terça-feira, 24 de março de 2015

A Conspiração Contra o Sporting: 3ª parte



13 de setembro de 2013

Evitámos a saída de duas das nossas maiores promessas juvenis: o Moreto e o Sambú. Os pais deles disseram que tinham uma proposta milionária pelos dois de outro clube português. O Diogo Matos usou todo o seu poder de argumentação e conseguiu convencê-los a assinar um contrato profissional. Saiu caro, no entanto. Ficam com um salário superior a alguns jogadores da equipa principal, e tivemos que dar emprego aos pais. Qualquer dia temos mais funcionários na academia do que jogadores...


11 de outubro de 2013

O Porto apresentou o relatório e contas relativo à época de 2012/13. Apesar de termos vendido o Bruma por €5M, aparece lá que os custos total da operação foram de €8,5M, com €3,5M de custos de intermediação. É estranho, já que o negócio foi feito diretamente entre o Sporting e o Porto. Começo a desconfiar que no meio disto o Baldé e o Bebiano estão hoje muito mais ricos e eu é que acabei por ser enganado...


3 de janeiro de 2014

O pai do Dier acabou de me dizer que o Tottenham vai bater a cláusula de 5 milhões. Por esta é que não estava à espera. Parece que o miúdo está farto de jogar a médio, e quer ir para um sítio onde se possa desenvolver como central. Aqui entre nós, até o compreendo...


8 de janeiro de 2014

O Elias voltou. Calha bem, porque até pode fazer a posição que era do Dier. O problema é que vai rebentar ainda mais com o orçamento. Ainda estamos no princípio de janeiro e já gastámos €22,5M...


25 de janeiro de 2014

Acabámos de ser eliminados pelo Porto da Taça da Liga. A poucos minutos do fim estávamos na frente do grupo, mas o Porto acabou por marcar um golo já depois de o nosso jogo ter terminado. Foi azar. Parece também que o Fernando se magoou no aquecimento, que foi o que atrasou o início do jogo deles. Tenho que telefonar ao Jorge Nuno para desejar as melhoras, o Fernando é muito bom rapaz e não merece a má sorte que teve...


11 de maio de 2014

Conseguimos! Ao vencermos na última jornada o Estoril por 1-0, conseguimos ultrapassá-los na classificação e garantir o 3º lugar e a pré-eliminatória da Champions. Com isto acabamos a 19 pontos de Porto e Benfica, que decidem logo quem será o campeão no Dragão. Foi uma época tremendamente positiva, depois de termos vindo do pior ano desportivo de sempre.


13 de maio de 2014

O Paulo Bento anunciou os 30 jogadores de onde sairão os convocados para o mundial. O Sporting só colocou um jogador: o Ilori. Estava também com esperanças que o João Mário fizesse parte da lista, mas o Paulo Bento preferiu o Adrien, que fez uma boa época no Lyon. A propósito, está na altura de retomar as conversas da renovação com o Ilori.


15 de maio de 2014

O Ilori continua a dizer que não renova. Não sei que mais o rapaz quer... já o ameacei que o proíbo de treinar no último ano de contrato, mas ele parece irredutível.


11 de junho de 2014

Depois de várias reuniões para negociar a renovação, o Jesualdo acaba de me dizer que decidiu não continuar no Sporting. Bonito... Vou ter que arranjar novo treinador. Estava a pensar no Marco Silva, mas o Jesus foi para o Milan e o Benfica no dia a seguir já o tinha contratado. Vou tentar o Rui Vitória.


12 de junho de 2014

O Rui Vitória recusou. Diz que está de corpo e alma no Guimarães. Há rumores que dizem que é o backup plan do Vieira caso o Marco Silva não se dê bem... vamos ver se é verdade. Vou agora tentar o Nuno Espírito Santo.


13 de junho de 2014

Nuno Espírito Santo no Valência... raios! Vou tentar o Paulo Fonseca.


14 de junho de 2014

Paulo Fonseca acabou de assinar pelo Braga. Parece bruxedo.


21 de junho de 2014

Reuni hoje com o Nélio Lucas, que me apresentou uma proposta do Manchester United pelo Rojo de €15M. Tive que aceitar, uma vez que o fundo tem 75% do passe dele. Tudo espremido, não sobra quase nada para nós. A boa notícia é que o Nélio diz que me coloca no Sporting o Brahimi por um preço de amigo. O valor de mercado é €20M, mas podemos ficar com 20% do passe por apenas €3,5M. Ainda bem que cultivo estas boas relações com a alta finança do futebol, ainda nos vão valer grandes sucessos no futuro. O salário é alto mas estamos mesmo a precisar de um extremo consistente, o Jeffren está sempre lesionado.


24 de junho de 2014

Não podia esperar mais, por isso tive que optar por um treinador disponível e com menos mercado. Mas por outro lado é uma velha raposa do futebol: Manuel José. Acho que ele não vai muito com a minha cara, mas nota-se que estava desesperado por arranjar um clube. Mas o melhor disto tudo é que o Manuel José me recomendou o 10 de que tanto precisamos: um egípcio, com fama de ter uma técnica espantosa. Shikabala, parece que é assim que se chama. Já marquei uma reunião com o empresário dele, cheira-me que daqui a uma semana temos o negócio fechado.


30 de junho de 2014

A banca exigiu hoje de manhã que a minha direção fizesse um esforço muito superior no sentido de conter os custos. Como a SAD vai apresentar prejuízos na ordem dos €30M, agora querem que eu baixe o orçamento do futebol para €25M e que despeça 30 a 40% dos funcionários, caso contrário fecham a torneira do dinheiro. Para além de ser uma meta impossível, é uma pressão inaceitável. Depois de todos os sacrifícios pessoais que fiz, depois da recuperação desportiva notável que realizei, não posso aceitar que me chantageiem desta forma. A minha resposta foi categórica: NÃO ACEITO! Falei com o PMAG e pedi-lhe para marcar novas eleições para daqui a 3 meses. Se os bancos querem outra pessoa, vão tê-la. Para mim chega! Que venha o Bruno, para verem o que vai acontecer. Daqui a um ano o clube fecha as portas, e não vai ser o meu nome que ficará ligado a esse momento. O clube até pode acabar, mas eu continuarei um homem do futebol por muitos e bons anos. De certeza que não faltarão outros clubes que encontrem forma de aproveitar devidamente todos os meus talentos.