domingo, 1 de março de 2015

Mesmo futebol, mais pontaria

E eis-nos chegados à 6ª etapa de um ciclo infernal de 8 jogos que definirá muito do que será o sucesso desportivo desta época. Depois de Benfica / Belenenses / Wolfsburgo / Gil Vicente / Wolfsburgo, segue-se agora uma visita ao estádio que nas últimas décadas tem sido indiscutivelmente a mais inexpugnável fortaleza do futebol português. Por motivos vários que agora não vale a pena estar a referir, tornou-se um hábito para qualquer equipa portuguesa ir ao Dragão com a noção de que é bastante mais provável sair derrotada do que suceder o contrário. No entanto, confesso-vos: sinto um nível de confiança num bom resultado bastante superior ao que é costume.

Não quero estar com isto a desvalorizar a equipa portista: quem tem executantes de top como Jackson, Brahimi, Danilo, Alex Sandro ou Quaresma, será sempre um adversário temível. Mas o meu otimismo baseia-se em duas características que o Sporting tem revelado esta época e que penso que poderão fazer a diferença no jogo de logo:

  • O Sporting tem tido sempre um comportamento muito personalizado nos jogos de maior pressão. Sempre que estivemos em situação de risco de sermos eliminados das várias provas, como na 4ª e 5ª jornada da Liga dos Campeões, na própria visita ao Dragão para a Taça, no jogo da passada 5ª feira com o Wolfsburgo, ou mesmo na receção ao Benfica, a resposta da equipa foi muito positiva. A única exceção foi a última jornada da Liga dos Campeões com o Chelsea, mas para além do valor do adversário e das baixas de peso que tínhamos, ainda houve o enorme revés de ficarmos logo em desvantagem aos 4 minutos de jogo.
  • Nos 4 jogos que já fizemos esta época com Benfica e Porto, só não fomos claramente superiores na visita à Luz na 3ª jornada. Marco Silva conhece muito bem as forças e fraquezas dos nossos rivais e tem sabido montar a equipa de forma a anular os seus pontos fortes.

Em função disto estou confiante num bom resultado, mas sem ignorar que cada partida tem a sua história e que muitas vezes estes jogos acabam por ser definidos por pormenores que fogem ao controlo de qualquer treinador. É um jogo de tripla que provavelmente será vencido pela equipa que menos erros cometer durante os 90 minutos.

Há o interesse acrescido de ser um jogo de tensão máxima para ambas as equipas: uma derrota do Porto entregará o campeonato de bandeja ao Benfica; uma derrota do Sporting fará com que fiquemos apenas a lutar pelo 3º lugar. Curiosamente, o Porto este ano saiu-se mal nas duas ocasiões em que a vitória era imprescindível: o jogo em casa com o Benfica para o campeonato e a eliminatória da Taça de Portugal com o Sporting.

Em relação à equipa que subirá ao relvado, colocaria em campo os mesmos jogadores que começaram contra o Wolfsburgo, apenas trocando Tanaka por Montero:


Jefferson ainda está afastado por motivos disciplinares, pelo que Jonathan - que foi titular em ambos os jogos com o Porto - terá nova oportunidade para secar Quaresma (e que bem que o fez nessas duas partidas). Slimani ainda não deve estar em condições de fazer mais que 45 minutos, pelo que apostaria em Montero, não só porque Tanaka esteve demasiado perdulário na última partida, mas também porque o colombiano está mais fresco.

De resto, grande parte da minha confiança assenta no trio William / Adrien / João Mário, que parece ser talhado precisamente para os jogos de dificuldade máxima. William Carvalho está num momento de forma sublime, e em conjunto com a alma e pulmão de Adrien e a inteligência e classe de João Mário, têm todos os argumentos necessários para engolir um meio-campo do Porto pouco habituado a ser pressionado e a jogar sem bola. Com uns pozinhos de inspiração e concentração total na defesa, teremos boas hipóteses de sair do Porto com os três pontos no saco.

