sábado, 4 de abril de 2015

Título: [inserir cliché aqui]

Enorme frustração. Como foi possível não ganharmos este jogo? O Sporting mandou completamente no adversário, criou oportunidades flagrantes suficientes para aviar uma mão cheia de golos ao Paços, mas uma tremenda ineficácia na finalização e um erro individual na origem do golo que sofremos deitaram tudo a perder. Um caso de estudo, autenticamente, em que 1001 clichés do futebol assentariam que nem uma luva para resumir a história da partida.


Positivo

A exibição - se não olharmos para a componente da finalização, se nos conseguirmos abstrair do resultado, apercebemos-nos que o Sporting fez um dos melhores jogos da época contra equipas de nível médio. Intensidade desde o 1º minuto, forçando por diversas vezes o erro do adversário, chegando com facilidade à área do Paços, conseguindo criar espaços para situações de finalização privilegiadas. Bons jogos de Nani, Slimani, André Martins, Carrillo, João Mário e Jefferson. Do outro lado do campo também a exibição foi competente, de toda a linha defensiva sem exceção, ao ponto de Rui Patrício ter sido praticamente um espectador durante os 90 minutos.

A estratégia - se há jogo em que o treinador deve ser poupado a críticas é este: a estratégia foi perfeita, as peças colocadas por Marco Silva cumpriram as indicações dadas com competência, mas o técnico não pode saltar para dentro de campo para pôr a bola dentro da baliza. O treinador fez bem o seu trabalho - só não percebi a saída de Slimani, mas suponho que tenham sido questões físicas -, pelo que os dois pontos perdidos devem ser imputados na totalidade aos jogadores.


Negativo

A finalização - perdoem-me se estiver a cometer algum lapso, mas ficaram-nos a dever golos: Nani, da marca de penálti a passe de Slimani (1); Tobias, em dois cabeceamentos em situações de bola parada (2, 3); Ewerton, cabeceando ligeiramente por cima (4); João Mário, por 2 vezes, uma isolado na cara do guarda-redes e outro num cabeceamento solto ao 2º poste (5, 6); Carrillo, após uma belíssima jogada a rematar isolado na pequena área contra o guarda-redes (7). Qualquer uma destas devia ter dado golo. Umas mais graves que outras, mas bastava uma lá dentro para assegurar a vitória.

O erro de João Mário no golo do Paços - perdeu a bola numa zona proibida e isso valeu a única oportunidade de golo ao Paços de Ferreira. Infelizmente para nós, foi suficiente para marcarem.



Futebol agradável, péssimo aproveitamento. Dois pontos desperdiçados de forma incrível. O sinal positivo é que a equipa parece estar a recuperar o fulgor perdido em fevereiro, dando boas indicações para o decisivo Sporting - Nacional. Não podemos é repetir tamanho desperdício - não há equipa que resista a isso.

41 comentários :

  1. Sugestão para o título: temos uma equipa de futuro ou o futuro vai ser nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, começa a ficar difícil não dar razão a quem acha que devia fazer um filtro aos comentários.

      Eliminar
    2. Reconheço que não foi uma piada das mais elaboradas por parte do Nuno, mas está ao nível da rúbrica "piadas fáceis" aqui do estabelecimento, nem a piada do Nuno foi ofensiva nem as "piadas fáceis" o são.

      Mas como se costuma dizer, quando se cospe para o ar existe a possibilidade da "coisa" cair na própria testa. O que é uma chatice do caraças, pá!

      É claro que o Mestre não vai filtrar os comentários, afinal a aqui tão apregoada legendária falta de capacidade de se rir de si próprio é algo que é exclusivo dos benfiquistas.

      Eliminar
    3. Mdc não percebi. Insultei alguém? Fui mal educado? Se está com a azia já um remédio para isso...

      Eliminar
    4. Eu sei que para ti é difícil compreender esta situação, devido às tuas limitações. Mas o facto de exibires um escudo português quando cá vens é revelador da tua vergonha de mostrar a cara quando dizes o que quer que seja.
      A tua falta de inteligência demonstrada em qualquer comentário publicado é por si só um insulto à comunidade, principalmente ao mestre de cerimonias, pois não acrescenta nada e tira qualidade à discussão no seu estabelecimento.
      Só devido a essa mesma falta de inteligência (eu desculpo) é que não entendes a razão dele te ter posto no lugar, e bem.

      Mas porque é que estou aqui sequer a responder? O que é que se espera de pessoal vindo de uma galinheira

      Eliminar
    5. Escudo de campeão... Não sabes o que isso é há muito tempo. A minha intervenção não tira qualidade... Tira vos é das vossas fantasias de que são uma potência desportiva, que os adversários tremem e que o futuro é vosso. O choque com a realidade incomoda vos.

