quinta-feira, 26 de março de 2015

Viver bem com a ilegalidade

No passado sábado, Bernardo Ribeiro, diretor adjunto do Record, escreveu um excelente artigo de opinião sobre a questão dos jogadores emprestados que são impedidos de jogar contra os clubes com quem têm contrato:


Tem razão Bernardo Ribeiro ao escrever que já fede a novela dos jogadores emprestados que invariavelmente arranjam complicações nas vésperas de defrontar os seus clubes de origem. Depois de tantos e tantos casos, já nem o mais ingénuo e fanático dos adeptos acredita nas lesões, gripes, e virus que de forma tão previsível e conveniente assolam certos jogadores em momentos chave da temporada.

Não há melhor prova para perceber a perversidade da situação do que assistir às discussões entre benfiquistas e portistas à volta deste tema: nem uns nem outros se dão ao trabalho de defender a inocência do seu clube, preferindo realizar uma contabilização das ocorrências que demonstre que são os outros que violam mais vezes os regulamentos. Não é, portanto, uma questão de acreditar que a postura do seu clube é a correta - têm perfeita consciência de que é errada -, mas apenas de tentar demonstrar que os outros são maiores prevaricadores do que eles próprios.

A falta de méritos deste tipo de discussão é evidente, e faz tanto sentido como se de repente Duarte Lima pedisse a um juiz para ser libertado por ter sido menor burlão do que Oliveira e Costa. 

Perante tamanha evidência da total ineficácia da atual regulamentação dos jogadores emprestados - reconhecida e criticada por todos -, será completamente absurdo (mesmo para os padrões do futebol português) se a Liga não fizer alterações que entrem em vigor já na próxima época e devolvam alguma da verdade desportiva que se foi evaporando à custa de casos deste tipo.

A solução mais radical (e mais justa) passaria por proibir totalmente os empréstimos a clubes da mesma divisão. Nem Benfica nem Porto tirariam o proveito de ver jogadores que fortaleceriam os clubes mais pequenos apenas contra os seus rivais, como também os clubes mais pequenos que não têm relações privilegiadas com Vieira e Pinto da Costa deixariam de ver os seus concorrentes reforçarem-se com jogadores de qualidade superior sem sequer terem que lhes pagar os salários.

Em alternativa, pode-se proibir a utilização dos mesmos contra os clubes de origem, mas estabelecendo um limite máximo de empréstimos concedidos e recebidos. Por exemplo, nenhum clube poderia emprestar mais que um total de 4 ou 5 jogadores a equipas da mesma divisão, nem nenhum clube poderia receber emprestados mais que 2 jogadores de outros clubes nacionais. Isto daria alguma flexibilidade aos clubes mais fortes de proporcionarem um estímulo competitivo superior a alguns dos seus jogadores mais jovens, sem distorcerem demasiado o equilíbrio competitivo da liga.

Para além de repor alguma da verdade desportiva, estas medidas também teriam a vantagem de encorajar os grandes a comprarem menos e melhor. Alguém já parou para fazer as contas de quanto custam (entre investimento na aquisição e salários suportados) os jogadores emprestados? Por exemplo, só o Porto tem pelo menos os seguintes jogadores sob contrato a jogarem noutros clubes (em Portugal e no estrangeiro): Otávio, Ivo Rodrigues, Sami, Rolando, Opare, Kelvin, Varela, Carlos Eduardo, Ghilas, Pedro Moreira, Izmailov, Djalma, Abdoulaye, Licá, Josué, Kléber, Bolat, Walter, Quiñones, Kayembe, Stefanovic, Mauro Caballero, Júnior Plus e Rúben Alves. Suficiente para construir um plantel inteiro, que provavelmente até lutaria pelos lugares europeus.

