quarta-feira, 18 de março de 2015

Sessão aberta de psicanálise

Na passada segunda-feira viveu-se um momento histórico na televisão portuguesa, ao ser transmitida em direto num canal de informação nacional uma sessão integral de psicanálise. 

O paciente em causa é um homem muito propenso a gerar conflitos, que recentemente se viu no centro de uma polémica após acusar um clube de facilitar em jogos contra uns e dificultar contra outros. 

A sessão de psicanálise começou com a explicação do sucedido pelo próprio paciente, cuja auto-defesa passou por desvalorizar as suas próprias declarações, clarificando de que se tratava de uma opinião pessoal que não vincula o clube de que é dirigente - sublinhando que as palavras foram proferidas por ocasião de uma visita pessoal de apoio a um candidato à presidência do ACP -, e fazendo também questão de referir que não mencionou diretamente o nome de nenhum atleta ou do treinador. Dispensou-se de comentar as críticas de António Simões dirigidas à sua pessoa, e não viu na ausência de apoio público por parte do seu presidente  um sinal de falta de solidariedade.

Durante esses largos minutos, o psicanalista de serviço escutou em silêncio sem alguma vez interromper o seu paciente. No final apresentou o seu diagnóstico, analisando ao pormenor o comportamento e personalidade do paciente durante mais de 10 minutos. O vídeo abaixo apresenta o referido diagnóstico - e acreditem, vale MESMO a pena ouvir tudo, do princípio ao fim.