quarta-feira, 4 de março de 2015

Diretor desportivo global

Recomendo vivamente a leitura do longo artigo que o jornal i publicou hoje sobre Jorge Mendes:


No meio de tudo isto há coisas que realmente deveriam preocupar a FIFA e a UEFA. Existir uma única pessoa que concentra todo este poder de influência junto de tantos clubes - alguns dos quais até participam na mesma competição - nunca poderá ser uma coisa saudável. 

Jorge Mendes movimenta diretores desportivos, treinadores e jogadores. Começou por agir como empresário de atletas, passou depois a operar também como proprietário de passes, e nos últimos anos passou a definir políticas desportivas em função da espessura da carteira dos dirigentes que contratam os seus serviços. 

Do ponto de vista desportivo, levanta certamente uma questão legítima: estaremos livres da possibilidade de estas relações privilegiadas poderem uma eventualmente ultrapassar as simples transações comerciais para algo mais palpável dentro das quatro linhas?

Para não falar na questão do dinheiro que movimenta e, sobretudo, da forma como o movimenta.

41 comentários :

  1. Este Jorge Mendes ainda á mais nocivo para o futebol do que o Mustafá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de saber que estás a ser irónico, a tua frase não deixa de ter alguma verdade, a longo prazo. O Mustafá é uma das faces visíveis do mal que existe nas claques, enquanto que o Jorge Mendes é uma face não visível, o que ainda é mais perigoso, pois é mais dificil combater um mal que não se consegue ver.

      Eliminar
  2. Mestre,

    Entretanto chamo-te a atenção para uma noticia que, aparentemente, passou despercebida pela comunicação social tão ávida de inventar problemas:

    http://desporto.sapo.pt/hoquei/artigo/2015/03/01/hoquei-em-patins-treinador-do-sporting-alvo-de-racismo-no-pavilhao-da-luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Inglaterra,o tratamento que se dqa a situacoes destas e simplesmente exemplar. Aqui a umas semanas quando uns adeptos do Chelsea impediram um rapaz "preto" de entrar no metro e andavam com canticos racistas e nem sei se nao fizeram pior.

      Resultado foram identificados pelo Chelsea, removidos de socios e ate acho que um dos rapazes foi despedido pelo patrao. E claro uma perseguicao nos jornais que nam tem nada a ver com o por para baixo do tapete que e em Portugal.

      Eliminar
    2. Mike, infelizmente não havendo imagens disso tenho dúvidas que haja alguma consequência... neste país não me parece. Um abraço.

      Eliminar
  3. Mestre,
    Movimenta também candidatos à FIFA...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Belo artigo do Sr.º Rui Silva, faltou mencionar que os negócios entre o Sporting e o Jorge Mendes terminaram aquando da saída do Carlos Freitas.

    E por falar em jogadores não mencionou a venda do Elderson ( defesa esquerdo) do braga para o mónaco

    ResponderEliminar
  5. Na sexta-feira, pela segunda semana consecutiva, os sportinguistas vão torcer pela vitória do Porto, para ver se o Braga se atrasa na luta pelo 3º lugar, que está ao rubro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometem pole positions mas ter de obedecer ao dono é tramado... e os papalvos aplaudem!

      Eliminar
    2. Papalvos são vcs que perdem tempo a ler blogs sportinguistas...

      O que lhes falta sei eu...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Ricardo não liges aos papavos, nós vostamos de vir aqui para os gozar.

      Eliminar
    5. Estes gajo é um imbecil. Já sabia que fazer contas era um burro, agora também escrever "liges" .....coitadinho deste jovem.

      Eliminar
    6. Estes dois estupidos adeptos do boifica o Ricardo e o soberbo só vem provar a teoria do MsC há dois posts atrás.

      Há muito mas mesmo muito anti sportinguismo, realmente somos enormes e não ganhamos nada o que fariam estas duas amebas as ganhassemos. Andam felizes a festejar a viroria do Porto. Falam a boça cheia de ppc e mustafa como se não tivessem um ex presidente no xilindró e como se o actual presidente não fosse um cadastrado.

