quarta-feira, 6 de maio de 2015

O futuro dos treinadores dos grandes

Desde que em dezembro estalou a polémica entre Bruno de Carvalho e Marco Silva, não tem havido semana em que os sportinguistas não tenham sido fustigados por declarações, opiniões e sentenças sobre o futuro do treinador no clube. Não houve programa que não abordasse o tema - fazendo disso um tema quase semanal - e nem os sinais públicos de pacificação entre os dois foram suficientes para adiar a discussão da polémica até ao final da época, altura em que se poderá fazer de forma completa o balanço do seu trabalho.

Entretanto, as questões relacionadas com o futuro dos treinadores de Porto e Benfica - este último com o contrato prestes a terminar - foram sendo estrategicamente ignoradas no bate-boca paineleiristico, nos espaços de opinião dos pundits nacionais e nas capas dos jornais. As (poucas) notícias que foram saindo sobre o futuro de ambos ou referiam-se ao interesse de equipas do calibre do Real Madrid e Barcelona - que não desestabilizam ninguém de tão óbvio que é o nível de fantasia de tais suposições - ou abordavam a harmonia total entre treinadores e respetivos presidentes, de tal forma coordenados que metem inveja às melhores equipas da história da natação sincronizada.

Apesar de ter há bastante tempo a consciência de que existe um decoro generalizado na abordagem ao futuro de Jesus e Lopetegui - que contrasta com a evidente sede de debate sobre o destino de Marco Silva -, juro que nunca imaginei que alguma vez iria ouvir aquilo que o moderador Tiago Alves disse a certa altura no Grandes Adeptos da semana passada:


Esperar por um momento mais oportuno e mais ajustado para os adeptos do Porto? Ora aí está uma delicadeza que nunca vi em nenhum programa deste género para com os sportinguistas. Mas adiante. O que é facto é que agora que o título está entregue ao Benfica, TODOS os programas da especialidade (incluindo o Grandes Adeptos, curiosamente) reservaram finalmente um espaço considerável para debater o futuro dos treinadores dos três grandes.

Como aparentemente o tema deixou de ser inoportuno e desajustado para os adeptos dos nossos rivais - que, como todos sabem, é algo que está permanentemente no topo das minhas preocupações - aqui ficam os meus desejos e previsões sobre a permanência ou saída não só de Marco Silva, mas também de Jesus e Lopetegui:

Desejos pessoais

Marco Silva: que fique no Sporting.

Jorge Jesus: definitivamente, que saia do Benfica.

Lopetegui: é-me indiferente que fique ou que saia. Por um lado já está melhor adaptado ao futebol português - infelizmente os tempos da rotatividade já não deverão regressar -, mas por outro entrará desgastado na próxima época e será difícil ter um plantel com a mesma qualidade, pelo que uma entrada em falso poderá pôr o clube em polvorosa.


Previsões

Marco Silva: fica no Sporting, independentemente do desfecho do final da Taça. Num momento mais oportuno e mais ajustado para os sportinguistas hei-de explicar os motivos que me levam a acreditar nisso - se o Tiago Alves pode evitar os temas sensíveis então eu também reivindico o mesmo direito.

Lopetegui: fica no Porto. Depois do que Pinto da Costa disse sobre o treinador, não o vai deixar cair assim tão facilmente, até porque a engorda do plantel do Porto teve a colaboração de demasiadas entidades que poderiam não achar graça à instabilidade que uma nova mudança da equipa técnica revelaria (a acontecer será a quarta em três épocas). Estou convencido que Pinto da Costa apenas consideraria despachar Lopetegui se apanhasse Jesus sem clube.

Jorge Jesus: ao contrário do que A Bola quer fazer crer, a permanência de Jesus no Benfica dependerá sobretudo da vontade do treinador, que é quem tem a faca e o queijo na mão. Se Vieira insistir em baixar o salário de Jesus, é bem possível que o treinador decida ir à sua vida para um Milan ou outro clube de 2ª linha (em termos de poderio desportivo atual) de uma das principais ligas europeias. Mantendo o salário, Jesus fica se não aparecer nenhuma oportunidade num tubarão - coisa que dificilmente acontecerá. A meu ver, Vieira fará tudo para manter Jesus, pelo que acabará por abrir os cordões à bolsa e assinará um contrato de mais quatro temporadas. Porquê tanto tempo, perguntam vocês? Porque se Jesus não sair este ano para o estrangeiro será sinal que desistiu de perseguir o sonho da consagração internacional, e há-de tentar assegurar o contrato mais prolongado e lucrativo possível com o Benfica.