      Eliminar
    6. É tudo mentira, não é, "Escudo de Campeão"? O fim dos fundos é mentira, FCP e SLB de mãos dadas com um proscrito do Sporting é mentira, a única coisa real é o SLB à frente do campeonato. Quem quiser dizer mais alguma coisa para além disso, tem aqui o Trol guardião-da-realidade escudo-de-campeão para o pôr no lugar. Nada mais existe para lá da classificação que se ocupa a determinado momento. O trolismo de adeptos de outros clubes é assim vendido como serviço público. O único problema é que soa a patologicamente escatológico. Mas é mentira, não é nada disso.

      Eliminar
    7. Pois é nuno, ainda bem que admites a tua falta de inteligência em frente de toda a gente. Porque o que interessa é irem à frente, nem que hajam moreirenses, boavistas ou gil vicentes. Para terminar, nunca na vida o clube das galinhas vai atingir o palmarés desportivo actual do Sporting Clube de Portugal (tou no telemóvel, não vou espacificar).

      Eliminar
    8. Fim dos fundos incomodar o Benfica? Benfica e Porto de mãos dadas? São apenas mais filmes vossos. O Benfica tem apenas um jogador de fundos... A relação com o Porto esta patente nas declarações de ambos os lados. Mas vocês preferem acreditar em fantasias de nádegas e de rivais a tremer.
      Palmarés desportivo? Qual palmares? De 5os lugares no inter turmas? Já tive aqui essa discussão há uns meses e meteram a viola no saco.

      Eliminar
    9. 13159 TÍTULOS em 40 modalidades.
      O barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o real madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.
      O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.

      http://www.zerozero.pt/coluna.php?id=362

      Vá, toca aí a tua marcha das galinhas

      Eliminar
    10. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=940434

      Nisto é que vocês são os maiores (as fontes mais fidedignas do mercado)

      Eliminar
    11. Lá Vem outra vez essa série de mentiras. Esses 13m inclui 7os lugares... Ja vos provei aqui que se há atletas que individualmente têm mais títulos olímpicos que o Sporting pelo menos os clubes desses atletas têm mais títulos que o Sporting... Para não voltar a falar dos clubes de regime do leste europeu tipo CSKA. Vocês contam o amunike ao serviço da selecção como medalha olímpica do Sporting. Deixa de ser ridículo... Sai do ombro do teu dono.

      Eliminar
    12. Arranjas um link com o texto de opinião de um gajo qualquer e queres validar o que? Depois ficam ofendidos quando um gajo vos diz para acordarem para a realidade.

      Eliminar
    13. não dá, tu és mesmo muito limitado. Até podiam ser 10os lugares no futebol, isso não tira os 1os lugares que existiram em toda a história do clube.

      O artigo de opinião era só para ver se aprendias qualquer coisa, não era para mais nada, mas posso mandar-te outro se quiseres http://atascadocherba.com/2015/02/18/hoje-escreves-tu-crise-de-identidade/

      isto sim, é uma mentira que está documentada, mas a como qualquer tripeiro, isto orgulha-vos:
      http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111

      Mas quem é que conta o amunike? A sério, deixa-te de tretas e tenta memorizar isto tudo http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Palmar%C3%A9s_do_Sporting
      http://www.sporting.pt/Clube/clube_palmares.asp

      Agora vai lá tomar banho

      PS: se ter atletas olimpicos (competição desportiva mais importante do mundo) medalhados não é motivo de orgulho nem vale a pena estar a discutir contigo, porque pelo que percebo, para ti as taças lucílio é que contam.

      Eliminar
    14. Por muitas voltas que tentes dar... Nesses 13m títulos estão considerados 7os lugares como títulos. Por isso é que vocês são gozafos por considerar 7o lugares como títulos.
      Quem conta o amunike? Vocês... Uma das medalhas olímpicas que vocês contam como do vosso palmares é do amunike com a Nigéria em 96.
      Os atletas olímpicos representam o comité olímpico de cada país... Nunca vi bandeiras ou símbolos de clubes nos JO.

      Eliminar
    15. Procura no local onde viste os 13m títulos..

      Eliminar
    16. Obrigado pela ajuda nesse yltimo comentário. Fds é por isso que as galinhas nunca vão passar disto

      Eliminar
  2. Naaaa...nada disso... A culpa foi do árbitro! O Lionpetegui King é que tem razão!