Uma última palavra para Artur Soares Dias: que revele toda a sua competência técnica e não se deixe influenciar pelo ambiente e pelas pressões de que tem sido alvo desde que arbitrou o Benfica - Porto do ano passado.

89 comentários :

  1. Crente, Mestre!

    - a pressão sobre a arbitragem que tem sido feita
    - as compensações que Artur Soares Dias tem feito desde o jogo em Carnide no ano passado e que tiveram como expoente máximo o jogo de Penafiel
    - o nosso desgaste de 5ª feira e o facto de nem sequer terem passado 72 horas do ultimo jogo
    - a celeridade nunca vista do castigo ao Bruno de Carvalho retirando-o de cena.

    Se ganharmos, vai ser porque os rapazes foram uns heróis.

    Nada mais tenho a dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andaram uma eliminatória e queixam-se? Então e o Benfica que foi duas vezes seguidas á final a lutar pelo titulo e pelas competições internas? São mesmo chorinhas.

      Eliminar
    2. Vai lá ver quantas vezes jogaram Clássicos depois de eliminatórias europeias e com menos de 72h de descanso. Mas dos importantes, não daqueles que já não decidiam nada. E depois vem falar.

      Eliminar
    3. Nuno PAIXÃO Martins voltas a ser burro como uma porta e vou ai dar TAU, TAU.

      Eliminar
    4. Cafageste se este decide algo todos decidem algo.

      Eliminar
    5. Não, este jogo não decide nada. Aliás, nem precisava de ser jogado! Os pontos já não servem para nada a nenhuma das equipas. Essa confiança na APAF está em alta...

      Eliminar
    6. A diferença é que vocês não percebem que TODOS os jogos são decisivos...não apenas os clássicos.

      Eliminar
  2. Vamos lá então ao tema do dia. Quem querem que ganhe logo? Não é quem e favorito, mais forte, melhor... É quem querem. Eu quero que ganhe o Sportem... E vocês sportinguistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai estudar, para não dares erros!

      Eliminar
    2. Cheira a mer%$# de cão ou gato, deve andar por aí o bobby ou tareco do Luis "risco/linha" Filipe "Coca-Cola com 4 letras" Vieira.

      Continuo à espera da resposta do teu querido líder, o criminoso kadhafi dos pneus:
      - Que poder tem ele no futebol para poder oferecer a partilha de títulos?
      Tou a ver que têm dificuldade em falar com ele, se calhar é melhor pedir a alguém da APAF para fazer a ligação, ele deve passar mais tempo com eles do que com os seus animais pestilentos sarneirentos amestrados de estimação.

      Sabiam que...
      PdC e os presidentes do MerdaFica...
      Fernando Martins, era grande amigalhaço do Pinto da Costa (O Fcputas ficava sempre no seu Hotel); Damásio foi aliado dos Corruptos do norte no Organismo autónomo e na Liga, sempre contra o Sporting; Luis "Traficante de Droga" Filipe "Mentiroso" Vieira, grande discípulo de PdC que até chegou a festejar golos dos corruptos do norte contra o MerdaFica e usou o Alverca para desviar jogadores dos neo-corruptos do sul para os corruptos do norte. O único que desafiou o poder instituído foi o Vale & Azevedo (Grande orgulho benfiquista). O vilarinho não conta, o gajo andava sempre bêbado, nem percebeu que algum dia foi eleito presidente.

      Hoje jogamos contra as nádegas e toda a mer%$& que anda ao seu redor (LFV, PdC, FPF, Liga, PeidoDuque, Fundos, Mendes, APAF, Doyen, Traffic, Cofina, aburla, onojo, rascord, estádio do ladrão ), teremos de jogar o dobro do adversário para podermos vencer.

      Eliminar
    3. tony, falta também responder a outra questão: se o LFV tem poder para ganhar e oferecer títulos, porque é que não fica com todos para ele? Pronto, agora larga o computador, porque os outros meninos aí da Crinabel também têm direito a ir à internet.

