quinta-feira, 5 de março de 2015

Ganhar é mais uma necessidade do que uma obrigação

É prática corrente dizer-se que todos os jogos em que o Sporting entra são para se ganhar, mas convenhamos que isso é mais verdade nuns casos do que noutros. No entanto, no jogo de hoje (ou para ser mais correto, na eliminatória que começa hoje), ganhar consegue ser mais uma necessidade do que uma obrigação.

Já está mais que debatida a importância que uma vitória na Taça de Portugal pode ter para o Sporting. Reinstalar o hábito de vitória após anos sem podermos celebrar este tipo de conquistas é algo que é fundamental, não só porque elevará significativamente os níveis de auto-estima do clube e adeptos, mas também porque é um degrau importante no desenvolvimento mental e de auto-confiança dos jovens jogadores que compõem o nosso plantel.

Ainda para mais depois da semana horrível que atravessámos. A vitória na Taça de Portugal pode dar-nos muito a ganhar - e estamos em magníficas condições de o conseguir - mas não posso ignorar as potenciais consequências que um eventual fracasso nesta competição possa provocar.

Se há jogo em que teremos que colocar em campo tudo o que tivermos para dar, é este. A dúvida atual é, em função do desgaste físico e psicológico que revelámos no passado domingo, qual a resposta que conseguiremos dar mais logo.

Como tal, parece-me fundamental que Marco Silva avalie bem quem está em condições de responder melhor dentro dos evidentes problemas de forma e de condição física que se têm feito sentir numa boa parte do plantel.

Se Slimani estiver em condições, deve ser titular, caso contrário que jogue Tanaka. Jogando o argelino, faz sentido colocar Capel e Carrillo - deixando a entrada de Mané para a segunda parte para tentar sacudir o jogo em caso de necessidade. Colocaria André Martins no lugar do desgastado Adrien. De resto não mexia em relação à equipa habitualmente titular.


Se conseguirmos resolver já hoje a eliminatória, ótimo, mas não faz sentido estarmos a correr riscos desnecessários à procura da vitória na partida. Hoje é apenas a primeira parte de um jogo de 180 minutos.

26 comentários :

  1. Só não percebo, o outro jogo não se ter realizado hoje ou ontem, será porque o Braga joga amanhã com o Porto? É uma questão curiosa, o silêncio do Sporting nesta questão, ter jogado com o Gil Vicente e com o Porto, depois de uma eliminatória europeia, e não serem cumpridas as 72 horas. Já o FCP, mesmo nas competições têm tido descanso de 4 ou 5 dias, Mestre e se fosse o SLB do outro lado? o sil~encio seria o mesmo? não é curioso, e que tal canalizar forças para isto, quando foram prejudicados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o wolfsburgo jogou em bremne ainda com menos tempo de descanso do que o Sporting jogou no porto.

      e de qualquer maneira , se mais para tras se pode fazer essas contas, agora , neste momento não, já que o braga não podia jogar para a taça, já que o jogo do campeonato teria de ser obrigatoriamente na 6f, visto o jogo do porto na champions ser na 3f.

      quanto ao jogo com o gil vicente tenho a impressão que respeitou a diferença de tempo já que o jogo na Alemanha começou as 18h e ou jogavam no domingo ou na 2f

      Eliminar
    2. Pedro, é o calendário que existe. Se o Braga e o Rio Ave preferiram adiar, é lá com eles. Aliás, até vos beneficia a vocês, já que assim o Porto não joga contra um Braga mais cansado. E também na taça da cerveja adiaram a outra meia-final para as calendas, não vi ninguém incomodado com isso...

