maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceste a parte onde passo em casa da tua mãe...vocês são muito bons a inventar estórias e bd... No desporto não são tão bons mas tb não se pode ser bom em tudo.

      Eliminar
    2. Nuno Martins seu ciumento...podes estar descansado não vou ser eu a desestabilizar está linda relação. Já que falas sempre da minha mãe,...e dizes que estiveste com ela...so se foste ao cemitério...enfim é por isso é que não devemos falar de familiares.

      Eliminar
  18. Ou muito me engano, mas começo a ficar desconfiado que o Mestre vai efetuar nova purga aqui no estaminé...

    ResponderEliminar
  19. Mas esta conversa dos GR e os vídeos de publicidade com frangos já tem precedentes no Sporting: https://www.youtube.com/watch?v=2d3XtKFnzXM

    O Patrício é que fez a coisa de borla, pois não cobrou cachet...

    Resumindo, somos todos Charlie, mas apenas em solidariedade com os Franceses.
    Quando nos toca a nós... Ó Charlie vai pra PQTP !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Factos, essa coisa tão chata: o anúncio foi feito na primeira metade de 2003, quando Ricardo estava no... Boavista.

      Eliminar
    2. Factos são como as pachachas: cada um tem a sua...
      Facto: O scp teve um GR titular que era conhecido por fazer publicidade a frangos.

      Eliminar
    3. Facto: nada do que disseste anula o que eu disse.
      Ou, por palavras mais clássicas: contra factos...

      Eliminar
  20. Participa na terceira jornada do Super Totobola em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  21. Participa na terceira jornada do Super Totobola em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

    Abraços e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  22. A soberba destes lampiões não tem limites. Je suis Sagres gritam eles orgulhosos não se sabe bem do quê. Liberdade de expressão num clube onde o Presidente manda os sócios para o caralho numa tomada de posse, onde ele próprio, com a conivencia de todos, aldraba o numero de sócio para concorrer a eleições, onde muda os estatutos, mais uma vez com a conivencia de todos, para não ter adversários. Muito bom. Fosse ao contrário vinha a conversa do manto sagrado e mais não sei o quê. Haja paciencia.

    ResponderEliminar
  23. Bruno de carvalho continua a defender o sporting e os seus atletas mais uma vez muito bem.

    Quanto a Sagres que apresentava o Roberto como um craque que se lixem.

    Há muito que acabaram para mim desde que esse labrego desse manuel da ponte (sportinguista de croquete) ofereceu uma ninharia ao scp e aos lamps um balurdio.

    Aos lampiões que são charlie já estão esquecidos dos boicotes a sportv efectuados pelo vieira e Gomes da Silva.

    Deviam por um video do capitão do benfica a cumprimentar os sócios no final do jogo com o Gil vicente no ano passado

    ResponderEliminar
  24. Tanta conversa por causa daquilo?

    A Sagres é livre de fazer o que quiser. Tanto é, que o fez!
    Nós somos livres de gostar...ou não! Sinceramente, não gostei! Não gostei por causa do Patrício, mas acima de tudo porque aquela merda não tem piada nenhuma! Fosse com o Artur, o Fabiano ou outro qualquer. Aquilo é um trabalho falhado! Que além de não valer nada, ainda conseguiu tirar consumidores à marca. Por isso é que eles tiraram o anúncio. É que eles dependem das pessoas para ganhar dinheiro e acabaram por hostilizar 1/3 da população... Cheira-me que vai haver mais uns tipos da área do Marketing no desemprego. E a empresa vai ter de arcar com as consequências. A partir de agora, produtos da Central de Cervejas estão excluídos. Se eles são livres de dizer o que querem, nos somos livres de fazermos o que queremos!

    ResponderEliminar
  25. Nuno Martins: fio a aguardar a tua visão dos filmes que te recomendei às 15:55 e é claro o que se te oferecer dizer sobre eles:

    ResponderEliminar