terça-feira, 5 de maio de 2015

O momento de forma do plantel


À medida que se aproxima a final da Taça, parece-me pertinente fazer um ponto de situação em relação ao estado que a equipa e os jogadores atravessam, e em que medida isso poderá ser um problema ou uma oportunidade para o jogo do Jamor.

Desde que o 2º lugar passou a ser pouco mais que uma miragem, Marco Silva tem levado a cabo um processo de rotatividade com dois objetivos bem definidos: inicialmente tendo em vista os compromissos da meia-final com o Nacional, e depois disso a recuperação dos elementos que revelavam maior desgaste com a final da Taça no horizonte.

A meu ver, podemos agrupar da seguinte maneira os vários jogadores do plantel em função do seu atual momento de forma:


Em forma

Rui Patrício, Paulo Oliveira, Ewerton, William e Carrillo - de uma forma geral, estes cinco jogadores têm tido prestações bastante positivas ao longo do último mês. À partida há motivos para acreditar que poderão manter este nível até ao final da época, já que os três primeiros ocupam posições menos exigentes fisicamente (e no caso de Paulo Oliveira e Ewerton ainda se pode esperar que o seu entrosamento melhore à medida que forem jogando mais tempo em conjunto), enquanto que William e Carrillo têm sido utilizados de forma menos intensiva, mas correspondendo de forma muito positiva sempre que foram chamados por Marco Silva.


Em subida de rendimento 

Cédric, Miguel Lopes, André Martins e Montero - depois de passar vários jogos no banco ou fora da convocatória, Cédric parece revigorado e a caminho de retomar a sua melhor forma - parece que o descanso forçado e as boas prestações de Miguel Lopes o espicaçaram positivamente. Miguel Lopes soube aproveitar bem as oportunidades que teve, acabando por perder a titularidade por motivos de doença (primeiro) e lesão (depois). André Martins está vários furos acima da apatia que revelou no princípio de época. Duvido que seja suficiente para manter a titularidade quando Adrien e João Mário estiverem mais descansados, mas está a ser um jogador útil nesta fase final da época. Montero explodiu nos últimos dois jogos. Será que o goleador que surpreendeu tudo e todos no primeiro terço de 2013/14 está de volta? As próximas partidas responderão a essa pergunta, mas se a resposta for afirmativa representará indiscutivelmente um acréscimo de qualidade de que bem precisamos.


Em má forma

Jefferson, Adrien, João Mário e Nani - Adrien era o jogador que revelava maior desgaste, sendo incapaz de aguentar os 90 minutos de uma partida. João Mário, não sendo tão utilizado, vinha revelando uma produtividade bastante inferior ao que já conseguiu fazer esta época. Nani nunca recuperou a fenomenal forma pré-lesão. Nas últimas semanas os três têm sido poupados. Havendo apenas mais três jogos antes da Taça (e em que o último com o Rio Ave deverá contar sobretudo com habituais suplentes para precaver lesões e castigos por expulsão), provavelmente terão que regressar já na próxima semana para readquirir o ritmo competitivo.

Jefferson é provavelmente o caso mais preocupante dos quatro. Está nitidamente num mau momento de forma, mas nem por isso tem sido poupado - o brasileiro e Rui Patrício são os únicos dois totalistas nas últimas seis partidas. E, ao contrário do que se passa na outra lateral, não parece haver concorrência que sirva de incentivo para ultrapassar esta fase menos positiva.


Incógnitas

Tobias, Carlos Mané e Slimani - a perda da titularidade e as duas expulsões fazem com que não se perceba bem o que esperar de Tobias. Depois da forma fulgurante como agarrou a titularidade, cometeu alguns erros que o transformaram numa clara 3ª opção para a posição. Mané tem marcado e sido um jogador decisivo, mas o nível das exibições não tem primado pela regularidade. O facto de não ter uma posição fixa (já foi obrigado a cumprir várias funções em campo) não ajuda. Slimani foi titular apenas 5 vezes desde que regressou da CAN, e é evidente o cuidado com que Marco Silva tem tido na sua utilização. Recuperará a tempo da final?


