quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pessoas de carne e osso


O objetivo de colocar aqui este vídeo não é utilizá-lo como arma de arremesso ao Benfica na sequência do corte de relações anunciado pelo Sporting (assunto que abordarei mais tarde), mas sim porque me parece um testemunho fundamental que pode contribuir para que muita gente ponha a mão na consciência em relação às atitudes que foram tomadas ao longo destes últimos dias.

Muito mais importante do que se tratar de um sportinguista ou benfiquista, Rui Mendes era pai de dois filhos, marido e filho. Uma tarde foi assistir a uma partida de futebol e nunca mais regressou para junto da sua família. Muito pior do que qualquer ferida causada ao clube e aos seus adeptos (na altura foi algo que me chocou profundamente), foi o facto de esse trágico incidente ter privado duas crianças, uma esposa e os seus pais do seu pai, marido e filho, de uma forma brutal e permanente.

Provavelmente alguns dos idiotas que exibiram aquela tarja no jogo de futsal ainda usavam fraldas em 1996. Duvido que tenham alguma vez parado para pensar nas reais implicações dessa fatídica tarde para as pessoas de carne e osso que viram as suas vidas transformadas para sempre. No entanto, isso não serve de forma alguma como atenuante para aqueles atos, que qualquer pessoa de bom senso repudiaria de imediato.

Infelizmente podemos dizer o mesmo daqueles que tiveram a ideia de fazer as faixas com "Sigam o King" e que faziam referência aos elementos dos NN que morreram há uns anos. Não passa de uma provocação barata que não só não defende a honra do seu clube, como também os coloca ao mesmo nível daqueles que criticaram no dia anterior.

Tudo isto não passa de uma batalha entre gente pequena e irresponsável que se aproveita do nome de duas instituições centenárias, de uma rivalidade histórica intensa e da paixão dos seus adeptos para alimentar ódios sem sentido - e que apenas contribui para encolher a dimensão desses clubes no sentido da sua própria pequenez.

No entanto, das tarjas e insultos ao episódio do very-light - ou numa escala mais pequena, aos petardos lançados no final do jogo de domingo para uma bancada repleta de adeptos - vai uma grande distância. Mas é aterrador pensar que no meio de gente que gosta de provocar os outros poderão haver um ou dois indivíduos que, numa conjugação infeliz de oportunidade, meios e falta de auto-controlo, voltem a provocar uma morte de uma pessoa num estádio de futebol ou nas suas imediações.

A verdade é que tudo isto acaba por ser também um reflexo do péssimo dirigismo desportivo que temos tido ao longo das últimas décadas. Não quero estar a particularizar - porque não é de todo o objetivo deste post - mas aqueles que deveriam funcionar como exemplo para os adeptos são geralmente os primeiros a manipular os sentimentos das massas para seu exclusivo proveito. Esse tipo de dirigismo fez escola muito por culpa do péssimo escrutínio que nós, sócios e adeptos - e também a comunicação social -, fazemos do seu desempenho. Avaliamos quase exclusivamente pelos resultados e não pelos valores. Aplaudimos o oportunismo e desdenhamos a honestidade. Premiamos o cinismo e penalizamos a frontalidade.

Claro que há espaço para rivalidades no relacionamento entre clubes. Sem picardias, sem o sal e pimenta que décadas de disputa acesa nos habituaram, o futebol não teria definitivamente o mesmo interesse. Mas existem linhas de civilidade que nunca podem ser ultrapassadas e que deveriam ser condenadas de imediato por aqueles que rodeiam os transgressores. 

Ninguém pode exigir o quer que seja dos outros sem que antes se preocupe em ser exigente consigo próprio. Isso aplica-se acima de tudo aos dirigentes que lideram os nossos clubes, mas também a cada um de nós. Há graus de culpa diferentes, mas não há inocentes. Todos temos um papel a cumprir se queremos que estes episódios terminem definitivamente.

