quarta-feira, 29 de abril de 2015

O 18º jogador

Uma estatística interessante: ao ser nomeado para o Gil Vicente - Benfica da próxima jornada, João Capela reforçará a sua posição como o 18º elemento mais utilizado em jogos do Benfica na Liga NOS 2014/15, somando mais 90 minutos aos atuais 270.


Apesar de não ser um titular indiscutível, Capela é um elemento cuja polivalência foi muito útil nas partidas em que foi chamado a participar, quer na defesa (anulando um lance de golo do Setúbal que daria o 1-1), e desmarcando de forma magistral Maxi Pereira na jogada que deu o único golo da vitória do Benfica sobre o Gil Vicente por 1-0.

Se Capela continuar neste nível de forma é melhor que Lisandro Lopez se cuide, senão ainda se arrisca a perder o 17º posto em alguma das jornadas que restam.

Desde que se estreou em jogos do Benfica em 2008, João Capela alinhou em 12 partidas, nos quais o atual (e previsivelmente próximo) campeão nacional conseguiu 11 vitórias e 1 empate, marcando 28 golos e sofrendo 0.

35 comentários :

  1. As nomeações são uma autêntica palhaçada...este merdas do Capela ainda precisa de ser convocado. Até a coisa estar matematicamente resolvida, todo o cuidado é pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, não há dúvida que há ali uma base que garante muitos pontos à partida: Capela, Paixão, Jorge Ferreira, Luís Ferreira, e vários outros. Com ainda mais há beira da promoção para a 1ª categoria. Isto não vai acabar tão depressa. Um abraço.

      Eliminar
    2. E ainda dizem que o Benfica não aposta no talento português.

      Eliminar
  2. Foi de facto o colinho este campeonado, estava garantido desde a primeira jornada.
    Roubado à descarada, à frente de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nomeação do Capela é mesmo um sinal de que perderam a vergonha, Xusso. Um abraço.

      Eliminar
  3. O que causa estranheza é o facto do Capela, com esse registo (desde 2008 e com exibições épicas com contra o Sporting em 2013 e esta época contra o próximo adversário [acontece...], Gil Vicente), não ser mais vezes utilizado.
    O JJ não curte mesmo elementos portugueses, especialmente, vindos da formação (vulgo BenficaLab).

    Se isto se passasse no Sporting (a não utilização recorrente de um elemento tão produtivo), já daria azo a crónicas, debates e revoluções internas, com um qualquer José Eduardo à cabeça.
    Até nisto a CS protege o Benfica.
    E o empresário do Capela, não se insurge contra isto? Reivindicando mais utilização e reconhecimento do seu representado? Eu teria isso em consideração na altura que quisessem renovar (e, acreditem, vão querer renovar com o Capela).


    Um pouco lateral a esta interessante questão. Qual o preço desses jogadores entre o 18º e 28º mais utilizados? Só ali está 1 orçamento para o Futebol do Sporting.
    Isto de ganhar dá um jeito do caraças...
    (o Hassan que olhe para a utilização do Derley)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Cantinho, não é fácil ser-se português no Benfica de Jorge Jesus. Louve-se no entanto o amor à camisola de Capela, que continua a demonstrar uma imensa disponibilidade apesar da fraca utilização que lhe dão.

      Eles que contratem o Hassan, o Marçal, e todos aqueles que se diz que o Sporting quer. Se a sua política de contratações depende do que a imprensa diz que o Sporting quer contratar, estejam à vontade. Não lhes tem servido de nada nos últimos anos (desde Hugo Vieira a Derley, passando por Fariña e tantos outros).

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Mas a grande esponja já está a funcionar e bem.
    Neste momento já "todos" os reconhecem como a melhor equipa, esquecendo que o "colinho" evitou que sofressem algumas perdas, com as sempre consequências de perda de moral e de aumento do sentimento de dúvida que tanto condiciona a obtenção de bons resultados.

    A nossa CS é de facto uma óptima máquina de propaganda ao serviço de interesses.

    Por falar nisso, porque é que continuam a marrar connosco? Já temos o nosso destino traçado, por isso porquê as capas de hoje com Hassans e com dúvidas sobre Marco Silva?
    E a pérola de que o Nani pode até jogar noutro clube em Portugal?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa d' A Bola é qualquer coisa de nojento, AMendes. Inacreditável. Um abraço.

      Eliminar
    2. Nojento é pouco é sujo!!!!!!

      Marco Silva tem mais 3 anos de contrato 3!!!!!!

      O Jesus acaba agora e estão a vender a ideia que vai renovar por menos dinheiro!!!!!

      Mas andamos todos a comer gelados com a testa????

      SL

      Eliminar
    3. Exatamente, Green Lantern... Um abraço.

