terça-feira, 31 de março de 2015

Presidentes autênticos

Toda a gente que acompanha o futebol nacional com alguma atenção sabe que os grandes da 2ª circular não poderiam ter presidentes mais diferentes, em praticamente todas as vertentes de avaliação que nos possamos lembrar de fazer. 

Um dos pontos em que essa diferença mais se nota é nas suas aparições públicas: enquanto Bruno de Carvalho gosta de se dirigir com frequência aos sportinguistas utilizando os canais mais diversificados, Vieira é mais previsível e guarda-se para os discursos nas inaugurações de Casas do Benfica, para aparições muito pontuais na Benfica TV e para a habitual entrevista de ano novo no jornal A Bola; enquanto Bruno de Carvalho fala nos bons momentos, nos maus momentos e ainda nos momentos assim-assim, Vieira prefere fazer-se de invisível quando os resultados não são bons; enquanto Bruno de Carvalho tem um estilo frontal e pouco ou nada diplomático, Vieira prefere colocar as vestes de estadista e adotar uma pose institucional.

Há também quem diga que são muito diferentes na sua autenticidade quando se dirigem aos seus sócios e adeptos, e na forma como sentem o clube. É praticamente unânime a opinião de que Bruno de Carvalho, para o bem e para o mal, fala praticamente sem filtros, deixando transparecer a sua paixão pelo Sporting em cada uma das suas intervenções. Quanto a Vieira, bem, há quem chegue a duvidar que se trate mesmo de um benfiquista, não só pelo seu passado duvidoso de promiscuidade com outros presidentes, mas também pela completa ausência daquele brilhozinho nos olhos quando fala do seu clube. Olhemos para uma das suas últimas intervenções públicas, por ocasião de (mais) uma inauguração de uma Casa do Benfica:


Ausência de sentimento? Como é que alguém é capaz de insinuar uma coisa dessas? É impossível não se ficar empolgado depois disto. São sempre momentos arrepiantes quando temos o privilégio de testemunhar o inigualável entusiasmo com que o presidente do Benfica fala do seu clube. Discursos arrebatadores e apaixonantes, que lhe vêm do fundo da alma, capazes de reunir multidões à volta de um ideal, conduzidos de forma espontânea e que aproveitam da melhor forma possível o calor e emotividade das grandes ocasiões. Momentos que marcam a vida dos felizardos que os testemunham ao vivo e a cores, e que só líderes com um carisma do nível de um Churchill ou de um Lincoln conseguem atingir.

No entanto, há sempre o temor de que estes predestinados acabem por se consumir pelo esforço emocional destas sucessivas demonstrações de amor ao clube. Nada na vida é eterno, e creio que o presidente benfiquista devia gerir ainda melhor as suas aparições públicas, sob o risco de estar a tentar o próprio destino. Como tal, gostaria de apresentar ao departamento de comunicação do Benfica uma ferramenta que pode substituir de forma bastante aceitável o seu presidente neste tipo de eventos. poupando-o assim ao enorme desgaste psicológico que qualquer ser humano sofre ao expor os seus sentimentos de forma tão sincera e clara. Ora vejam:


É colocar um manequim de uma qualquer montra de pronto a vestir com um fato e gravata e um monitor assente sobre o pescoço, e está feita a festa. Os mais vesgos nem notarão a diferença - e, convenhamos, os benfiquistas que ainda levam o seu presidente a sério depois de todas as promessas que fez, provavelmente farão questão em acreditar que é mesmo Vieira, em carne e osso, que está à sua frente. 

O potencial é imenso. Imaginem a possibilidade de poderem inaugurar mais do que uma Casa do Benfica em cada fim-de-semana! E mais: para além de permitir gravar filmes com grande rapidez, esta ferramenta informática permite explorar uma amplitude de sentimentos que nunca ninguém viu em Vieira. Por exemplo:

Vieira assustado

Vieira zangado

Vieira satisfeito

Vieira triste

E mesmo em eventos do tipo Comic-Con, é possível fazer brilharetes que surpreenderão os maiores geeks benfiquistas: 

Vieira the Hutt

Super Vieira

Vierond, o líder dos elfos

E o melhor de tudo isto é que o software que faz isto custa apenas 3€. Bom investimento, não? Pensem nisso.

24 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O nosso presidente está a 10 pontos do vosso.

    O Benfica é tão grande que é só posts sobre ele num site sportinguista.
    Já o SCP é tão pequeno que apenas vimos aqui comentar quando o assunto é benfica.

    (estou a antecipar me aos trolls)

    ResponderEliminar
  3. Acho que um blog desta qualidade e sportinguismo não devia perder tempo com energúmenos, como é o caso do Orelhas. Faria todo o sentido que o rumo dos posts fosse tão somente o grande Sporting Clube de Portugal!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lion King,

      O Mestre mantém um blog com grande vertente humorística, independentemente dos assuntos do clube. E acho bem que se mantenha assim senão seria mais um blog igual aos outros.

      Eliminar
    2. Mike Portugal, também gosto da qualidade humorística da escrita deste blog. Apenas acho que tendo em conta a enorme grandeza do Sporting, existem muitos assuntos do mundo verde-e-branco que podem ser abordados e para onde deverá ser canalizada a nossa atenção até porque existe muito a fazer pelo Sporting, pelo sucesso do nosso amado SCP. Quanto ao orelhas, acho-o a exemplo do bufas, figuras sinistras do futebol português e quem quer este mesmo futebol limpo, não deve dar tempo de antena mas sim pugnar pelo afastamento destes incendiários do futebol português.