63 comentários :

  1. É tudo muito triste MdC!

    Pior é o sentimento de revolta que estas merdas provocam que depois pode levar a tristes acidentes.

    Eu fui ver sempre o SCP - SLB nestas últimas 4 épocas ... nunca tinha assistido a nada assim, dentro e fora do campo ... as claques são uma merda ... os únicos sítios onde os adeptos Sportinguistas e Benfiquistas poderiam estar sossegados era longe do sitio onde eles se encontravam. E para mim tudo isto teria sido sanado se os dirigentes do Benfica tivessem repudiado aquela tarja nojenta no jogo de futsal antes do dérbi, BdC ainda fez a chamada de atenção mas ninguém quer saber, dessa forma os anormais da nossa claque já não teriam "argumentos" para levar aquelas tarjas parvas que os deveriam envergonhar!

    Nos entretanto vemos que nada se aprendeu com o sucedido em 1996.

    A PSP é uma merda, o que se passou na porta 1 deve-se em grande parte à sua incompetência, a direção do SCP terá de rever os seus procedimentos para evitar o que se passou, não sei senão seria possível encaminhar os adeptos da porta 1 para a 2 se daria acesso à bancada superior norte!?.

    Quantos aos cobardes que atiram tochas e very lights contra pessoas indefesas ... tenho pena de quem priva com gente assim.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio,
      O mais curioso é que na porta 2, onde se têm verificado maiores problema com as entradas em anteriores jogos, parece que desta vez funcionou bem.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Concordo Sérgio, há que dar alternativas em dias de jogos como este para os adeptos sportinguistas entrarem por outra via. Não faz sentido dar prioridade às claques adversárias. No entanto isso não é exclusivo nosso. Lembro-me ter lido que algo semelhante aconteceu no Dragão (não sei se contra o Benfica, se contra o Sporting).

      Um abraço.

      Eliminar
  2. E o mais triste é que perante as evidências dos factos, agora são os jantares que contam, a recepção "hostil" que a direcção do Sporting fez ao Benfica, sem comes e bebes.
    A capa da"Bola" de hoje é um atentado ao bem senso de qualquer pessoa normal.

    Quer dizer, ainda nem passaram mais de 2 dias e já se assiste a esta tentativa de branqueamento dos factos. Que afinal houve provocação dos dois lados e que tudo é mais ou menos igual, logo punir alguém para quê?
    Realmente deve ser dos poucos países onde será o mesmo ofender alguém, que agredir com recurso a artefactos pirotécnicos.
    Incrivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa de A Bola é nojenta, J. Mais uma prova de que fazem parte do aparelho de comunicação da direção benfiquista... Um abraço.

      Eliminar
  3. Em relação ao corte de relações(finalmente) com os outros corruptos e dando uma vista de olhos nos pasquins, precebe-se ao que vêm, aqui fica um memofante pelo captomente:
    http://comquemsporting.blogspot.pt/2015/02/lido-por-ai.html

    ResponderEliminar
  4. Bom comentário não pondo a culpa exclusivamente em nenhum lado mas nas claques de ambos os lados.
    Relativamente ao acidente do very light por muito doloroso que seja não podemos estar sempre a recuar a esse episódio para justificar tudo o que se permite fazer a posteriori... Tudo que as claques do seu clube fizerem está legitimado porque a 20anos aconteceu algo pior? Espero que esse episódio fique na história como o pior dia de violência do futebol pt...é sinal que não morre mais ninguém.
    Já na 6a passada tinha alertado para as vossas provocações no twitter (incluindo a do visitante depois no jogo), que iniciam uma escalada de provocações parvas que terminam (em gravidade não ordem cronológica) com as tarjas de ambos os lados com temas semelhantes (festejar mortes do lado contrário). Quando são piadas e insultos aos adversários somos todos charlie quando nos toca a nós ai cuidado que com isso não se deve mexer. Agora estão muito indignados pelos petardos quando no mesmo jogo atiraram algo semelhante ao Artur... Quando incendiaram o estádio ficaram todos contentes... Enfim já sei que vão dizer que é diferente por isto e por aquilo... É a teoria das palas, os outros é que são maus vocês são uns santinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vossa atitude esta semana foi a do irmão de 5 anos a mandar bocas e a provocar o irmão dde 10... Quando este lhe responde fica muito ofendido e vai fazer queixinhas a mãe porque no ano passado ele lhe tinha batido e que lhe pode bater de novo. Estavam a espera de uma Vitória para o populismo barato... Até o blackout foi terminado... Correu mal desportivamente deixa lá criar guerras para voltar a tapar os olhos a quem já os tinha abertos. Mas pelo menos já podem voltar a torcer pelo vosso 1o clube.. O da fruta.
      Aviso desde já que como o tema é bastante sério não vou responder a insultos gratuitos nem a kings "ides sofrer como caes" indignados.