40 comentários :

  1. jesus sai: a possível vitória neste campeonato é um milagre pois a perda de qualidade da equipa é evidente. Muitos jogadores acima dos 30 anos não permitem voltar a ganhar. Necessidade de renovar a equipa em várias posições ao mesmo tempo com o risco elevado que isso acarreta, conforme se comprova com talisca, cristante e o seu mais intenso projecto: pizzi.

    Se ficar vai falhar... se sair sai como vencedor, é a última imagem que fica.

    lopetegui: se alguma coisa esta época voltou a provar, é que já não é possível qualquer anedota (agora uma anedota internacional) chegar ao porto e sair como campeão porque o treinador está na bancada presidencial. Com o potencial que a equipa tinha o porto falhou em toda a linha. Isso tem um preço, o treinador entra no novo ano com a pressão de ganhar qualquer coisa de util. E com muito menos qualidade à disposição pois todos os emprestados vão sair. Não teve autoridade para afastar quaresma que aos 32 anos promete voltar a desestabilizar pois quaresma nunca entendeu o futebol e sempre teve vida própria. Da armada espanhola de classe média que chegou, nenhum impressionou. Se jackson é dinheiro em caixa, adrian lopez é um assunto proibido.

    lopetegui vai de férias mas pode não voltar.

    Marco Silva: o próximo ano aproximará ainda mais o Sporting da possibilidade de voltar a ganhar o campeonato. Da equipa base deste ano seria surpresa se saisse alguém. O 3º lugar permitiu defender os melhores jogadores de propostas agressivas de campeonatos mais fortes. Mais conhecedor da equipa, Marco pode fazer melhor, pode ser campeão. O adn do Sporting de trazer talentos emergentes da sua formação pode tornar a equipa ainda melhor. Iuri Medeiros não engana, é uma certeza.

    Marco é o único treinador com contrato, se o Marco quiser ficar pode ser bem sucedido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a Lopetegui vão aumentando os rumores de conflitos com jogadores (e também entre jogadores). Parece que está com dificuldades de controlar o balneário... vamos ver o que acontece. Um abraço.

      Eliminar
    2. Estou de acordo, os do norte com aquele equipão, se tivessem um treinador, poderiam vencer com alguma facilidade o campeonato, digo alguma, porque já não controlam a arbitragem, como dantes, isso agora pertence a outro clube.
      Seria bom se eles fossem campeões, pois fizeram um grande investimento, trouxeram grandes jogadores, foi a única equipa que investiu a serio, e isso poderá afastar o futebol nacional da senda da qualidade competitiva.
      Em relação ao Sporting, não estou de acordo. Penso que tem tido sorte com alguns factores, as equipas do norte depois da introdução de novos métodos de antidopagem, baixaram muito de rendimento, e a juntar a isso, o facto também de este ano ter tido um grande jogador, que valeu muitos pontos.
      Há três, quatro jogadores de qualidade, o Rui o Carrilo, e o Capel subaproveitado, depois há mais um ou dois jovens que podem evoluir, o resto são jogadores banais, sem qualidade para um clube ser campeão.
      Quando o Adrien é titular, está tudo dito em relação á qualidade da equipa.

      Eliminar
    3. comentador desportivo, não me parece que o Capel tenha sido desaproveitado... oportunidades não lhe faltaram. O problema foi que não conseguiu evoluir...

      Há muita gente que concorda consigo sobre o Adrien, mas eu tenho uma opinião diferente. Pode não ser o jogador mais inteligente com a bola nos pés, mas a garra que tem faz muita falta à equipa.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Desculpem lá mas vivemos em que mundo ?!

    Mas quem é pega no chiclas?!?

    Irra que mania, jasus é um bom treinador, tem jeito para algumas coisas, sabe montar uma equipa mas daí a ser um grande treinador?!

    As lamparinas convencidas que são os maiores ainda percebo, agora nós... nao entendo.
    Olhem bem para o que (como)* o homem ganhou neste anos.

