quarta-feira, 18 de março de 2015

Sessão aberta de psicanálise

Na passada segunda-feira viveu-se um momento histórico na televisão portuguesa, ao ser transmitida em direto num canal de informação nacional uma sessão integral de psicanálise. 

O paciente em causa é um homem muito propenso a gerar conflitos, que recentemente se viu no centro de uma polémica após acusar um clube de facilitar em jogos contra uns e dificultar contra outros. 

A sessão de psicanálise começou com a explicação do sucedido pelo próprio paciente, cuja auto-defesa passou por desvalorizar as suas próprias declarações, clarificando de que se tratava de uma opinião pessoal que não vincula o clube de que é dirigente - sublinhando que as palavras foram proferidas por ocasião de uma visita pessoal de apoio a um candidato à presidência do ACP -, e fazendo também questão de referir que não mencionou diretamente o nome de nenhum atleta ou do treinador. Dispensou-se de comentar as críticas de António Simões dirigidas à sua pessoa, e não viu na ausência de apoio público por parte do seu presidente  um sinal de falta de solidariedade.

Durante esses largos minutos, o psicanalista de serviço escutou em silêncio sem alguma vez interromper o seu paciente. No final apresentou o seu diagnóstico, analisando ao pormenor o comportamento e personalidade do paciente durante mais de 10 minutos. O vídeo abaixo apresenta o referido diagnóstico - e acreditem, vale MESMO a pena ouvir tudo, do princípio ao fim. 


28 comentários :

  1. MdC, o Rogério Alves tem muita lábia, o que ele quer sei eu.

    Ainda em relação ao assunto que gerou esta polémica, fazemos a comparação com o nosso cozinheiro:

    -Temos uma pessoa que não está ligada ao clube e que diz que o treinador não está de corpo e alma no Sporting, a polémica que isto foi durante semanas, jornais, debates, etc..
    -Depois temos o palhaço anão que é vice presidente e fala em nome do seu clube e acusa um outro clube de facilitismos e aqui já não se passa nada, como é que eu sei que o presidente dessa agremiação não está de acordo com o que este palhaço disse? Ele não veio publico a corroborar nem condenar, portanto e seguindo a lógica da outra polémica, ele está de acordo.

    Venha de lá mais um pénalte à balde...

    ResponderEliminar
  2. Yazalde, sem pretender ser ofensivo nem criar polémica, pergunto-lhe se podia fazer o favor de dizer o que é que você sabe que queira o Rogério Alves. Pode ser? É que eu, ou me deixo enganar facilmente (o que é perfeitamente podssível, principalmente à pála da tal lábia) , ou julgo que o RA é dos poucos com forma e conteúdo decentes no comentário público pró Sporting. Repito: forma e conteúdo. Parece conseguir juntar as duas com algum juízo. Pode esclarecer-me por favor? Obrigado.

    Miguel C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conana, nada de especial na minha afiramção, mas para mim, este será o próximo candidato à presidência do Sporting, não tenho grandes dúvidas sobre isso.
      Vou ser honesto, não vejo este lixo de programas, no entanto até neste video dá para ver, cerca do minuto 7:00 que o anão pela pergunta que lhe faz, também já lhe tirou as medidas.

      Eliminar
    2. Duvido muito que ele se candidate à presidência do SCP. Uma coisa é ter lábia, outra é fazer a gestão de um clube. O Rogério Alves para mim tem mais perfil para ser acessor de comunicação, por exemplo do que peresidente.

      Eliminar
    3. Mike, ele já foi candidato à presidência da mesa da assembleia geral.

      http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1776950

      Lembro-me também quando o godinho ganhou, antes de sair os resultados, tudo apontava para que Bruno de Carvalho fosse o vencedor e ele na altura até deu os parabéns a BdC.
      Tenho muitas dúvidas em relação a ele.

      Eliminar
    4. Embora esteja plenamente satisfeito com a presidência de BdC neste momento, não vejo qual seria o problema de RA se candidatar. Parece um homem inteligente, urbano. Sportinguista. Eu votaria nele. Desde que não contra BdC.

      Eliminar
    5. Concordo, Valdemar. Nunca será mau para o Sporting termos gente competente a querer candidatar-se à presidência do clube. Aos sócios caberá julgar os programas e as personalidades em confronto.

      Eliminar
  3. Brutal !!! e não deve ser fácil desmontar uma mente tão retorcida como a do RGS eheh Curioso: o RGS ficou tão abalado que até deixou o Rogério Alves acabar a sua intervenção, algo que normalmente não acontece

    ResponderEliminar
  4. O RA pegou no RGS, qual esfregona, e lavou o chão todo do estúdio, que tareia. O topo gigio ficou da cor do seu clube e, pasme-se, ficou caladinho. ahahahahahahahah Por ultimo, acho que o RGS a partir de agora deve passar a ser chamado de "calimero postiço"

    ResponderEliminar
  5. Podemos não simpatizar com a pessoa do Rogério Alves dado o seu passado cRoquettista mas que o homem é brilhante lá isso é.