      Eliminar
    2. És o editor da Bola?
      :-)

      O acto de matar é o mesmo que dizer que te vou matar?
      O que aconteceu em 96 deveria ser algo que nunca deveria ter sido esquecido. Olha por mim por exemplo. Que estava no estádio e vi aquilo acontecer a 50 metros do meu lugar.
      Dizer "aonde estão vocês na Europa?" é o mesmo que dizer "Verylight 96" ? Seguido de um "amanhã há mais"?
      Provocações? mas que tipo de provocações estamos a falar?
      E para culmulo, disto tipo ainda somos nós o do Folclore.


      E agora falam no incêndio no Estádio da luz. Lamentavel, está claro! Mas o estádio estava vazio e á aparte dos adeptos sportinguistas que lá estavam, não havia ng mais no estádio.
      Pior foi a vez que entraram ao calhau na Academia de Alcochete por exemplo.

      Eliminar
    3. Mais uma vez... O caso de 96 foi o pior de sempre e espero que assim fique porque é sinal que não acontece nada pior. Agora isso não pode justificar tudo daí para a frente. Incendeiam... Ah e tal pq um vosso matou. Batem... Ah e tal porque um vosso matou. Tudo que as claques do Sporting façam está legitimado desde que não matem porque um elemento da claque do Benfica mmatou?
      São provocações que criam uma bola de neve que depois e difícil de parar... Ou seja o melhor seria não começarem as bocas se depois dao uma de virgens ofendidas. Depois desculpem -se com o a tua provocação e pior que a minha quando TODAS são reprováveis... ou se reprovam todos ou se respeita a liberdade de expressão porque as tarjas tratam todas do mesmo assunto... A morte de alguém.

      Eliminar
    4. Mais uma vez... O caso de 96 foi o pior de sempre e espero que assim fique porque é sinal que não acontece nada pior. Agora isso não pode justificar tudo daí para a frente. Incendeiam... Ah e tal pq um vosso matou. Batem... Ah e tal porque um vosso matou. Tudo que as claques do Sporting façam está legitimado desde que não matem porque um elemento da claque do Benfica mmatou?
      São provocações que criam uma bola de neve que depois e difícil de parar... Ou seja o melhor seria não começarem as bocas se depois dao uma de virgens ofendidas. Depois desculpem -se com o a tua provocação e pior que a minha quando TODAS são reprováveis... ou se reprovam todos ou se respeita a liberdade de expressão porque as tarjas tratam todas do mesmo assunto... A morte de alguém.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Começas a ficar sem argumentos rapaz.

      O que é normal, pq não argumento possivel a não a ser a condenação inequivoca do acto de 96, a forma nojecto como se relembrou esse acto num jogo de futsal na vespera do derby e ainda dizer em alta voz amanha há mais. O que foi o que efectivamente se passou! petardos para cima dos adeptos do Sporting.