      Eliminar
    3. King Lion, parte da graça de tudo isto é também podermos darmos alfinetadas nos nossos rivais. :) Um abraço.

      Eliminar
    4. Mestre de Cerimónias, eu assino como Lion King, não confundir com outro comentador que assina como King Lion. Percebo a sua ideia em relação aos rivais, mas, na minha opinião, enquanto sportinguista apenas me preocupo com o Sporting e com o sucesso do nosso clube, em relação a Benfica e Porto, são dois clubes com os quais não perco um único minuto pois são clubes que não têm respeito em relação ao Sporting, por isso, são dois clubes desprezíveis.

      Grande abraço leonino

      Eliminar
    5. Pelo desculpa pela confusão! :) Um abraço.

      Eliminar
    6. Chamaram por mim ?lol.Pelo que estive a ler parece que um dos sócios do Orelhas,o famoso José Guilherme,perdeu para já 25 milhões de euros com o fim do BES.

      Não estando ele a mentir diz que ainda vai perder mais e que tem um passivo com o Novo Banco de mais de 120 milhões de euros.O processo encontra-se em fase de reestruturação !...

      Parece-me que a vez deste está a chegar e a vez do Orelhas vai demorar mais tempo mas um dia lá chegará.

      Todos sabemos o fim disto,normalmente eles ficam ricos e as intituições por onde passam acabam.Oxalá assim seja.

      Eliminar
    7. Não deixes o alcool que não é preciso. Mestre esta nao hora da malta soprar no balão antes de vir aqui escrever.

      Eliminar
  4. Post magnifico ...para começar bem o dia com muita piada e sem ser "biolento". Mas cheira me que vai haver malta "sensível" a estrebuchar eheh.
    Jà se sabe que a eloquência e o improviso não é o prato forte de LFV, mas parece me que neste ultimo discurso a reunir as tropas, não teve ao menos a preocupação em antecipadamente ler o texto...ou então esqueceu se dos óculos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não ganha quem não perde. Ganha caindo se consegue levantar." - tão profundo que até comeu palavras. :)

      Eliminar
  5. Muito bom Mestre para começar o dia com humor e sarcasmo. Já sigo este blogue faz tempo e hoje resolvi aparecer. Um abraço e boa continuação
    SL

    ResponderEliminar
  6. O bigode retira qualquer hipótese de "pose institucional". Um azeiteiro será sempre um azeiteiro, mesmo vestindo Armani. E ainda por cima, ter "ladrão de camiões" no currículo também não ajuda. Até nisso temos mais classe: o nosso Godinho roubava paquetes da Expo. Camiões é para delinquentes comuns. O Vieira não é um self made man, como tenta vender. É um self made aldrabão. Digo isto com toda a sinceridade: eu teria vergonha de ter um presidente sócio dos 3 grandes. Isso revela bem o "amor" que tem ao seu clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Miguel. O Vieira submeteu-se a um trabalho para de sofisticação e de aperfeiçoamento da imagem (e fez bem, porque realmente precisava), mas isso nunca apagará o seu passado mais do que duvidoso... Um abraço.

      Eliminar
  7. Mestre, quem escreve os discursos do Vieira é o Gabriel e este já todos vimos que só diz asneiras. Como todos sabemos, falar sobre o Carnide é uma chatice, é recomendável para quem quer fazer uma cura de sono. Ainda estou a espera do relatório final sobre os incidentes nos jogos com o sporting no pavilhão do Carnide e no estádio de Alvalade….., não foi o orelhas que disse que estava abriu um inquérito aos incidentes ???? Claro que não existe inquérito nenhum, pois os Noname Girls são aqueles que mandam o presidente para o car**** e este acobardasse. Claro que com Bruno de Carvalho as coisas são diferentes e é por isso que o acasalamento entre Pinto e Vieira serve somente para tentar calar e derrubar Bruno de carvalho.
    Bruno de Carvalho é apaixonado pelo seu Sporting, Vieira usa o Benfica para lavagem de dinheiro…..sim têm paixão, mas é ao dinheiro! Bruno de Carvalho enfrentou o Pintinho, Vieira em vez de se aliar ao Sporting, não criticou a restruturação do Sporting e foi almoçar com Pinto da Costa…..foi assim com João Rocha, é assim com Bruno de carvalho…porque ? Porque, João Rocha levou o Sporting aos grandes sucessos e Bruno de Carvalho vai pelo mesmo caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho muita curiosidade em saber os resultados desse "relatório", Carlos. Ainda iremos descobrir que eram sportinguistas inflitrados que levaram a tarja para prejudicar o Benfica... :) Um abraço.

      Eliminar
  8. Mestre, no outro dia tinha ouvido este "magnífico" discurso na televisão e fiquei de imediato espantado com a frase "Não ganha quem não perde".

    Desculpe?
    Quem não perde é quem ganha, logo, não ganha quem ganha?????????????

    Vieira, o burro no seu melhor, nem a ler discursos feitos pelos outros...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Gabriel devia desistir de ganhar o Pulitzer e limitar-se a escrever discursos que o Grande Líder compreenda... :) Um abraço.

      Eliminar
  9. Um ganha titulos, o outro promete-os! E o Burro sou eu? Não parem de nos fazer rir... tão radiantes que eles andam com um terceiro lugar, o nivel de exigencia é o mesmo de sempre!

    ResponderEliminar