Não-fatores

Rosell, Capel e Tanaka - os espanhóis parecem ser cartas fora do baralho. O estilo de jogo de Rosell não se adequa ao que o Sporting precisa. Tanaka tem um problema semelhante ao de Rosell: não sendo 9, 10, ou extremo, torna-se complicado aproveitar as suas melhores qualidades - não sendo um fora-de-série, é evidente que as tem - no sistema de jogo habitual do Sporting. Capel chegou ao fim de ciclo no Sporting há bastante tempo. Não lhe falta vontade de contribuir para o sucesso da equipa, mas o que é facto é que foi incapaz de evoluir ao longo dos quatro anos de leão ao peito.

28 comentários :

  1. Eu encontro uma explicação para o que dizes do Tobias.

    Antes de Ewerton chegar ele fez uma série de jogos a DC esquerdo em que começava a ganhar rotinas, mesmo não jogando bem com o pé esquerdo. Começava a adaptar-se à situação e disfarçava bem esse óbice.

    Após o Ewerton chegar começaram as penalizações (expulsões) dos nossos DC e aí começou a jogar apenas de 15 em 15 dias umas vezes à esquerda outras direita da defesa, com isso perdeu toda a adaptação que já tinha o que torna evidente algumas das lacunas que ainda tém.

    É um bom defesa central mas ainda um bocadinho verde, precisa de jogar ininterruptamente para melhorar, e para a sua evolução precisa de jogar. Eu emprestava-o para o ano a uma equipa de primeira divisão, de preferência em Portugal para ser bem seguido.

    Tem tudo para se tornar um central de referência, mas como afirmo só lá chegará a jogar e não sentado num banco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, também me parece que o Tobias se deixou intranquilizar pelo facto de ter passado a jogar com menor irregularidade. Também me parece que será vantajoso rodar noutra equipa de 1ª divisão - principalmente se for verdade que o Sporting está á procura de outro central. Um abraço.

      Eliminar
  2. o Marco vai experimentando toda a gente. Não quer correr riscos, alguma lesão estúpida, um choque, uma pancada que sempre acontece. E tendo todos disponíveis pode escolher melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aminhatvpifou, já agora era bom que começasse a experimentar o Wallyson... :)

      Eliminar
  3. MdC, vejo que não gostas muito do Tanaka :)

    Eu acho que é um jogador útil para se ter no plantel. Não sendo brilhante, é um jogador que não compromete e que pode ser útil em alguns jogos em que seja preciso dar algumas nuances diferentes ao sistema de jogo, é inteligente a jogar, é excelente nas bolas paradas e claramente faz bom balneário.

    Claramente não beneficia do nosso sistema de jogo, e menos ainda se o puserem a jogar a 9 (coisa que nunca foi antes de vir para o SCP), mas, caso não seja um tipo muito dispendioso a nível salarial, gostava de o ver mais um ano por cá, ainda para mais considerando que foi a 1ª época noutro futebol, e noutro continente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, não é que eu não goste, simplesmente não me parece que seja o jogador de que nós precisamos no esquema atual... não quero com isto dizer que o quero fora do plantel, mas penso que ganharíamos mais em ter jogadores com outro tipo de características. :) Um abraço.

      Eliminar
  4. O Jonathan já serviu, e bem, para fazer descansar e espicaçar o Jefferson, participando mesmo em jogos de elevado grau de dificuldade. Dada a forma lamentável como o Jefferson se tem apresentado não percebo o Jonathan andar a jogar (bem) na B.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, depois do jogo no Dragão o Marco Silva parece ter perdido a confiança nele... revelou bons apontamentos contra o Porto B, vamos ver se está melhor. Um abraço.

