sábado, 4 de abril de 2015

Sinal dos tempos

21 de abril: Bayern - Porto (2ª mão dos 1/4 final da Liga dos Campeões)
25 de abril: Benfica - Marítimo (final da Taça da Liga)
29 de abril: Benfica - Porto (30ª jornada)

Este era o calendário de Benfica e Porto para o período entre 21 e 29 de abril. Até ontem. Entretanto, a Liga adiou a final da Taça da Liga para 28 de maio e reagendou o jogo do campeonato para o fim-de-semana. Assim passou-se a ter:

21 de abril: Bayern - Porto
26 de abril: Benfica - Porto

Ou seja, com esta alteração da liga o Benfica consegue separar dois jogos absolutamente decisivos, podendo concentrar-se a 100% nos dois. Para além disso, o Benfica, que teria apenas 4 dias de descanso a anteceder o jogo com o Porto, passa a ter uma semana para preparar o desafio. Inversamente, o Porto, que teria 8 dias de descanso entre os jogos com Bayern e Benfica, passa a ter apenas 5 dias para preparar o jogo do campeonato.

No meio disto tudo ainda se estranha o facto de o Marítimo ter abdicado de uma possível vantagem que poderia ser importante: o Benfica, à beira do jogo mais importante da época, poderia não colocar a carne toda no assador na final da Taça da Liga. E alguns jogadores benfiquistas que fossem utilizados talvez se poupassem a pensar no jogo com o Porto. Para além disso vai exigir que os seus adeptos do Marítimo que irão assistir ao jogo o façam numa 5ª feira, quando a data original era um sábado. Como se sabe, não abundam os voos diretos entre Coimbra e o Funchal para quem queira regressar a tempo de trabalhar no dia seguinte.

Para mim é igual ao litro ser uma ou outra nádega a fazer o que quer da direção da Liga, mas registo com interesse que há uns anos seria impossível o Porto ser "comido" numa situação deste tipo. Sinal dos tempos.