    Finalmente alguém que defenda o Sporting no meio do mar de trampa que são estes painéis futeboleiros.

    ResponderEliminar
  6. Obviamente, que por formação profissional, terá este tipo de retórica que impressionará a maioria de nós.
    Eu também desconfio um pouco desta pessoa, não por aquilo que diz, mas por ter estado relacionado com antigas direcções do clube que não foram praticamente felizes na gestão do clube.
    Fora isso, até poderia ser um possivel futuro presidente do Sporting a meu ver.
    Até lá, pois, é o unico comentador desportivo ligado ao Sporting que consegue defender o clube com forma e conteudo, como vi num comentario mais acima

    ResponderEliminar
  7. A melhor parte do video é que Gomes da Silva, riu-se durante toda a intervenção de RA.

    RA gozou na cara dele e ele ri-se!

    ResponderEliminar
  8. O Rogério Alves candidato á Presidencia do Sporting? Agora não pode, anda ocupadissimo com os processos do Mustafa e do Pereira Cristovao! E assim se ganham votos, esta malta nao dorme...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está! Mais uma oportunidade perdida para estares calado.

      Já que vens sujar o estaminé, ao menos informa-te antes de dizer asneiras.

      Toda a gente sabe quem é o advogado do PPC. E não é o Rogério Alves. Não temos culpa que só conchas um advogado...

      Eliminar
    2. http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2606254


      Tá bem abelha!

      Eliminar
    3. Foda-se, que és teimoso... Toma lá uma notícia de 2015...

      http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=809103&tm=8&layout=122&visual=61

      Eliminar
    4. RA disse explicitamente no Dia Seguinte de há uma ou duas semanas que não é o advogado de PPC.

      Eliminar
  9. Bem sei que o RGS se calhar não devia ter dito o que disse ou pelo menos daquela maneira. Mas o que gostava de saber era se entre os ilustres Sportinguistas ninguém pensou o mesmo ??

    Ou seja ninguém mais aqui pensou que o Braga com o porto costuma ser de uma simpatia anormal??

    Só mesmo por curiosidade e para avaliar o nível da minha doença (bem sei que sendo do Benfica, para vcs o nível já é grande mas escusam de aproveitar o tiro grátis).
    É que na minha cabeça aquilo fez um pouco de sentido tipo um Domingos ficar olhar para o chão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo benfiquista, que ao contrário de outros, tão educada e civil intervenção coloca no blog,

      eu considerei exactamente o mesmo. Há clubes que são autênticos clubes B do Porto. O Braga é um deles.

      Mas não esqueçamos quantas casas do Benfica o Benfica A tem que defrontar durante a época. Belenenses. Arouca. Outras que o meu amigo conseguirá identificar.

      O único clube que nestas coisas apresenta um desportivismo inquestionável é o Sporting Clube de Portugal.

      Mas é um facto que o que disse o RGS (e já agora o ex-jornalista Manha no tweeter) foi exactamente o mesmo que me passou a mim pela cabeça.

      Só que há uma diferença gigantesca: eu não sou vice-presidente de clube nenhum, não represento nenhum clube num programa de TV, não sou jornalista desportivo nem nunca fui.

      E é isso que me permite opinar aqui. Eu não tenho responsabilidades no futebol português.

      Façamos o seguinte sudoku: se fosse o Bruno de Carvalho a lançar tais declarações acerca de um jogo do Porto ou do Benfica? Que diria o meu amigo? O que Maomé não disse do toucinho, decerto...

      Eliminar
    2. Tem razão em muito do que diz, realmente eu não penso No RGS como vice-presidente tou habituado a ver na tv e isso. Muito pouco em actos oficiais mas ai tem toda a razão ele tem mais responsabilidade e como tal... Apenas acho que nas muitas palhaçadas que ele diz ainda é daqueles poucos que as vezes parece que defende o Benfica. Bdc tb já teve mais do que um penalti neste campo.
      Mas a minha questão não tinha a ver com a pessoa era mesmo sobre o Braga e a isso respondeu, o meu obrigado

      Não consigo concordar o argumento que fazemos igual nem de longe nem de perto. Percebo que diga o Belenenses pelo que se passou com os jogadores (mesmo assim acho que eles deram grande replica) admito que aja clubes com relações privilegiadas mas não me parece que sejamos favorecidos com treinadores a olhar para o chão ou que se esquecem de reclamar dos roubos que lhes acontecem mas aqui são opiniões claro.

      Respondendo a sua ultima pergunta. Se calhar não dizia muito, gosto mais de comentar futebol do que declarações, mas sim claro que tb era capaz de lançar a minha farpa.
      Um abraço.