      Eliminar
    4. Nuno PAIXÃO Martins novamente BURRO COMO uma PORTA. Vou ai dar Tau, tau ao menino.

      Eliminar
    5. Para o soberbo que vai para trás de um snack bar sei lá fazer o que....deve arrumar as garrafas no ...... Caixa. Vou deixar uma palavra que para ele é um elogio. IMBECIL.

      Eliminar
    6. Berram... Berram... Mas nem "cojones" tem para assumir que lá no fundo preferem perder para o dono ainda ter hipótese de disputar o campeonato.

      Eliminar
    7. O bom julgador julga os outros por si. Tantos anos andaste a torcer pelos andrades - quando nem cheiravas - que agora já achas que são todos como tu. Só pode...

      Eliminar
    8. Se a situação pontual fosse ao contrário claro que torcia por eles... Nós benfiquistas torcemos pelo resultado que for melhor para nós não o pior para os outros. Volto a salientar que ainda não disseste quem queres que ganhe.

      Eliminar
    9. Entendo que a minha opinião seja importante para ti. Mas estou-me a lixar para o que tu queres que eu diga ou deixe de dizer.

      Eliminar
    10. Tu é que falas para mim... Eu falo para vocês sportinguistas. Tu é que sabes quem eu sou e comentas utilizando esse conhecimento...

      Eliminar
    11. Agradeço ao Soberbo a sua contribuição para mais uma perguntinha para o boby e tareco, animais pestilentos acéfalos e amestrados, fazerem ao seu líder, Luis "risco/linha" Filipe "Coca-Cola com 4 letras" Vieira.
      - Que poder tem ele no futebol para poder oferecer a partilha de títulos?
      - Porque é que não fica com todos para ele?

      Fico a aguardar então a resposta a estas duas perguntinhas (2ª com contribuição do Soberbo), embora esteja em condições de dar uma dica para a resposta à segunda:
      Ele (Luis "Mafioso" Filipe "Burlão" Vieira) que pergunte ao seu tutor, Don Bufas, com quem festejava golos contra os lã-piões.

      Eliminar
  3. a questão é simples o Sporting, no jogo com o benfica perdeu a hipótese de lutar pelo titulo, não ganhando hoje dificilmente vai ao segundo lugar.

    por isso para o Sporting, qualquer resultado que não a vitoria é mau

    a ver se a motivação pela exibição supera o desgaste.

    ResponderEliminar
  4. Uma vitória do Sporting beneficia o Benfica. Nessa medida, creio que a nomeação de um árbitro portista, o facto de, na jornada anterior, ter sido perdoada a expulsão do melhor jogador portista e a suspensão super-rápida do presidente do Sporting provam claramente que é o Benfica que controla isto tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao e por escreverem estas tretas que nos esquecemos do colinho e dos ferreiras destes campeonatos. Percebo o peso na consciencia

      Eliminar
    2. O Carnide controla a APAF. Devias ter vergonha IMBECIL.

      Eliminar
  5. Sobre o facto de serem obrigados a jogar ao domingo depois de terem feito um jogo na quinta, nem uma palavra. Ui, se o jogo fosse na Luz!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tenho uma palavra. Ês um IMBECIL!

      Eliminar
    2. Não sou eu que vou para trás de um snack bar fazer coisas estranhas ......

      Eliminar
  6. lol, esta orcalhada é de partir o coco. Ainda não perceberam que por mais gamanço que possa existir hoje a favor dos porcos(e a probabilidade é grande), isso não apaga um dos campeonatos mais vergonhosos de todos os tempos... em que nem sequer barcelonas ou bayern de muniques tinham de hipotese de discutir este campeonato corrupto.

    pergunta de 50 centimos para a orcalhada...
    Se fosse o vosso carnide a jogar a taça de portugal quinta feira no funchal, o que preferiam?
    jogar com o puerto no domingo ou jogar com o puerto na segunda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganharam uma vez sem ajudas e já andam de peito feito!

