quarta-feira, 11 de março de 2015

Distribuição de cartões ao longo dos 90 minutos, à 24ª jornada

Distribuição dos cartões amarelos e vermelhos ao longo dos 90 minutos:

Gráfico 1

Gráfico 2


Número de cartões mostrados durante a primeira parte:

Gráfico 3


Quantidade de cartões acumulados por cada equipa e respetivos adversários ao longo dos 90 minutos:

Gráfico 4


Cartões vermelhos:

Gráfico 5


Algumas reflexões sobre os números apresentados:
  • Seja qual for o parâmetro em análise, mantém-se a enorme discrepância entre o Sporting e os outros dois grandes que já se podia constatar há 10 jornadas atrás. 
  • O Sporting é punido com muito mais cartões e começa a vê-los mais cedo (ver gráfico 1). 
  • Os adversários dos três grandes são punidos com um número semelhante de cartões, mas com a diferença de os adversários do Benfica começarem a vê-los bastante mais cedo. Estes números apenas são equilibrados porque os adversários do Benfica recebem menos cartões durante a segunda parte, possivelmente como consequência de já estarem bastante mais condicionados pela atuação disciplinar dos árbitros durante os primeiros 45 minutos (ver gráfico 2). 
  • Os números acumulados no final da primeira parte são bastante significativos (ver gráfico 3).
  • A menor intensidade com que o Sporting joga durante a primeira parte pode explicar uma parte da discrepância, mas está longe de explicar tudo. Quem vê os jogos do Sporting sabe que a tolerância inicial dos árbitros estende-se de forma anormal pela primeira parte fora, sendo muito frequente que sejam jogadores do Sporting os primeiros a serem castigados disciplinarmente.
  • Não existe qualquer explicação racional que sustente a abismal diferença nos cartões vermelhos mostrados nos jogos dos grandes, que não seja a discrepância dos critérios dos árbitros nos jogos de umas e outras equipas (ver gráfico 5). 
  • Os motivos que levam os árbitros a terem critérios distintos (não só nos cartões, mas também em outras situações de jogo críticas) é uma das chaves para perceber a atual diferença pontual que existem entre os três primeiros classificados.