domingo, 26 de abril de 2015

Os meus dois tostões sobre o Benfica - Porto

Estar afastado da luta pelo título na altura das grandes decisões causa um sentimento de grande frustração, mas por outro lado permite olhar para a atualidade com um distanciamento superior e, como tal, com uma maior dose de racionalidade. É-me indiferente que seja o Benfica ou o Porto a ganhar o campeonato - é igualmente mau ver uns ou outros a erguerem o troféu -, pelo que aqui fica a uma opinião desinteressada de quem sabe que no final do dia ficará sempre profundamente aziado por ver a alegria do vencedor e marginalmente consolado por testemunhar a miséria dos derrotados.

Em primeiro lugar, parece-me evidente que será um jogo de tensão máxima em que ambos os lados estarão imensamente pressionados para saírem na liderança do campeonato no final dos 90 minutos (não menosprezar o tempo de descontos). No entanto, creio que o Porto entrará em campo mais pressionado do que o Benfica. 

Sim, é verdade que o Benfica dispôs na 18ª jornada uma oportunidade de ouro para sentenciar o campeonato (ao desperdiçar a possibilidade de ficar com 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado) e que tem estado na liderança desde o princípio da competição, e como tal uma eventual não revalidação do título será tremendamente difícil de digerir. Mas do outro lado está um clube que decidiu - contra tudo aquilo que seria expectável numa conjuntura económica desfavorável - apresentar o maior investimento da história do futebol português, e que se arrisca a sair da Luz condenado a um segundo ano consecutivo de jejum. Coisa que, como sabemos, ninguém está habituado para aquelas bandas. 

Olhando para o percurso de ambas as equipas, parece-me que o Porto é aquela que consegue atingir um patamar exibicional mais elevado, mas o Benfica é uma equipa mais sólida e muito pragmática. O facto de poder jogar na expetativa e no erro do adversário favorece à partida a equipa de Jesus - que não tem sido capaz de se impôr perante equipas acima da mediania defrontando-os olhos nos olhos. Será também muito relevante para o desfecho do jogo o estado físico e psicológico com que chegarão os portistas após a goleada de Munique. E até que ponto a menor identificação do plantel do Porto com a importância das competições internas poderá comprometer os "110"% de esforço e empenho que normalmente fazem toda a diferença em ocasiões desta importância? 

Como é óbvio, será uma partida de resultado imprevisível cujo decurso dependerá de inúmeras variáveis - não há estratégia ou previsão que resistam a um golo sofrido nos minutos iniciais ou a uma expulsão prematura. Mas mais importante que o próprio resultado, é saber quem sairá em primeiro na classificação. Se tivesse que colocar as fichas numa equipa, apostaria com algum nível de segurança no Benfica. Considerando que para chegar ao 1º lugar o Porto terá que vencer por 2 golos e que o Benfica é uma equipa marca sempre quando joga em casa, é razoável esperar que os visitantes apenas alcançarão a liderança se marcarem 3 ou mais golos na baliza de Júlio César - marca que definitivamente não será nada fácil de concretizar.

15 comentários :

  1. Eu gostaria de ver o FCP ganhar por 2-0 para anular o jogo da 1ª mão em termos de desempate. Assim poderia assistir ao resto dos jogos com as 2 equipas a terem que jogar para a goleada. E depois, que ganhasse o melhor. Mas era uma pressão extra nos 2 que eu gostaria de ver. he he he !!!

    ResponderEliminar
  2. Jogo entre as duas melhores equipas portuguesas desde há muito tempo. Aquelas duas equipas que têm que dar um bocadinho mais de luta ao grande sporting e que não arrancaram na pole position. Que ganhe o melhor.


    p.s Mestre hoje vestes de azul, afinal são muitos anos de obediência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, dirigentes corruptos por cópias baratas, venha o diabo e escolha. Uma coisa aposto: se o Porto vos ganhar por mais que 2 golos de diferença desta vez não vão apagar as luzes nem acionar a rega. A amizade é uma coisa muito bonita!

      Eliminar
    2. É possivel que ganhem! Sendo os dois maiores rivais e as duas melhores equipas não me parece que alguma vez haverá uma amizade colorida como voces tiveram DURANTE 30 ANOS com o clube da fruta, a contentar-se com segundo lugares até porque o Benfica é CAMPEÃO em titulo, lembra-te disso.