      Eliminar
    3. Pedro, o problema é o futebol português que é controlado pelos 2 duas nádegas e que não têm interesse em mudar. Para além desse teu exemplo das 72 horas e do Porto não jogar hoje, temos outros vários exemplos, tais como: Jogadores emprestados que não podem jogar contra os seus clubes, os melhores árbitros para a ocasião, treinadores expulsos pela 4 ou 5 vez e não são punidos, treinadores que entram constantemente dentro do campo ou saem da sua zona e não acontece nada, equipas que entram nos jogos da taça Lucídio batista uns bons minutos depois do outro jogo começar e nada, etc ,etc,etc . Quando o Sporting diz alguma coisa vêm os dirigentes e adeptos das duas nádegas mal cheirosas e que dominam o futebol português, berrar bem alto…. “já está o Bruno de carvalho a falar novamente” ou “está sempre a fazer queixinhas”…. Como nunca acontece nada, porque as nádegas vivem bem no meio da porcaria o melhor mesmo é estar calado e ter esperança num futebol português melhor.

      Eliminar
  2. Perante os convocados a minha equipa seria essa, sem o Capel, e com Mané.

    Muito importante um bom resultado hoje!

    ResponderEliminar
  3. espero que a falta de frescura seja mesmo física e não anímica. a (nossa) pressão está a tornar-se tão grande que temo pela equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também tenho esse receio. Mas os meus pressentimentos valem o que valem - eu estava otimista para o jogo com o Porto... :)

      Eliminar
  4. Hoje vou apoiar o Nacional. Força Nacional.

    ResponderEliminar
  5. O que é Nacional é bom. Quando é que o Paulinho Cristovão é preso ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, começo a ter pena de ti. Não é raiva, mas sim muita pena. O que vão ser a tua vida?

      Eliminar
    2. A equipinha da APAF joga hoje ?.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Temo um mau resultado,o Sporting é irregular,não tenho confiança nenhuma nestes jogadores,principalmente no sector defensivo.Além do mais o Nacional tradicionalmente é uma equipa complicada para o Sporting e está a subir de forma.

    Oxalá me engane e o Sporting faça um bom resultado que até pode ser perder mas com golos marcados.

    ResponderEliminar
  8. Força Sporting, estou sempre contigo. Espero uma exibição com muita raça e podes resolver já hoje a eliminatória que eu não me c importo. Espero ver slimani em grande e um meio campo cheio de energia ao comando do nosso maestro w. Carvalho. Estou pronto para te ver GRANDE SPORTING.

    ResponderEliminar
  9. A Sagres que não se ponha com ideias porque o primeiro golo não é frango do Patrício. Não é frango. NÃO É! O Patrício nunca dá frangos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O julinho e o gay Artur não podem dar frangos os golos dos adversários são sempre anulados.

      Vai fazer campanha para o Artur voltar a seleção do Brasil.

      Sl

      Eliminar
  10. o artur não dá frangos para a taça...

    ResponderEliminar
  11. carlos xistra com mais uma boa exibição, a não desiludir

    ResponderEliminar
  12. Estou demasiado enervado para comentar...vou dar uma volta !...

    ResponderEliminar
  13. Óh Yazalde tu falares desta arbtitragem vergonhosamente esverdeada do Xistra é nao teres vergonha nenhuma nas trombas! Até o fiscal de linha ele desautorizou para ver se o seu sporting chegava ao golito. Nao jogas um pífaro! #Jesuisagres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te metas, fica muito mal vires para aqui armado em carapau de corrida, quando o teu lugar nesta competição é no sofa. Ainda estamos bem dentro da taça de Portugal e o teu carnide bem fora! Deves ter um complexo de inferioridade ENORME em relação ao Sporting, senão não vinhas para aqui tantas vezes. Como disse ao Coitadinho do Soberbo, digo o mesmo a ti. Não sinto raiva de voçês sinto PENA!

      Eliminar
    2. Esse já se esqueceu do festival do Duarte Gomes para a taça no ano passado.

      SL

      Eliminar
  14. Carlinhos, Carlinhos qualquer dia vou estar na tua frente e ai quero ver quem tem mais pena.vou levar duas Sagres e o meu amigo Ricardo.

    ResponderEliminar
  15. real orcs, pessam para cagar e bazem...

    XD

    ResponderEliminar