quinta-feira, 9 de abril de 2015

Festa dos Fundos: um pequeno resumo

Realizou-se hoje a Festa dos Fundos organizada pelas ligas portuguesa e espanhola num hotel em Madrid. O evento foi transmitido por streaming pelo site da liga espanhola, e garanto-vos que foi entretenimento de 1ª categoria: um festival de lamentação, desonestidade intelectual e incoerência que faz as delícias de qualquer sportinguista que deseje o fim dos fundos.

Só acompanhei o evento a partir do painel 2 (regulação vs. proibição), por isso vou apenas descrever o que se passou a partir daqui.


Ao contrário do que o programa previa, o painel 2 não incluiu qualquer representante da UEFA, sobrando apenas figuras ligadas a clubes ou organizações que apoiam os fundos. Muito democrático.

Começou por falar Marcos Motta, que apontou (e com razão) algumas situações discutíveis do futebol europeu atual - como os patrocínios da Gazprom a vários clubes que participam nas mesmas competições e a concorrência desleal dos clubes que têm investidores que injetam grandes quantias de dinheiro. Mas o facto de serem pontos pertinentes não deixam de soar como uma discussão entre as nádegas sobre quem é mais favorecido pelas arbitragens ou pelos emprestados que subitamente adoecem: os erros a favor dos outros nunca deverão justificar os erros a seu favor.

O representante do Sevilla lamentou-se que sem os fundos o clube não será capaz de competir com os clubes maiores na contratação dos melhores jogadores (como se hoje em dia já fossem). Depois foi a vez do representante do Porto:


Basicamente a sua intervenção foi uma lamentação em como a proibição dos fundos coloca em causa a principal fonte de receitas do Porto - a venda de jogadores -, pois são fundamentais para conseguir contratar os jogadores de maior potencial.


Seguiu-se o representante do Corinthians, que começou a sua intervenção desta forma:


Aquilo que já era evidente para todos - que a iniciativa era tão ou mais da Doyen do que das próprias ligas - ficou assim exposto publicamente. Continuou a defesa dos fundos usando uma argumentação absolutamente surreal, como podem ver através destes comentários no Twitter:





Sim, segundo o representante do Corinthians os fundos são benéficos porque é graças a eles que podem formar (!) jogadores. E chegou ao ponto de dizer que até as transmissões televisivas causam mais problemas que os fundos porque "retiram o público da arquibancada". Valeu tudo, mesmo.

Terminado este painel, passou-se para o seguinte ponto da agenda:


E eis a primeira grande surpresa da manhã. Mário Celso Petraglia vinha acompanhado por esta pessoa:


Era mesmo o "nosso" Pedro Sousa. Não sei porquê, mas não fiquei particularmente admirado por vê-lo naquelas companhias. Pedro Sousa limitou-se a apresentar o presidente do Atlético Paranaense, que iniciou a sua prestação com uma longa exposição do trabalho que tem feito no clube para o dotar de infraestruturas e de uma formação de excelência. Daí seguiu para a importância que os fundos têm no seu projeto para o futebol - o que é uma autêntica contradição. Num país como o Brasil, em que os fundos gerem os destinos de miúdos desde muito novos, desenvolvê-los e vendê-los bem deveria ser a forma mais eficaz de gerar receitas. Aparentemente os fundos é que salvam esse modelo todo ao ficarem com a maior parte das vendas que poderiam pertencer na totalidade aos clubes. Vá-se lá perceber.


De seguida, chegou a sessão de encerramento, que no programa indicava como oradores os presidentes de ambas as ligas.


No entanto, não foi Luís Duque a falar. Aparentemente o facto de ser um presidente não remunerado não lhe permitiu ter dinheiro para pagar o bilhete de avião até Madrid. Quem falou foi João Martins, que faz parte da comissão executiva da Liga. João Martins é um antigo dirigente do Guimarães que foi um dos principais impulsionadores da destituição de Mário Figueiredo e da eleição de Luís Duque. Folgo em saber que foi devidamente recompensado. Infelizmente, a sua apresentação foi de uma pobreza extrema.





