quarta-feira, 18 de março de 2015

Tobias, or not Tobias - that is the question

Depois de ter cumprido o castigo pela expulsão contra o Penafiel, Tobias Figueiredo volta a estar disponível para ser utilizado por Marco Silva na receção ao Guimarães. Saber quem será o parceiro de Paulo Oliveira no centro da defesa será provavelmente o maior ponto de interesse na escolha do onze de Marco Silva.

A utilização de Tobias Figueiredo na equipa principal esta época é a seguinte:

Fonte: zerozero.pt

É um facto que os jogos com Penafiel e Porto não lhe correram nada bem, e é também verdade que de vez em quando Tobias complica em situações aparentemente controladas, mas não nos podemos esquecer que o miúdo já superou algumas provas de fogo com distinção - nomeadamente as duas partidas com o Wolfsburgo e o derby contra o Benfica. Fez também um jogo imperial na sua estreia contra o Guimarães (para a Taça da Liga), precisamente o adversário que defrontaremos no fim-de-semana. Para além disso, Tobias revelou-se muito útil ofensivamente ao marcar dois golos importantes: o da tranquilidade em Arouca, e o empate contra o Nacional para a Taça de Portugal. 

A outra opção é Ewerton, cujas características e experiência o fazem um óbvio candidato à titularidade à esquerda de Paulo Oliveira. O brasileiro realizou até agora 135 minutos de bom nível - período no qual não sofremos qualquer golo. Depois de uma prolongada lesão, Ewerton parece estar totalmente recuperado fisicamente.

Resta saber se os índices de confiança de um (pelos erros recentes) e outro (pela ausência de competição) serão os ideais. Não dispondo (obviamente) dessa informação, gostaria que Tobias fosse titular no domingo - não só por uma questão de justiça pelos bons jogos que fez numa fase importante da época, mas também por uma questão de coerência: na primeira metade da época, Marco Silva deu sucessivas provas de confiança a Maurício e Sarr apesar dos erros sucessivos que iam cometendo. Na altura, Paulo Oliveira não teve outro remédio senão esperar.

19 comentários :

  1. Respostas
    1. Ora essa mestre. Já agora, sabes de algum site onde tenham pelo menos os golos da b de hoje?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. MdC, só ainda em relação ao que discutimos no outro post, eu sei que Baldes há muitos, mas "Romarios Baldes/Ponta de lança/dos melhores do seu escalão" não pode haver 2 ainda por cima no mesmo clube. Acredito mais em mim do que no zerzero.pt neste caso.

    Quanto ao Tobias, realmente embora gostasse de ver mais Ewerton, não merece sair da equipa depois de 2 jogos maus e outros 12 muito bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SportingSempre, estive à procura e não vi nenhuma referência a alguma vez ele ter sido do Sporting. Na Wikipedia diz o mesmo. Mais, encontrei isto: LINK; e isto: LINK

      Um abraço.

      Eliminar
    2. acho que há uns anos existiu um júnior ou juvenil que publicou uma foto no facebook com uma camisola das lamparinas e pouco depois foi para lá. mas não me lembro se era baldé ou outro nome parecido

      Eliminar
  3. i stand corrected ... parece mesmo uma grande coincidência, eu sei que um juvenil promissor nosso com esse nome saíu para o Carnide há uns 4 anos, deve ser outro.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SportingSempre, há muitos baldés, aparentemente é um apelido comum na Guiné-Bissau.

      http://www.zerozero.pt/search.php?search_string=balde&op=&page=1

      Eliminar
    2. foi este

      http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=186784&epoca_id=140

      Eliminar
  4. vamos ver se é verdade o que se disse que a dupla para ficar até ao fim da época será a que jogou na madeira( alias o ewerton foi contratado para entrar direto na equipa, o problema era a lesão que ele trazia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi, por isso é que contratámos um tipo que não jogava à meses, para entrar directamente na equipa.

      Lamento, não faz sentido nenhum.

      Eliminar
    2. Já não me lembro que jornal escreveu isso, mas foi antes do jogo com o Marítimo. Ou seja, naquele momento não fazia grande sentido. Mas vamos aguardar para ver se tem algum fundo de verdade ou não...

      Eliminar
    3. na vendeste um central e a ideia era mesmo ficar com os outros 3 de 20 anos até ao fim da época.

      E contrataste um mais experiente para ir aquecer o banco.

      Eliminar
  5. Eu acho que joga o Tobias e se calhar o Ewerton poderá ter direito a minutos na Taça de Portugal contra o Nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me chocaria um cenário de rotatividade em função dos adversários, Mike. Exigiria um esforço superior ao Paulo Oliveira, por ter que se entender com dois colegas diferentes, mas acho que conseguiria dar conta do recado.

      Eliminar
  6. Vai jogar o Ewerton, está a jogar bem e o Sporting vai ter que tomar uma decisão se compra o jogador. Tobias, pode esperar, o Ewerton não.....todos sabemos que Tobias é um grande jogador e tenho a certeza que vai ter um grande futuro . O Ewerton vai jogar, porque são nestes jogos mais complicados que se observa o que o jogador realmente vale. Como o dinheiro custa a ganhar e como penso que ainda não foi tomada nenhuma posição clara em relação a sua compra, vai jogar o Ewerton.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que o Ewerton agarrou o lugar mas fico com pena pelo miúdo que acho que pode vir a ser um central top mas, para isso, precisa de jogar. O azar de uns é a sorte de outros. Se o Rojo, o Dier e o Maurício não saíssem o menino não teria jogado. O Sarr parece-me um erro de casting, embora possa estar a ser injusto e ele no futuro vir-me contradizer. Sobre o Paulo Oliveira é que não há dúvidas. Quantas vezes não torci para que o FCP o fosse buscar ao Vitória... Tal não sucedeu e que grande negócio que vocês fizeram.

    ResponderEliminar
  8. Outro que parece ter estagnado a quem se augurava um grande futuro é o Nuno Reis. Ficou-me na retina a sua presença na selecção sub-20 vice-campeã mundial. A capacidade de passe longo e a presença física sobressaíam mas parece não ter evoluído como se esperava tal como o Tiago Ferreira ou o Nélson Oliveira. Terá sido o (quase) sucesso nesse Mundial que os deslumbrou? Não sei, mas parece-me que o único que deu o salto dessa equipa foi o Cédric, sendo que aquele Danilo do Marítimo ainda pode vir a dar, e tal parece que sucedeu agora com o seu parceiro de meio-campo (e que meio-campo), o Pelé que foi comprado pelo Carnide pelos motivos conhecidos. Espero que o Chiclas não encoste o rapaz, se ele chegar sequer a ir para estágio, claro.

    ResponderEliminar