segunda-feira, 27 de abril de 2015

Heróis da Catalunha


Há certos momentos na vida que nos marcam que nunca esquecemos. Lembro-me perfeitamente de há 31 anos ter passado uma noite na casa dos meus tios, sentado a um canto da sala com o meu pai a ouvir o relato daquilo que viria a ser a conquista da primeira Taça CERS da história do Sporting. Sim, leram bem, relato. O hóquei em patins era a 2ª modalidade mais popular em Portugal e as transmissões televisivas eram algo de extraordinariamente raro, pelo que a rádio estava sempre presente nas grandes ocasiões. Não víamos o jogo, mas isso não interessava: o sofrimento e a exultação nunca precisaram dos olhos para tomar conta de nós em momentos destes.

Os detalhes dessa noite foram desaparecendo da memória com o passar do tempo, mas o sentimento de alegria que vivi - e que viria a repetir-se um ano depois com a conquista da Taça das Taças - ficou guardado para sempre. Felizmente que acontecimentos deste calibre eram quase rotineiros naquela primeira metade da década de 80. Foi um verdadeiro privilégio para mim e para os outros miúdos sportinguistas da minha geração que cresceram a poder admirar figuras como Livramento, Ramalhete, Agostinho, Chagas, Lopes, Mamede, Lisboa ou Manuel Fernandes. 

31 anos depois, as responsabilidades familiares são outras pelo que não pude dar-me ao luxo de ficar sentado a um canto da sala durante duas horas a ver a final da Taça CERS. Os relatos de hóquei já são coisa do passado, mas hoje fui acompanhando como pude através do tablet ou do telemóvel em várias divisões da casa. Fosse pelo canto do olho nos momentos mais atarefados, fosse totalmente focado nos momentos livres, sofri e vibrei com os heróis da Catalunha que ganharam hoje o direito de figurar na gloriosa história deste grande e centenário clube.

Tive o privilégio de ver uma equipa de verdadeiros leões, escudada por uma exibição de antologia de Ângelo Girão, que conseguiu, contra todas as adversidades - incluindo uma arbitragem inacreditável que conseguiu não marcar diversas faltas que seriam a 10ª do Reus durante o final do tempo regulamentar e todo o prolongamento -, devolver-nos a glória europeia que, há dois anos, parecia uma autêntica impossibilidade. Deram um exemplo de esforço, dedicação e devoção para o qual todos os atletas do clube devem olhar - nomeadamente os do futebol.

Esta equipa merece uma receção digna do feito que alcançaram, no aeroporto às 13h. Quem não puder lá estar pode agradecer-lhes de uma forma igualmente importante: contribuir para a Missão Pavilhão. Estes rapazes (sem esquecer os do futsal, andebol, e de todas as outras modalidades) justificam todo o nosso apoio.

Para quem não viu, aqui ficam os vídeos com a marcação dos penáltis, a entrega do troféu e as entrevistas no final.


Penáltis

Entrega do troféu

Entrevistas

35 comentários :

  1. No último vídeo dos 5:00 para a frente é simplesmente arrepiante! É disto que precisavamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível uma pessoa não se emocionar, Fernando. Um abraço.

      Eliminar
  2. O clube está a crescer em todas as suas facetas, e o hóquei promete tornar-se um caso sério... Temos o melhor guarda-redes do mundo, um esteio defensivo (Figueira) que é o único campeão do mundo português (em 2003) ainda em actividade na Liga (médico no Curry Cabral e capitão de equipa), um fantasista meio alucinado (João "Mustang" Pinto), pela selecção angolana contratado, que de verde-e-branco listado parece ter acalmado (amigo do peito da Parede/Girão), um ex-suplente do FCP (Losna) reencontrado com a felicidade no clube onde começou enquanto infantil (Losna), e um jovem internacional por Portugal, vencedor do torneio de Montreux ("Poka")...
    Para a próxima época vem aí um ex-benfiquista (argentino Tuco) e um segundo internacional angolano (André Centeno) para tornar a defesa ainda mais inexpugnável, e um "Zorro" avozinho (Luís Viana) que chega (finalmente) ao "clube do coração" com 39 anos (completa-os a 30 de Junho) e o título de melhor marcador do campeonato nacional dos últimos dois anos...
    É uma equipa que promete ser temível, construída por um treinador também (ferrenho) adepto sportinguista (Nuno Lopes) e que quer ganhar tudo, neste ano, no próximo, e em todos os que se seguirão...
    Viva o hóquei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JMF, está a ser um trabalho notável... a distância para Benfica e Porto ainda é grande, mas olhando para a dedicação e qualidade com que se trabalha fico com a certeza que estamos no bom caminho. Um abraço.