      Eliminar
    3. Diz o labrego que tem um presidente sócio do porto e que mudou os estatutos para se perpetuar na chefia da chafarica.

      Mas este como diz que ganhou muito nos últimos 30 anos também deve ser adepto dos corruptos do norte. Normal nos imitadores da fruta e chocolate. São uma emulação pobre da podridão que o amigo e presidente do teu presidente (confuso?) fez nos últimos tristes 30 anos.

      Hoje é o jogo dos clubes corruptos. O fratricídio das nádegas. Os que vão estar vestidos de vermelho podia estar vestidos de azul e vice-versa. É tudo a mesma merda.

      Eliminar
  3. Mestre, hoje é um dia negro para Portugal, para o futebol Português e para a verdade desportiva. Vão jogar as 2 equipas que gostam de vencer a qualquer custo, que incorporam tudo que existe de mau no futebol português. Por isso e peço desculpa pelas palavras usadas, desejo que entre o cagalhão e a bosta que vença aquele que consiga corromper mais o sistema para este jogo. Não tenho vontade nenhuma de ver este jogo, não vou ver de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... Vão jogar as equipas que chegam aos 4os da champions, que chegam a final da liga Europa. A ver vão ficar as equipas que nunca chegaram a essas fases... Equipas das vitórias morais e do orgulho nas derrotas, dos filtros verdes e das derrotas no último minuto.

      Eliminar
    2. Falou a Bosta, ou será que é o cagalhão ? É que são tão iguais e pelo cheiro também não consigo distinguir....o melhor que tenho a fazer é puxar o autoclismo.

      Eliminar
    3. Carlos, eu não usaria essa terminologia mas o sentimento não é assim tão diferente. :)

      Eliminar
  4. Jogo interessante para saber como as gémeas partilham os amantes que as sustentam agora que voltaram a ser as best friends.

    ResponderEliminar
  5. Nuno Martins o teu comentário denuncia-te logo: "chegar á final da liga europa", se fosses do porco dizias ganhar a liga europa, és melão de gingeira. Vamos a factos:

    Equipas que chegam aos quartos, o fifica é raro, este ano foram a pior equipa da champions, até o maribor fez mais. Check!

    Final de liga Europa, o SCP já lá foi, até o braga foi ás vossas custas. Check!

    Vitórias morais, fifica leva banho de bola do Zenit em casa e no fim aplaudem e festejam a derrota. Check!

    Derrotas no ùltimo minuto, essa é para rir, tri-melão, kelvins, ivanovich. Check!

    Bonus: clube com mais finais perdidas na Europa, o fifica, ou seja são a puta da Europa, toda a gente faz o que quer de vocês. Check!

    Por mais filtros lampiões que ponhas contra factos não há argumentos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os leitores deste blog sabem as minhas preferências... Não é uma frase que me denúncia.
      O Benfica com 5pts foi a pior equipa? 6 fizeram menos pontos e mãos 4 terminaram igualmente com 5pts... O Maribor fez melhor? 3pts!! Vocês não convivem bem com factos reais.
      O Sporting foi a final da taça UEFA que perdeu em casa!
      Vitórias morais... Nós aplaudimos o esforço dos jogadores (na liga inglesa é prática normal)... Vocês e os corruptos vão ao aeroporto celebrar derrotas. Tens de ir buscar derrotas no último minuto a 2 épocas atrás.. Para vocês chegam as 2 deste fds e junta lhe os oles do jardel.
      Putas da Europa porque temos finais perdidas? Sabes que para chegar a final há meias, quartos, oitavos etc... Vocês costumam dizer nessas fases são o que? Enfim... Um comentador novo mas o ridículo é igual.

      Eliminar
  6. Ah e quanto á tua irmã nádega que gosta de fruta, apenas digo o que disseram á uns anos do SCP: Pra fazer aquela figura mais valia ficarem em casa! A única equipa decente que apanharam este ano na champion e foram dizimados em 25 minutos, só não foi pior porque eles tiveram peninha do porquinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irmã? Falas assim do vosso dono? Eu tenho opinião diferente... Para fazerem aquela figura podiam jogar todos os dias.

      Eliminar
    2. Dono... o gajo cujo presidente é sócio do porto... LOL

      Cala e come.

      Eliminar