      Isto não são provocações, são condenações, são criminosos! são pessoas que se orgulham publicamente de ter assassinado um adepto sportinguista.
      E não contentes com isso, ainda repetem os mesmos actos criminosos com a conivência da direcção do Benfica

      Se isto é folclore, então meus amigos, prefiro o orgulhosamente só, a ter que estar com pessoas que tentam cobrir o orgulho em ter cometidos actos criminosos contra pessoas individuais, só por serem de um clube diferente do vosso.

      Eliminar
    7. Se ler o comentário diz lá que tudo isso é condenável... Vindo de quem vier. A diferença é que eu crítico todos... Vocês só criticam os outros... Para a vossa claque têm a desculpa de não terem matado enquanto os outros mataram, e como não mataram podem fazer o que quiserem... Podem fazer as faixas todas que quiserem sobre a morte das pessoas porque não foram eles que os mataram. Ou seja acusam os outros e fecham os olhos aos vossos.
      E as provocadores foram vocês com as bocas e boquinhas infantis armados em engraçados.. Mãe quando vos toca a vocês ficam ofendidos... São charlie para voces e muçulmanos para os outros.

      Eliminar
    8. Vamos lá falar do Eusébio então.

      Apesar da infelicidade que foi o "Sigam o King", que todos estamos de acordo ser de mau gosto, ainda que tenha sido uma resposta ao "Very light 96" do dia anterior.

      O cidadão Eusébio faleceu infelizmente por uma prolongada doença que fez com que deixasse de estar entre nós.
      O cidadão Rui Mendes estava em plena saude e so quis ir ver um jogo de futebol numa tarde de domingo.Olha, tal como eu nesse dia.
      Infelizmente houve alguém que decidiu que nesse dia, apos essa tarde de futebol o cidadão Rui Mendes não voltasse para casa. Esse alguém pertencia a um grupo organizado de um clube de futebol, o mesmo grupo organizado que se orgulha de o ter feito e que repete os mesmos actos criminosos.
      Comparar um caso com o outro, é pura falta de carácter.
      Peço desculpa, mas não tenho outras palavras para definir esta comparação.

      Eliminar
    9. Tá a ver como para vocês da sempre para desculpar as vossas atitudes e reprovar a dos outros... As 3 tarjas (porque do Sporting fizeram 2) são pouco recomendáveis... Estar depois a desculpar uma por ter sido morte natural e culpar outra por ter sido um crime só serve para o jogo das desculpas em que vocês vão sempre poder insultar, bater e agredir porque outros já mataram...

      Eliminar
    10. Os twits provocatórios também foram por causa da tarja? O "ides sofrer como cães" neste blog também foi devido a tarja? O visitantes idem? Vocês começam e quando os outros respondem ficam ofendidos...

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    12. "Estar depois a desculpar uma por ter sido morte natural e culpar outra por ter sido um crime só serve para o jogo das desculpas em que vocês vão sempre poder insultar, bater e agredir porque outros já mataram..."

      Vês como já me dás razão?
      E afinal não sou que o digo. É o Código Penal.
      Por isso não é o mesmo uma morte natural, que um insulto, que uma agressão, que umassassinato.
      Então pergunto se não é o mesmo, e se toda a gente sabe isso, pq é que se insiste em misturar tudo, alegando que é tudo a mesma coisa?
      Ahhh pois é....quando não interessa, é melhor lançar a confusão não é?
      Lamentável tudo isto!!!

      Eliminar
    13. Não é o mesmo e por isso quem mata vai preso... No entanto são mortes na mesma e não se devia gozar.. Os benfiquistas criticam ambas... Vocês só a dos outros. Quando vocês fizeram 2 tarjas e t shirts... Nos fizemos uma tarja e já ficam todos ofendidos.

      Eliminar
  5. Voces teem e falta de memoria e mais nao digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "vocês têm"

      é normal que mais não digas e sinceramente agradeço-te por mais nada dizeres!

      SL,

      Eliminar
    2. Olha o palhacito analfabeto do grupo de assassinos ilegal que anda a ameaçar de morte bloggers do SCP.