Mas o mais frustrante de toda está novela é saber que mesmo que se façam alterações às regras, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira procurarão sempre contornar as alterações regulamentares que venham a ser estabelecidas - é sabido que nem um nem outro olham a meios para atingir os seus fins. Como tal, não espantaria que perante uma limitação de jogadores emprestados começassem a proliferar cedências a la Deyverson e Miguel Rosa. Neste momento, o Benfica já se comporta como um verdadeiro fundo de investimento para o Belenenses (roubando as palavras que Rui Santos escreveu no Record de sábado). Deverá ser uma questão de tempo para o Porto começar a fazer o mesmo.

45 comentários :

  1. Não concordo com a medida de proibir empréstimos a clubes da mesma divisão.
    Concordo sim, com a proibição de jogadores emprestados não poderem jogar contra o clube que emprestou (tal como é na Premier). E em conjunto com isto implementar também um limite de nº de jogadores emprestados por equipa e por divisão.

    Também será necessário criar uma regra que impeça que um clube possa vender um jogador com uma clausula de recompra, porque se não isso seria usado em vez dos empréstimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Mike, para ser eficaz é preciso prever uma maior abrangência de esquemas que se podem fazer. Mas infelizmente isso não me parece nada fácil. Havendo vontade de contornar os regulamentos por parte de alguns, acaba por ser apenas uma questão de criatividade... Um abraço.

      Eliminar
    2. o Futre no domingo na pagina que assina no record, sugeriu que se fizesse como existe em espanha: a chamada clausula do medo, ou seja basicamente emprestas os jogadores, mas para eles poderem jogar contra o clube é preciso o clube que tem o jogador por empréstimo pagar um valor x.

      isto obrigaria por exemplo os clubes mais pequenos a reduzir o numero de empréstimos e em especial os empréstimos de um mesmo clube

      Eliminar
  2. Que insistência em dois jogadores de um clube que não jogaram por ordem de um dragao de ouro. Será que o Jefferson não jogou por algum acordo com o Porto? Tb foi o presidente que decidiu que ele não jogava.
    Os 2 jogadores são do belenenses... O presidente do belenenses decidiu que não podiam jogar. Se calhar o lito foi despedido para facilitar a vida ao Benfica?
    As bd e as fantasias sobre o que seria do Sporting de Lisboa se Couceiro tivesse ganho são imaginativas e divertidas mas não realidade... Vocês ficam presos nas fantasias e acreditam nelas como sendo a realidade.
    Realidade... Rps não deixou os jogadores jogar... Rps dragao de ouro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescento ainda que esse pseudo caso serve de desculpa para tudo.
      Ex jogadores levam 5os amarelos resposta: rosa e deyverson.
      Jogadores adeptos levam 5os amarelos resposta: rosa e deyverson.
      Emprestados levam 5o amarelo resposta: rosa e deyverson.
      Emprestado constipado resposta: rosa e deyverson.
      Emprestado, adepto, tenta 5o amarelo mas não dá tem problemas intestinais resposta: rosa e deyverson.
      Conclusão... Faça se tudo que o facto de um dragao de ouro ter impedido dois jogadores do clube que é dono de jogar serve de desculpa. Entrando na vossa área preferida (a fantasia e imaginação de teorias da conspiração) quem me diz que não foi feito em conluio com o conselheiro matrimonial para servir exatamente de arma de arremesso contra o Benfica e de defesa do Porto perante a possibilidade futura (em outubro 14) de o Porto precisar destes expedientes?

      Eliminar
    2. Estes comentários são o melhor exemplo do que o Mestre queria dizer no seu post,

      Fico-me.

      Eliminar
    3. Considera o Nuno, portanto, que o jogador do Nacional ficou mesmo doente, certo?

      Eliminar
    4. Faltou referir o futuro jogador (na próxima época) leva o 5º amarelo, resposta: rosa e deyverson.
      Estarolas são todos corruptos...

      Eliminar
    5. AF volte a ler o comentário e veja como essa pergunta não faz sentido.
      Nuno essa do futuro jogador foi esquecimento e simultaneamente esta incluído na categoria jogador adepto.

