sexta-feira, 20 de março de 2015

As críticas à Sporting TV

Confesso: é com espanto que vejo sportinguistas a criticar a Sporting TV. Provavelmente terão um padrão de exigência bastante superior ao meu, já que na minha opinião o canal representa uma inquestionável mais-valia para os sócios e adeptos do Sporting.

A Sporting TV não inventou a roda. Está a fazer precisamente aquilo que à partida seria expectável ver num canal de um clube desportivo: Cobertura pré e pós jogo da equipa principal? Check. Transmissão em diferido dos jogos da equipa principal? Check. Transmissões da equipa B e resumos dos jogos fora? Check. Transmissão de jogos das camadas jovens de futebol? Check. Transmissão de jogos das modalidades? Check - aliás, o momento mais alto do canal até agora foi a cobertura da UEFA Futsal Cup, em que liderou as audiências entre todos os canais de cabo. Programas sobre os atletas e história do clube? Check. Informação? Check. Programas de debate? Check. E, claro, há que não esquecer o imperdível Futebol de Perdição - um dos poucos programas em toda a televisão portuguesa que faço questão de ver todas as semanas.

Algo que nunca vi referido por ninguém, mas que também me parece relevante mencionar, é que se nota que existe liberdade para criticar jogadores, treinadores e dirigentes - de forma construtiva, como não poderia deixar de ser -, coisa que sinceramente não sei se acontece nos outros canais de clubes desportivos.

Olho para a Sporting TV e parece-me que está a fazer (bem) o seu trabalho ao disponibilizar bastantes conteúdos de interesse para o universo sportinguista.

É verdade que nem tudo é perfeito. Os meios técnicos podiam ser melhores - por exemplo, nos últimos jogos realizados em Alcochete não tem havido repetições - e podíamos ser dispensados de algumas gaffes que vão acontendo, mas parecem-me situações compreensíveis num projeto que tem um orçamento bastante limitado e cuja equipa é maioritariamente composta por profissionais com pouca experiência. A qualidade das transmissões das modalidades também melhorará após a inauguração do pavilhão, que certamente será construído levando esse fator em consideração.

Agora, não é justo estar a medir o sucesso da Sporting TV comparando com as audiências dos canais de Benfica e Porto, pois tratam-se de projetos com características completamente distintas. O Porto Canal é um canal generalista e regional lançado há quase 10 anos que, de vez em quando, tem conteúdos do clube. E que audiências teria a Benfica TV se lhe tirassem os jogos da equipa principal do Benfica e os conteúdos da Premier League - mesmo se não fosse pago? 

Fazendo um balanço resumido da Sporting TV, parece-me que estamos perante um canal sóbrio com uma programação diversificada qb, e que presta indiscutivelmente um bom serviço aos sportinguistas. O que nunca poderá fazer é obrigar os sportinguistas a usufruírem desse serviço - isso já é responsabilidade / interesse de quem está do lado de cá do ecrã.