      Eliminar
  5. É craque é craque.O Capela resolve e os ordenados ainda por cima são pagos por todos os clubes !..ahahahaha

    Este verão vai fazer despertar o interesse dos grandes clubes.Acredito que será um negócio milionário e só sairá pela cláusula de rescisão uma vez que o Carnide tem sempre os cofres cheios mas de dívidas !...

    ResponderEliminar
  6. A verificar-se esta grande contratação ao Rio Ave o Carnide mata dois coelhos de uma cajadada...arruma com o Derley e compra a submissão de mais um presidente a norte,um presidente que já assumiu a sua tendência vermelha.

    ResponderEliminar
  7. Depois de fazerem campanhas com o Colinho, e de venderem merchandising da "Mão de Vata", ainda havia dúvidas que esta gente gosta de ganhar assim e que perdeu toda a vergonha?

    ResponderEliminar
  8. tenho visto o Capela apitar na 2ª liga onde o ambiente é outro... não parece assim tão mau árbitro. A mim sempre me causou grande escândalo o Paixão... acho-o altamente influenciável. Também o que apitou o Sporting em Arouca é um árbitro bastante fraco, prepotente.

    Na 2ª liga vejo apenas 2 ou 3 árbitros com andamento para a 1ª liga... tudo o resto é ainda muito experimental. O nível das arbitragens está a descer.

    ResponderEliminar
  9. na tabela CAPELA ai de cima...

    ninguém reparou na questão: quantos jogadores do glórias estão com menos de 30 anos?

    Talisca é uma nulidade... um barrete.
    André Almeida não se destaca em lado nenhum...
    Pizzi ao fim de 9 meses de intenso trabalho do treinador provou ser um jogador banal...

    os outros têm todos a minha idade. Isto não faz soar nenhum alarme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do capela para cima 7 têm menos de 30 anos. Do capela para baixo têm todos menos o Amorim.
      É preciso uma renovação da equipa. Nada do outro mundo.
      Normalmente jogadores mais velhos são mau investimento económico mas representam resultados imediatos. A prova disso é Jonas(os avançados todos juntos do Sporting não valem um jonas) e Julio Cesar de certeza que nenhum Benfiquista ficou descontente com estas duas aquisições.

      Eliminar
  10. O Capela é nojento, já prejudicou o Sporting e muito em Guimarães não o podem ver.

    Curiosamente o clube que mais apita é o benfica e não há razões de queixa é sempre a favor.

    Era lindo que o Gil fizesse uma gracinha e cagasse os gajos todos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Facchini é um bom redes... o campo vai estar um batatal... não percas a esperança. :)

      Eliminar
  11. Vocês ainda tem esperança de ver o vosso dono Campeão, é possivel, tenham calma. Aquelas noites que passam em claro so a pensar que o BENFICA poderá em dois anos ganhar tantos campeonatos como vocês em 30 deve ser frustrante. Olha o melhor reforço de Jesus para o ano vai ser Português e chama-se NANI, envolvido no negocio Gaitan, um passarinho me disse... Calma que o Melão ainda vai aumentar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro, Ricardo. Está-se mesmo a ver o Nani no Benfica. Já vi que o efeito das substâncias bazofiantes que vocês tomaram depois do empate com o Porto ainda não passaram.

      Eliminar
    2. De qualquer forma, aqui ficam os meus mais sinceros parabéns por terem conseguido domar a fera. Nunca pensei ver o Porto, a precisar de ganhar para poder sonhar com o campeonato, estivesse a trocar a bola cá atrás durante os descontos à espera que o jogo acabasse. Isso é de valor.

      Eliminar
  12. Ele proprio assume poder ingressar num rival! Voces so criam estrelas, mas todos eles sonham jogar em clubes maiores, mesmo em Portugal! Nenhum assume sportinguismo, Ronaldo, Figo, Futre, Quaresma, Simao, Varela, Moutinho ou Nani, nenhum assume o sportiguismo, nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vocês não criam NADA, qual parasita alimentam-se daquilo que outros criam, e, idiotas como são, vangloriam-se de tal facto. Pobres criaturas. Aliás, lapso meu, criam sim... Um incontável número de árbitros que, qual mãe, vos carregam carinhosamente no seu regaço, impedindo as vossas quedas para que possam chegar ao fim enebriados com uma vã glória de vitória, que não foi conquistada por mérito mas sim por favores prestados, mas nunca 'enxergados' ou assumidos.
      Quanto ao assumir de benfiquismo perguntem ao Garay, ao Witsel, ao Matic o que é isso, que preferem o desterro em terras longinquas do leste europeu que aturar-vos e ao vosso staff.

      Eliminar
    2. Isto é só rir. O Matic naquele leste europeu chamado Inglaterra onde existe provavelmente a melhor liga do mundo.
      Nem vou falar dos parasitas porque todos sabemos que o campeonato mais importante de ganhar é o da Formação o resto é para parasitas, nem sei porque é que o Sporting não se dedica só a isso.