      Eliminar
    6. AF considero que o Porto pode fazer as falcatruas que quiser, das quais deixei diversos exemplos que aconteceram ao longo da época, que vão dar sempre como desculpa um pseudo caso.

      Eliminar
    7. Quando leio qualquer comentário teu, ò Martins, até ficou arrepiado. São chorrilhos de obstinação, ultra-defensivos, de quem nem sequer sabe interpretar um texto, seja ele qual fôr, post ou comentário, invariavelmente orientando a conversa para onde lhe dá mais jeito, mesmo que não tenha necessariamente a ver com o assunto.

      Depois lembro-me que são do mesmo gajo que compara o Vieira ao Xanana e ao Nelson Mandela. E já nem fico com vergonha alheia...

      Ao que interessa: Na mouche, mais uma vez, Mestre. Excelente texto. Mas não me parece que a Liga vá sequer obrigar os seus amos a ter que pensar em novas maneiras de fazer batota. Mantém tudo como está, que serve aos amos e aos outros lacaios. Para quê mudar?

      Eliminar
    8. Apesar de pergunta poder não fazer sentido para o Nuno, gostaria que a mesma fosse respondida. É simples. Sim ou não.

      Eliminar
    9. AF embora a resposta esteja patente no texto como só consegue perceber com sim ou não eu respondo lhe... Na minha opinião é óbvio que a gastroentrite foi inventada para não jogar, o que já tinha sido tentado com o 5o cartão mas não tinha dado resultado.
      Meszaros eu oriento a conversa para mostrar as vossas incoerências e mentiras... Compreendo que não te agrade e até prefiro que não te agrade. Nelson Mandela, Xanana Gusmão e lfv têm um ponto em comum... São todos criminosos condenados pela justiça... Consegues contradizer essa comparação? Não. Simplesmente te incomoda porque serve perfeitamente para defender o ponto que eu defendi com a utilização da comparação (um criminoso condenado que cumpriu a pena tem de ser considerado uma pessoa normal e não pagar por crimes do passado).

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. Eu sou um idiota e só percebo respostas de sim ou não.
      Mais uma: considera portanto que o Benfica nada teve a ver com a situação do Rosa e Deyverson? É sim ou não.

      Eliminar
    12. Sim (as questões não devem ser feitas pela negativa). O Benfica nada teve a haver com a situação.

      Eliminar
    13. Martins, estou cada vez mais convencido que és inimputável...

      Eliminar
    14. Retiro o que disse. Não sou eu o idiota aqui.

      Eliminar
    15. AF se és ou não é contigo. O que eu sei é que os jogadores não jogaram por ordem de um dragao de ouro... Quem quiser que acredite que foi para beneficiar o Benfica.
      Meszaros vocês vivem numa fantasia e acreditam nela por isso é normal que fiquem convencidos de muitas coisas que não são realidade.

      Eliminar
    16. Nuno, o facto de o Rui Pedro Soares ser um dragão de ouro é circunstancial. Falamos de alguém que teve um papel decisivo em colocar a Premier League na Benfica TV. Falamos de um boy envolvido na face oculta e no caso Taguspark, que se mexe e exerce as suas influências em função do que lhe é mais conveniente. Uma coisa é certa: é capaz de tudo para conseguir aquilo que quer. E aparentemente aquilo que quer neste momento é ser um grande amigo de Vieira. Com que finalidade? Mais tarde descobriremos.

      Eliminar
    17. Fosga se !!! Ler os post deste Nuno Martins é um exercício psicotico alucinante... . Para além de se confundir e trocar todo, fica a suspeita de que fuma daquelas coisas que fazem rir. Justificar as mas atitudes ( de Carnide) com as mas atitudes de outros (Porto) mostra menoridade intelectual ou mesmo desvios comportamentais, infelizmente muito vulgares quando se discute futebol. Não percebo é porque apesar de mal tratado, Nuno Martins teima em vir a este cantinho "destabilizar"...