      Eliminar
    2. Talvez seja melhor fazer a pergunta a verdadeiros sportinguistas, que preferem as vitórias do seu clube à derrota do rival. São poucos, mas existem: http://sporting.blogs.sapo.pt/vale-a-pena-registar-1936825

      Como não estão obcecados com prejudicar o rival, eles devem ter presente que a taça, nesta fase, se joga a duas mãos. O jogo de 5ª é só a primeira mão.

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de fazer uma pergunta: há blogs afectos ao boifica?

    Estes tipos passam aqui a vida e além disso ainda sabem o que se diz em muitos outros blogs afectos ao Sporting!

    Sintomático...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta: sim, mas lá não dá gozo comentar porque está toda a gente a torcer pela vitória do Sporting no jogo de hoje.

      Eliminar
    2. E quem são os sportinguistas que não estão?

      Eliminar
    3. http://www.tvgolos.eu/2015/02/adepto-sportinguista-quer-derrota-do.html

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Cada Sportinguista é livre de ter a sua opinião, eu a minha é que o Sporting tem que entrar hoje para ganhar como tem sido até aqui, ao contrário de certos clubes corruptos que se dizem grandes e vão jogar à lá academica style em Alvalade.

    Eu prefiro que o Sporting jogue hoje à noite em vez de amanhã, visto que terá que ir à madeira na quinta a um estádio sempre dificil. O que eu acho sinceramente, é que há muitos que se estão a esquecer de que há jogo na quinta.

    Já em relação à orcalhada, recomendo os blogs, a norte de alvalade, camarote leonino e fonte segura. Lá, voçês são compreendidos e ainda vos dão uns chupa chupas pela vossa "catagoria" a comentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. haha, o revisor ia ficar encantado com estes anormais lá, e os deficientes sentiriam-se em casa

      Eliminar
  11. Modo de pensamento boifiquista:

    Se um boifiquista diz uma coisa acertada, fala por todos os boifiquistas.
    Se um boifiquista diz merda, fala por ele.
    Se um adepto adversário diz uma coisa acertada, fala por ele.
    Se um adepto adversário disser merda, fala por todos os adeptos adversários.

    ResponderEliminar
  12. http://sporting.filtro.pt/index.php/2015/03/01/mete-nojo-essa-gente/
    "alguns ditos Sportinguistas dizem preferir que ganhe o Porto o jogo de hoje".
    Que estranho. Parece que é mais do que um.

    Modo de pensamento sportinguista:

    Se um sportinguista diz na televisão que prefere a derrota do Sporting contra o Porto, isso significa que não há mais nenhum sportinguista a dizê-lo. A televisão teve a sorte de apanhar o único que pensa assim. Mesmo que toda a gente conheça vários.
    Se o adversário do Benfica fica reduzido a 10 jogadores quando está a perder por 5-0 ou aos 90, 93 ou 95 minutos, isso é um escândalo.
    Se um árbitro do Apito Dourado, com o qual o Porto tem um registo de 100% de vitórias, perdoa uma expulsão clara ao melhor jogador do Porto na jornada anterior à ida do Sporting ao Dragão, aceita-se.
    Se eu tratar o Benfica por boifica numa caixa de comentários ou por visitante no estádio consigo uma importante e saborosa vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ês mesmo burro. Um sportinguista quer sempre que o Sporting vença. sporting para mim é muito maior do que o teu Carnide. Sporting sempre a vencer. Percebestes imbecil.

      Eliminar
    2. Sim, são dois: aquele palerma que falou para a SIC Notícias e o Futre.

      Eliminar
    3. Dúvida pertinente: o Futre conta como Sportinguista?

      Eliminar
    4. Os vários sportinguistas que votaram em Dias Ferreira e no projecto do Futre com charters de chineses parecem acreditar que sim. Pessoal, estão muito nervosos. Não se preocupem que o Porto em princípio ganha aquilo.