    *Super investimento para ser campeão duas vezes, certo é agora uma terceira que até o Paulo Sérgio ganhava se tivesse o apoio que o carnide teve.

    Não me lixem

    Tem sorte de ir para um Sevilha e e e....

    MS, já me irritou bastante, já quis que saísse mas, enfim como acredito é no projecto é -me indiferente se fica ou sai.
    Ah e acho uma idiotice o futuro dele estar (se é que está! Mas è a opinião de muitos SCPguistas)
    Dependente de 90 minutos, do resultado da taça. A sua continuidade ou não, já deveria estar decidida.

    Lotopegui, sinceramente não percebo porque se tem o homem em tão pouca consideração.
    Tirando a humilhação do bayern, e o valor pago pelo plantel (diferente do valor real) não percebo uma época tão negativa.
    Está a disputar o campeonato, a 3 pontos do primeiro e sem metade do colinho.
    Saiu da taça contra o finalista.
    Quartos da champions (ignorando as equipas de cocó no percurso) .
    Exibicionalmente não acompanhei os jogos do porco.
    Tive a (des)prazer de ver exibições sofriveis do carnide.

    O que me leva ao princípio, decepcionante foi o percurso do carnide. Claro que o carnidense típico tem uma auto estima brutal que lhe chega o campeonato (nunca admitirá o colinho mas no fundo sabe-o e tem orgulho do seu presidente ser mais esperto que o corlene).
    Ora o carnide foi humilhado na champions num grupo de liga Europa, facto completamente branqueado pela nossa CS. Fora da taça a sério (viva a taça da cerveja hip hip hurra).
    No campeonato, um terço com exibições sofriveis... enfim
    No fundo,de acordo com o plantel fraquíssimo que tem este ano.

    Ou, então, o Jesus é mesmo esperto e apostou as fichas todas na competição garantida, o campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourenço, independentemente do colinho, penso que Jesus é um excelente treinador. Não é perfeito, falha várias vezes, mas na minha opinião os méritos são incontestáveis. Um abraço.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Desejo ou previsão, Cantinho? :) Um abraço.

      Eliminar
    2. Previsão.
      O maior desejo? JJ fora do Benfica ou Porto (embora como isto está montado, qualquer dia até o Chalana ou Diamantino podem ser campeões no slb - não falta muito para esse dia - se até Oliveira e F. Santos foram campeões no Porto...).

      Lopetegui é bom treinador mas é parvo. Se mantiver o nível de parvoíce e arrogância, que fique pelo Porto.

      M. Silva merece estabilidade.

      Esta época é de difícil avaliação. O Sporting merece os pontos que tem. O Benfica e o Porto não (estão com pontos a mais). E isso não pode ser esquecido e deturpa as análises.

      abraço

      Eliminar
  4. Neste momento só Lopetegui está seguro.

    Acho piada a pessoas que desvalorizam o trabalho do Jesus (que é naturalmente um grande treinador). Vão ter de dar uma grande cambalhota se...cala-te boca.

    MS vai ganhar a taça e vai ser melhor treinador na próxima época, são os meus 2 feelings! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qual trabalho? não vejo trabalho nenhum.

      quantos defesas esquerdos contratou? quantos conseguiu valorizar? Coentrão.

      - dezenas de brasileiros, DEZENAS... só saiu david luiz com o valor que se conhece hoje.

      - argentinos também foram vários... saviola e aimar não contam, já tinham experiência de europa em campeonatos mais fortes. Podemos falar de fernandez, jara, schafer, funes mori, fariña.

      - valorização de jogadores da formação. Não conheco nenhum.

      Isto é trabalhar?

      Eliminar
    2. 3 títulos em 6... Tens para a troca? 2 finais europeias... Tens para a troca? Qual é o treinador que valoriza todos os jogadores? Pagando nos teus exemplos... DE... Só o Coentrao paga os outros todos... Brasileiros... Só o luiz paga os outros todos... Argentinos... O di Maria paga todos. Ainda bem que vocês não gostam... É bom sinal.

      Eliminar
    3. Anda lá porco no fim da época vais festejar o 3 título da era JJ a meias com a APAF.

      Eliminar
    4. aminhatvpifou,

      Vais ver a diferença no Benfica durante os 6 anos em que o Jesus lá esteve e os próximos 6 anos. Titulos, pontos conquistados, golos sofridos, golos marcados.