      Eliminar
    18. Seguindo a linha de questões com resposta de "Sim ou Não": O José Veiga já era dragão de ouro quando foi director desportivo do slb?
      Cumprimentos

      Eliminar
    19. Ainda nao perceberam que o RPS e acima de tudo um grande adepto das verdinhas.? Basta ver o acordo com a Benfica Tv ou o caso Face Oculta

      Eliminar
    20. Pois, vícios de quando administrava na PT . AInda lá estava e já tinha constituido a empresa (em nome do pai e da mãe) para comprar os direitos televisivos da liga inglesa. Não podemos esquecer que na PT ( e penso que ainda na TV Cabo... ) era responsável pela negociação dos conteúdos . Relembro até que, segundo consta no processo do Ex 1º , José Sócrates é apontado como sócio do amigo RPS através de doações feitas pelo amigo que também está preso . Provar isto tudo é que vai ser difícil, mas que demonstra bem a qualidade e idoneidade do menino. Ah, e foi ele que patrocinou o celebre pequeno almoço do Sócrates e do Figo. Agora : Quem é que se chega à frente para por as mãos no lume pelo gajo ? Seja Dragão ou Galinha de Ouro? O que eu sei é que tem uma relação de negócios com Vieira e a Benfica TV. PONTO

      Eliminar
    21. Mdc tal como disse no 1o comentário esse pseudo caso serve para justificar os imensos casos com jogadores emprestados, ex jogadores, jogadores adeptos do Porto. E a prova é que só se preocupam com esse que foi assumido pelo presidente do clube em questão... Não vi ao ninguém nos comentários a dizer que realmente esse foi um caso mas que o Porto já teve imensos... Há quem diga que se discute quem tem mais mas não se discute quem tem mais porque o Benfica não impede ninguém de jogar...fantasias vocês têm muitas. Só para terminar... Vocês é que estão certos, sabem tudo, têm os olhos abertos etc etc... Por isso é que estiveram quase a acabar, que tem vmocs para apresentar resultados financeiros positivos, não ganham nada há 6 anos... Viva a vossa inteligência.

      Eliminar
    22. Martins, Martins... O RPS é dragão de ouro, certo...
      Mas o soba do beifica, LFV, não é, ou foi, sócio do porto e íntimo de PdC?

      The plot thickens...

      É tão cómico ver as galinhas a enterrar a cabeça na areia!

      Eliminar
    23. Se há clube que nos tempos mais recentes não tem nada com ilegalidades é o Sporting de Lisboa... Desde o ppc, mustafa, as falcstruas nas contas, os casuals admitidos pelo mustafa, os ilegais na academia... Um bocadinho de vergonha na cara não vos fazia mal.

      Eliminar
    24. Ahhhhh! Portanto o argumento do RPS ser dragão de ouro já não serve...

      Agora passas ao clássico fruteiro "os outros também fazem ilegalidades, portanto"...
      Muito bom!

      Também podias ser sócio do porto como o teu soba LFV... Está lá tudo.

      Eliminar
  3. Incrivel como há individuos que mesmo depois de lerem o texto continuam com o argumento de que "o meu crime é menor que o teu". O futebol Português nunca deixará de ser o pantano que é devido a este tipo de mentalidades pequenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível como há indivíduos que não sabem ler um texto e advogam argumentos da outra parte que nem sequer foram escritos. Não é um crime ser mais pequeno.. É não ser crime, ou sendo crime não ser da autoria de quem se acusa.
      Essas acusações ao futebol português são muito giras... Diga me então que futebol tem mentalidades diferentes e qual na sua opinião não é um pântano.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Eu até sou contra a censura, mas depois de tão bons exemplos neste fantástico blog em que certas avestruzes insistem em desvirtuar saudáveis discussões com argumentos patetas, começo a mudar de opinião...