      Ah ah ah

      Eliminar
    7. Mr. Green, não é ser anti-sportinguista, é gostar de dar umas belas gargalhadas patrocionadas por vocês. #Obrigado
      #Vocêsnuncairãoacabar

      Eliminar
    8. Gargalhadas? gargalhadas damos nós com as vossas calinadas, e gosto pela auto-flagelação.

      Eliminar
    9. "Mr. Green, não é ser anti-sportinguista, é gostar de dar umas belas gargalhadas patrocionadas por vocês. #Obrigado"

      Não te vi no Chen no Natal passado? Terá sido no Cardinali? Acho que afinal foi na Luz.
      #adororircomospalhaços #maisengraçadoquebatatinha

      Eliminar
  6. Maravilhoso é que todo o artigo é baseado em situações que estão escritas na biografia do novo auto-proclamado DDT do futebol.

    Como se não fosse no mínimo duvidoso estas ligações do ponto vista ético e desportivo, sabendo que mexe com milhões de euros assume proporções impressionantes. Preocupante é escreverem e descreverem tudo isto, não com desconfiança e precaução, mas com orgulho e de peito cheio. Afinal isto é sucesso!

    Ou a classe politica se começa a intrometer verdadeiramente nestes negócios do futebol, e as regras de concertação de mercado a ficarem cada vez mais apertadas, ou daqui a uns anos, futebol a sério, só no Inatel porque tudo o resto é desvirtualizado com agentes, fundos e ligações entre grupos de clubes.

    Quanto ao artigo, realmente interessante era que publicassem as ligações do DDT, do Keynon e outras personagens do 'mundo empresarial do futebol' aos fundos e casas de apostas sediadas em paraísos fiscais.....

    ResponderEliminar
  7. Não querendo fugir ao tema já começam bem as meias-finais,o Nani devido a fadiga muscular não foi convocado.

    Ainda não passaram 11 ou 12 dias e fez um golão de levantar os estádios,ainda não passaram 8 dias e fez um bom jogo contra o Wolsburgo e agora já tem fadiga muscular.

    Quem sou eu para perceber estas fraquezas...espero que a fadiga muscular não se propague ao resto da equipa e se assim for então é preciso pedir explicações a quem planeou a preparação física da equipa.

    Dar o estouro num momento destes ?,só no Sporting é que acontece disto.

    ResponderEliminar
  8. Bem me parece que vamos ficar pelo caminho.Ao menos que meta o Jefferson para dar mais intensidade e força defensiva à equipa visto que o Jonathan perde-se.Já agora o MS que afine o fora de jogo pois a orquestra está completamente desafinada.

    ResponderEliminar
  9. Jorge Mendes personifica tudo aquilo mais obscuro nesta grande industria que é o futebol.. O que o artigo menciona só confirma o que já se sabia, faltando apenas sublinhar o seu ultimo esforço no sentido de colocar na FIFA e no poder de decisão, um português de nome Luis Figo . Caso o consiga ( o que duvido), vamos ver de que massa é feito esse Sportinguista adorado por muitos de nós, e que será de certeza imune às pressões de Jorge Mendes. de agora em diante baptizado como "el Batotero"

    ResponderEliminar
  10. Vocês vão apoiar o porto ou o braga? Eu gostava de saber. Ricardo é a tua vez, força amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que dupla de doentes mentais!!!

      Eliminar
    2. Gomes da Silva és tu?????

      tu já sei que vais apoiar os teus amigos do Porto

      Eliminar
    3. Eu vou apoiar quem eu quero, não tens nada haver com isso. O Paulinho já foi preso?