      Como sportinguista quero que Jesus saia o mais rapidamente do Benfica.

      Eliminar
    5. Em termos de formação (e sou um grande defensor da nossa!) sou obvimente muito crítico em relação ao aproveitamento que o Jesus..não fez. Bernardo Silva é o exemplo perfeito. Muito superior a um Talisca.

      Eliminar
    6. Eu festejo o 3 em 6. Festejas 1 taça em 6 anos. Bom era o Sérgio, carvalhal, Domingos, sa Pinto, vercauteren... Vocês é que tem tido bons treinadores :) mas a culpa é da apaf.

      Eliminar
    7. Subscrevo o que o PM escreveu sobre o Jesus. Tem um feitio difícil, é teimoso em relação a certos jogadores (insiste em alguns flops e borrifa-se na formação), mas sabe o que está a fazer.

      Eliminar
  5. Post interessante.. Desejos pessoais : jj fique, Marco saia e Lopes fique! Previsão: ficam todos.
    Jj: gostava que ficasse porque é claramente o melhor treinador dos 3 grandes e acho que fica, não por não haver quem lhe pegue ou lhe pague mais mas porque as equipas disponíveis não são garantia de qualidade interna e europeia.
    Marco: gostava que saísse pois é um bom treinador e tem tido resultados bastante positivos tendo em conta os jogadores disponíveis. Acho que fica pois vai ganhar a taça (e até espero que ganhe... Na altura explicarei porque se houver algum post sobre isso). Na minha opinião esta condicionado pelo resultado desse jogo, embora injustamente... Pois (como lfv mostrou com jj) não se deve decidir um projecto em função de um jogo.
    Loto: acho que fica porque é aposta pessoal do presidente que quer mostrar que continua sem se enganar e que este ano foi o colinho e esses filmes todos. Acho que devia ficar porque não é tão bom como os outros dois...e com aqueles jogadores devia jogar bem mais. Por muito que digam o Benfica jogou e joga bem mais que o Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois agora o Fifica joga muito futebol mas não vai muito mais do que há 1 mês que em Vila do Conde foram insultados.O Benfica+ APAF é igual a título nacional 2014-2015.Nunca te esqueças porco que foste levado ao colo em pelo menos 1/3 dos jogos do campeonato.

      Claro que agora os porcos fizeram meia dúzia de jogos positivos contra equipas de merda e já são os maiores !..

      Eliminar
    2. Nuno Martins,

      Como fizeste um comentário decente, vou responder na mesma moeda.
      JJ é a ÚNICA razão pela qual o SLB será campeão e não o FCP. Mesmo com a porcaria que é Lopetegui, a qualidade individual que o FCP tem é muito superior ao do resto e isso deveria ser suficiente para ele ser campeão. Se não é, é porque o homem é mesmo mau. O Marco Silva era campeão com o plantel do FCP. O JJ era campeão com 15 pontos de avanço do 2º lugar, se tivesse a treinar o FCP.

      Se JJ tivesse o plantel que tem agora desde o início da época (portanto, com Jonas e sem Enzo), não sei se teria a vantagem de pontos que tem, no entanto. Acho que JJ poderá querer sair de forma a sair em alta e porque deve ter visto que a próxima época será de fazer contenção de custos e não poderá estar a contratar jogadores de €10M cada.

      Eliminar
    3. Mike os meus comentários são sempre decentes... Mas como tenho de levar com bebados como o king e bestas como o Carlos fica inevitáve não gozar com eles. Mas agora nem lhes respondo... Deixo os a própria ignorância.

      Eliminar
    4. Mike isso é o que quem tem dois olhos para ver futebol conclui. Claro que é sempre mais fácil dizer que os nossos são os maiores mas nunca ganham por conspirações cósmicas. No Benfica também acontecia isso. Quanto ao futuro dos treinadores deixei a opinião em cima. Essa anunciada contenção no Benfica não irá surgir tão cedo, afinal a sad tem tido lucro (já só que é aldrabado e tudo mentira e vocês é que têm boas contas apesar de não pagarem e os outros pagarem)... Parece aquele anunciado fim de ciclo do Porto que era anunciado todos os anos devido às vendas dos melhores jogadores e que só apareceu quando o Benfica teve um treinador competente (e não devido às vendas do Porto).
      Mdc se não lhe der muito trabalho poderia fazer uma revisão às suas análises aos jogos do Sporting e ver em quantos o Sporting fez boas exibições... A quanto tempo não fazem um bom jogo?