      Eliminar
  3. Saudades de ficar de coração apertado pelo meu Sporting. Conhecendo a história recente e o crescimento que tem tido esta secção, é impossível não verter uma lágrima de emoção com este feito. OBRIGADO SPORTING!

    ResponderEliminar
  4. Vitória fantástica! Grande emoção! Aquela repetição do último penalti...
    Fantástica também a forma como todos naquela seção vibraram e viveram a vitoria. Parabéns.

    SPOOOOOOOORTING!

    PS. MdC, parece que esta vitória do nosso hóquei, a onda verde no pavilhão atlântico e no fundo, o nosso ecletismo, assentaram muito mal aos avençados das nádegas do trio de ataque. As figurinhas tristes, a total falta de respeito pelas modalidades que não o futebol, a azia indisfarçável por uma vitória do Sporting Clube de Portugal mais uma vez uniram os gémeos siameses da corrupção no ódio ao Desporto. Eddie Vedder da Cedofeita e Jabba The Hut no seu melhor, o anti-Sportinguismo e anti-desportivismo no seu esplendor.

    SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, ainda não vi isso mas já tinha ouvido uns zunzuns... vou ver logo que possa. Um abraço.

      Eliminar
  5. Uma grande vitória do Sporting numa modalidade com grandes tradições no clube.É o sexto troféu internacional do Sporting.

    Foi a vitória da união e do sofrimento de uma equipa de heróis.Emocionantes as palavras do treinador do Sporting, por sinal um grande sportinguista.

    Não consegui ver todos os penáltis,era peso a mais em cima de mim....o Sporting está de volta.
    Pena o terceiro lugar na UEFA Cup em futsal.Era a cereja no topo do bolo.

    De resto na galinhola as figuras tristes do costume.É realmente triste ver um palhaço que ganha quase 5 milhões de euros ano desrespeitar um treinador ao fazer brincadeiras com o seu nome.Um porco não passa de um porco num curral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... Nem quando realmente ganhas algo esqueces o glorioso. Estas com agora pelo teu dono ter ficado a 3? O jj é que desrespeitou o lotopegui? Foi o único em Portugal a enganar se no nome? Foi o 1o erro de "comunicação" do jj? Se o lotopegui estava tão melindrado pelo erro do jj porque não fez o que fez logo no início? Ou então nem o cumprimentava. O lotopegui foi provocar o jj, como este não o percebeu insistiu e voltou a insistir até que o jj o percebeu e se defendeu de uma ameaça...só fanáticos pelo clube da corrupção (como tu) é que tentam deturpar.

      Eliminar
    2. Hilariante.

      Um lampião que nem sabe o que foi dito nem por quem a quem, salta para defender o treinador que é useiro e vezeiro neste tipo de situações.

      É como eu digo, para estes tipos, que acredito que sejam pessoas perfeitamente normais no dia-a-dia, quando vêm vermelho, ficam toldadas no juízo. A eles, nem o gajo do Boko-Haram lhes pareceria tão má pessoa assim, bastava que aparecesse numa conferência de imprensa com a camisola lampiã vestida...

      Fico agora à espera que o Bruno de Carvalho seja multado em tempo record depois do chega para lá JJ-Lopetegui.

      Eliminar
    3. Pró curral o que é do curral.

      Eliminar
    4. Nuno BOBI TARECO Martins vai para a casota, JÁ! Vou puxar o autoclismo novamente para voltares ao sitio onde pertences….. NO ESGOTO! Com certeza que vais encontrar todos aqueles que vencem a qualquer custo como o teu clube e os teus amigos do norte.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. É... Não se vê quem vai ter com quem... Quem provoca quem. Defendam lá o vosso dono... Vai ficar no vosso lugar fetiche... O 2o!

      Eliminar
    8. Puxa, até um titulo de Hóquei Patins do Sporting cria dor de corno a estes lampiões. Vou puxar com mais força o autoclismo para ver se a merda vai embora.

      Eliminar
    9. Alguém tem algum produto para desentupir canos ? Porra, a parte da cabeça não passa…..

      Eliminar
    10. E para mais, JJ já nem devia estar em jogo. O homem precisa de quantas áreas técnicas? Se o 4º árbitro aplicasse as leis, talvez não fossemos todos obrigados a assistir à vergonha do fim do jogo.

      A sucessiva impunidade é que cria este tipo de episódios.

      Um gajo sem maneiras nem classe, que não tem respeito por ninguém, que agride jogadores, treinadores, agentes da autoridade, se ri quando o capitão agride um árbitro.

      É um alarve que está no único clube do mundo onde tal é encarado com naturalidade.

