sábado, 2 de maio de 2015

Exigência mínima: ganhar

Sabendo-se à partida a indisponibilidade de William, a convocatória de Marco Silva surpreendeu em vários pontos. Nani, Slimani e Miguel Lopes estão de fora: os dois primeiros compreendem-se numa lógica de poupança a pensar na final da Taça, o terceiro é um mistério. 

Surpresa também pelas chamadas de André Geraldes e Francisco Geraldes, que seguramente estarão no banco mais logo (pois Marco Silva apenas convocou 18 jogadores). O lateral faz os dois corredores e servirá de backup caso algo aconteça a Cédric ou Jefferson, o médio tem um prémio pela visível evolução que tem demonstrado desde que começou a ser opção regular em janeiro na equipa de João de Deus. Seria bom que houvesse oportunidade para lançar o miúdo na primeira equipa. 

Em relação ao onze inicial, gostaria de voltar a ver o 4-4-2 que a equipa apresentou em Moreira de Cónegos:



No entanto, sabendo-se que...

a) a convocatória apenas inclui como pontas-de-lança Montero e Tanaka, pois Rubio ficou de fora;
b) nos 18 jogadores convocados temos 5 médios-centro (Rosell, Adrien, João Mário, André Martins e Francisco Geraldes).

... parece-me que Marco Silva voltará ao 4-3-3 tradicional, aproximando-se mais disto:


Sinceramente, espero que não. Não estou a ver Adrien já com pernas para aguentar 90 minutos, e Rosell pouco acrescenta em jogos contra adversários fechados. E, quanto mais não seja, foi mais ou menos isto que tivemos de início contra o Boavista - e como sabemos não correu lá muito bem.

De resto, que no final saiamos satisfeitos com uma exibição mais agradável do que a dos últimos 3 jogos e com uma vitória que assegure matematicamente o 3º lugar e que ponha um pouquito ainda mais de pressão no Porto. Não acredito que ainda dê para chegarmos ao 2º lugar, mas o mínimo que podemos exigir é que nos coloquemos em posição para aproveitar qualquer eventual tropeção que possa haver a norte.