      Carlos Sousa, nós aqui nos grandes centros urbanos não dizemos "percebestes". Aí no campo é assim?

      Eliminar
    5. Se conheces vários que pensam assim...que bom para ti!

      Eu trato o boifica como quiser e bem me apetecer.

      Parece que a opinião dos sportinguistas é muito importante para vocês, mas têm de entender que há tantas coisas susceptíveis de causar indignação que nem todas podem ser faladas. E a verdade é que qualquer queixa vinda do boifica tira credibilidade ao assunto!

      Eliminar
    6. "Queixa"? Mas quem é que se está a queixar? Os sinais de pequenez divertem-me. Não me queixo do que me diverte. Força, Sporting! Os benfiquistas apoiam-vos neste jogo, e alguns sportinguistas também!

      Eliminar
    7. Abomino o Futre. Para mim é tudo menos sportinguista.

      Eliminar
    8. Querem lá ver que o tipo que vem para aqui com a cassete sobre a expulsão do Queixudo agora tem a lata de dizer que não se queixa de nada?

      Olha o Zeinal Bava...

      Vires comentar para blogs de outros clubes é um sinal de quê? Pequenez... Deve ser isso que te diverte!

      Eliminar
  13. MdC, dá uma vista de olhos ai no teu vizinho do lado, ngb, está lá um tipo a analisar as contas dos 3 grandes, basicamente o que ele diz é que as nossas e a dos corruptos estão marteladas e que e que a lavandaria de carnide é que é... tudo transparencia...
    Orcalhada e números é uma coisa que nunca vai combinar bem... é bom que eles começem a pedir isenções de tudo e mais alguma coisa... só não tem isenção do campeonato porque a apaf não deixa... lol

    Só uma deixa, eu que sou leigo em numeros, o nosso enzo, oblak, markovic e cardozo, renderam limpos ao benfica 25.5 milhoes de um total de 25 + 18 + 25 + 5, cerca de 73 milhanitos... se descontar o valor do markovic de 12.5 milhoes, fica 60.5 milhoes, ou seja, basicamente receberam menos de metade daquelas vendas, a lavandaria continua pujante... mas o vale e azevedo está é deste lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yazalde, já vi, mais uma vez estão a bater naquela tecla dos €300M de passivo escondido. Não tem ponta por onde se pegue. Mais: agora dizem que os passivos da SPM não foram integrados na SAD, o que também é totalmente falso.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. 44.5 é menos de metade de 60.5? Realmente números não é consigo.

      Eliminar
  14. Neste momento está 2-0. Duas excelentes assistências do jogador que devia ter sido expulso na jornada anterior; dois excelentes golos do jogador que estava a ser marcado pelo defesa que teve de substituir Jefferson. Às vezes estes jogos decidem-se nos pormenores...

    ResponderEliminar
  15. Jogo muito fraco por parte do Sporting, penso que Tanaka merecia a opurtonidade de continuar na frente.
    Arbitragem sem influencia.
    3 golos a papel quimico...
    Pormenores é o jesus a levar chapadas do cardoso e o luisão a mandar os orcs para o crl, esse tempo no Sporting acabou, idependemente do rendimento de cada jogador em campo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, no Sporting não há cá problemas desses. O Jefferson jogou muito bem, hoje.

      Eliminar
    2. O cardozo, o luisao e o jesus foram vencedores de 4 títulos no ano seguinte a que isso tudo aconteceu não foram? E sinal que foi resolvido em prol da equipa.

      Eliminar
    3. Nuno PAIXÃO Martins ês burro como uma porta!

      Eliminar
    4. Fdx para além de orc continuas a mostrar que és o mais atrasado mental de eles todos e continuas a spamar por este blog como se não houvesse amanhã, porque é que achas que ele está castigado ó matraquilho?

      Eliminar
  16. Foi um resultado negativo para o Sporting, mas extremamente positivo para alguns sportinguistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti imbecil foi um bom resultado. Imbecil.