      Eliminar
    3. Já vocês viram dois a assumir o benfiquismo: um numa altura em que nunca tinha jogado na equipa principal, outro numa altura em que já começava a preparar a reforma. Ganha juízo, Ricardo. Os jogadores são profissionais e quando vão para outros lados não vão andar a declamar aos quatro ventos fidelidade apaixonada a clubes passados.

      O que eu sei é que o Nani voltou ao Sporting, abdicando de parte do seu vencimento. Com certeza que voltou porque também tinha a ganhar com isso, mas foi para o Sporting que veio. Não foi para vocês, que certamente até poderiam pagar uma parcela do salário bastante superior.

      O Ronaldo pode não proclamar o sportinguismo, mas é o sócio 100.000. Tem respeito suficiente para não festejar golos marcados contra nós (como o vosso maestro), e a falta de respeito suficiente pelo teu clube para mostrar o dedo médio espetado. Pena, pena é não o terem apanhado agora no auge da carreira para ele demonstrar todo o amor que sente por vocês - bem à bruta. Infelizmente, para isso acontecer vocês precisam de ir um pouco mais longe na LC, não é?

      E já agora vamos ver quando regressarão ao Benfica jogadores como o Fábio Coentrão, o Markovic ou o Rodrigo, que não andam propriamente a arrasar nos seus atuais clubes e que já vos juraram amor eterno.

      Eliminar
    4. Mestre comparação um pouco descabida Rodrigo e Markovic nem tugas são, tiveram um breve contacto com o Benfica e mais nada. Coentrão é o que pode ter alguma ponto em comum mas mesmo assim pouco. De qq modo para qualquer um dos 3 neste momento voltar ao Benfica seria mau sinal, e falo contra o meu próprio clube, tal como o foi para o Nani. Isso significava que as suas carreiras tinham dado um tombo (a nossa liga é fraca por muito que gostemos dos nossos clubes) apesar de o Markovic por exemplo ser muito novo e poder vir para um emprestado numa perspectiva de crescer mais um pouco.
      A verdade é que se fosses perguntar aquele Nani que dizia que ia ser um dos melhores do mundo e que ia disputar o titulo de melhor com o Ronaldo que dai a 4/5 ia estar no Sporting a tentar reanimar a carreira ele provavelmente respondia que nem nos piores pesadelos dele.
      Gostava muito de voltar a ter os 3 mas não parece possível tal como tb não me parece possível Nani, no Benfica o que até acho que seria mau negocio.
      Um abraço.

      Eliminar
    5. Ronaldo é sócio 100.000! Então mas vocês chegaram ao socio 100.000 há dois anos e o rapaz saiu ja faz 12, ou seja, nunca foi socio, o que vai ao encontro do que disse acima.

      Eliminar
    6. Não sei se ele era ou não sportinguista quando entrou no clube. E isso interessa? O que me parece claramente de referir é que existe gratidão para o clube que o formou. Continua lá a sonhar com as quotas que o Bernardo Silva paga e com o regresso dele ao teu clube quando tiver 32 anos.

      Eliminar
    7. Com certeza, Tiago. É evidente que quando qualquer um destes jogadores regressa a Portugal numa idade em que supostamente deveriam estar no auge, é porque alguma coisa não está a correr bem. Há uns anos não estaria seguramente nos planos do Nani voltar ao Sporting com 28 anos.

      Tudo isto roda à volta do tema do "sportinguismo" dos jogadores formados pelo Sporting. Limito-me a demonstrar que não é nada de anormal o que acontece. Se uso o Coentrão, o Markovic e o Rodrigo como exemplos, é porque não tenho qualquer outro exemplo recente de jogadores da formação do Benfica para utilizar... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  13. Mestre, isto para mim já não devia ser motivo de noticia. Qual é a novidade afinal?
    Estamos a assistir a assaltos e mais assaltos desde... admito que me é complicado recordar da data porque me obriga a fazer um enorme esforço mental.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. afl!, não é de facto novidade nenhuma... Mas depois do que o Capela nos fez, será sempre tema de post quando for nomeado para arbitrar o Benfica. :) Um abraço.

      Eliminar
  14. 5 capeladas para todos. Curiosamente a jogada mais perigosa do Gil vem de uma falta inventada e ainda conseguiu marcar mal um fora de jogo com 2 jogadores do Benfica isolados frente ao GK.
    Mas pronto para vcs o que conta foi que ele apitou e fizeram a festa antes do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e depois, Tiago? Resolveram (e bem) o jogo cedo, pelo que a arbitragem deixou de ser (felizmente) um ponto relevante. Mas isso não transforma aquilo que foi uma péssima nomeação numa boa. Um abraço.

      Eliminar