Usou depois da palavra o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas. Notou-se que a sua principal preocupação com o fim dos fundos é o aumento da distância que separa os clubes médios espanhóis dos clubes médios ingleses. E aqui está a maior contradição de todas: os clubes médios ingleses têm muitas receitas porque os direitos televisivos são distribuídos de forma muito equilibrada, enquanto que em Espanha há dois que açambarcam praticamente tudo. Se calhar os fundos não seriam assim tão relevantes caso Real e Barcelona não recebessem uma percentagem tão grande do bolo total.



Terminado o seminário, os participantes reuniram-se no palco para uma foto de família, altura em que Nélio Lucas disse qualquer coisa como isto: "Peço desculpa aos oradores anteriores, mas queria dizer uma última coisa. Sei que as pessoas mais importantes devem ser as últimas a falar, mas não queria deixar de fazer isto.". E eis que...


Quem resumiu bem tudo isto foram o @sportingloewe e o @sporting_soul:




41 comentários :

  1. Ainda bem que alguém acompanhou isto e não ficamos apenas com o que se vai venda na cs do burgo. Aposto que neste momento as fichas estão todas numa eventual regulação que lehes permita continuar a operar. Sempre será melhor que a pura proibição.

    No entanto a bola já rola bem rápido e como a lista de participantes mostra ... os defensores dos fundos estão restritos a um grupo (apesar de tudo importante) muito concentrado de pessoas.

    A liga Portuguesa eu entendo a participação. Foi tomada de assalto e já só defende os interesses muito específicos de duas ou três entidades.

    Já a liga espanhola .... não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho curiosidade para saber qual o tratamento que a nossa CS vai dar a este "seminário", p. Um abraço.

      Eliminar
  2. E os fundos sao maus porque?Um post inteiro que nada diz,so para dizer mal,nao existe substancia nem conteudo.O que foi dito e mentira ou verdade?Ou so porque nao vai na mesma linha do que tem dito bdc, e mentira e sao todos uns maus que so querem lucrar com o futebol?A realidade e que nem Benfica,nem Porto vao poder continuar a dar luta na Europa sem os fundos e como nos ja sabemos que certamente nao sera o Sporting a ter esses bons resultados(visto que na sua historia apenas conta com uma Taca das Tacas e nunca em toda a sua historia passou sequer as meias finais da Champions ou Taca dos Campeoes Europeus),o futebol tuga vai descer muito em qualidade e vai deixar de ter 3 equipas na Champions.Claro que isto para voces lagartos tem de ser visto como algo positivo,visto que o vosso clube nao e ambicioso e contenta-se em ganhar o campeonato da formacao e o campeonato do jogador com o penteado mais bonito,isto no futebol,sem esquecer do campeonato europeu de berlinde aquatico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentário. Vou agora procurar um blog da tua cor e ver o que dizem lá e aproveitar para mandar uns comentários depreciativos sobre o teu clube que nada de novo trazem à discussão.

      Espero que os caros comentadores que de certeza se seguirão me permitam o atrevimento de pedir para não responderem a este tipo de opiniões bem formadas como a do nosso amigo nonameslb.

      A gerência também irá agradecer.

      Eliminar
    2. Queixa-se que o post não diz nada, mas não se põe daqui para fora.

      Bla blá blá blá blá blá... Mas algum dia os teus dois clubes são competitivos com os maiores? Um apanha na Champions equipas da Intertoto e o outro não passou no grupo mais fraco. Juízo!

      Eliminar
    3. Este não é o gajo que ameaçou de morte um outro blogger?
      Porque é que ainda lhe respondem? Os comentários dele deveriam ser automaticamente apagados.

      Eliminar
    4. Ja assaltaste quantos cafés hoje?

      Eliminar
    5. é sim Mike Portugal! Os comentários desse individuo deviam ser automaticamente apagados

      Eliminar
    6. Este nonamesgalinha tem o intestino grosso ligado à boca.... Só diz merda.

      Eliminar
    7. Já ameaçaste algum sportinguista hoje?

      Mestre, este é o tal lampião que gosta de censurar os donos dos blogues, chegando ao cúmulo de os ameaçar.
      Parece que aqui vai pelo mesmo caminho

      Eliminar
  3. Obrigado pelo relato MdC!

    Alguém com + paciência que explique ao troll o que é um relato.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem papel e lápis para fazer um desenho ao lampião?

