segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cenas à Olegário

Exemplo #1 de dualidade de critérios

Falta de Jefferson. Não é particularmente dura, não quebra um ataque prometedor (o jogador do Setúbal está a voltar para trás), e foi a 2ª falta cometida pelo lateral do Sporting. O árbitro decidiu mostrar amarelo.


Falta de Dani sobre João Mário. Sem bola, completamente fora de tempo. Resolveu-se com um polegar para cima.



Expulsão de Ewerton

Expulsão de Frederico Venâncio por acumulação de amarelos. Um árbitro mais rigoroso poderia considerar agressão e punir o jogador do Setúbal com vermelho direto. Ewerton mereceu o amarelo.


Segundo amarelo para Ewerton. Situação de contacto perfeitamente normal. Mesmo considerando que há falta (para mim não é clara), o jogador do Setúbal está de costas para a baliza sem a bola controlada e existem vários defensores do Sporting nas proximidades. Nada justifica o cartão mostrado por Olegário Benquerença.



Exemplo #2 de dualidade de critérios

Falta de Miguel Lopes. Tenta estorvar a saída do adversário para o contra-ataque. Amarelo.


Nova falta de Dani, que empurra Carrillo e impede-o de chegar à bola antes do guarda-redes. Nem sequer foi assinalada falta. Foi a 2ª falta para amarelo que Dani fez durante a partida.

30 comentários :

  1. Como é que este gajo ainda apita é o que me surpreende. Este e o Bruno Paixão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e o Capela... e o Luís Ferreira... e o Cosme... e tantos, tantos outros. :)

      Eliminar
  2. Imaginemos que este energúmeno do Olegário tinha conseguido os seus intentos. Empate do Sporting. Ou até talvez uma derrota.

    - alguns adeptos leoninos iam reclamas da dualidade de critérios arbitral
    - os adeptos rivais diriam que era sempre o mesmo choradinho
    - os adeptos rivais iam mas é mandar jogar à bola
    - alguns adeptos leoninos (só ouviram no rádio, mas...) criticavam o mau futebol leonino e que o árbitro não tinha influído assim tanto no jogo... Pelo menos nenhum erro deu directamente em golo.
    - alguns adeptos leoninos criticariam Marco Silva por não fazer mais rotação da equipa e alguns jogadores pareceram cansados.
    - alguns adeptos leoninos criticariam Marco Silva, esse lampião, por fazer tanta rotação. Gestão a tão longe da final da Taça?
    - alguns adeptos criticariam a gestão do Bruno de Carvalho. Tanto investimento, e onde estão os reforços? Só nesse zuca caceteiro que vê vermelho ao fim de um par de jogos a titular? A solução está na Academia!
    - alguns adeptos criticariam a gestão do Bruno de Carvalho. Tão pouco investimento? Não se pode fazer uma equipa só com a Academia!
    - Entretanto, o campeonato termina e os comentadores dizem que nunca o Sporting esteve à altura. O dinheiro que Porto e Benfica investiram justifica tudo.
    - Entretanto, os comentadores dizem que o Braga, apesar de um orçamento inferior, pode ombrear com o Sporting, se é que não o faz já.

    Tudo isto, só com um Olarápio.

    Vocês ainda estranham porque é que as nádegas o mantenham tantos anos a apitar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Valdemar, não devemos subestimar o peso da causa-efeito das sucessivas más arbitragens. Basta um par de maus resultados para se colocar tudo em causa. Enquanto que outras equipas foram ajudadas a não cair em depressão, nós temos que levar com coisas destas constantemente... Um abraço.

      Eliminar
    2. Por sugestão de amigos, este singelo desabafo, originário aqui no seu blog, foi posteriormente transladado para outro local. Espero que não leve a mal...

      Um forte abraço.

      Eliminar
    3. Essa da rádio foi para mim, agora que vi o jogo todo mantenho a minha posição nesse lance em particular. Peço desculpa por ser factual.

      Eliminar
    4. É que está tudo aqui, Valdemar !

      Muito bem.

      Eliminar
  3. Benquerença ! um dos maiores expoentes máximos da "isenção" da nossa arbitragem ...sempre no topo ... da incompetência e da falta de justiça ! Não se admirem se num futuro próximo aparecer como candidato à APAF....para isso não são precisas provas de acesso ou testes escritos eheh

    ResponderEliminar
  4. Estes são os lances q a meu ver interferem com os jogos. Não é aquele fora de jogo de 5cm, são estes amarelos por nada de mais q colocam medo nos restantes jogadores - mas não é em todos os q estão em campo!

    O lance do Jefferson não se percebe bem desta câmara, mas quando ele se aproxima é q o jogador do setúbal desloca o pé esquerdo para a frente do Jefferson, até acaba por tropeçar.
    Induz em erro o árbitro q dá a entender q o varreu.

    De resto, a do João Mário já nem tinha bola e a do Carrillo então!! Se se atirasse para o chão ainda lhe dava amarelo por protestar!
    Até, lembrou-me agora o amarelo q o Slimani levou no outro jogo por protestar faltas sucessivas.
    Entretanto vou vendo em todos os jogos todos a reclamar e inclusive a injuriar, sem nunca serem admoestados.