      Eliminar
    5. Ó porco o MdC tem mais do que fazer do que te aturar.Se precisares de ajuda em casa chama-me que eu vou depressa a Vila Real.

      Eliminar
    6. Nuno, fico com curiosidade em relação a esse desejo de que o Marco Silva ganhe a taça... :)

      Concordo na questão de que não se deve decidir a continuidade de um treinador em função de um jogo. Infelizmente parece ser o que está em cima da mesa neste momento - caso contrário BdC já teria confirmado a continuidade -, mas acredito que no fim acabará por prevalecer o bom senso.

      E concordo também nos méritos de Vieira em manter Jesus. Não sei se o fez pelos melhores motivos (por acreditar efetivamente no treinador ou por ter medo de ter que procurar outro), mas ao tomar essa decisão privilegiou a estabilidade e competência sobre os resultados.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Eu queria ver o JJ com metade do orçamento do Porto e do Sporting a ser campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, nem o Guardiola ou o Mourinho ganhariam frequentemente se tivessem metade do orçamento dos principais adversários... Um abraço.

      Eliminar
  7. JJ a sair, só seria por dinheiro (e não existem assim tantos clubes que o passam "pagar") ou por algum cansaço institucional (que não parece ser o caso).
    Até porque neste momento, e é o próprio a admitir até, como não esteve em qualquer final europeia e não teve um percurso na Champions exemplar, acaba por não existir um forte interesse internacional de clubes de nomeada na sua contratação. Como aconteceu com Mourinho ou Vilas Boas.
    Outra coisa seriam as negociatas do Mendes....como foi com Nuno Espirito Santos.
    Mas isso já são outras histórias.

    Lopetegui parece-me que vai ficar também. Mas acho que por alguns lados já se deve estar a pensar num plano B caso as coisas nao corram bem na primeira parte da temporada.
    E aqui, acho que Sergio Conceição seria a alternativa mais óbvia para aquelas bandas. Uma pessoa que segundo a cultura daquela instituição, seria a pessoa indicada para recuperar uma certa mistica do clube. Alem de que poderia ser visto igualmente como o Anti-JJ como aconteceu este ano.

    Em relação ao Sporting, na minha optica, as coisas complicam-se um pouco mais. Porque a não ficar MS, fica o clube outra vez a ter que redefinir a sua estrategia novamente pelo segundo ano consecutivo, não havendo na minha opinião uma alternativa óbvia e ficando BdC claramente fragilizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J., gostaria muito de ver o Sérgio Conceição no Porto... até pode levar a tal mística mas ainda não me convenceu como treinador. Um abraço.

      Eliminar
  8. Já agora, deixo a minha posta também. Desejos e previsões:

    Marco Silva - Quero que fique. Esta recta final do campeonato tem demonstrado que tínhamos equipa para fazer melhor, mas a entrada na Europa dificultou muito a luta pelo campeonato. Basta olhar para os resultados, depois da saída da Europa o Sporting só perdeu no Dragão (3 dias depois da saída da LE) e desde então só escorrega em Paços de Ferreira, num jogo em que podia ter ganho por 4 ou 5.
    Prevejo que ele fique, mas precisa de o confirmar com títulos. O Sporting precisa de títulos e não pode vacilar numa fase decisiva, caso contrário, será uma incógnita, mesmo sabendo que tem contrato para mais 3 épocas.

    Jorge Jesus: Quero que saia. É por demais evidente o excelente trabalho que JJ tem feito no Benfica e olhando para trás, analisando o Benfica antes de Jesus, gastavam muito e ganhavam pouco. Eram treinadores atrás de treinadores, planteis caríssimos e não fizeram mais que ganhar uma taça da liga (aquela que nós sabemos). A valorização de jogadores, o excelente futebol praticado, o sucesso na Europa (mesmo tendo vacilado na fase final) e a afirmação do clube deve-se praticamente a ele. Já sei que Vieira investiu em bons planteis, mas também já o tinha feito com Quique e não deu resultado. Em relação a Jesus, até iria mais longe dizendo que acho que salvou LFV do sócios.
    Prevejo que saia, dadas as notícias postas a circular, se LFV lhe cortar no salário, acho que JJ (com o Jorge Mendes) vai optar pela saída e nem acho que o Milan seja uma má escolha, visto que vão entrar investidores e o clube precisa rapidamente de voltar aos velhos tempos de glória.