      Eliminar
  4. Foi enternecedor ver os representantes de benfica e porto a choramingar pelo colinho que sabem que em breve vão perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não vi a intervenção do advogado do Benfica, Leão de Trafalgar... fiquei com pena. :) Um abraço.

      Eliminar
  5. Parece a reunião das cinque famiglie em nova york. Já está tudo a estrebuchar

    ResponderEliminar
  6. Hoje os lampiões não vieram fazer a visita do costume a este blog,devem andar com muitas dores de cabeça !...mamaram no vólei e no andebol,nos juniores a "melhor" academia do mundo vai em 6º a 9 pontos do 1º lugar e por fim o Sporting vai à final da taça.Realmente foi muita dose seguida para os lampiões.

    Com as personagens que lideram o Benfica e o Porto não é de admirar a sua oposição ao fim dos fundos,interessa é vencer a qualquer custo e construir fortunas pessoais à custa do futebol seja de forma directa seja de forma indirecta.

    É claro que a grande preocupação deles é o seu enfraquecimento a nível internacional como eles pudessem um dia competir com o Real,Barcelonas ,Muniques e outros que tais.Já não os incomoda a concorrência desleal que fazem por exemplo ao Sporting nem às restantes equipas do campeonato nacional.

    Pois enquanto dois clubes nacionais entrarem directamente na champions ,isto é,as duas nádegas os outros que aguentem se quiser.Claro os dois a liderarem o futebol nacional e os outros a fazerem figura de parvos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, King Lion, o argumento da concorrência desleal tem muita piada. Só vêm a parte que lhes interessa... Um abraço.

      Eliminar
    2. O único clube capaz de fazer frente ao Bayern de Munique é o scp numa das poucas vezes que cheirou CL nos ultimos 40 anos, quase tantas vezes como campeonatos nacionais ganhos! #VocesSabemLá #SportingTuNuncaVaisAcabar

      Eliminar
    3. 3 posts seguidos sem falar no Benfica e nós não aparecemos... Só aparecemos quando os posts nos dizem respeito. Até que o mdc escreva de novo sobre o Benfica... Boa noite.

      Eliminar
    4. Martins ontem não aparecestes porque estavas com azia. Quem vem comentar para este blog na mesma hora em que o Benfica jogava..... E não foi no intervalo.....ês um triste!

      Eliminar
    5. Azia? Só se for por ter sempre o estádio cheio o que pode deteriorar as cadeiras mais rapidamente... Ja vocês com menos de 20m no jogo que decide a vossa passagem a uma final não tem esse problema.
      Quando o mdc voltar a fazer posts envolvendo o Benfica...Até lá...

      Eliminar
  7. Diz o NONONÁDEGABOY que o Sporting não tem ambição....e os lampiões andam há 3 anos na champions a fazer figura de palhaços e neste último ano nem à Liga Europa foram .

    Tem um treinador que ganha mais de 4 milhões de euros época que disse que o campeonato nacional é mais importante do que vencer a champions !...ahahahaha os palhaços não tem memória.

    ResponderEliminar
  8. serviço público que naturalmente se agradece...

    A Liga Portuguesa capturada por uma empresa sediada em Malta... uma pouca vergonha que não parece indignar ninguém no governo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente, aminhatvpifou, é uma tristeza ver a Liga a prestar-se a um serviço destes. Nota-se que são vassalos de um punhado de indivíduos. Um abraço.

      Eliminar
  9. ahaha, ainda bem que gostaste do meu resumo. infelizmente não posso dizer que foi um prazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual foi o teu? (só para fazer a correspondência :) )

      Eliminar
  10. Entre a gargalhada e a náusea. É difícil ganhar títulos com tanto lixo para limpar. Mas o que menos quero é que os comecemos a ganhar por nos rendermos a tanta porcaria. Força Sporting! Ganhar no Jamor é limpar mais uns metrinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Noureddine04. Antes só e honrado do que mal acompanhado. Onde é que já li isto? ;) Um abraço.

      Eliminar
  11. Há por aí clubes e respectiva massa adepta que, na sua acefalia, aceitam como bom tudo o que o clube lhes comunica que é bom. Mesmo que seja óbvio para todos que seja uma merda.