      Lixo.

      Eliminar
    3. Um pedido de desculpas ao Leoninamente não ficava mal, nonameslb...

      Eliminar
    4. Mdc e sobre o comentário do king a uma semana no seu blog? Já é a 2a ou 3a vez que lhe pergunto..

      Eliminar
    5. O de quando ele apareceu bêbedo... "ides sofrer como cães".

      Eliminar
    6. Não é bonito, mas também não é a mesma coisa...

      Eliminar
    7. Tá a ver.. A vossa desculpa é sempre que não é a mesma coisa. Se fosse ao contrário diziam que tinham sido provocados e só tinham respondido. Uma "guerra" não começa logo com "bombas"...

      Eliminar
  6. Nuno Martins,

    Vê se aprendes alguma coisa por aqui e deixas de ser idiota!
    Podes baralhar o que quiseres a verdade é só uma ... vocês branquearam e continuam a branquear.

    O teu 2ª comentário então é um hino ao lampião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá... Apresenta argumentos. Só insulta mas argumentar nada. Só lhe vou deixar aqui o comentário de um adepto do seu clube colocado aqui uma semana antes do jogo "ides sofrer como cães" originalmente colocado no estádio do Dragão o que mostra bem a vossa identificação com o vosso dono.
      Vocês são uns anjos.

      Eliminar
    2. Nuno Martins,

      Peço desculpa mas não vejo como possamos trocar "argumentos".

      Eliminar
    3. Queres argumentos mentecapto?

      O Precedente: Assassinato de um adepto anónimo do futebol no Jamor em 1996.

      A Ameaça: Faixa a celebrar o assassinato "very light 96" e cânticos "Amanhã há mais" um dia antes do derby em futebol.

      A Concretização: Arremesso premeditado e intencional de petardos e outros engenhos pirotécnicos para cima de adeptos do SCP (configurando tentativa de homicídio).

      Tudo isto, primeiro perante o silêncio, e depois classificado como folclore, pela direcção que não legalizou uma claque (como é que um agrupamento de criminosos ilegal continua a poder entrar em estádios?) e que já foi apanhada em escutas a dar apoio e a prometer abrandar o controlo policial sobre esses criminosos.

      Isto nunca será esquecido.

      Eliminar
    4. Nuno PAIXÃO ASSASINO martins eu tenho argumentos para ti. Pegas em 1 very light e colocas vazelina. Depois meteso very light pelo rabinho acima e por último vens aqui comentar a tua experiência.

      Eliminar
    5. Carlos lê o 1o comentário onde diz que devido a ser um assunto sério não vou responder a insultos. És apenas e só mais um valentão da net... Ao vivo fazes queixinhas.

      Eliminar
  7. O "acidente do very light", diz este atrasado mental...
    As "provocações no twitter" iniciaram a escalada, atira este verme...

    A desonestidade intelectual e a hipocrisia que escorrem de tudo o que esta besta diz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrasado mental é o teu pai e verme a mae. Não têm argumentos viram se para o insulto... Não ganham em campo bora fazer queixinhas fora.

      Eliminar
    2. Não troco argumentos com quem diz que o que aconteceu no Jamor foi um acidente. Quem lá esteve sabe que não foi. A banalização e celebração do assassínio é desprezível, e é isso que discursos como o teu, e a postura da tua direcção, representam. A partir daí, sinto-me perfeitamente à vontade para partir para o insulto.

      Eliminar
    3. Nuno PAIXÃO martins, mais uma vez acordas-te com os cornos de fora! Podes me trazer um café bem quentinho aqui ao quarto, que fica ao lado do teu ? Depois do café vou aquecer esse teu rabinho com um very ligth para veres o quanto custa ASSASINAR como os adeptos do teu carnide o fizeram.

      Eliminar
    4. Carlos lê o 1o comentário onde diz que devido a ser um assunto sério não vou responder a insultos... E tu não sabes mais do que insultar.