    ResponderEliminar
  3. Vejam se percebem uma coisa. O futebol, para os adeptos, é um fenómeno emocional. Isso quer dizer que seguimos os nossos clubes e os outros não para analisar racionalmente tudo o que se passa, mas para ficarmos contentes com as nossas vitórias e irritados quando elas não aparecem. É um mundo de competitividade que introduzimos voluntariamente nas nossas vidas, porque gostamos das emoções que nos traz. O resultado disto é que, por muito que queiramos, é praticamente impossível sermos completamente imparciais a ver futebol. Inconscientemente, misturamos o que achamos que está a acontecer com o que gostaríamos que acontecesse, o que explica como é que duas pessoas podem ter visões tão diferentes sobre o mesmo acontecimento.

    Agora, como qualquer fenómeno emocional, o futebol só tem graça quando é partilhado. E, sabendo que todas as pessoas têm um clube, há duas maneiras de fazer essa partilha. Uma é entre adeptos do mesmo clube, que percebem o que todos estão a sentir e tentam encorajar-se entre si. Outra é entre adeptos de clubes diferentes, que acabam quase sempre a tentar convencer o outro que têm razão. Este é um blog assumidamente sportinguista, escrito por um sportinguista e lido e comentado na maioria (agora, já não tenho a certeza que seja assim) por sportinguistas. Qual das versões de discussão é que vos parece que é suposto acontecer aqui?

    O escritor deste blog é um grande sportinguista, que mostra um dos maiores sinais de inteligência que se pode dar a discutir futebol: o reconhecimento da possível parcialidade no que se escreve. Mesmo reconhecendo isto, parece-me incrivelmente razoável e ponderado naquilo que se escreve, tentando ser factual e apresentar dados tanto quanto possível. Por exemplo, a honestidade intelectual que tem nas análises às arbitragens, definindo um conjunto de regras e seguindo-as sempre, quer isso seja conveniente ou não, é uma coisa muito difícil de encontrar em textos assumidamente clubísticos. Para além disso, tem outra característica, que eu não conseguiria ter, se tivesse um blog: tem muito bom feitio. Se há alguém que não merece ter o blog estragado, é o Mestre de Cerimónias.

    A ideia que dá é que os benfiquistas e portistas que aqui vêm comentar pura e simplesmente não querem que os sportinguistas tenham qualquer tipo de alegria. Ou seja, não lhes chega as emoções que vêm do apoio ao seu clube, ainda querem garantir que os adeptos do Sporting não fiquem contentes quando ganham e fiquem ainda mais irritados quando não ganham. E isso, desculpem, mas é simplesmente egoísmo. Não vou dizer que não há sportinguistas que fazem o mesmo em blogs de outros clubes, porque há de certeza, mas não são adeptos de clubes que estão aqui em causa, são pessoas. E as pessoas que costumam comentar aqui, se calhar levadas pela paixão pelo futebol, mostram ser más pessoas. Porque o que mostram é um prazer em fazer os sportinguistas sentir-se mal e muito pouca vontade em ler e perceber o que foi escrito, no contexto de um blog assumidamente sportinguista.

    O meu conselho para estas pessoas é que, por muito que não gostem de ler o que é escrito, façam um esforço para se controlarem e pensem se querem mesmo discutir aquilo de que se está falar, ou simplesmente provocar. No segundo caso, respirem fundo, fecham o blog e abram um do vosso clube, ou um teoricamente imparcial, como o Visão de Mercado. Eu acho que a maior parte das pessoas que tiverem paciência para ler isto tudo, e se sintam alvo do que foi escrito, não vão ter a força que é preciso para tentar perceber se esta mensagem faz sentido, e vão continuar com o mesmo comportamento, mas tenho esperança que algumas consigam. Acreditem que, ao ler blogs do Benfica e do Porto, já tive que me controlar muitas vezes para não tentar refutar as barbaridades (para mim, um sportinguista) que li, mas lembrei-me sempre do que acontece neste blog e percebi que não há problema de haver pessoas a trocar opiniões completamente contrárias às minhas. Estão em casa deles, a falar entre si. Depois, no estádio, vemos quem tem razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Quando este blog falar so do Sporting deixo de cá vir, agora enquanto tiver tantos posts do SPORT LISBOA BENFICA como do Sporting, contem comigo. O Mestre gosta de nos ver por cá.

