sábado, 28 de março de 2015

Experiência de uma vida

Vídeo da SAPO. Link original: AQUI

Se há coisa de 20 e poucos anos me dissessem que poderia ter a oportunidade de treinar com Balakov, Figo, Paulo Sousa, Juskowiak, Valckx e companhia, daria de bom grado um rim se isso me ajudasse a concretizar essa possibilidade. Hoje já não chegaria a esse ponto. Com os quarenta anos a acenarem-me de uma distância cada vez mais curta, o valor que dou aos meus rins subiu exponencialmente - pois com o passar dos anos ganhei outro respeito à sabedoria do engenheiro genético que desenhou o organismo humano: se ele decidiu dotar-nos de uma redundância destas no sistema urinário, por algum motivo válido será.

A juventude já lá vai, mas o sonho que tenho de um dia jogar ao lado dos jogadores que envergam a verde e branca é algo que provavelmente nunca desaparecerá. Como tal, achei maravilhosa a iniciativa do Sporting em proporcionar a possibilidade a 3 adeptos de treinar com a equipa principal. Não fui eu que estive lá, mas senti o sonho parcialmente realizado por interpostas pessoas. E acredito que a esmagadora maioria dos sportinguistas sentiu exatamente o mesmo que eu.

Na época passada, tivemos em Alvalade uma partida da liga em que os jogadores subiram ao relvado envergando nas costas o nome de sócios anónimos, em vez dos seus próprios nomes. Ontem tivemos isto. Duas simples mas originais ações que se enquadram em toda uma política que tem como objetivo aproximar o clube aos adeptos. Política essa que está na base de uma nova  presença nas redes sociais em que a interação é a palavra de ordem, na preocupação em manter os sportinguistas constantemente informados, e na ampliação das vias de comunicação com os adeptos - nomeadamente através da reformulação do jornal e da abertura da Sporting TV. Numa altura em que os sócios e adeptos do futebol em geral são encarados sobretudo como clientes e como uma fonte de receitas, é refrescante ver o Sporting a inovar na relação com os sportinguistas tratando-os acima de tudo como... sportinguistas. Refrescante e lógico, porque é isso que todos somos em primeiro lugar.