      Eliminar
  8. Isto tudo é muito simples de resolver, já que o Sporting vai acabar por pagar multas, o mais certo a fazer é no proximo ano não enviar bilhetes para o benfica. Paga-se a multa que houver a pagar e estão só os nossos no estádio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me bem, André. E evitam-se cenas como as dos petardos e tochas. Um abraço.

      Eliminar
  9. Caro Mestre,

    Ficamos também a saber que a justiça da Liga gere-se por critérios exclusivamente quantitativos. Quem acende mais tochas e rebenta mais petardos paga mais. Não importa se o fazem para onde não está ninguém, se o fazem no local onde estão ou se o fazem deliberadamente para cima de outras pessoas. A isto chama-se impunidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar vocês também se portaram mal e não são uns anjinhos... Se calhar nas regras é mais grave atirar para o campo do que para a bancada... Se calhar nas regras quem é responsável por esses petardos não entrarem no estádio é a equipa da casa...
      Na vossa versão é mais uma manobra para prejudicar o Sporting... De uma entidade presidida por um sportinguista.

      Eliminar
    2. Férenc, estive a ler o regulamento disciplinar e as multas parecem enquadrar-se no que está lá escrito. Porquê? Porque é considerado muito mais grave atirar-se uma tocha para o relvado do que uma granada para o meio de uma bancada (desde que a granada não interrompa o jogo).

      Os nossos regulamentos são surreais.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Mdc os nossos regulamentos são surreais mas já eram quando incendiaram um estádio e agrediram os bombeiros... Não são de agora.
      Fica mal só se queixarem dos regulamentos quando não são do vosso agrado.

      Eliminar
    4. Mestre,
      Acredito perfeitamente que a decisão esteja de acordo com os regulamentos. É apenas mais um caso de dolo sem intenção...

      Eliminar
    5. Nuno, queixar-me dos regulamentos seria estar a berrar que a decisão é absurda e que o Benfica devia ser castigado com estádio interdito durante x jogos. Constatei apenas que o regulamento não pune devidamente situações muito graves como atentados à integridade física dos espectadores - o que como é óbvio tem que ser independente dos emblemas de agressores e vítimas.

      Eliminar
    6. «quando incendiaram um estádio e agrediram os bombeiros...»

      1ª- A quando do incêndio do estádio da luz, LFV ameaçou cortar relações com o Sporting caso este não tomasse uma posição sobre o sucedido: http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=2153309

      2ª A nossa direção, liderada pelo Godinho Lopes condenou o sucedido na altura que o caso aconteceu:
      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=729061

      3ª Os adeptos envolvidos no incidente foram condenados pelo tribunal, assim como o Sporting a pagar multas ao benfica
      http://relvado.sapo.pt/1-liga/adeptos-detidos-no-derbi-condenados-penas-prisao-303961

      Tu e a tua direcção comprovaram, para quem ainda tivesse dúvidas, ser lixo humano ao nível da claque de assassinos criminosos ilegais que apoiam.

      Eliminar
    7. sar, é que cada argumento que apresentam é facilmente rebatível.
      Não têm razão nenhuma naquilo que dizer,
      E apenas existe um esforço de muitas partes em lancar mais confusao para a conversas, e assim despenalizar/branquear toda esta situação.

      Eliminar
  10. Não fica duvidas nenhumas que estes ASSASINOS de carnide foram para o jogo de Domingo com a intenção de matar outro adepto do Sporting! Se nenhum elemento da administração da sad do carnide e do clube, veio condenar é porque estava por dentro do esquema dos ASSASINOS. Quem compara o fogo na lixeira com o assasinar pessoas é porque também é um ASSASINO e um perfeito ignorante.

