sexta-feira, 20 de março de 2015

As críticas à Sporting TV

Confesso: é com espanto que vejo sportinguistas a criticar a Sporting TV. Provavelmente terão um padrão de exigência bastante superior ao meu, já que na minha opinião o canal representa uma inquestionável mais-valia para os sócios e adeptos do Sporting.

A Sporting TV não inventou a roda. Está a fazer precisamente aquilo que à partida seria expectável ver num canal de um clube desportivo: Cobertura pré e pós jogo da equipa principal? Check. Transmissão em diferido dos jogos da equipa principal? Check. Transmissões da equipa B e resumos dos jogos fora? Check. Transmissão de jogos das camadas jovens de futebol? Check. Transmissão de jogos das modalidades? Check - aliás, o momento mais alto do canal até agora foi a cobertura da UEFA Futsal Cup, em que liderou as audiências entre todos os canais de cabo. Programas sobre os atletas e história do clube? Check. Informação? Check. Programas de debate? Check. E, claro, há que não esquecer o imperdível Futebol de Perdição - um dos poucos programas em toda a televisão portuguesa que faço questão de ver todas as semanas.

Algo que nunca vi referido por ninguém, mas que também me parece relevante mencionar, é que se nota que existe liberdade para criticar jogadores, treinadores e dirigentes - de forma construtiva, como não poderia deixar de ser -, coisa que sinceramente não sei se acontece nos outros canais de clubes desportivos.

Olho para a Sporting TV e parece-me que está a fazer (bem) o seu trabalho ao disponibilizar bastantes conteúdos de interesse para o universo sportinguista.

É verdade que nem tudo é perfeito. Os meios técnicos podiam ser melhores - por exemplo, nos últimos jogos realizados em Alcochete não tem havido repetições - e podíamos ser dispensados de algumas gaffes que vão acontendo, mas parecem-me situações compreensíveis num projeto que tem um orçamento bastante limitado e cuja equipa é maioritariamente composta por profissionais com pouca experiência. A qualidade das transmissões das modalidades também melhorará após a inauguração do pavilhão, que certamente será construído levando esse fator em consideração.

Agora, não é justo estar a medir o sucesso da Sporting TV comparando com as audiências dos canais de Benfica e Porto, pois tratam-se de projetos com características completamente distintas. O Porto Canal é um canal generalista e regional lançado há quase 10 anos que, de vez em quando, tem conteúdos do clube. E que audiências teria a Benfica TV se lhe tirassem os jogos da equipa principal do Benfica e os conteúdos da Premier League - mesmo se não fosse pago? 

Fazendo um balanço resumido da Sporting TV, parece-me que estamos perante um canal sóbrio com uma programação diversificada qb, e que presta indiscutivelmente um bom serviço aos sportinguistas. O que nunca poderá fazer é obrigar os sportinguistas a usufruírem desse serviço - isso já é responsabilidade / interesse de quem está do lado de cá do ecrã.

42 comentários :

  1. Gosto muito da sporting tv tem conteúdos, jogos diferidos modalidades entrevistas com antigas glórias, tem o fantástico futebol de perdição e os debates sobre a jornada.

    Honestamente não percebo as críticas, aliás está em linha com os verdadeiros canais de clube como a chelsea tv real tv barça tv e man tv.
    Há pessoas que adoram implicar.

    Sl

    ResponderEliminar
  2. sinceramente do que tenho visto, não é algo que me chame a atenção e que me prenda a ver.

    dá para perceber que algumas das pessoas que fazem os relatos até percebem do assunto, mas nas modalidades , em alguns casos até parece que desconhecem as regras.

    depois algumas pessoas que lá estão e que até pelos vistos são idolatradas pela forma mais "taberneira" como falam, como o Dolberth, para mim, enfim é uma tristeza ter o que se criticava nos outros, presente ali( alias por alguma razão ele deixou de fazer os relatos dos jogos em Alcochete).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ti a única coisa que te prende a atenção é o teu espelho...vá-se lá saber porquê!

      Eliminar
    2. Riga, a Sporting TV é para Sportinguistas, claro que aos adeptos de outros clubes não prende a atenção.
      Vês jogos da equipa B ? Não
      Vês jogos das equipas de juvenis e juniores ? Não
      Vês jogos das equipas de Andebol, Futsal e Hóquei em Patins ? Não
      Vês reportagens sobre o ecletismo do nosso clube, que deve ser um dos nossos maiores orgulhos enquanto adeptos deste clube ? Não.
      Se acompanhares estes programas de que te falei já tens 6 a 7 horas semanais de atenção, agora volto a repetir, isto é para quem sente e gosta do clube, não me parece ser o teu caso. SL

      Eliminar
    3. Riga, não gosto do estilo do Dolbeth nos relatos, mas é um tipo sem papas na língua que nos debates diz algumas verdades. De qualquer forma será impossível sempre agradar a todos, e se deixou de fazer os comentários aos jogos é sinal que quem manda no canal também achou que seria melhor outro estilo. Um abraço.