      É por isso que me farto de rir quando dizem que a personagem é cobiçada para treinar Barcelonas, PSG's, Liverpool's. Nem no campeonato do Burundi lhe permitiam o tipo de macacadas que os bovinos adeptos encaram com a benevolência habitual.

      Isto não é defender o Lopetegui, o maior flop a passar por Portugal em muitos anos. É juntar os dois lado a lado e não encontrar por ali um vestígio de espinha vertebral e honestidade intelectual.

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    12. Carlos, vou abrir uma excepção e responder te... tu nem ler sabes... Vocês ganham e vêm falar do Benfica. Leste alguma coisa sobre a vitória do Sporting? Que burro és! Para ti as respostas ficam por aqui!
      O Valdemar o que estava em questão era aquela situação mas como não tens hipótese de defender o dono trocas o passo e muda o tema. O gajo não tem classe porque é adepto do teu clube desde pequeno... É muito tempo para que 6 anos no glorioso o consigam ser melhor ser humano... Embora seja reconhecido quase unanimemente que já melhorou bastante. Mas para o que interessa aos benfiquistas... Deixa o estar e que não sirva para os colossos porque nós desportivamente estamos muito satisfeitos.

      Eliminar
    13. Principalmente pelos 5 milhões que ganha e pelo último lugar na liga dos campeões.Sem APAF não à mama.

      Eliminar
    14. Nuno Bobi e Tareco vou abrir uma exceção e responder te….tu nem ler sabes.. eu falei do Carnide ? Não falei, logo quem não sabe ler és tu! Burro é quem pertence ao Carnide e vêm para aqui passar o dia a escrever num blog de sportinguistas. Burro é quem vêm para aqui armado em chico esperto, pensando que é mais esperto dos que os outros. Burro é quem vêm para aqui ofender tudo e todos e especialmente o Sporting…. Se estivesses de boa fé e fosses um benfiquista, como hoje vi alguns(poucos), a primeira vez que escrevesses um comentário no dia de hoje era para dar os parabéns ao Sporting….como não o fizeste, porque te dói a cabeça, vou estar sempre a tratar como tu mereces….. a baixo de cão!

      Eliminar
    15. Sim king... Na vossa realidade é melhor pagar indemnizações a treinadores despedidos do que pagar 4M (daqui a pouco o exagero de quem não tem que dizer vai chegar a dizer que ganha 10, e claro que é ser eliminado nos 16avos de final do que ser finalista, em 6 ganhar 3 é mau... Bom é não ganhar já 12 ou 13 anos. Sem APAF somos 5os do ranking UEFA...

      Eliminar
  6. Grande Sporting. Parabéns e continuação de muitas vitórias nacionais e internacionais. Obrigado pelos vídeos mestre que eu não tinha ainda visto.

    ResponderEliminar
  7. Até arrepia! Isto é o Sporting!!!! É assim que se sua a nossa camisola!
    Também eu cresci a ouvir os relatos de hóquei com o Pedro e Paulo Alves, Almeida, Fortunato, Trindade, Chambel e tantos outros. Que saudades, tivemos de esperar demasiado tempo, mas valeu a pena!
    É tão bom ser do Sporting Clube de Portugal e pertencer a esta família...eles sabem lá!

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado meu grande SPORTING! Vi os 2 jogos, Foi o ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVUÇÃO E GLORIA desta equipa de Hóquei pantins que fez uma excelente prova e que veio trazer o grande SPORTING de novo a conquista de um titulo internacional. OBRIGADO SPORTING!!!!

    ResponderEliminar
  9. Estes ficaram-se pelo Sábado...
    http://www.sport.es/es/noticias/hockey/reus-sporting-portugal-final-copa-cers-4133509

    Mas estes não se esqueceram que hoje é segunda-feira...
    http://www.marca.com/2015/04/27/mas_deportes/otros_deportes/1430089513.html

    ResponderEliminar
  10. E onde estavam esta secção e esta equipa há 2 anos... O hóquei do Sporting é um exemplo para o clube e para o desporto nacional. Todos os stromps deste ano deviam ir para eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podem mesmo ser esquecidos, Férenc. Um abraço.

      Eliminar
  11. Acabei de ver o nosso Presidente visivelmente emocionado na chegada ao aeroporto. Podem dizer-me o que quiserem sobre ele, mas que é um Sportinguista de Coração isso não tenho dúvidas. O mesmo não se pode dizer de alguns que por lá passaram, já para não falar dos presidentes de outros clubes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Dash. Não há quem vibre e sofra mais do que ele. Esta conquista é um prémio justíssimo pelo que tem feito. Um abraço.

      Eliminar