    ResponderEliminar
  11. Não perceber a diferença entre uma faixa que diz "Matem-se" e outra que diz "Já matámos 1 e vamos matar mais" é ser burro/lampião/Nuno Martins.
    Comparar gozar com a morte por causas naturais de um idoso alcoolico, com gozar com um HOMICÍDIO cometido pelo mesmo grupo de pessoas que está a gozar com esse mesmo homícidio é ser burro/lampião/Nuno Martins.
    Não vamos esperar que um burro, um lampião ou um Nuno Martins consigam perceber a diferença

    PS: Um burro, um lampião e um Nuno Martins entram num bar. Qual deles tem o dedo enfiado no cu? Têm todos, pois é uma cena tipo Predestination e são todos a mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  12. Mdc grande nível de comentários que atingiu o seu blog...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganha vergonha na cara lampião. Bem tentas menorizar o assassinato de um adepto, as ameaças e concretização das ameaças, perante o silêncio cúmplice seguido de insultos da tua direcção presidida por um criminoso condenado que já foi escutado a garantir apoios e abrandamento do controlo policial aos criminosos.

      ««Se calhar nas regras quem é responsável por esses petardos não entrarem no estádio é a equipa da casa...»»

      Daqui a bocado é o presidente BdC que é responsável pelos actos criminosos das claques ilegais do teu clube... Que falta de noção.

      ««Na vossa versão é mais uma manobra para prejudicar o Sporting... De uma entidade presidida por um sportinguista.»»

      Além de estares a relativizar actos criminosos que envolvem morte de adeptos, ainda vens fazer figura de sonso ao tentar insinuar que o Duque filho bastardo do casamento das nádegas, que o teu presidente criminoso condenado e o corrupto provado puseram na direcção liga para defender os seus interesses obscuros, pode beneficiar o SCP (que o meteu em tribunal por gestão danosa...)?

      Quando acontecer a inevitável Alverquização do beifica ainda vamos ver estes capados mentais a dizer que a culpa é do "Sportinguista" Domingos Soares de Oliveira enquanto garantem a pés juntos que nunca votaram no criminoso condenado (remake do Vale e Azevedo - hoje em dia não se encontra um lampião que tenha votado nele...).

      Eliminar
    2. Vai lá ler os 1os comentários neste post... Mas se quiseres volto a escrever para ti... O acidente de 96 foi e é totalmente reprovável e inaceitável! Todos os benfiquista desejam que tal não se repita com clube e adepto nenhum. Qual é a dúvida?
      Agora justificar tudo com esse caso não é correto... Aquela situação não pode servir de desculpa para tudo que as vossas claques façam. Agridem... La vem a desculpa de 96. Insultam... Lá vem a desculpa. Incendeiam... Lá vem a desculpa. Tudo o que vocês façam está desculpado porque a quase 20 anos um adepto morreu.

      Eliminar
    3. Quanto ao bdc só aproveitou para arranjar mais um enimigo externo...nada como um enimigo externo para unir internamente.

      Eliminar
  13. "O acidente de 96 foi e é totalmente reprovável e inaceitável!"

    Nuno não insistas no erro!

    Um assassinato não é um acidente, se disparares para o meio de uma bancada e matares alguém é um acidente !?

    ResponderEliminar
  14. Caro Mestre....
    Não esquecer que nas épocas a seguir ao very-light, em todos os jogos do "colo-colo de carnide", a claque tinha uma tarja que dizia "Hugo Inácio Eterno Guerreiro"....Lembram-se??? Foram várias épocas assim.......dezenas de jogos com essa tarja à frente dos "responsáveis" da epoca....alguns iam manifestando o desagrado, mas nessa agremiação ninguém via nada....
    por isso,
    desde essa altura que desejo a essa agremiação TUDO DE MAU...(desportivamente, é claro!!! )
    ÓDIO DESPORTIVO !!!
    DESEJO QUE PERCAM SEMPRE, MAS SEMPRE!
    HÁ VALORES QUE NÃO TÊM PREÇO E SER DIGNO É UM DELES....

    ResponderEliminar