      Eliminar
  17. Obrigado, Sporting! Perdendo por apenas 3-0 impediram o Porto de igualar o Benfica em goal average. Valeu o esforço.

    ResponderEliminar
  18. Imbecil! No fundo o teu problema é o Sporting. IMBECIL.

    ResponderEliminar
  19. A orcalhada está toda contente como se pode ver pelos comentários, o Sporting perdeu, portanto é natural. Não deixem é a apaf fugir... senão até ao fim do campeonato ainda vão ter surpresas... com "chalente futabol" que praticam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, o Benfica esteve mal quando esta semana aplicou a maior goleada do campeonato.

      Eliminar
  20. Não era este estafermo ou soberbo que disse ontem que ia para trás de um snack bar fazer asneiras..... Que anormal, bem quem passa a vida num blog de sportinguistas só ter tido uma relação mal sucedida com um cão de um sportinguista atrás de um snack bar palavra do estafermo ou soberbo. He,he,he,he

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles no fundo queiram a vitória do porto....HIPOCRITAS. Triste é passar dias inteiros em blog de sportinguistas, isto é muito trista. PERGUNTO algum sportinguista tem um cão disponível para ter uma relação com estes dois FRUSTRADAS????

      Eliminar
    2. "queiram"? "trista"? Não há aí ninguém na Crinabel que dê uma ajuda a este menino em termos de ortografia? Assim não, Crinabel!

      Eliminar
  21. Melhor resultado de uma equipa vestida de verde e branco no Dragão, este ano, ex-aequo com o Moreirense.

    ResponderEliminar
  22. O Porto colocou no Twitter a música "Leãozinho", a gozar com o Sporting. É uma afronta ainda pior que a da Sagres, que já era gravíssima, como se sabe. Creio que se impõe um corte de relações com o Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gozar ? Falar em gozar???? O clube mais gozado pelo mundo fora.....não sei quantas finais e não ganha nadinha e este ano pelos vistos vai ficar em branco. He,he,he tenho aqui um pastor alemão que garato ficas satisfeito. He,he

      Eliminar
    2. "garato"?

      Não ganha nadinha, o campeão em título e actual vencedor da taça, taça da liga e supertaça? Mas não há ninguém aí na Crinabel que reforce a medicação a este menino?

      Eliminar
  23. "sinto um nível de confiança num bom resultado bastante superior ao que é costume."

    Creio que é a frase do dia.

    ResponderEliminar
  24. Momento do dia foi passar aqui o dia inteiro num blog de sportinguistas. É de quem teve uma experiência sexual com um cão de um sportinguista.

    ResponderEliminar
  25. Respostas
    1. Bem lembrado, Nuno. O Sporting teve momentos de alguma ridicularidade...

      Eliminar
    2. Bem lembrado querido agora volta para a cama e espera o pau novamente.

      Eliminar
    3. Nuno PAIXÃO Martins ês burro como uma porta!!!!!

      Eliminar
  26. "estou confiante num bom resultado" (...) "grande parte da minha confiança assenta no trio William / Adrien / João Mário, que (...) têm todos os argumentos necessários para engolir um meio-campo do Porto (...) teremos boas hipóteses de sair do Porto com os três pontos no saco."

    Há aqui alguém que sabe muito de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou confiante que vou continuar a procura de um sportinguista que tenha um cão que me satisfará.he,he,he.ganda lampião.

      Eliminar
    2. Ladras, ladras mas não dizes nada. Anda cá bobi.

      Eliminar
  27. Então orcs acabaram as mensagens ????? Maricas estes lampiões são uns maricas.....

    ResponderEliminar
  28. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=934039

    Corte de relações em 3... 2... 1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha voltou.... Continuas a ladrar .....força bobi. Ladra,ladra....volta para a caminha para volta do Nuno martis. Hummmmmmmm

      Eliminar
  29. Então não temos mais mensagens cobardes!!! Estes lampiões são uns coobardes!!!!

    ResponderEliminar