    Ser do Sporting não é fácil....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: O duplo amarelo foi só mesmo para equilibrar. Quer-me parecer q se o jogador tivesse inclusive demorado uns 5s a marcar um livre também levava.
      Que básico do...!

      Eliminar
    2. Condiciona uma equipa inteira, JPereira, principalmente os amarelados. Tem sido a história deste campeonato. Um abraço.

      Eliminar
  5. O olegario será o arbitro da final da taça de Portugal. De fonte segura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só nos faltava mais essa !!! Mas até se compreende ...é o prémio mais que merecido pelos serviços prestados....desculpem: PELOS FAVORES PRESTADOS não ao futebol mas aos interesses instalados.....espero que seja uma brincadeira

      Eliminar
  6. É oficial, o Sporting deixou de ser um grande!

    Confesso que não costumo acompanhar esta equipa a 100% mas perante esta exposição percebo que sofre o mesmo que sofrem as equipas pequenas: empurradas pela arbitragem.

    Parabéns Sporting, deixou de ser um estarola!!!

    Só um conselho, não vale a pena reclamar, porque os estarolas roubam descaradamente e nunca nada lhes acontecem. Oh desculpem-me, já me esquecia que até há bem pouco tempo, também eram um deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Confesso que não costumo acompanhar esta equipa a 100% mas perante esta exposição percebo que sofre o mesmo que sofrem as equipas pequenas: empurradas pela arbitragem."

      Pois e vens aqui comentar :) ... para ter piada não basta ser palhaço!

      Eliminar
    2. Não acompanho a 100% porque acompanho a 85%, o que é mais do que suficiente. É que eu trabalho e às vezes não posso ver os jogos... Venho aqui comentar sempre que me apetecer e os "donos" do blog deixarem. Pelo menos deixei um comentário com uma opinião pessoal enquanto tu, o máximo que fizeste, foi tentar insultar alguém. Continua a tentar estarola...

      Eliminar
  7. Mestre, como é que este indivíduo atingiu a idade limite na arbitragem, sem ser corrido, o que vale é que é só o resto do ano. Vai fazer companhia ao Paraty, como comentador do trabalho dos árbitros, este incompetente. Este foi aquele que deu cartão ao Liedson que o impediu de jogar na Luz, e depois o Paraty, fez o resto, deu o campeonato ao Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, certamente que alguém que prestou tantos e bons serviços não será esquecido... :) Um abraço.

      Eliminar
  8. A qualidade do Olegário está lá só que ninguém a consegue ver !...sempre muito rigoroso no cumprimento da sua missão,prejudicar o Sporting,impediu o Liedson de jogar uma final que decidiria o campeonato com o Benfica.

    O Fernando Pais tem memória porque foram situações demasiados graves para passarem em claro.Tenho a impressão que também numa meia final da taça nas Antas expulsou injustamente o Caneira.Numa discussão acalorada entre vários jogadores o único a levar cartão amarelo que seria o segundo foi o Caneira.Estavamos no prolongamento do jogo.

    É uma pena acabar a sua carreira uma vez que ainda tinha muito para dar ao futebol...este e os outros que já decidiram o campeonato para o Carnide.Voltamos ao antigamente,tudo a roubar para o Carnide.

    Parabéns ao lampiões por mais uma final ganha,esta foi no Vólei.Os campeões de Portugal e do resto do mundo corajosos como são inscreveram a sua equipa na Taça Challenge ,isto é numa prova secundária para ver se ganhavam alguma coisa mas tal como é costume nada,sim nadinha.

    Lá teve o orelhas de encher o seu ego com mais um Melão !...

    ResponderEliminar
  9. Mas há dúvidas que vai ser este caramelo ou o Mota no Jamor?

    Se for demasiado óbvio, há sempre o refugiado Gomes.

    ResponderEliminar
  10. MdC, um pouco offtopic mas, consegues identificar a data em que o belem se tornou a maior p*ta do futebol portugues? Era um clube que eu até simpatizava.

    http://comunidadeazul.pt/wp/noticias/futebol/futebol-tres-lesoes-e-dois-sob-alcada-da-sad/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pouca vergonha, Yazalde. Uma semana uns, outra semana outros...

      Eliminar
    2. Começo a achar que o melhor é o Sporting fazer valer o seu estatuto de potencia formadora e colocar o maior numero de jogadores a rodar em clubes da 1ª liga ...e começar o festival de diarreias , lesões, distensões e unhas encravadas quando jogarem contra nós !!! Mudar esta merda de mundo e os seus ideais nojentos não conseguimos, e começo a estar farto de sermos apontados como os "tótós" do sistema .....

      Eliminar
  11. e a primeira falta do venâncio? não era logo cartão vermelho? onde é que ele acertou na bola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o 1º cartão amarelo do venancio. Era vermelho.

      Eliminar
  12. Olegario na final da taça de Portugal.
    Paulo Batista na final da taça da liga.
    Dois árbitros em final de carreira que terão os seus últimos jogos em "festas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulo Baptista já teve a consagração dele quando nos foi lixar a vida na final da taça contra a Académica... não precisa de mais uma...

      Eliminar