segunda-feira, 9 de março de 2015

O primeiro jogo do resto do nosso campeonato

... e o resto do nosso campeonato é ganhar um jogo a seguir ao outro. Sendo um lugar comum utilizado por todas as equipas - independentemente dos seus objetivos -, aplica-se na perfeição ao que terá que ser o Sporting até maio, mas também ao que terá que ser o Sporting da próxima época.

Infelizmente, um dos motivos que explica o atraso em relação ao 1º e 2º classificado é o facto de termos sido uma equipa que demasiadas vezes encarou partidas contra adversários teoricamente mais fracos como desafios menores. Foi precisamente essa mania de pensar que mais cedo ou mais tarde o golo apareceria, como consequência de uma falta de sentido de necessidade de resolver cedo os jogos , que ajudou a construir os números que se pode ver na imagem abaixo:


Primeiro gerimos o esforço, e só depois procuramos o resultado. Não pode ser. Primeiro assegura-se o resultado e depois gere-se o esforço.

Isso é algo que tem que ser corrigido de imediato, não só porque é fundamental repor um avanço pontual em relação ao Braga que nos coloque a salvo de qualquer contratempo - o 3º lugar é o mínimo exigível -, mas também porque há que incutir definitivamente a mentalidade de que os pontos em disputa em cada partida são os mesmos, independentemente de no outro lado do campo estar o Benfica ou o Boavista, o Porto ou o Penafiel.

Mais logo iremos receber precisamente o Penafiel, que é atualmente o último classificado da liga e tem a pior defesa da competição. Considerando a gestão de esforço que teremos que continuar a fazer (hoje temos o 8º jogo em 21 dias), penso que é dia para iniciarmos a partida com dois pontas-de-lança: Slimani e Tanaka. Descansam João Mário e Carrillo, colocando-se nas alas Nani e Mané - sendo que Mané poderá trocar frequentemente de posição com Tanaka, já que o japonês gosta de pisar terrenos mais laterais.


Se não for pedir muito, importam-se de não esperar pela 2ª parte para carregar sobre o adversário e encostá-lo à sua baliza? Será que é possível irmos para o intervalo já com o jogo resolvido? Coração de sportinguista agradece.

14 comentários :

  1. Exactamente, Mestre. Um grande problema deste ano é raramente conseguirmos ver um jogo descansado, porque nunca são resolvidos cedo. Em 23 jogos para o campeonato, sabes em quantos é que fomos para o intervalo a ganhar? 5: Académica fora, Gil Vicente fora, Porto casa, Marítimo casa e Estoril casa. E destes, em quantos é que fomos para o intervalo a ganhar por mais do que 1 golo? 2: Gil Vicente fora e Marítimo casa. E destes, em quantos é que conseguimos sempre manter uma vantagem de pelo menos 2 golos? 1: Gil Vicente fora. Ou seja, tivemos 1 jogo totalmente descansado este ano (claro que houve outros jogos que acabaram por nos deixar relaxar, mas só na 2ª parte). Hoje era uma boa altura para ter outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estatísticas tenebrosas, Pedro... :) Ou seja, só tivemos um jogo realmente descansado: o do Gil Vicente. Acho que os jogadores já nos devem alguns... Um abraço.

      Eliminar
  2. entretanto o tanaka saiu da convocatória e entrou o capel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riga, nesse caso provavelmente colocaria o João Mário. O Montero dos últimos jogos não adiantará grande coisa se for titular. Um abraço.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Descansados ou não, temos mais um jogo para desfrutar...e ninguém nos pode acusar de não proporcionarmos espectáculos intensos e sofridos :-) . O que interessa agora é cimentar /alargar a diferença de pontos entre nós e a equipa do Jorge Mendes... e claro nunca deixar de olhar para o Porto, esperando que façam uma campanha longa na Champions eheh.
    offtopic Mestre. recomendo que estejamos com atenção ao castigo da Liga que se avizinha do Presidente e treinador do Vitoria de Guimarães. Será que batem as 48 horas do BdC ? É que falarem mal do Capela do fifica tem que se lhe diga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, QT. Vamos aguardar para ver... se calhar os delegados ao jogo do Boavista - Guimarães estavam distraídos. Um abraço.

      Eliminar
  5. Nao percebo pq Wallyson nao e convocado, como nao percebo pq o Zezinho desapareceu do mapa, era dado como tu talento para o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Djinha, também não compreendo a questão do Wallyson. O Zezinho tem que iniciar um processo de conquista de espaço que não será fácil. A equipa B tem neste momento como titulares duas das nossas maiores promessas (João Palhinha e Francisco Geraldes). Vamos ver como evolui. Um abraço.

      Eliminar
    2. Wallyson acho que ta suspenso.

      Eliminar
  6. Amigo Ricardo qual é o teu prognóstico? O meu é sportim 1 - Penafiel 2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sportin ?,não sabia que Sporting se escrevia assim mas sabia que Benfica se escreve Merda.

      Eliminar
  7. E mais uma vez sempre os mesmos a jogar... até como o Penafiel.... mesmo sendo claro que os jogadores não estão bem como é caso evidente do Adrien e do João Mário.

    E sim... não meter outro central, deu um resultadão! O William não está a fazer falta nenhuma no meio campo!!

    ResponderEliminar