      PS: Ao escolher o arouca do Pedro Emanuel foi buscar um péssimo exemplo. QQ Benfiquista da zona lhe pode contar a vergonha que se passou na semana anterior ao jogo, com camiões de areia despejados no relvado e a relva que estava enorme a ser cortada ao pedaços com diferentes alturas para parecer um pasto e a bola não rolar, até na televisão era óbvio. No aquecimento os jogadores do Benfica até estavam parvos como a bola mal saia do pé começava a saltitar.
      Para alem de ser do Benfica gosto muito de desporto, joguei até sénior e só mesmo num campeonato com fraco controle é que uma situação destas passa.
      Nem vou falar da bancada porque ai só quando morrerem 10 ou 20 com a queda de uma dessas bancadas onde a policia pede para não saltar por falta de segurança é que alguém faz algo.
      Mais triste ainda que penso que a minha direcção nem apresentou queixa disto.

      Eliminar
    3. Á sua?! Você? Caro Tiago Santos o valdemar é a maior abécula que paira pela blogosfera, mas só de Agosto até ao Natal, depois vai para debaixo da pedra novamente! Uma das que marcaram o estrelato do rapaz foi " Se o Witsel vale 40 milhoes o Schaars vale 100" entre muitas outras. Só lhe falta o nariz vermelho!!!

      Eliminar
    4. Parece-me evidente que existem clubes que parecem facilitar mais contra algumas equipas. Pelo menos a indignação contra erros de arbitragem definitivamente não é a mesma. O Salvador pode ser sodomizado no Estádio do Dragão que nunca dirá uma palavra, enquanto que se alguém der um encosto num jogador seu em Alvalade ficará completamente indignado.

      Agora, olhando para esta época, RGS simplesmente não tem razão e revela uma enorme incoerência. Quer no Porto - Braga da 1ª volta quer no Braga - Porto da 2ª volta, protestou aos sete ventos pela existência de penáltis não assinalados contra o Porto (um com razão - o de Indi -, outro sem razão - o de Pardo). Ou seja, para uma equipa que facilita, estiveram bastante perto de sacar dois empates, não fossem (segundo a opinião de RGS) os malandros dos árbitros...

      Na 1ª volta o Braga esteve muito perto de conseguir um resultado melhor. Na 2ª volta foi derrotado de forma clara, sendo que o resultado não demonstra a diferença de futebol praticado) contra uma equipa muito motivada e a atravessar o melhor momento da época.

      Imagino o que se teria dito e escrito se tivesse sido Bruno de Carvalho a fazer este tipo de insinuações...

      Eliminar
  10. mestre, acho que devias mudar o nome do vídeo para aparecer quando as pessoas pesquisarem por dia seguinte ou gosma da silva, porque assim é difícil de o encontrar para o cidadão que não vem aqui ao blog.

    Não leves a mal, é só uma recomendação, porque assim isto vai chegar a muito pouca gente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo a mal, Diogo. :)

      Normalmente ponho o nome dos posts nos vídeos porque reduz a probabilidade de serem denunciados pelas cadeias de televisão no Youtube. Já me aconteceu várias vezes. Eu contesto a denúncia e o Youtube repõe-me sempre os vídeos, mas isso só acontece para aí 10 dias depois...

      Aliás, é por isso que uso vines para vídeos da SportTV. No Youtube já são bloqueados automaticamente.

      Mas a ideia que deste é boa. Vou deixar passar 2 ou 3 dias e depois mudo. (espero não me esquecer)

      Um abraço.

      Eliminar
  11. O Rogério Alves é brilhante e o único, até hoje, capaz de contrariar o RGS que, apesar de ser a pessoa mais irritante e absurda dos papagaios desportivos portugueses é, igualmente, extremamente inteligente e hábil. Mas este RA é um upgrade brutal em relação ao ROC. É que nem há comparação possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande verdade, PodeSerOFerreira. RGS não é nenhum inepto nestas andanças. O que RA faz - e bem - é escarafunchar nas incoerências de RGS, que são precisamente o seu ponto fraco.

      RA e ROC simplesmente estão nos antípodas do poder de argumentação... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  12. "Tiago Gomes infelizmente teve muito azar: já tem 10 anos de profissional, mas a primeira expulsão da carreira no campeonato tinha logo que acontecer contra o clube que o formou. E estamos a falar de um jogador que até este jogo nunca tinha visto mais que 3 cartões na mesma época. Já o dizia Lopetegui, há sorte e há azar. E falar em facilitismo contra o FC Porto quando o Braga nunca ganhou na Luz (no Dragão até já deu 3 e despediu um treinador) em jogos do campeonato mostra o quão selectiva e falaciosa é a argumentação que por aí vai." in o Tribunal do Dragão.

    http://4.bp.blogspot.com/-tU6xwdY_J_k/VQIapdjgDNI/AAAAAAAABd8/D3xtXQ-2l_Q/s1600/Rui%2BGomes%2Bda%2BSilva.jpg -------------------------> Olha o RGS aqui todo lampeiro. A cor da gravata matou-me...politiquices.

    ResponderEliminar