domingo, 29 de março de 2015

Novo sistema?

Tentar imaginar quais serão as escolhas de Fernando Santos para logo é um exercício difícil. Mesmo sendo verdade que a convocatória é coerente com as ideias reveladas pelo selecionador durante os primeiros meses de trabalho, os rumores que circulam no sentido de Fernando Santos se estar a preparar para mudar o sistema para 4-4-2 tornam mais imprevisível quem serão os eleitos para entrarem em campo contra a Sérvia.

Ao que se diz, a mudança de sistema passará pela colocação de Ronaldo no centro do ataque, o que me agrada. Para todos os efeitos temos muito mais alternativas de muita qualidade para colocar nas alas do que na posição de ponta-de-lança. No entanto, a convocatória quer de Hugo Almeida quer de Eder faz-me temer o pior.

O que já não me agrada tanto é a subida de Fábio Coentrão para médio. Não que o jogador seja incompetente nessa posição, mas creio que é muito mais perigoso com as suas arrancadas a partir de trás. Em vez um excelente lateral esquerdo passaremos a ter apenas um médio competente.

O onze que sugiro abaixo acaba por ser uma espécie de compromisso entre aquilo que me parece que serão as preferências de Fernando Santos e o que eu gostaria realmente de ver: Fábio Coentrão a lateral esquerdo, William como médio defensivo e Danny como médio mais adiantado, Nani e Quaresma nas alas em apoio a Ronaldo. 


Como é evidente, as minhas lentes verdes fazem com que preferisse ver Cédric a jogar de início, bem como João Mário a entrar refrescar o meio-campo na segunda parte, mas parece-me pouco provável. Fernando Santos parece confiar mais na experiência de Bosingwa, e João Mário estará provavelmente no fim da hierarquia dos médios centro atrás de Moutinho, André Gomes e Tiago. Aliás, nem estou totalmente convencido que William jogue - e se o selecionador optar pelo 4-4-2, provavelmente ficará mesmo de fora - o que será um tremendo disparate. Na forma que está, deveria ser sempre William + 10, independentemente do sistema escolhido. OK, talvez esteja a exagerar... fica então Ronaldo + William + 9.

13 comentários :

  1. Epá, Mestre, esqueça a selecção.

    Palhaçada.

    Eu já o fiz!
    Até pensava que o jogo tinha sido ontem..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourenço, para já o Fernando Santos merece o benefício da dúvida. Há escolhas estranhas, mas mesmo assim são um enorme upgrade em relação ao Paulo Bento. Um abraço.

      Eliminar
  2. A equipa já divulgada já uns dias atrás por um blog de pseudo-jornalistas ("Bola na rede", acho eu), será:
    RP, Bosingwa. Ricardo C., Bruno Alves, Eliseu, Tiago, Moutinho, F. Coentrão, Nani, C. Ronaldo e Danny.

    Trinco o Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja em relação à tua equipa seria a substituição de.

      F. Coentrão por Eliseu.
      Pepe por Bruno Alves
      William por Tiago
      Danny por F. Coentrão
      Nani por Danny
      Quaresma por Danny

      Eliminar
    2. Deus nos livre e proteja de um onze desses, António! :) Um abraço.

      Eliminar
    3. Ou seja confirma-se o XI que eu tinha lançado.... Li isso na sexta...

      Eliminar
  3. Fernando Santos nao veio trazer nada de novo a esta seleção, alias foi buscar os reformados todos , onde era suposto haver uma renovação da seleção. tb eu ja perdi o interesse total na seleção, sendo que eliseu é uma vergonha ser o titular e o coentrao a medio centro tambem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jcnaguiar, não tenho nada contra a recuperação de alguns reformados. :) Por exemplo, está visto que o Ricardo Carvalho ainda pode oferecer alguma coisa. Mas é um desperdício não se aproveitar esta qualificação com tantos apurados para aproveitar para renovar mais a sério.

      Enfim, o Fernando Santos tem legitimidade para isso e terá que responder pelos resultados. Esperemos que sejam bons.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Discordo apenas do Quaresma. Em tempos, para mim, foi um jogador de classe mundial. Hoje em dia, é um bom jogador para jogar metade de um jogo.
    É complicado indicar outro jogador para o lugar dele mas apostaria no Rui Fonte (embora seja dos porcos) e o nani à direita com ronaldo à esquerda ou o João M. no meio e com o Dany e Nani nas pontas.... mas é preciso dar minutos ao Eliseu e aos lucros do Jorge Mendes......

    ResponderEliminar
  5. http://sporting.blogs.sapo.pt/os-nossos-os-deles-1972479

    leiam esta nojeira, que até me deu vontade de vomitar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol parece mesmo é que a ausencia do William de carvalho no onze fez com que a Sérvia ganhasse mais uns adeptos, provavelmente tu és um deles. Essa clubite aguda é geral. Vontade de vomitar dá-me ao ver craques do Man United a arrastar-se em campo durante 90 minutos e não termos alternativas validas. É demais compreensivel que os adeptos do Benfica tenham um certo carinho por quem no ano passado conquistou o TRIPLETE! Temos pena que vocês continuem a ser o bombo da festa...

      Eliminar