      Eliminar
    4. O Dolbeth é um grande sportinguista, um senhor com décadas de profissão, um indivíduo rigoroso que apresenta sempre dados e números correctos, um homem que teve de fugir para o Brasil porque defendeu aos microfones da rádio pública, contra a opinião dos colegas benfiquistas, que "o Sporting tinha de ser Ronaldo e mais 10" (contou-o ele em directo!).
      Defender o Sporting com unhas e dentes é, infelizmente, muito pouco "sportinguista" para muitos "sportinguenses"...

      Eliminar
  3. Andam a criticar a Sporting TV? Não percebo, acho que o canal está impecável. Poder ver equipa B, modalidades, jogos da formação... para mim está óptimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, para alguns parece que está sempre tudo mal no nosso clube.
      Confere:
      http://leoninamente.blogspot.pt/2015/03/profundamente-decepcionado-e-triste.html#comment-form

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ah, bom. Podiam ter logo dito que tudo isto teve origem em mais um texto do psicopata do ACF.

      Eliminar
  4. Curioso.

    Ali a minha TV está precisamente na... Sporting TV.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, irá sempre existir ingratidão.
    Obrigado MdC por manter blogs como este, visto que há muitos por aí que se dizem do Sporting, mas que na realidade parecem ser de tudo, menos isso.

    ResponderEliminar
  6. ó riga tens um e mesmo assim sai-se com umas belas tiradas elaboradas do outro lado são milhentos pra não dizer milhões!!

    ResponderEliminar
  7. Os meus comentários evaporam-se !....censura ?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, presumo que seja por só fazeres o login no blogger depois de escreveres a mensagem. Se fizeres assim, a mensagem não passa, embora pareça que sim. Tens de fazer primeiro o login e só depois é que escreves.

      Eliminar
  8. Este como outros posts que aqui são comuns exibem uma triste linha editorial onde a ausência de sentido critico é tão notória como a preocupação com a popularidade. Infelizmente a Sporting TV está muito longe de corresponder aos anseios dos sportinguistas, quer na qualidade dos conteúdos quer mesmo dos profissionais. Dizer isto não não gostar do Sporting é precisamente o contrário. É ter noção de que muito do que hoje o Sporting faz é tão parecido com o tanto criticamos nos rivais. Contudo a exigência de muitos adeptos parece ter-se extinguido com a eleição dos actuais CS's sobrando apenas tempo para procurar as melhores desculpas que aliviem a consciência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vítor, que conteúdos não correspondem à qualidade que esperava?

      Eliminar
    2. Mestre, quando é para falar mal qualquer argumento serve. Nem que se tenham de armar em críticos de televisão.

      Eu, que não percebo nada de televisão, só tenho de agradecer por conseguir acompanhar alguma parte - por motivos laborais não pode ser a totalidade - da vida do meu clube. E parece-me que os conteúdos são os mais adequados. Sintonizamos a Barça TV, a Real Madrid TV, a Chelsea TV e o que vemos são conteúdos similares. Não faço ideia do que é que esta gente super-exigente gostaria de ver mais.

      Quanto aos profissionais, temos alguns sportinguistas e outros jovens jornalistas no início da sua carreira. Estás televisões servem mesmo para isso, para lançar jovens. Mas quê? Agora queremos ir buscar gajos a ganhar balurdios para a Sporting TV? Temos os que podemos. Dão erros? Infelizmente é verdade. Mas estão a começar. Daqui a uns anos ainda seremos mais parecidos a essas televisões de clubes de referência.

      Mas também gostava de saber que mais conteúdos é que gostariam que passassem na Sporting TV. Temos todos muito a aprender com os críticos de televisão!

      Eliminar
    3. Eu às vezes também penso: mas o que é que me estará a escapar?
      Mas o que é que os "sportinguistas exigentes" vêem de mal num canal sério, dedicado, e esforçado que, apesar das naturais "dores de crescimento", tanto me agrada?
      Um canal de clube que é mesmo de clube, e que não um generalista com umas pitadas de desporto azulado, ou um competidor envergonhado da Sport TV?
      Será que queriam transmissões televisivas dos jogos do Sporting A, com "repórteres de pista, 50 câmaras, "super-slow-motion", e um José Calado a confirmar as linhas de fora de jogo enviesadas, ao género da BTV?
      Será que queriam que imitássemos o Colo-Colo na transmissão/manipulação dos próprios jogos?
      Será que queriam conspurcar o nome do Sporting com a manipulação televisiva, através da imagem e do comentário, dos jogos no seu próprio estádio?
      Será que queriam enterrar milhões de euros na compra dos direitos da Liga Inglesa?
      Será que queriam que contratássemos a peso de ouro os melhores profissionais das redacções dos canais generalistas, incluindo o chefe do desporto da RTP?
      Será que queriam mudar o nome do canal de Sporting TV para "STV", de forma a tentar enganar os incautos e tentar sacar mais umas coroas?
      Ou será que preferiam um canal apenas com 5 por cento de desporto, e 95 por cento de filmes, programas de culinária, debates de poitiquice, e acompanhamento do trânsito matinal?
      Ou será que desejavam grandes profissionais da "comunicação", como o "experiente" Carlos Dias da Silva, que depois perguntou ao Sílvio se trocava um campeonato pela vida do falecido pai?!
      Não, não era nada disto que eles queriam!
      O que eles querem sei eu, mas o tempo dos croquettes cobardes e fracassados passou, e cheira-me que tão depresssa não regressa...