      Eliminar
    3. Falando por mim dificilmente me vejo a fazer o triste papel que o nuno martins e outros fazem aqui pois reconheco o excelente blogue que aqui esta

      Eliminar
    4. Eu faço exatamente o mesmo que o Ricardo, se não houvesse posts sobre o Benfica já tinha retirado dos marcadores. Apesar disso e de ser um blog assumidamente sportinguista é mesmo assim é dos melhores...
      Nós não queremos que vocês tenham alegrias? Vocês ganham algo todos os dias e nós ficamos a tremer... Como é possível quererem mandar as bocas que mandam mas depois não ter capacidade de encaixe.
      Hugo que azia que um simples comentário a constatar que no futuro é que o Sporting vai ser forte causou... Desde 93/94 (desde que me recordo) que é assim... No futuro.

      Eliminar
    5. Pedro Barbosa, concordo com todo o texto. Já disse e repito: um blogue de sportinguistas pode falar sobre o que quiser. Não me choca que venha cá quem quiser comentar e dar opinião. Fazê-lo sempre em tom provocatório e de gozo é que não. Para isso façam os seus próprios blogues. Há tempos a desculpa é que se comentavam posts sobre um rival. Agora, que já se viu que comentam tudo, desde que sirva para meter a cassette, a tanga é que "enquanto se falar disto e daquilo, eu isto e eu aquilo". Era o que faltava, condicionar os assuntos tratados à postura dos trols provocadores. Ainda por cima, caem no cinismo cobarde da apreciação de que "ah e tal, o blogue até é bom, fala é muito do Benfica, blá, blá..." tentando ganhar crédito junto do gestor do blogue.

      Por um lado, ainda bem que existem. Não serão a imagem de "seis milhões", mas de uma falange de sabujos. Mas não os devíamos ter que aturar. Os outros "5999995" que o façam.

      Eliminar
    6. Obrigado por essas palavras, Pedro. Um abraço.

      Eliminar
  4. Ricardo, não foi aqui neste campo, e contra esta equipa, que vocês perderam? E se viste o jogo e fores intelectualmente honesto, viste que foi extremamente injusto este empate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Vi o jogo e o Sporting só se pode queixar de si, mas o futebol é isso! O Benfica no mesmo campo com uma exibição mediana mandou 2 aos ferros, falhou um penalty e sofreu no ultimo minuto. O Benfica mereceu perder esse jogo Fernando?

      Eliminar
    2. O Benfica merece perder todos os jogos onde entre.

      Principalmente pelos métodos que usa. Desses que dantes criticava nos andrades, mas agora copiou. Quando me recordo que pretendiam aliar-se ao Sporting na limpeza do futebol nacional, dá-me vontade de rir.

      Mas depois, pelos adeptos de merda que tem. Aqui havia muito para falar, mas as intervenções dos "convidados" que aqui aparecem são a melhor ilustração.

      Eliminar
    3. Óh Valdemar ainda me lembro dos teus vómitos diários no "gordo"e no "cabelo", vibravas com as vitórias do teu dono do norte, isso não podes negar. Enquanto andaste meses a celebrar Jesus ter-se ajoelhado em pleno dragão, não reparaste que iria ser só um questão de tempo até a superioridade futebolistica do Benfica colhesse os seus frutos, e aí.... desapareceste, covardemente! Não tens capacidade alguma de argumentação, esse teu anti-benfiquismo cega-te, esse ódio faz de ti uma pesssoa pior. É só futebol rapaz. Tenho receio que este ano ainda apareças a comemorar mais uma vitoria do teu dono num campeonato, porque reconheço ser ainda muito possivel. Mais depressa vejo o rabo da Rainha Isabel do que te vejo reconhecer uma vitória do Benfica. É ódio, é inveja, e esses "matam" lentamente.

      Eliminar
    4. O Valdemar ainda está a celebrar o 7o lugar do plantel mais equilibrado da península ibérica e a venda do schars que era melhor que o witsel.

      Eliminar
  5. Vir postar à meia noite num blogue do Sporting ? sobre o Sporting ??Não tem uma gaja na cama suspirando para que mostrem de outra forma a vossa força ???

    ResponderEliminar
  6. Mestre, concordo com o essencial da análise. O futebol continua a ser futebol. E aí entram os clichés: "quem não marca, arrisca-se a sofrer". Tento interpretar o que se passou como mais um passo na aprendizagem da equipa, dos jogadores, do treinador, do clube. Uma grande exibição, traída por falhas na finalização e excesso de confiança.

    O Paços é uma boa equipa. É uma evolução passarmos de empates parvos por causa de inconsistências defensivas para empates parvos porque não conseguimos matar o jogo dispondo para tal de múltiplas oportunidades.

    ResponderEliminar
  7. A questão é que estes infelizes sem vida não acrescentam nada à discussão, são uns hipócritas da pior espécie e nem se limitam a ripostar a tópicos que falem do seu clube, pelo contrário, passam os dias a inquinar as discussões seja sobre o que fôr, e muitas vezes são OS PRIMEIROS a comentar tópicos em que o clube deles nunca é referido. Ao ponto que chega a falta de vida própria, o recalcamento e a frustração.