    Focando-me no tópico principal do post - a essência do problema está no último parágrafo: As nádegas vão sempre procurar maneira de contornar a lei para tentar inclinar a mesa da competição a seu favor, e infelizmente não vejo como é que isso se possa eliminar de uma forma simples e justa. Proibindo os empréstimos, vêm as vendas com acordos de cangalheiros debaixo da mesa. Limitando os empréstimos, idem aspas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, com cangalheiros destes não há legislação que valha! :) Um abraço.

      Eliminar
  5. Seria muito interessante fazer no final do campeonato uma lista das ausências de jogadores nos jogos contra benfica e porto, e não falo apenas dos emprestados, porque ou muito me engano ou existem muitas limpezas de cartões e simulações de lesões em jogadores importantes nestas equipas antes dos jogos contra os nossos adversários, esta é uma das pontas do iceberg podre que é o nosso futebol, outra ponta está claramente no aliciamento de jogadores adversários nas vésperas dos jogos contra as suas equipas, o caso mais recente é o do guarda redes do Arouca, e pelo que vi no documento que circulou na net, o modus operandi do orelhas continua a ser o mesmo, promete contratar o jogador em questão nas vésperas desse jogo, o jogador facilita e depois lança para fora a noticia de que está a negociar ou interessado no jogador, como isso levanta algum burburinho na opinião pública desvincula-se do interesse e arranja um bom contrato ao jogador para este não levantar ondas, aliás será interessante verificar onde é que o Goycoechea vai jogar na próxima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, no final da época estou a pensar em fazer um cruzamento do número de minutos totais dos jogadores que alinharam contra os 3 grandes, para apanhar as gastroenterites, as suspensões a pedido, os deyversons, e os Salins que são substituídos pelos Sás em jogos concretos.

      Vou precisar é de tempo, vai ser muito trabalhoso... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Excelente análise Mestre.
    A atitude de contabilização de casos dos 2 clubes mais prevaricadores é lamentável, mas condizente com o "ganhar a todo o custo" que os caracteriza.
    Aliás, curiosamente, a mesma abordagem é seguida pelos respectivos paineleiros relativamente a benefícios arbitrais!
    SL.
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  7. Mestre, Parabéns! Conseguir afirmar uma coisa, e vir logo um Troll confirmá-la, não é para todos. É de Mestre!

    ResponderEliminar
  8. Mdc já que se fala de ilegalidades... Ja viu as palavras do mustafa? "O Sporting desde o início disse sempre que estava com a actual direção da juventude leonina, (...) Isto era um plano A ... O plano B era quando conseguissem o poder, entravam os grupos que estavam por trás disto. Mais elementos da extrema direita, CASUAL (os senhores de preto que fugiram no Dragão) e alguns elementos da Velha Guarda e VETS, de referir alguns elementos, porque nem todos compactam com essa cobardia". Então os casuals afinal são do Sporting? Tanto tempo a negar e agora alguém assume isso... Não espero que alguém na cs dê destaque a esta afirmação mas fica o registo... Casuals afinal eram adeptos do Sporting de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que sim, Nuno. Infelizmente todos os clubes têm elementos cujos interesses passam por tudo menos por apoiar o clube... aí não somos diferentes.

      Eliminar
  9. Não é meu costume responder à orcalhada, mas ó K7 antes de mandares bacoradas pesquisa um pouco...

    há dessa malta em todos os clubes...

    http://i.imgur.com/yqDDM7t.png

    Mas volto a salientar, ningúem ligado à juveleo ou mesmo a qualquer outra claque do Sporting foi acusado de homicidio de adeptos de outros clubes, portanto sim, felizmente somos diferentes.


    ResponderEliminar
  10. Nuno Martins, quando for Belenenses-Benfica, metade da equipa do Belenenses, vai ficar de fora. Viva a Verdade Desportiva.

    ResponderEliminar