      Eliminar
  5. Estes Lampiões já começam a fazer a festa adiantada novamente, nunca aprendem, fodasse:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=946629

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é uma opinião e tem direito a ela,não vivemos sob um regime em que uma manada segue ordeiramente um ladrão de camiões.

      Eliminar
    2. O que eu quero é que o Nani jogue futebol no Sporting e marque golos mas isso ele anda a fazer pouco...deve andar distraído com outras actividades !...

      Eliminar
  6. O Kim Jong Carvalho ( mais conhecido por empresário falido) vai dar nas orelhas ao Nanico. Num dia diz que regressar a Portugal que nao seja para o Sporting é possivel, noutro diz que o Benfica merece ser campeão! O Gaitan está de saída....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tambem ouvi dizer que o gotze ta de saída do bayern. É uma possibilidade para as lamparinas que li na minha imaginação

      Eliminar
    2. Comparar o Nani ao Gotze é como comparar o ganhar campeonatos nacionais ou ganhar campeonatos de carabina deitado!!!! Sporting LOL de Portugal

      Eliminar
    3. Por outro lado achar que o Nani pode ir parar à colectividade de s. Domingos é como achar que a modalidade de campismo vai trazer glória à Associação.

      PS. Não digo lol porque ja ultrapassei essa fase

      Eliminar
  7. Tendo ele vindo para a agremiaçao do tiro ao prato e carabina deitado, passar férias, tudo é possivel. Eu cá gosto muito de dar uma boa gargalhada, e acontece sempre que venho aqui. LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo respeito pela carabina deitado... É mais difícil que de pé porque tem de levantar o pescoço. Já agora... De que foram campeões hoje? Setas? Domino?

      Eliminar
    2. Hoje é mais uma taça pelo golo marcado pelo rapaz da ilha! É o gáudio das Ronaldetes, apesar da derrota! #VocêsSabemLá

      Eliminar
  8. Já faltou mais para vocês dois terem aquilo que há muito merecem. Se é que, na verdade, não são uma e a mesma pessoa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é? O que eu mereço é que o meu clube nao seja atacado todos os dias por uns lagartos que so festejam derrotas do Benfica, e vitorias do Sporting=0!!! Um blog que passa dia e noite a pensar no Benfica, so o venho aqui defender! É um direito e um dever, até o mestre querer! Mestre e o Nanicos nao merece um post?!

      Eliminar
    2. O que tu mereces, depois de teres aquilo que mereces (e que tu sabes bem o que é; nem mesmo tu és assim tão parvo), é arranjar vida própria. Com companhia, de preferência. Nem que tenhas que te meter nas putas.

      Eliminar
    3. Tens um belo nome, mas isso não significa que queira seguir-te as pisadas! Estamos aqui a falar de bola, não precisas de te exaltar.

      Eliminar
    4. EU estou aqui a falar de bola - e já falei umas quantas vezes. TU estás aqui para dar largas à tua falta de vida própria. Por alguma razão se diz que a solidão é a doença mais fatal...

      Eliminar
    5. Sim, a solidão deve ser triste, mas ser do Sporting deve ser bem pior! Força Xará! Muita saúde!

      Eliminar
    6. Ó Ricardo (vermelho), o Gordo já mandou umas piadas sobre as palavras do Nani. Não chega? (eh lá, um blogue benfiquista a fazer piadas sobre o Sporting?! Que escândalo, não é Ricardo?)

      Eliminar
    7. "Um blog que passa dia e noite"... e assim se prova que passas aqui dia e noite. E algo me diz que não é este o único blog Sportinguista que tu e o teu parceiro Nuno visitam dia e noite, a diferença é que aqui vos deixam cacarejar.

      Eu tenho uma explicação para isto (além do facto óbvio de terem tempo livre a mais e vida própria a menos)... vocês são manifestações de uma versão clubística deste fenómeno : http://hypescience.com/homofobicos-podem-ser-homossexuais-disfarcados/

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar