quarta-feira, 13 de maio de 2015

Charles Le Fenêtre fala sobre a polémica Lopetegui / Jesus

Quem acompanha este espaço certamente lembrar-se-á que escrevi ontem que me parece abusivo considerar que as palavras de João Gabriel tenham qualquer cariz xenófobo. Independentemente do lado da barricada em que os adeptos estão, penso que estaremos todos de acordo que chamar alguém de "basco" num tweet não tem nada a ver com frases do tipo "um imigrante, num país estrangeiro, devia ter mais respeito pelas instituições, pelos valores e pela cultura desse país""não tem respeito pelos portugueses" ou "estamos perante um caso de um imigrante chegar a um país e se confrontar e entrar em conflito com tudo e todos". Enfim, nunca é demais colocarmos as coisas em perspetiva.

A propósito: sabem quem é que também deu a sua opinião sobre a polémica entre Lopetegui e Jesus? Carlos Janela. Vamos ouvir o que ele tem a dizer sobre o assunto:

(obrigado, André!)

Ora bem, deixa cá contar o número de vezes que determinadas palavras foram proferidas por Carlos Janela:


"portugueses" - 3
"portuguesa" - 1
"imigrante" - 2
"estrangeiro" - 3
"país" - 3
"espanhol" - 2

(não incluí nesta contagem a palavra português pois foi usada no âmbito da expressão "futebol português")


Portanto: temos 14 palavras relacionadas com questões de nacionalidade num discurso de aproximadamente 3 minutos. Não está nada mal.

Ou seja, aqui temos uma opinião crítica que assenta sobretudo no facto de se tratar de um cidadão estrangeiro que vem para outro país para espalhar confusão, temperada com palavras como desprezo, conflito, ataque, estranho, culpado, campanha, divergência, desrespeito, agressivo ou cínico.

Não estou a dizer que Carlos Janela seja xenófobo (o título é uma piada apenas), mas convenhamos que no mínimo trata-se de uma abordagem altamente infeliz a um problema que começa e acaba no facto de envolver dois treinadores de clubes rivais. A questão da nacionalidade de um deles é irrelevante. Ou devia ser irrelevante.

Também é interessante ver que a argumentação utilizada por Carlos Janela para atacar Lopetegui - nacionalidade à parte - assentaria que nem uma luva ao próprio treinador que está a tentar defender, já que não faltam a Jesus episódios do mesmo tipo: provocações em pleno campo a treinadores adversários, desrespeito a jornalistas ou até desacatos envolvendo as forças policiais. Mas os amigos são para as ocasiões, como sabemos.

Enfim, ninguém ficará supreendido pela rasteireza da argumentação deste indíviduo depois da longa lista de opiniões extremadas e ressabiadas que ofereceu ao futebol português. Reciclando as suas próprias palavras, só me surpreende como é que ainda há jornalistas que têm a paciência de o interrogar sobre algumas matérias.

P.S.: Também estranho o motivo que leva Carlos Janela sentir-se à vontade para falar de competência e mérito em assuntos relacionados com futebol, quando o ano que passou no Sporting a brincar aos diretores desportivos terminou a um singelo ponto daquela que passaria a ser a pior classificação da história do clube à data.

A obra de Carlos Janela em 1997/98

16 comentários :

  1. Um pouco relacionado com isto, gostaria de perceber a razao pela qual vao sempre ouvir o octavio machado depois de algum desaire do porto. Depois ficam muito ofendidos quando o Lopetegui insinua que estao ali a representar outros clubes

    ResponderEliminar
  2. Não ouvi o ficheiro áudio mas da sua análise concordo consigo... Tal como já tinha referido ontem.
    Assinalar também que convém distinguir o que é falar de um estrangeiro num tom neutro e não negativo não pode ser considerado xenofobia... E ainda que por vezes a qualificação atribuída a um estrangeiro é atribuída pelas suas características e não pela características do seu povo (dizer alguém é ladrão é diferente de dizer que um povo é ladrão)... Daí a diferença entre "o" português e "um" português (utilizei português para não haver acusações).
    Quando se trata de assuntos sérios (já quem sofra mesmo de xenofobia) convém ter um certo pudor nas expressões.

    ResponderEliminar
  3. Começo a sentir pena do Lopetegui....abriu o campeonato de tiro ao boneco ( ao Basco...) e até formam filas ....para defenderem o bronco do Jesus... Ao que isto chegou....Carlos Janela : a ultima vez que tinha ouvido falar neste incompetente andava ele por Belém, aliás, a levar no focinho em Belém. Esses é que o toparam bem, e não estiveram para o aturar como nós....O que eu não vi foi, quando Mourinho chamou os "nomes" ao Jesus, virem fazer frente ao Special One . Ah pois....Mas também percebo, quem tem cu , tem medo, e Mourinho não tem papas na língua quando é para disparar.
    Sobre Lopetegui : hoje vi uma votação Europeia onde consideram Lopetegui o melhor treinador em Portugal !!! e um dos melhores( 9 ) da Europa . Curiosa a classificação do Jesus : 30º e depois de Marco Silva (25º) Ou seja, não é por teres o plantel mais caro, ganhares alguma coisa, e falares muitas baboseiras que te tornas um grande treinador ! Talvez por isso, o imenso mercado no estrangeiro que chama por JJ. , .

    ResponderEliminar
  4. Tem de defender quem não se meteu com o outro... Que até latim falava... Mas como não ganhou na luz... Estalou o verniz. Mas tu tens de defender o treinador do dono.
    O que tu viste foi um ranking (não deves ter conhecimento para saber a diferença)... Nesse ranking o factor mais relevante era as competições europeias... Por isso o basco ficou a frente não só do jj mas só Mourinho entre outros. Mas também te digo que pelos benfiquistas agradecemos que ele fique onde está... Estamos satisfeitos!
    Como não sabes a diferença entre ranking e votação também não espero que tenhas grande conhecimentos de lógica... Não é por um ranking que ganhas competições é por ser bom treinador que as ganhas...não é por um ranking que te tornas bom treinador. E para terminar... O teu dono tem um plantel mais caro... Negar isso torna te mentiroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o teu dono quem é ?,é o orelhas ó Boby?.

      Eliminar
    2. Oh Nuno....Já vi que só tu é que és o inteligente cá do burgo, por isso desatas a adjetivar a torto e a direito. Hoje até estou bem disposto e só por isso é que te estou a responder, porque como bem já deves ter reparado, ninguém te liga . mas também com o teu feitio e arrogância estupida estás condenado a falar sozinho. O resultado do ranking /votação (o que quer que tu entendas) está lá, se é mais pelas competições europeias ou pelas competições nacionais, não sei e não me interessa. O que não gosto de ver é tanta trampa de conversa só porque alguém emigrante ( e nesse ponto os portugueses são um grande exemplo) em Portugal tem de estar calado e não falar sobre o clube de Carnide, das arbitragens ou da má educação/formação de um treinador! E Jesus, nesse campo dá cartas.... Mal estaria Mourinho se isto acontecesse em Inglaterra, ou o Jardim em França . Conviver com a critica faz parte da vida em sociedade, mas pelos vistos em Carnide não podem ser confrontados com nada...nem com o famigerado e verdadeiro manto protetor ! São umas autenticas bestas, bem acompanhadas pelos vossos companheiros do Norte.... Aqueles que são bem recebidos em Carnide! Não percas tempo a responder que da minha parte vais continuar a ser ignorado, como até aqui ...o que na verdade bem mereces.

      Eliminar
    3. Como insistes do te vou fazer 2 reparos para provar a tua incongruência em apenas um comentário... 1) Mas afinal os do Norte são nossos companheiros ou criticam nos? Decide te.. 2)chamar basco é xenofobia r um crime tremendo de um clube que não aceita críticas já "do Norte" está tudo ok?

      Eliminar
  5. Qualquer MERDA que se disponha a falar mal do FCP ou do seu treinador, tem tempo de antena em 90% dos media portugueses...

    É para o lado que durmo melhor...

    Preocupado ficaria se visse esses 'coisos' a defender a continuidade/competência/seriedade do treinador do FCP.

    Se o Lopetegui dissesse mentiras, as pessoas rir-se-iam, mas não é o caso, pelo que têm que falar mais alto para desviar as atenções.

    Deixa-os ladrar...

    ResponderEliminar
  6. Mestre, permita-me repetir aqui neste tópico o comentário que fiz ontem, uma vez que me parece que este seja um local mais adequado.

    É o Danilo do do Marítimo que já está apalavrado com o SL Andor, num modus operandi já banal para aqueles lados. É o Marítimo que, com a final da taça da carica à porta, bem como a aproximação do último jogo do campeonato vai treinar ao Seixal. Já para não falar da treta da data. Afinal, o que interessam os adeptos do Marítimo? É o Bernard e Cafú do Vitória Sport Clube que são amarelados por dá cá aquela palha para não jogarem com o Sport APAF Belenenses e Benfica. Não vos peço para adivinhar por quem porque admito que é difícil, com tanta papoila a saltitar por aí de apito na boca, mas digo-vos que foi o Rui Costa, esse vermelhusco benemérito. Mas o que é que preocupa toda a comunicação social prostituída deste país? Qual é o grande motivo de indignação dos adeptos de futebol em Portugal? O que assombra os seus corações? É o treinador do Futebol Clube do Porto. Por dizer a VERDADE! Por dizer que fomos prejudicados e que o Sport APAF Belenenses e Benfica é protegido pela corja da comunicação social. A VERDADE. Logo eles se levantaram, indignados. Criticam o treinador, o homem, até o cão e o gato. Centram-se na forma, nunca no conteúdo. Fazem capas de jornal com as declarações menos interessantes e branqueiam o "MANTO PROTECTOR" e o "FOMOS PREJUDICADOS. Boicotam as chamadas dos Portistas que ligam para esses programas desportivos para se solidarizarem com o seu treinador e convidam o Paulo Fonseca para um desses programas para tentar desenterrar umas farpas para nos atacar. Quando se aperceberam que este não guarda rancor ao FC Porto e até parece que é amigo e respeita Lopetegui, logo o bombardeiam com perguntas tendenciosas do moderador, dos paineleiros, do tipo que escolhe as perguntas do facebook, atropelando e tentando conduzir as respostas do Fonseca, mas este é sério e não caiu na esparrela, para desilusão do Carlinhos de Paredes, do ressabiado do Manuel José e da sua corja. Eles sentem embaraço, vergonha, mas continuam a cumprir a sua missão incessantemente, escudados pela agência de comunicação lampiónica, da qual temos alguns peões que aqui costumam comentar.

    O Lopetegui falou em manto protector, mas isso é um eufemismo. Não é um manto, caro Julen, é um lençol gigante. Devias ter dito com todas as letras que FOMOS ROUBADOS e que eles ESTÃO A SER LEVADOS AO COLO. Tentam passar a ideia que no balneário do FC Porto existem problemas, que o Quaresma andou ao soco com o Jackson, que ninguém gosta do treinador, etc. Tudo para branquearem o que se está a passar e para tentarem desestabilizar mas, caro Julen, nós estamos contigo ao contrário do que querem fazer crer. E não ligues mais ao tipo que te enervou. Se eu te dissesse que ele pode bater em agentes da PSP e ficar impune até cuspias o rebuçado, grande Julen. Mas não o cuspas, come esse e outro, olha, come o pacote todo para que nunca te falte a voz e continues a dizer a VERDADE!

    Preocupam-se com o teu nome, com o teu estilo, com a tua língua, com a tua nacionalidade mas não se preocupam com estes últimos casos do Marítimo, com o que se passou com o Belenenses (e não foram só o Rosa/Deyverson), com os very-lights para cima de adeptos, com os benefícios constantes, com as expulsões frequentes e com os jogadores amarelados que não podem enfrentá-los. Com isso ninguém se preocupa. Ninguém se preocupa com as declarações do presidente do Sporting onde denunciou a tentativa de "divisão de campeonatos" que o Orelhas lhe propôs. O que interessa é que tu, Lopetegui, és um demónio o Chiclas um santo, um exemplo, um catedrático, mestre da táctica, mas que só por uma vez passou uma fase de grupo da Champions (coisa também referida e mais uma vez ignorada na conferência de imprensa). Afinal, estamos em ano de eleições, o regime está pela hora da morte e é preciso o circensis, uma vez que o panem para aqueles lados não interessa muito, é mais o vinho.

    É isto... https://www.youtube.com/watch?v=c9pKhCYZEoQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem não se aproveitava nada e hoje continua sem se aproveitar.
      Já foram dados tantos jogadores apalavrados que só vai quem quer.. Não ouvi o danilo dizer o que disse o Sérgio Oliveira na semana do jogo com o Porto. Mas aí tava tudo ok.
      Essa conversa dos amarelados já foi desmontada há 3 meses... É comida requentada... Tiago Rodrigues anyone? André André? Não Cabem todos senão gasto os caracteres.
      Comunicação social prostituida... Pois veja o post do mdc sobre o clube dos jornalistas.
      Levados ao colo? Ainda nas últimas 2 jornadas foram beneficiados em mais 2 penaltis... Um não assinalado e outro fora da área... Tipo o do james.. naquele jogo em que jogaram contra o futuro treinador em casa da equipa a que iam emprestar o estádio (esta foi grátis pelo marítimo).
      As declarações do presidente do Sporting de Lisboa estão a ser investigadas... Vai ter de as provar! Ou é só dizer e já está? Quem sabe se não é ironia.
      O chiclas tem muitos defeitos mas neste caso não tem culpa... Por um ladrão roubar mil vezes não tem de ser acusado de um roubo que não fez! Só passou uma vez e chegou a mesma fase que o lotopegui (ou só um é que pode ser chiclas) perdendo com o futuro campeão sem levar 6 batatas.
      Deixa estar o totopegii que nos estamos satisfeitos com ele... Se só perdeu o respeito pelo jj esta semana foi a última coisa que perdeu porque taca, taça liga, champions e campeonato já perdeu há mais tempo.
      Do YouTube só conheço umas indicações para a Madalena... Aliás o teu clube não crítica a arbitragem e deixa o treinador sozinho porque sabem que não lhes é reconhecida moral para isso... Essa é a explicação para os últimos treinadores serem treinadores e porta vozes.

      Eliminar
    2. Não vou voltar a repetir a diferença entre emprestados e detenção de percentagem de passe como é o escândalo Rosa/Deyverson. Tu não desmontaste nada. Tu é que acreditas que sim, que é diferente. Mas podias continuar, uma vez que para caracteres, creio não haver limites aqui no blog.

      A mim não me incomoda nada que troques o nome ao Lopetegui. Eu também chamo Orelhas ao Orelhas e Chiclas ao Chiclas. Mas eu não sou treinador, nem tenho qualquer cargo em algum clube.

      As declarações estão a ser investigadas? Por quem? Pela comissão de honra do Orelhas? Quero ver isso...

      E sim, como toda a gente que não é lampião sabe, incluindo benfiquistas sérios, O Sport APAF Belenenses e Benfica foi levado ao colo. Aliás, tu próprio, sem queres o assumiste. Ora relê lá o que disseste:

      "...e campeonato já perdeu há mais tempo." - Lampião Nuno Martins dixit

      Eliminar
    3. Pois já, perdeu-o mesmo antes de o começar a disputar... caiu-te a máscara.

      Eliminar
    4. De tantos temas já só falas em 3. O rosa e o deyverson não jogaram por ordem de um adepto reconhecido do teu clube... Dragao de ouro! Manda um email para a "estrutura" a queixar te e para lhe retirarem o prémio!
      As declarações estão a ser investigadas pela comissão do tio Herculano... Sabes... Aquele da tribuna do dragao... Aquele do dolo sem intenção... Queres melhor? Só se for o macaco.
      Se não sabes interpretar lê mais vezes... Perdeu o campeonato quando empatou na Luz... Aliás 2 jogos apitados por um superdragao e ainda se queixam? Estão na luta devido a 2 penaltis nas últimas 2 jornadas... Nomeiam o ASD... Aquele que nunca mais podia apitar o Porto... Mas após Penafiel já era de topo novamente... A apaf é a associação dos heróis não é? Os árbitros não eram heróis.

      Eliminar
  7. Lopetegui é apenas um pau mandado que se sujeita a um papel infeliz ! Revela pouca inteligência ao dar-se assim à morte. Ainda por cima meteu-se com o Chiclas, o ídolo da imprensa nacional, outros paus mandados que tal. Continuo a dizer, o que se passa na Torre das Antas ? Anda tudo entretido a comprar terrenos no Brasil ao pé das meninas para darem de fuga ?

    Quem é o Carlos Janela ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui pau mandado? Mas ele não é um profissional pago pelo Futebol Clube do Porto? Não é suposto defender a instituição que representa, ainda para mais se acredita no que está a dizer?

      Eliminar
    2. Por essa ordem de ideias, qualquer trabalhador dependente é pau mandado... fuck logic.

      Eliminar