      Eliminar
    4. Relativamente ao Porto Canal, vi os resultados, que não esperava diga-se. Acredite que os Portistas e Portuenses são os primeiros a criticá-lo e a exigir mais, muito mais.

      Eliminar
  9. Sem sombra de duvidas que a sporting TV é o melhor canal do mundo!! É o canal do meu Clube, o resto é conversa. Não podemos exigir mais, assim está muito bem. Quem quer mais, então que se chegue a frente e pague! Tenho aquilo que quero, canal sem custos para o Sporting, posso ver os jogos das equipas B, formação e de outras modalidades. Tenho visto reportagens bastante boas com conteúdos bastante interessantes. Continuem a ir atrás da merda das noticias que saem nos jornais e nas outras televisões…. Ainda não perceberam que qualquer noticia é para dizer mal do sporting ? Uma pessoa liga para outras televisões e lê jornais(1º pagina, porque não compro mais merda nenhuma de jornal desportivo) e só vê ataques ao nosso clube. É esta merda que temos que levar todos os dias ? Não! Temos jornalistas ai na praça a escrever no fb para o amigo colocar uma bomba no avião onde se encontra adeptos do nosso clube. Temos jornais nesta praça que estão constantemente inventar noticias falsas… ora é a formação que está em crise….ora é o BDC que não pode entrar no balneário…..quem confia no jornais ? nas televisões ? nos jornaleiros ? Porra, OBRIGADO SPORTING TV, A MELHOR TELEVISÃO DO MUNDO!

    ResponderEliminar
  10. Deixem estar a vossa tv como está... Produz uma sketchs humorísticos muito bons. Passar 1h no YouTube a ver os melhores momentos da Sporting tv é 1h de boa comédia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó filho da puta não queres ir para o caralho.

      Eliminar
    2. Nuno Paixão Martins, com toda a certeza nunca ouviste a seguinte frase" trocavas a vida do teu pai, pelo......" Ninguém bate está.... Ou então, a imagem dos marretas a comentar o jogos do Carnide no ano do melão. He,he,he

      Eliminar
    3. Não... Utilizando as palavras do teu presidente... Vou antes para a cona da tua mãe.

      Eliminar
    4. King Lion, assim não... há outras formas de contestar. :)

      Eliminar
    5. Se falamos em sketchs humorísticos, podemos sempre revisitar este grande momento: LINK

      Eliminar
    6. E eu vou para a da tua mulher mais conhecida pela mamuda de Vila Real !...hahahaha

      Eliminar
    7. Mdc: A btv também tem momentos cómicos... Não são é tantos...

      Eliminar
    8. MdC Top essa não conhecia ... certamente que o responsável por tal obra foi expulso com vermelho directo :)!

      Eliminar
    9. Nuno, honestamente tirando uns rodapés infelizes não vejo onde é que há assim tantos momentos infelizes da Sporting TV. Na Benfica TV temos tetos a cair, pizzas a serem entregues durante a emissão, os momentos de entrevista ao Parreira, as caras dos dois comentadores naquele final infeliz de 2013/14, os momentos imbecis do Carlos Dias da Silva no Alta Fidelidade... há muito por onde escolher! :)

      Eliminar
    10. Mdc a btv tem bastantes mais anos... Na Sporting tv tem logo a abrir aquela enumeração de 2os e 3os lugares... Os comentários do gajo que relata os jogos... Rodapés há imensos... Ja ganharam algum derbi na Sporting tv?

      Eliminar
  11. Nuno paixão Martins, o King respondeu mal, mas tu mostraste que o teu poder de argumentação é muito baixo. Eu sei que é muito difícil, alguém que somente tem 2 neurónios fazer melhor, mas tenta.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo mal? Então não foi uma resposta tirada de uma frase do presidente do Sporting de Lisboa?

      Eliminar
    2. Nãooooooioioo essa frase foi a de um sócio do sport LISBOA e Benfica ao presidente do teu clube em plena assembleia..... Isto está gravado.

      Eliminar
  12. Mestre, essa não...... Já estou a chorar de tanto rir.....

    ResponderEliminar
  13. Até no Brasil .....https://www.youtube.com/watch?v=DQEeNL2Re4I

    ResponderEliminar
  14. Mestre, 100% de acordo. Haverá sempre coisas a melhorar mas gosto bastante do que é feito com os recursos disponíveis.

    ResponderEliminar