    Em vez de pegarem em bons princípios e os transporem para a política do clube, e exigirem que os dirigentes os colocam em prática, fazem o percurso inverso, errado,

    o orelhas e o bufas fazem o que querem do clube e comunicam aos adeptos (quando comunicam, porque no fundo se estão a cagar para eles) que é aquilo que é fixe, e então vemos o adepto aqui nas caixas de comentário e aí por essa internet fora a justificar os actos injustificáveis dos respectivos dirigentes.

    (Ou em alternativa, os dirigentes lhes prometem uma coisa e fazem o exacto oposto, mas o adepto continua a aplaudir.)

    No Sporting somos diferentes.

    Há princípios que consideramos bons, e que exigimos depois que os nossos dirigentes coloquem em prática.
    A formação, o pavilhão, as modalidades, a luta contra o sistema, a corrupção, os fundos, os jogadores emprestados, os "acordos de cavalheiros", as transferências que cheiram mal por todos os lados, os perdões camarários.
    No Sporting temos opinião formada e forte acerca de tudo isto, e queremos que o clube e os dirigentes coloquem em prática a visão que nós, sportinguistas temos do nosso clube. Exigimos do nosso clube uma postura irrepreensível em todos estes assuntos.

    Em vez de vir ladrar alarvidades só porque é a única forma de defender as posições das nádegas no futebol nacional acerca dos assuntos que elenquei, talvez os adeptos rivais devessem pensar nisto. O clube é dos presidentes, ou é da vontade dos adeptos e das ideias que estes têm sobre o desporto, o futebol e o clube em particular?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valdemar, a verdade é que o Sporting tem uma massa crítica que está atenta e intervém na vida do clube que Benfica e Porto estão muito longe de ter. Vê-se na quantidade de candidatos à presidência que têm aparecido, na facilidade com que LFV e PdC blindam estatutos que os protegem, e no que acontece às vozes dissonantes do regime... Um abraço.

      Eliminar
    2. "No sporting somos diferentes" hahaha

      Óh Mestre até parece que o teu Presidente ja não forçou umas eleições também para a sua perpetuação! A encomenda ao José Eduardo saiu de ricochete... Kim jong Carvalho!!

      Eliminar
    3. Este imbecil, que nada de jeito diz, está a comparar a eleição livre da actual Direcção do Sporting, a qual que inclusivamente voltou a sufragar a sua liderança recentemente em AG, com o regime totalista à boa maneira venezuelana que se vive na lixeira...

      Eliminar
  12. Vão guardando uns trocos para pagar o resto das pedras do pavilhão para o campeonato nacional de carabina deitado... tenho dito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pra já ficámos livres dos 2 milhões que queriam roubar nas isenções da CML.

      Eliminar
  13. Este Ricardo tem o intestino grosso ligado a boca....só diz merda! Deve gostar muito de levar com a carabina deitado..... Ontem não apareceu, porque estava com AZIA. Hoje aparece porque é burro como uma porta.

    ResponderEliminar
  14. Só gostava de perceber a razão dos sportinguistas quererem que os clubes portugueses na europa fiquem ao nível dos clubes belgas ou holandeses

    ResponderEliminar
  15. Hugo,

    Eu conheço gente que segundo eles não mandarem abaixo umas linhas não "funcionam"!

    SL,

    ResponderEliminar
  16. A bem da transparência no desporto, e salvaguardando os ideais europeus no que toca à igualdade de oportunidades, podemos aspirar a que os fundos serão corridos do panorama futebolístico. e definitivamente -
    Estas "festas dos TPO" não passam de estertores de clubes e organizações obscuras que se sentem a afundar no lodaçal que eles mesmo criaram . Sinal disso é vermos num movimento destes apenas 2 clubes deste imenso Portugal eheh afinal, aqueles que mais se têm aproveitado desta situação . Mas o que fica à vista é o empenho da Liga de Clubes ( de todos os clubes ?) a ajudar à festa !!! É preciso não terem vergonha nenhuma para se sujeitarem a mais este episódio nojento. Nem sei como os outros clubes, mesmo sem ser o nosso, não se insurgem contra isto! o que vale é que acabou ....finito .

    ResponderEliminar