    Na minha opinião devemos dar as boas vindas aos adeptos de qualquer clube, mas os mete-nojo, que é o que estas personagens são, sejam azuis, vermelhos ou verdes, tornam desmotivante ler os comentários. São como aqueles tipos que vão à tasca, que nunca se lavam.

    O que os leva continuar a ocupar obsessivamente este espaço, deve ter algo de Freudiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "São como aqueles tipos que vão à tasca, que nunca se lavam". Brutal! E têm aquele persistente bafo de bode de quem anda sempre com a mesma bubadeira...

      Eliminar
  8. E conclusão : com a intromissão dos trolls de Carnide, o tema inicial foi para o brejo, ou seja, ninguém consegue discutir de forma inteligente e ordenada sobre seja o que for ! Porque o MdC é uma pessoa tolerante e intelectualmente honesta, não se pode exigir que a paciência seja eterna, até porque as intromissões destes atrasados visam apenas destabilizar o bom funcionamento deste blog. Assim ....é cada vez mais difícil a participação....até quando ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sobre o tema....quem tanto falha, arrisca se a sofrer surpresas destas. Mais uma vez me pareceu que o Sporting jogou o suficiente para garantir outro resultado, mas falhas na concretização dá nisto.

      Eliminar
    2. Desculpa lá, mas quem fez perder o foco, foram os SCPguistas que responderam a esses três trolls!
      Ainda teriam desculpa se não os conhecessem....

      Eliminar
  9. Desta vez não concordo com o mestre.

    Falta de sorte não ter marcado? Sim, é verdade.
    Estratégia, qual estratégia ?! Mesma de sempre.. não foi específica para o Paços.
    .merito para a maneira como a equipa joga, mérito para Ter conseguido que a equipa entrasse intensa desde o primeiro minuto.

    Mas aos 60 min, com jogadores a entrar em baixa rotação, a começar a perder intensidade, não se mexe na equipa ?!
    Com o golo do adversário, sai Slimani ?!? Estava cansado?! Não tinha entrado de inicio. Estava tocado? Não me pareceu.
    A precisar de marcar faz se troca por troca de posição ?!num jogo em que empatar ou perder era a mesma merda?!? Mas ganhar faria uma diferença do caraças... é muito azar... pois..
    Estratégia ?! 9 empates... ora bolas... somos o clube mais azarado do mundo!!

    Quanto aos trolls do carnide... é tão simples. Não lhes dêem troco. Ignorem...
    Essa merda de gente que nunca admitirá o colinho.
    Passaram os anos 90 a chorar do mafioso do norte e agora Não reconhecem o estilo de actuação ?! Que não perceberam que têm a versão vale e Azevedo 3.0 a dirigir o clube há 13 anos ,porque vaO ganhando umas coisas...
    Enfim quando caírem, e está quase, não vou ter pena nenhum.
    Infelizmente haverá sempre um António Costa para ajudar....
    Tristes de merda, cuja bazófia devia estar contida, depois da triste figura na champions. Não tenho Certeza mas deve ter sido o único pote 1 fora dos oitavos.
    Se estes merdas tivessem consciência perguntavam - se porque é que só ganham em Portugal. Perguntavam se porque é que na Europa até o Braga os papa!
    Se tivessem vergonha lembravam se de duas épocas seguidas miseráveis seguidas fora dessa mesma Europa.
    Se tivessem vergonha lembravam se que houve outras que não forma piores por causa de um suinao formado em Alvalade.
    Mas enfim, já chega de latim para bombos da festa dum blogue SCPGUISTA, só o gastei para vos dizer, irmãos, ignorem.. ignorem... é merda que só incomoda se mexerem nela.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourenço, específica ou não específica, o que é facto é que resultou ao ponto de nos possibilitar uma goleada caso a pontaria estivesse mais afinada.

      Como é evidente, os 9 empates não são fruto do azar ou da exclusiva responsabilidade dos jogadores. Mas o de ontem foi.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Pois, se calhar estou azedo. O SCP não joga sozinho, por vezes pior que o adversário, muitas vezes melhor, outras assim assim. E ontem era para o Paços, Equipa que até acho bem razoável, levar o bucho cheio.
      Epá não deu, falhamos como o caraças.
      Não goleámos por culpa dos jogadores!
      Não ganhámos por culpa do treinador !
      Mas enfim, só exijo que ganhe mais dois jogos. Quarta e ao Braga no jamor

      Eliminar