sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Recordar é viver: julgamentos sumários

Ainda todos nos lembramos de tudo o que se disse e se escreveu sobre a falta de liderança de Marco Silva quando Nani não deixou Adrien marcar o penálti na 2ª jornada contra o Arouca. Curiosamente, esse defeito do treinador desapareceu miraculosamente com todos os outros a partir do momento em que houve a polémica com Bruno de Carvalho - aí os jogadores já estavam todos com Marco, que recuperou rapidamente todas as qualidades perdidas. Faltas de coerência de quem emite opiniões ao sabor do que mais lhe interessa.

Mas regressando ao tema do penálti marcado por Nani, acho interessante relermos o que escreveu na altura Luís Pedro Sousa, chefe de redação do Record, sobre o assunto:


E no entanto, na passada quarta-feira, em Basileia, num jogo da Liga dos Campeões, sucedeu isto:


As imagens não captaram o que se passou no momento de decisão de quem marcaria o penálti, apenas se vê por um breve instante Quaresma a ir apanhar a bola (assume-se que para converter o castigo máximo). Mas quem marcou foi mesmo Danilo. Será que Luís Pedro Sousa já está a preparar outro artigo de opinião a criticar a falta de capacidade de liderança de Lopetegui?

São situações normais que se passam num momento ou noutro em qualquer equipa. No caso Nani / Adrien, o impacto foi superior porque se tratava da estreia de Nani e porque o penálti foi falhado, enquanto que Danilo converteu com sucesso. 

Nada como o tempo para cobrir de ridículo os especialistas que tanto apreciam debitar sentenças precipitadas.

6 comentários :

  1. off topic... mas não muito. Topem me este merdas...

    http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=4410970

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo, lindo é o tipo ter dito ao outro para pôr uma bomba dentro do avião por este ir cheio de adeptos do Sportinguistas (uma piada, segundo o corpo da "notícia") mas as respostas que o gebo levou já são "ameaças" e vão para o título...

      Eliminar
    2. É mais um episódio triste. Como é possível um jornalista não perceber que, para além do mau gosto que tem a "piada", ele não o está a fazer em privado?

      Eliminar
  2. Mestre,

    Mas que ideia é essa de assumir que qualquer gajo que escreve num jornal é jornalista e respeita o código deontológico da classe ?!

    Sinceramente...
    Que distração !!

    ResponderEliminar
  3. Este jornaleiro pensa que é um grande homem quando escreve sobre o Sporting. No fundo é o que a maior parte dos jornaleiros são. COBARDES! Este é o nosso Portugal e vamos ter que jogar o mesmo jogo sujo para ganhar alguma coisa... Tenho pena, mas vai ter que ser assim.

    ResponderEliminar