    Lopetegui - Quero que fique. Acho que alguns Portistas andam iludidos com a performance na Champions, mas se forem mais realistas e olharem para os adversários que foram apanhando, percebem facilmente que o Porto fez uma boa campanha, mas não tão extraordinária como pensam. Na fase de grupos era o favorito e nos quartos também, já contra o Bayern, é verdade que venceram (e bem), mas houve algum demérito dos alemães que foi posteriormente corrigido. Resultado? Aquilo que todos vimos, um treinador com pouca inteligência, equipa nervosa e uma goleada das antigas.
    Prevejo que fique, mas não será fácil, pelas várias saídas e, provavelmente, uma fornada de jogadores novos obrigando-o a começar quase tudo de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, é curioso que a qualidade do futebol tem descido mas a percentagem de pontos alcançados subiu. A abordagem tem sido mais pragmática, e as dificuldades que temos tido devem-se sobretudo a erros individuais. A única derrota da segunda volta foi categórica, mas deveu-se ao cansaço da equipa - ponto em que Marco Silva falhou, mas que certamente não repetirá no futuro.

      Interessante, muito interessante a frase de que Jesus salvou LFV dos sócios. É que foi mesmo isso.

      Quanto a Lopetegui, novamente de acordo. A campanha na Champions foi boa (as goleadas nunca são fáceis de alcançar), mas notou-se uma clara sobremotivação da equipa nesses jogos que contrastou com algum subrendimento em provas nacionais. Ou seja, não soube direcionar bem o foco da equipa, cheia de jogadores que vinham com a ideia de sobretudo brilharem lá fora.

      Um abraço.

      Eliminar
  9. Tive oportunidade de ver parte do Sporting B contra o Vitória de Guimarães.Não me lembra de uma equipa jogar tão pouco futebol e ganhar por 3-2...mas isto aconteceu porque o adversário ainda conseguiu ser pior.

    Isto vai ao encontro daquilo que eu penso acerca de vários jogadores que jogam na equipa B e que alguns já os veem com um grande futuro na equipa do Sporting,isto é,apesar de todas as potencialidades que demonstram ainda tem muito que aprender e que andar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, King Lion. A defesa parece-me o setor mais frágil. De qualquer forma, esses jogadores não entrarão todos de uma vez. Serão integrados gradualmente, e acho que existem alguns que já podem perfeitamente ser opção para a equipa principal. Um abraço.

      Eliminar
    2. As defesas são os sectores mais frágeis das equipas B. De todas.

      Vão ver os números. Têm o dobro dos golos sofridos das equipas regulares com quem ombreiam na classificação.

      Falta de entrosamento dos jogadores, talvez, não sei.

      Eliminar
    3. Pois, é verdade, Valdemar. Também não vejo nenhuma explicação óbvia para esse fenómeno. Um abraço.

      Eliminar
  10. Mas olhe que ao minuto 30 já deveria estar para ai uns 4-1 para nós. Muito bem F.Geraldes, Rubio e Gelson principalmente.
    Depois levamos aqueles 2 golos um pouco contra a corrente, o Rubio lesionou-se, e aquela substituicao ao intervalo fez com que a equipa se tenha desligado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vi a 1ª parte mas fiquei com a mesma opinião. Acontece. Esta derrota não apaga a excelente campanha que se tem conseguido na 2ª volta.

      Eliminar
  11. Jasus é um grande treinador, desde que a comparação nao seja feita, por exemplo, com treinadores adjuntos do Vilas Boas....

    Tudo é relativo... se o compararem comigo, talvez ele esteja ao nivel do Guardiola.

    Quanto aos 3 grandes ficam todos excepto o Jasus e o Silva, que nao esta para aturar malucos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marco Silva sai? Na boa. Desde que pague ao clube.

      E agora?

      Eliminar
    2. Se quiser sair não precisa de pagar - não quero um treinador contrariado -, mas não leva um tostão de indemnização e tem que assinar uma cláusula de salvaguarda que o impeça de ir parar a Benfica ou Porto.

      Eliminar