      Eliminar
    4. Cá eu apoio o Sporting clube de Portugal, sempre já outros apoiam portos bragas benficas etc

      Eliminar
    5. Eu vou apoiar quem eu quero, não tens nada haver com isso. O Paulinho já foi preso? O Paulinho não sei, mas o Vale e Azevedo foi....e diz que o LFV n tarda muito. Mas tendo em atenção o aspecto azeiteiro do Costa, parece-me que as visitas conjugais serão uma constante

      Eliminar
  11. Mestre, todos sabemos que o Jorge mendes vai ter maior dificuldade em fazer os tais negócios de lavagem de dinheiro é por isso que nestes últimos tempos já veio a público falar umas tantas vezes. Também deve existir pelo mundo fora muito boa gente que quer a pele do mendes...vamos esperar para ver o que vão acontecer a este senhor....no futebol, como em tudo é necessário saber sair no momento certo, mas este senhor quer mais e mais...pode ser que se lixe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinhos,carlinhos qual quer dia vou ter contigo.

      Eliminar
  12. Eh lá, já tenho um clone? Quer dizer que estou mesmo a incomodar. Acaba por ser fácil perceber quando sou eu e quando é o clone, porque o perfil é diferente e os meus comentários não têm erros, pelo que são os únicos que se percebe terem sido escritos por alguém que concluiu com aproveitamento a escolaridade obrigatória.
    Espero que o dono do blog continue a pactuar com esta situação, para que se perceba bem o conceito de liberdade de expressão dos sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... Qual quer é um pontapé muito grande na gramática, nem o pior pontapé do shikabala no sportem foi tao mau... Mas também foram tão poucos.

      Eliminar
    2. Olha mais um que não sabe escrever Sporting, realmente a iliteracia é uma praga para os lados da luz.

      Sl

      Eliminar
    3. Estes lagartos são do melhor, mas a final o Paulinho já foi dentro? Somos plurium, somos Benfica.

      Eliminar
  13. Labrego, quando apareceres num blog de Leões, faz-nos um favor: trás o cérebro, se o tiveres...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele cérebro tem so que é muito pequenino, rasteiro como ele...
      Eh eh eh

      Eliminar
    2. Estas a falar de mim ? Deves estar a falar da tua mãe.

      Eliminar
    3. Se tens necessidade de perguntar, realmente és um caso perdido. Ainda por cima, contaminado pelos odores da ETAR de carnide... Que horror... Lamentável... Adeus.

      Eliminar
    4. Soberbo não sejas mau...Já quando eras pequeno e ponhas pedras no rabo para aleijar os outros meninos, a tua mãe dizia aos homens lá do bairro o quanto eras mau. Vejo que não mudaste.
      Não fales das mães do outros, porque não sabes quantos pais dos outros podem fazer queixa do que dizes à tua.

      Eliminar
  14. Eu sou um caso perdido? E o paulo Cristovão é um caso de que ?

    ResponderEliminar
  15. Foda se, este trio ricardettes,soberba e este nunette paixão são tão medrosos que até afastam os deles ...
    So eu é que notei que aceitáveis benfiquistas deixaram de comentar desde que estes 3 estarolas lampiões não largam a porta??.
    Irra, até os deles afastam.

    Foda-se vão para blogs benfiquistas.

    Mestre começa a não haver paciência.
    Mas nem é pelo que escrevem que possa incomodar. É porque são como as crianças


    Foda-se, nuninho, ricardinho e soberbinho, vão lá para fora brincar e deixem os adultos sozinhos, pode ser ?
    Quando for a hora do pudim, serão chamados..

    ResponderEliminar
  16. É o exército de pequenos RGS, os Oompa-Loompas descerebrados de carnide (props para o Luciano Amaral do És a Nossa Fé) que passam os dias em blogs do Sporting Clube de Portugal...

    É o que lhes resta tendo em conta que a agremiação que dizem apoiar é presidida por um cadastrado sócio do porto que os manda para o crl nas assembleias gerais. O capitão também os manda para o mesmo sítio. Começo a acreditar que os indigentes gostam e que aquilo é uma espécie de saudação no clube dos Vale e Azevedos.

    Se o original precisa de três almofadas na cadeira para parecer um adulto à mesa, estes mini-me's só com o teclado no chão de tão rasteireirinhos e pequeninos que são.

    ResponderEliminar